Parte essencial do Marketing Jurídico é definir e posicionar a Persona e o Público-alvo dos escritórios de advocacia.
Isso ressalta a mensagem transmitida e também alinha às necessidades das pessoas que consomem os conteúdos e serviços dos advogados que têm uma presença digital.
Por esta razão, é tão necessário personalizar e segmentar as estratégias, alcançando as pessoas certas, no momento certo.
Mas, lembre-se: persona e público-alvo tem conceitos bem distintos.
Quer ver?
Acompanhe o sumário:
- O que define um público-alvo?
- Como descobrir o público-alvo de um escritório de advocacia?
- Qual a principal diferença entre público-alvo e persona?
- Quais os benefícios em ter bem definida a persona e o público-alvo de um escritório?
Boa leitura e aproveite!
O que define um público-alvo?
Indo direto ao ponto, o público-alvo é definido pela parcela da sociedade que vai consumir o seus serviços e se identificar com eles.
Ou seja, esta é a definição social da população para a qual se destina seu trabalho com Marketing Jurídico.
Por isso, é tão importante estar atento a cada detalhe que compõe este grupo, certo?
O primeiro passo para compreendê-lo melhor é buscar características compartilhadas entre estas pessoas.
Geralmente, esta parcela social possuem os seguintes dados em comum:
- Poder Aquisitivo
- Preferências
- Estado Civil
- Formação Escolar E Acadêmica
- Gênero
- Faixa Etária
- Profissão
- Região Do País
- Estilo De Vida
Ao conhecer 100% o que une seu público-alvo, é possível direcionar não somente os serviços, mas também o tipo de conteúdo que vai ser produzido e quais canais midiáticos vão ser utilizados para divulgação.
Bacana, não é mesmo?
No entanto, antes de se jogar e começar a utilizar as informações recolhidas do seu público, é preciso descobrir verdadeiramente quem é esse grupo.
A boa notícia é que no próximo bloco de conteúdo é exatamente sobre isso que falaremos.
Vem comigo e fique por dentro de tudo.
Como descobrir o público-alvo de um escritório de advocacia?
Para descobrir verdadeiramente quem é o seu público-alvo, antes de tudo, é fundamental ter uma série de informações sobre o seu cliente.
Desse modo, é possível compreender o comportamento do seu público e desenvolver estratégias eficientes, que superem as expectativas.
Para facilitar este processo, você pode responder a algumas perguntas:
- Em qual região demográfica moram as pessoas que necessitam dos seus serviços?
- Qual a faixa etária dos seus clientes?
- Qual é a renda desse grupo?
- Qual o nível de formação dessas pessoas?
- Qual o estado civil?
- Qual a geração para a qual se destina os serviços de advocacia que você oferece?
- Com qual frequência eles consomem o seu conteúdo?
Vale mencionar que caso você já tenha clientes, isso pode ser duas vezes mais fácil, basta você fazer esta pesquisa entre eles e identificar esses padrões comportamentais, demográficos e econômicos.
Minha dica é: elabore com calma cada pergunta e vise sempre a pessoa que você quer alcançar com elas.
Além disso, para facilitar ainda mais, você pode recorrer a pesquisas de marketing jurídico e a dados levantados a respeito do seu setor, como os fornecidos pelo IBGE ou, até mesmo, a OAB.
Porém, muita atenção, nesse momento de descoberta e análise é preciso ter cuidado para não confundir persona e público-alvo.
Esses dois grandes indicadores do Marketing Jurídico partem de conceitos distintos!
A seguir, confira qual a principal diferença entre eles.
Vamos lá?
Qual a principal diferença entre público-alvo e persona?
Primeiro de tudo, apesar de distintos, ambos os indicadores são essenciais para ter uma proposta de marketing funcional para o seu escritório.
Dito isso, a principal diferença entre eles é que enquanto o público-alvo dá informações generalizadas sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes e individualidade. [Inserir aqui artigo sobre Persona, quando for publicado]
Além disso, é utilizado um storytelling bem específico para auxiliar o time de marketing a visualizar esta persona ideal e trazê-la para as campanhas do seu escritório.
