A internet é o principal caminho para conseguir novos clientes na advocacia. E o SEO pode te ajudar nisso.
E se você está por fora disso, isso pode ser um péssimo sinal.
Impulsionar a visibilidade do seu site e se destacar entre os concorrentes, é o melhor caminho para o seu escritório em 2022.
E sabe como você faz isso?
Através de técnicas de SEO! Já ouviu falar?
Neste post, você vai encontrar tudo sobre SEO.
Acompanhe comigo:
- 1. O que é SEO?
- 2. Por que usar SEO?
- Aumenta o tráfego orgânico
- Melhora a taxa de conversão
- Aumenta a autoridade e credibilidade
- 3. Quais são os tipos de SEO?
- SEO On-page
- SEO Off-Page
- 4. Como fazer SEO?
Com isso, você vai perceber como as estratégias de SEO funcionam e quais vantagens que esse método pode trazer para o seu negócio jurídico.
1. O que é SEO?
O termo SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa Otimização de Sites para Mecanismo de Busca .
Em outras palavras, é um conjunto de técnicas para aprimorar uma página na web e garantir que ela esteja bem posicionada nos resultados do Google ou em outro mecanismo de busca, como Bing e Yahoo.
Esses buscadores trabalham com uma série de algoritmos que têm a função de rastrear, indexar e ranquear os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada quando um usuário realiza uma pesquisa.
Cada um tem os seus próprios critérios de ranqueamento e levam em consideração a expertise, autoridade e confiabilidade do site e dos conteúdos publicados.
Com isso, o objetivo dos buscadores é oferecer as melhores respostas para a dúvida do usuário.
Veja que a cada busca realizada por um usuário, o Google procura organizar os sites em um ranking que forneça as melhores respostas nas primeiras posições, já percebeu?.
Dessa forma, ao aplicar técnicas de SEO, o posicionamento de um site é muito melhor.
Quer ver? Continue comigo que já te explico o porque usar o SEO pode mudar os resultados do seu escritório.
2. Por que usar SEO?
O SEO é um dos pilares da estratégia de marketing para fazer o seu escritório se destacar ainda mais.
Entre os benefícios da técnica, posso citar pelo menos 3:
- Aumentar o tráfego orgânico
- Melhorar a taxa de conversão
- Aumentar a autoridade e credibilidade
Que tal falar de cada um deles?
1. Aumentar o tráfego orgânico
O SEO é uma das principais estratégias para gerar tráfego orgânico – ou seja, acessos que ocorrem de forma espontânea, sem nenhum tipo de investimento direto.
É claro que aplicar técnicas de SEO não é totalmente gratuito. Afinal, será preciso investir em ferramentas para criação e manutenção do site e na contratação de profissionais (caso você não tenha os conhecimentos necessários).
No entanto, a grande vantagem de uma estratégia voltada para o tráfego orgânico é justamente o custo-benefício.
Isso porque, além de contribuir para a redução dos custos com mídia paga, ele não gera despesas com o clique em si, como no caso dos anúncios.
2. Melhorar a taxa de conversão
Uma das principais vantagens de aplicar as técnicas de SEO é que, ao otimizar as páginas, é possível alcançar mais visitantes qualificados.
O tráfego não só aumenta de uma forma geral, mas o seu site passa a ter visitas do público alvo.
São as técnicas de SEO, bem aplicadas, que trazem pessoas de fato interessadas no conteúdo que você divulga, assim como no serviço que seu escritório oferece.
Sendo assim, à medida que essas técnicas são aplicadas, suas chances de conversão aumentam,seja em novos leads ou nas vendas.
3. Aumentar a autoridade e credibilidade
Os usuários (ou leads) costumam confiar muito no Google.
Aparecer nas primeiras posições de resultados orgânicos passa mais credibilidade para o potencial cliente.
E os números não me deixam mentir.
Pesquisas realizadas pelo site SEO Master, apontam que até 95% dos usuários dão preferência aos resultados orgânicos do que os resultados pagos.
E o que são resultados orgânicos e resultados pagos?
- Resultados Orgânicos: São aqueles…
- Resultados Pagos: São aqueles…
Porém, cuidado!
Links patrocinados não significa que não trazem resultados, pelo contrário, tudo depende das estratégias utilizadas.
O fato é que o SEO contribui para a construção de credibilidade e autoridade da sua marca sobre determinado assunto.
Aparecer com frequência entre os resultados relacionados ao seu mercado, faz com que os usuários lembrem de você.
Afinal, o cliente passa a observar o seu escritório com certa frequência e acaba por recorrer a ele como principal fonte de informação.
3. Quais são os tipos de SEO?
Ao contrário do que muitos podem pensar, o SEO não se resume às escolhas de palavras-chaves.
