Ninguém tem mais dúvidas que a comunicação e a busca por profissionais está cada vez mais presente no meio digital.
Não é à toa que dominar estratégias de marketing digital é o que faz um escritório de advocacia conquistar e fidelizar muito mais clientes do que antigamente.
Todos sabem que o direito não é uma atividade mercantil e que tem regras a serem seguidas para não ferir o Código de Ética da OAB.
Mas o que pouca gente sabe é que isso não impede de aparecer na maior vitrine do mercado: a internet.
É por isso que separei esse post para esclarecer e demonstrar que é possível fazer um bom marketing jurídico sem ferir as regras da OAB.
Quer ver só?
- Como fazer um bom marketing jurídico digital?
- Como fazer marketing jurídico digital sem ferir o Código de Ética da OAB?
Ao final, você vai sair daqui pronto para aplicar marketing jurídico digital sem medos.
Boa leitura.
1. Como fazer um bom marketing jurídico digital?
Muitos advogados se perguntam como podem fazer um bom marketing jurídico se o Código de Ética da OAB não permite falar de sua própria marca e serviços.
O receio de caracterizar captação de clientela ou mercantilização da profissão é muito grande, eu sei.
Mas a resposta para essa pergunta é: invista em conteúdo relevante.
E para que você possa entrar nesse universo sem medo de errar nas suas estratégias, vamos ver 6 dicas de como fazer marketing jurídico digital.
Acompanhe comigo:
1.Definir a persona
O primeiro passo para começar a aplicar o marketing jurídico digital é desenhar qual é a persona do seu negócio para que você saiba como se comunicar e chegar até ela.
Dentro do Marketing, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.
Para construí-la, você deve ir além do mero “público-alvo”. É necessário definir características demográficas (idade, cargo, média salarial e formação profissional), comportamentos e hábitos dos seus clientes.
Além disso, um ponto crucial é analisar elementos mais profundos desse público, como os anseios, dores e problemas. Em outras palavras, o que incomoda esse seu cliente, o que ele espera de você.
Ao construir uma persona, é possível visualizar exatamente quem é o cliente ideal para o seu escritório.
Isso é fundamental para a construção de uma boa campanha de marketing.
No direito, definir a persona é relativamente fácil.
Você basicamente precisa delimitar sua área de atuação e visualizar qual é o tipo de pessoa que procura porque aquele serviço que o seu escritório oferece.
Imagina que você seja um advogado atuante na área de família e que possui muitos clientes que te procuram para dar entrada no divórcio.
Seu público-alvo pode ser:
- Homens e mulheres casados
- Idade na faixa de 35 a 45 anos
- Filhos menores de idade
- Procuram realizar o divórcio
Viu só? A persona deste exemplo foi construída de forma que representa o cliente ideal de um escritório de advocacia de família.
Feito isso, vai ser possível definir estratégias específicas na sua campanha de marketing jurídico digital, como:
- Definir o tom e o estilo do seu conteúdo,
- Estabelecer quais sobre quais tópicos escrever
- Publicar onde o seu público busca as informações
Lembre que o mais importante é ter um olhar atento para o seu cliente, entender o que ele precisa e qual tipo de serviço ele espera de você.
Com a persona definida, é hora de começar o marketing de conteúdo para atingir em cheio seu cliente ideal.
Vamos conferir? Continue a leitura.
2. Estabelecer seu objetivo com o marketing
Não adianta começar a aplicar técnicas de marketing sem ter o seu objetivo definido.
Isso porque existem diversas estratégias específicas para alcançar finalidades diferentes.
Por isso, se faça as seguintes perguntas:
- Seu objetivo é alcançar mais pessoas que sejam potenciais clientes?
- É fortalecer seu nome como autoridade no ramo?
- É fidelizar seus clientes?
- É consolidar seu relacionamento com clientes?
A sua comunicação precisa ter um objetivo para somente depois ser possível definir qual é a melhor estratégia para ser aplicada.
Elaborar conteúdo por fazer, sem qualquer meta, não gera resultados.
3. Criar o conteúdo
Após conhecer seu público-alvo e definir seu objetivo, é a vez de começar a elaborar a mensagem que você deseja transmitir.
Hoje em dia, a maioria das pessoas pesquisam na internet informações antes de contratar o serviço que estão procurando.