Ficou claro?
Para facilitar ainda mais a compreensão, confira abaixo a imagem e alguns exemplos de persona e público-alvo, e elimine de vez esta dúvida.
Exemplos de público-alvo
- Mulheres casadas, de 20 a 38 anos, com renda mensal entre R$ 2 mil a R$ 5 mil, nível superior incompleto, que moram no sudeste e buscam auxílio para resolver questões referentes a divócio;
- Homens solteiros de 30 a 50 anos, com ensino superior completo, renda mensal de 5 salários-mínimos, moradores de Belo Horizonte, que consomem notícias pelas redes sociais e buscam informações sobre planejamento previdenciário.
Exemplos de persona
- Leila tem 28 anos, solteira, já é formada e trabalha como supervisora de qualidade em uma pequena indústria. Consome muitas séries e filmes de ficção científica. Gosta de comprar cosméticos pela internet, já tem um gasto mensal separado para isso.
Mora na zona litorânea de Aracaju, gosta de estar bem-vestida e se sentir bem, dentro e fora do trabalho. Assim, como na vida pessoal.
- Ricardo tem 60 anos, ensino superior incompleto, trabalha como segurança em um banco no centro de Belo Horizonte, e ganha R$ 1,5 mil por mês. Gosta de comprar jornais a caminho do trabalho diariamente.
É casado e tem 2 filhos que já estão no ensino médio, perto de sair de casa.
Aos fins de semana, Ricardo gosta de jogar futebol com os amigos ou ir ao cinema acompanhar os lançamentos.
Você sabia que compreender bem as distinções entre persona e público-alvo pode ser bem vantajoso para futuras campanhas e para a saúde da sua performance online?
Continue a leitura e descubra o quão vantajoso é estar por dentro dessas segmentações.
Quais os benefícios em ter bem definida a persona e o público-alvo de um escritório?
O primeiro benefício em ter bem definida a persona e o público-alvo do seu escritório é que com todos esses dados de segmentação em mãos, a elaboração de estratégias com foco nos clientes ganha mais assertividade.
Isto é significativamente mais rentável a curto e a longo prazo para você.
Além disso, por meio de uma boa segmentação do conteúdo, é possível ajustar o time de marketing do escritório para atender melhor às necessidades do público, o que também agrega valor e eleva a confiança do cliente.
Ótimo, não é? Mas, não acaba por aí!
Também é possível ter conteúdos bem mais personalizados e direcionados.
Conhecer o seu público-alvo e a persona é imprescindível para que consiga analisar os perfis, ter uma ideia geral de quem são as pessoas e traçar estratégias para atingir e conquistar objetivos.
Vale lembrar que o marketing jurídico está se tornando cada vez mais competitivo.
Por isso, ter uma base sólida de quem são os seus potenciais clientes é o caminho certo para alcançar o sucesso.
Por fim, mas não menos importante, o conhecimento profundo dos conceitos de persona e público-alvo vai melhorar em 200% a sua relação com o cliente.
Isso porque você vai estar bem mais próximo de entender as dores e as verdadeiras necessidades dele.
Que tal agora complementar a leitura? Saiba em apenas um clique como posicionar melhor seu anúncio online.
Aproveite o conteúdo!
Conclusão
Definitivamente, agora você já descobriu a importância de saber diferenciar o conceito de persona do conceito de público-alvo.
Não esqueça que este material vai estar sempre disponível para você. Ou seja, você pode revisitá-lo quando for necessário relembrar alguma informação.
Combinado?
Com tudo que te apresentei hoje, já é possível caminhar para ter uma percepção de clientela bem mais assertiva e eficiente, não é mesmo?
Afinal, aqui foi possível descobrir:
- O que define um público-alvo?
- Como descobrir o público-alvo de um escritório de advocacia?
- Qual a principal diferença entre público-alvo e persona?
- Quais os benefícios em ter bem definida a persona e o público-alvo de um escritório?
Caso surjam novas dúvidas, não hesite em procurar uma agência especializada.
A equipe da Conversão Jurídica está preparada para te ajudar!
Até a próxima!