Advogado: como criar uma conta no Google Analytics!

Se sente perdido no mundo do marketing digital porque não sabe ler e otimizar os dados do seu site? 

A essa hora, você já sentiu na pele que não basta apenas criar um site de advocacia e esperar os clientes entrarem em contato.

É necessário analisar o mercado, saber as estratégias certas e onde investir seu capital para otimizar os resultados das suas campanhas de marketing. Não é?

E pensando nisso, separei esse post para falar de uma ferramenta que vai ser sua aliada nessa jornada: o Google Analytics! 

Acompanhe o sumário para conferir:

  • O que é o Google Analytics?
  • Para que serve o Google Analytics?
  • Como criar uma conta no Google Analytics?
  • Como configurar sua conta Google Analytics para coletar dados?
  • Dicas finais para quem começou a utilizar Google Analytics

Ao final dessa leitura, você vai ver com clareza as vantagens dessa ferramenta incrível e como ela pode ser útil para otimizar suas campanhas de marketing.

Vamos lá?

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de controle de tráfego e análise de sites. 

É um serviço gratuito e oferecido pelo Google, para ser vinculada ao seu site de advocacia, por exemplo, e assim monitorar quem acessa seu site, quais páginas são mais acessadas e muito mais.

Com isso, você entende de forma mais inteligente como os seus clientes interagem na website e assim oferecer experiências melhores para que eles não corram para seus concorrentes.

Com esta ferramenta é possível fazer medições voltadas para saber o que está funcionando ou não em suas campanhas de marketing jurídico.

Por exemplo, quais usuários têm mais chances de fechar um contrato ou desistir de uma contratação do seus serviços.

E tem mais!

O Google Analytics interage perfeitamente com outras soluções do Google, sendo possível conectá-lo ao:

  • Google Ads, 
  • Search Ads 360
  • Display & Vídeo 360
  • Google Cloud Google Search Console

Não é demais?

Bom, então vamos a próxima pergunta.

Para que serve o Google Analytics?

Eu diria que a resposta em poucas palavras seria: mapear os comportamentos dos visitantes no seu site.

Ainda sim, é pouco para dizer tudo que essa ferramenta oferece.

O Google Analytics também te proporciona uma análise de dados ágil, com uma interface fácil de usar e relatórios que podem ser compartilhados. 

Além disso, você pode usar a APIs de configuração para ter recursos flexíveis e totalmente programáticos, facilitando sua vida.

E não para por aí, com essa ferramenta poderosa em seu site, é possível saber quase tudo que acontece nos bastidores, como:

  • Quantos visitantes acessam sua página?
  • Quantos retornaram?
  • Quantos não voltaram ou retornaram uma única vez?
  • De onde esse tráfego está vindo?

E muito mais!

E para finalizar e te animar, o Google Analytics conta com um suporte técnico integrado nos sites e apps, com você no controle de tudo.

Agora que você sabe o que é e para que serve o Google Analytics, vou te mostrar como criar uma conta e instalar o Analytics.

Como criar uma conta no Google Analytics?

O primeiro passo para começar a utilizar o Google Analytics é criar uma conta. 

Então, acesse o site https://analytics.google.com/

Para facilitar o acesso, é importante ter uma conta no gmail ou criar, o qual desde já recomendo que seja de cunho profissional e não pessoal. 

E não perca tempo, ao criar a conta, já vincula toda a campanha de marketing do seu escritório a este e-mail, assim como as múltiplas ferramentas do Google para que todos conversem entre si.

Vale lembrar que ter uma conta que agregue todos eles não unifica os relatórios.

Cada um pode ser acessado de forma separada, mesmo que com uma única conta.

Feito o cadastro inicial, o próximo passo é configurar sua conta no Analytics.

É bem rápido e simples.

Assim que você acessar o site do  Analytics, clique em “ Criar uma conta” e insira o e-mail cadastrado no tópico anterior.

Na tela a seguir, é necessário inscrever-se e preencher os dados solicitados.

Em seguida, marque todas as opções que aparecem de compartilhamento de dados da conta. Elas vão permitir que seus dados sejam analisados pelo time do Google depois.

Feito isso, basta clicar em “Próxima”.

Depois, você vai precisar configurar dados como o nome da sua conta, nome do website, URL, entre outras informações.

Ah e  anote aí essas dicas:

  1. Coloque como nome da propriedade algo que tem a ver com seu negócio. Por exemplo:  “Analytics do escritório x de advocacia”
  2. Ajustar o horário certo do isso, pois isso vai te possibilitar conhecer os hábitos de seus visitantes

Importante ressaltar que, para cada conta você pode ter várias propriedades, portanto, uma para o site, uma para o blog, uma para artigos científicos dentre outras. 