É assim que seu cliente vai te encontrar ao procurar pela solução jurídica que precisa, e por isso é tão importante investir no marketing digital.
Como visto anteriormente, o marketing de conteúdo é feito para informar e educar o seu futuro cliente.
A produção de conteúdo é uma das estratégias que mais trazem resultados. Ela não é só utilizada para que as pessoas conheçam o seu trabalho, mas também para respeitar a sua marca e te reconhecer como um advogado de referência no mercado.
É claro que pra que isso aconteça, é necessário produzir conteúdos relevantes que atinjam a sua persona e que abordem temas de possíveis dores e dúvidas delas.
Voltando àquele exemplo do advogado de família, uma boa dica é escrever conteúdos que dialoguem com as dores da pessoa que quer se divorciar, além de mostrar a solução.
Ah e uma outra dica super importante é esquecer o seu juridiquês. Esse é o tipo de linguagem que te afasta dos seus leads, logo escreva de uma maneira clara e objetiva.
Por fim, agora que você descobriu o poder da produção de conteúdo para o marketing jurídico digital, veja a seguir quais os formatos existem para a divulgação dessas informações.
4. Decidir os canais de comunicação
Não faltam canais disponíveis para se comunicar nesses tempos modernos.
Mas antes de sair publicando em todos, analise com cuidado em qual deles é maior a chance do seu público estar.
Com isso você vai estar no lugar certo e concentrando suas energias em um ou no máximo dois canais.
Isso tudo vai te poupar tempo e dinheiro.
Bom, sabendo disso, veja a seguir alguns canais e formas de comunicação:
Vídeos e Podcasts
É evidente o consumo por vídeos explicativos na internet, que podem ser dos mais variados assuntos. Tem tudo no mundo da internet.
Fato é também que utilizar o YouTube para postar vídeos específicos sobre o seu negócio gera grandes resultados.
A ideia é combinar as duas estratégias: postar um vídeo no YouTube sobre alguma dúvida jurídica que o seu público-alvo possui e, ao mesmo tempo, produzir um texto no seu site sobre o mesmo assunto e linkar o vídeo.
Dessa forma, você utiliza plataformas que se interligam, onde um conteúdo divulga o outro, o que faz a sua visibilidade aumentar na internet.
Outra ferramenta interessante é a gravação de podcasts, que é uma espécie de rádio que pode ser ouvida pela internet a qualquer momento ou em aplicativos do celular.
Vale a pena investir a depender se o seu público consome podcasts.
Ebooks
Se você gosta de escrever textos longos e que abrangem com intensidade um certo tema, a dica é utilizar os Ebooks para produzir o conteúdo.
Caso o seu intuito seja fornecer conteúdo denso e profundo sobre alguma área do direito, use o formato dos Ebooks para isso.
Depois divulgue nas suas redes sociais.
Email Marketing
É provável que você já tenha recebido alguns emails publicitários na sua caixa de entrada. Essa é uma estratégia utilizada entre empresas e seus clientes ou futuros clientes.
O Email Marketing é utilizado para enviar promoções, distribuir conteúdos informativos, divulgar a marca, entre outras coisas.
Essa estratégia visa construir lealdade e confiança e aumentar o nível de relacionamento de uma empresa com seus atuais, antigos ou futuros clientes.
Essa, com certeza, é uma boa estratégia para você, advogado, começar a aplicar.
Ela é considerada uma das técnicas mais baratas e mais rápidas de marketing digital.
Em resumo, essa técnica consiste em enviar mensagens de email. Para isso, você precisa de:
- Lista de contatos aptos a receber o email
- Escrever a mensagem que deseja enviar
- Ter uma ferramenta de disparo de emails
Uma dica para começar a se destacar no uso de Email Marketing é a utilização de emojis, pois eles chamam a atenção do usuário por serem coloridos e mais atrativos.
Outra sugestão é utilizar o nome do seu cliente no assunto do email, para que gere maior humanização no texto e mais chances do usuário clicar para ler o email.
Dentro do ramo jurídico, é possível utilizar o Email Marketing para divulgar algum conteúdo postado em seu site ou um vídeo publicado no seu canal do YouTube.
Você também pode fornecer um Ebooks gratuito sobre assuntos que possam interessar seus clientes.
Viu só porque é importante ter bem definido quem é o seu público-alvo e a sua persona? Assim os emails são enviados para a pessoa certa.
Atenção!
A ideia não é ser invasivo com essas mensagens. Para ter um Email Marketing de sucesso, é necessário utilizar uma linguagem adequada e um apelo visual.
Enfim, se a sua persona não utiliza e-mail, com certeza ela utiliza alguma rede social.
Sendo assim, a utilização das mídias sociais para campanhas de marketing pode ser o caminho ideal para você.
Redes Sociais
Sem dúvidas que as redes sociais são as plataformas mais conhecidas na hora em que pensamos em marketing.
A primeira vantagem em seu escritório de advocacia possuir uma rede social é o alto número de pessoas que estão presentes diariamente nessas plataformas.
A rede social é uma excelente forma de construir um marketing de relacionamento. Além disso, pode ser utilizada para divulgar os conteúdos gerados em outras plataformas e promover a sua marca.
É muito importante que a sua persona esteja bem definida para que você tenha noção de qual rede social é a melhor para se investir.
Por exemplo, se você é um advogado que atua no direito previdenciário e a sua persona é uma professora de 55 anos que busca se aposentar, é muito provável que ela utilize o Facebook como principal rede social.
Após definir qual rede social será o foco do seu tempo e do seu investimento, é preciso entender qual a melhor forma de gerar conteúdo nela.
Cada rede social demanda um tipo de postagem específica e uma linguagem diferente para cada uma delas.
No Facebook, por exemplo, você consegue alcançar muitas pessoas através de grupos.
Já no instagram, o reels tem sido a melhor forma para alcançar o público-alvo.
Outra dica é ficar de olho nos horários das postagens.
Observe qual é o horário que o seu público-alvo consome conteúdos na rede social. Além do mais, é preciso ser extremamente constante na produção de conteúdo.
Para se organizar, a dica é manter um calendário de publicações, com horário e dia pré determinado para cada conteúdo a ser postado.
E lembre que o ideal é interligar o conteúdo postado na rede social com o post publicado em seu site é possível com vídeo no canal do YouTube.
É dessa forma que você começa a ser notado na internet.
Mas não se engane. O caminho até ser reconhecido no meio digital é cheio de altos e baixos e pode demorar para os resultados chegarem.
Meu conselho é não desistir, pois é impossível querer se destacar no mercado e não se utilizar da internet como aliado.
Com a aplicação de estratégias de marketing digital, com certeza o seu escritório de advocacia vai ganhar inúmeros benefícios e você vai conseguir conquistar muito mais clientes.
5. Usar de estratégias de Marketing de Busca
É evidente que hoje em dia todo mundo busca por tudo no Google.
Com o crescimento da utilização de sites de buscas, surgiram as estratégias de Marketing de busca.
O intuito dessa forma de marketing é fazer com que o site apareça com prioridade quando alguém faz uma busca específica na internet.
Há duas formas de alcançar o topo do Google:
- Aplicação das estratégias de SEO
- Links patrocinados
Deixa eu explicar melhor cada uma.
Aplicação das estratégias de SEO
No Google, os sites que aparecem no início da primeira página de resultados são aqueles que tendem a receber mais cliques.
É por isso que aplicar estratégias de SEO é tão importante para que um site de advogados se destaque e ganhe mais resultados.
O Google classifica os resultados mais adequados para a pesquisa realizada, de maneira que as páginas que aplicam as estratégias de SEO conseguem ficar entre os resultados mais relevantes, de uma forma orgânica e sem ter custo a mais para o dono do site.
A aplicação de estratégias de SEO faz com que os robôs que trabalham para o Google consigam rastrear, indexar e ranquear o seu site.
Além dessa forma orgânica de obter resultados com o marketing de busca, existe a alternativa paga: os links patrocinados.
Links patrocinados
Esses links são uma forma de atrair mais visitantes para o seu site e por consequência aumentar o número de futuros clientes.
As principais ferramentas de links patrocinados são: Google Ads e o Bing Ads.
Neste caso, é importante contar com uma agência de marketing especializada no meio jurídico para criar esses anúncios pagos.
6. Definir um orçamento
Separe um valor para investir todos os meses em marketing digital.
Esse orçamento vai ser tanto para criar o site quanto para depois impulsioná-lo nos canais de atendimento que você definir.