Depois selecione a região de atuação e a moeda que utiliza no seu negócio para clicar em “Próximo” novamente.

Nesta parte da configuração, como mostra a imagem acima, você precisa marcar a categoria do seu ramo de atuação e o tamanho do seu escritório aproximadamente.

Aconselho marcar todas as opções e depois em “Criar”.

Ao final, aceite os Termos de Compromisso, pois só depois disso você poderá acessar a próxima etapa. 

Mais uma vez o Google coloca algumas sugestões para ajudar novos usuários, eu sempre aconselho marcar todas as opções, pois como já falei, quanto mais informações melhor. 

Não se preocupe se não precisar mais delas no futuro, você pode marcar para não receber mais estas informações depois. 

Clique em “Salvar”. Prontinho, agora temos acesso a plataforma inicial do Google Analytics, algo semelhante a imagem a seguir. Veja:

Para criar uma nova conta clique na aba “ADMINISTRADOR” e em “+ Criar conta”, depois é só seguir os passos.

Por fim, uma informação super importante é entender que, criar uma conta é uma coisa, fazer a ferramenta funcionar, coletar dados e etc, é outra. 

Para isso, você  precisa ainda instalar a ferramenta no seu site. 

Fique tranquilo, pois é justamente isso que vou te contar a seguir.

Como configurar sua conta Google Analytics para coletar dados?

Ao clicar em “Página inicial”, o ícone de uma “casinha” vai aparecer na barra vertical no canto superior. 

Perceba que a conta que você quer utilizar está selecionada na barra horizontal superior. 

Encontrou?

Nesta caixa o próprio Google sugere para que comece a coletar dados para seu site ou app. É o que vamos configurar agora nessa coleta de dados. 

E como a grande maioria dos advogados trabalham utilizando seus websites, vamos selecionar essa opção. 

Ao clicar em “Web”,  preencha o endereço do seu site e o nome do fluxo, que neste caso é o nome do site que vai receber os dados. 

Perceba que as novas versões do Google Analytics, já prepara algumas configurações iniciais para coleta de dados.

Recomendo que deixe tudo marcado para poupar tempo. Depois, clique em “Criar fluxo” e dar continuidade às configurações.

Vamos chegar nesta página:

Perceba que neste ponto, o Google avisa que a coleta de dados não está ativa no seu site ainda. 

Se você instalou as tags há mais de 48 horas, verifique se elas estão configuradas corretamente. 

E não se assuste com esta mensagem, pois o nosso intuito neste post é apenas criar a conta do Google Analytics para deixá-la pronta para a instalação no seu site.

Por isso, após o final dessa leitura, passe para o próximo post que é: Advogado: Saiba como instalar o Analytics via Tag Manager!

Lá você vai encontrar todo o passo a passo da instalação e começar de vez a fazer seus testes e otimizações.

Dicas finais para quem começou a utilizar Google Analytics

Para novos usuários da plataforma, muitos nomes podem assustar à primeira vista: nome do fluxo, código do fluxo, coleta de dados avançada, dentre outros. 

Dá impressão que você precisa saber muito antes de utilizar a ferramenta, não é?

É neste ponto onde as pessoas desistem e acabam não utilizando o Google Analytics ou acabam contratando um desenvolvedor para fazer as análises de dados. 

Minha dica é calma! Os nomes podem assustar um pouco, mas a plataforma é bem interativa e tem um excelente suporte. 

Não desista logo de cara, pesquise, mexa na plataforma, aprenda o básico. 

Vale muito a pena, pois com o Google Analytics, você vai atingir outro nível de otimização de marketing digital para seu escritório de advocacia.

Conclusão

Seus primeiros passos no mundo do Google Analytics foram dados!

Você viu aqui comigo que essa ferramenta serve para coletar dados e analisar o comportamento do seu público.

Ao fazer essa análise, você consegue entender mais sua audiência e criar ou modificar seu site para garantir mais atração.

E não parou por aí, falamos também sobre: 

  • O que é o Google Analytics?
  • Para que serve o Google Analytics?
  • Como criar uma conta no Google Analytics?
  • Como configurar sua conta Google Analytics para coletar dados?
  • Dicas finais para quem começou a utilizar Google Analytics

Viu só? Agora você sabe também que o Google Analytics mostra exatamente onde seu escritório está e onde ele precisa melhorar, sendo um importante aliado do seu marketing digital.

E fique atento ao Blog, pois no próximo post vou te mostrar como fazer a instalação e finalmente utilizar a ferramenta para obter excelentes retornos.

E não se esqueça, se precisar de uma ajudinha, a equipe do Conversão Jurídica está pronta para lhe atender.

Até breve!

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