Não se esqueça que essas estratégias são um verdadeiro investimento e não um custo.
O marketing é o que mantém o seu negócio a todo vapor!
Bom, agora que você domina o que é o marketing jurídico digital e como começar a aplicá-lo na prática, vamos conhecer os limites do Código de Ética da OAB para entrar nesse mundo sem medos.
2. Como fazer marketing jurídico digital sem ferir o Código de Ética da OAB?
Muitos advogados possuem dúvidas sobre o que podem ou não fazer para conquistar mais clientes para seus escritórios.
E no mundo digital então nem se fala.
A boa notícia é que é possível aplicar o marketing digital na advocacia, desde que seja exercido de forma compatível com os preceitos éticos e normas de conduta do Código de Ética e o Regulamento Geral da OAB, além do Estatuto da Advocacia.
Deixa eu explicar melhor e com mais detalhes.;;
Em 2021, entrou em vigor o provimento 205/2021 que rege, junto com o Código de Ética, a forma como o marketing pode ser construído dentro do ramo jurídico.
Esse provimento tratou de regulamentar como as ações de marketing podem ser feitas pelos advogados e mudou significativamente as regras sobre essa temática.
De acordo com o art. 1º, §1º deste provimento, as informações veiculadas no marketing jurídico devem ser objetivas e verdadeiras.
Inclusive, os órgãos de fiscalização da OAB estão autorizados para solicitar a comprovação da veracidade das informações, sob pena de infração disciplinar.
Portanto, o primeiro passo para começar a aplicar estratégias de marketing jurídico, é ter cuidado com o tipo de informação que será publicada, pois elas devem ser verídicas.
Além disso, pelo art. 3º desse mesmo provimento, a publicidade profissional deve ter o caráter informativo, sempre publicado com discrição e sobriedade. É por isso que não pode ficar configurada a captação de clientes.
Em resumo, o que está proibido pelo provimento é o seguinte:
- Referência aos valores dos honorários, formas de pagamento, gratuidade ou descontos e redução de preços como forma de captar clientes
- Divulgar informação que induza a erro ou que cause danos a clientes ou outros advogados
- Anunciar uma especialidade que o advogado não possua certificado de especialização
- Ser persuasivo, utilizar palavras que engrandeçam o advogado ou que estabeleçam comparação entre advogados
- Distribuir brindes e cartões de visita de maneira indiscriminada
- Pagamento para aparecer em ranking e premiações
Por outro lado, veja o que o provimento ter autoriza fazer:
- Informar qualificação e títulos que o advogado possui, desde que verdadeiros
- Divulgar imagem, vídeo e audia que contenha atuação profissional do advogado, como audiências e sustentações orais, desde que o processo não seja sigiloso
- Utilizar anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação
- Utilizar de logomarca e imagens dos advogados
- Participar de vídeos na internet e nas redes sociais
Vale lembrar que a OAB ainda não permite a veiculação de anúncios de escritórios de advocacia em televisão, rádio e cinema, conforme estabelecido pelo art. 40 do Código de Ética.
Também não é permitido o uso de outdoors, mala direta e distribuição de panfletos para divulgação de escritórios de advocacia.
No entanto, quase todas as ferramentas de marketing digital estão autorizadas.
É claro que é preciso tomar cuidado com a veracidade das informações e a ética ao produzir o conteúdo, o que não é muito segredo.
Logo, é plenamente possível a criação de sites e redes sociais, assim como está permitida a veiculação de anúncios pagos.
O email marketing também é permitido, desde que seja para pessoas com quem o advogado já tenha relacionamento.
Viu só? Ainda sim, na dúvida não deixe de consultar agências especializadas para que de início você entenda certinho o que fazer e não fazer.
Conclusão
Advogado, agora você sabe tudo sobre a aplicação do marketing jurídico digital.
Se você chegou aqui, descobriu sobre o que é o marketing jurídico digital, como acertar nas estratégias e quais são os limites impostas pela OAB.
A ideia é ter uma base para saber como funciona o marketing digital advogados de forma a alavancar o seu negócio na internet.
Se você possuir alguma dúvida, a Conversão Jurídica possui uma equipe inteira para te auxiliar com Marketing Jurídico, assim como a aplicação de estratégias de marketing que não violem o Código de Ética da OAB.
Até a próxima!