Existe uma série de boas práticas, comprovadas e testadas, que ajudam a melhorar o posicionamento de sites.
As técnicas de SEO, em geral, são divididas em duas categorias:
- SEO On-Page
- SEO Off-Page
Confira comigo:
SEO On-page
On-Page são todas as estratégias aplicadas nas páginas da empresa. Ou seja, itens que se relacionam diretamente com a otimização do conteúdo do site.
Entre os fatores internos responsáveis por melhorar ou piorar o ranqueamento de um site, posso citar:
- Palavra-chave
- Title Tag
- Backlink
- Imagem
- Meta Description
- URL (endereço da página)
- Heading tags
Deixa eu explicar mais de cada um:
Palavra-chave
As palavras-chave são um fator de extrema importância para o sucesso da estratégia de SEO.
Elas podem ser definidas como os termos utilizados pelos usuários do Google para obter respostas e solucionar seus problemas.
Todas as vezes que um usuário pesquisa por determinada palavra-chave, o Google consulta páginas disponíveis para encontrar a melhor resposta à sua dúvida.
Por isso, ao definir uma palavra-chave para uma página, você indica ao Google que o seu conteúdo aborda o assunto daquele termo específico.
Exemplo:
O ponto de partida para sua estratégia de SEO deve ser identificar quais são os melhores termos para seu negócio jurídico. Isto é, por quais palavras você quer brigar.
Assim, você deve se perguntar quais termos as pessoas pesquisam quando estão buscando um advogado ou com dúvidas sobre o serviço que você oferece.
Viu só? Tem mais!
Title Tag
Muita gente esquece da otimização de title tags, também conhecidas como títulos de página ou Título SEO.
A title tag é um elemento do código HTML e representa o título clicável que aparece nas pesquisas do Google.
O title tag serve para indicar ao Google qual é o conteúdo da página e atrair novos leitores. Por isso, é preciso descrever com precisão o assunto que a página aborda.
E guarde essa dica: utilize no máximo 65 caracteres para o título, já que esse é o limite que costuma aparecer quando o Google exibe os resultados.
Próximo:
Backlink
O backlink interno ou interlink, é nada mais que a linkagem que leva o leitor de uma página para outra dentro do seu site.
Saber utilizar backlink interno traz inúmeros benefícios ao site, como por exemplo:
- Melhor experiência do usuário, pois facilita o acesso a informações de determinados assuntos
- Mantém o usuário mais tempo dentro de seu site, o que aumenta a quantidade de páginas visitadas e diminui a taxa de rejeição
- Orienta os robôs do Google na hora de rastrear as páginas relevantes de determinados assuntos com mais facilidade
Muito bom, né? E não acabou.
Meta Description
Meta Description é o texto que aparece embaixo da title tag quando alguém faz uma pesquisa.
O objetivo é mostrar para o usuário o que a página aborda e convencer as pessoas de que vale a pena acessar o link para ler o conteúdo.
A criação desse texto exige muita criatividade, pois é necessário utilizar uma linguagem persuasiva, clara e objetiva. Além disso, você não deve fugir do que o usuário vai encontrar na página.
Vale lembrar que o Google estabelece um limite em torno de 160 caracteres para a meta description.
Então, cuidado ao criar um texto maior que isso para que a informação não sofra cortes e fique incompleta.
URL (endereço da página)
Outro fator importante para um bom posicionamento no Google é o próprio endereço da página.
Você deve criar uma URL que seja: curta, simples e objetiva.
Isso possibilita que o usuário entenda qual conteúdo vai encontrar na página antes mesmo de acessar.
Uma forma de otimização é colocar a palavra-chave daquela página na URL também, em especial uma que resume a essência do conteúdo.
Tenha em mente que a URL é levada em consideração na hora do usuário escolher qual página acessar.
Minha dica, portanto, é sempre criar uma URL atraente para gerar mais tráfego para o site.
Certo? Próximo da lista!
Imagem
Imagem importa sim, mas você deve ter cuidados.
Ao otimizar suas imagens para SEO, você deve se atentar a alguns fatores, como:
- nome;
- tamanho do arquivo;
- alt text (texto alternativo);
- contexto.
O nome do arquivo, por exemplo, deve ser simples e direto, além de descrever a imagem de forma objetiva.
Quanto ao tamanho, garanta que a imagem não seja pesada, pois ela pode diminuir o tempo de carregamento da página (o que é ruim pra experiência do usuário)
Também não esqueça de preencher o espaço do alt text (texto alternativo).
Ele deve conter a descrição dos elementos visuais de uma imagem.
Além disso, o alt texto é lido em voz alta por leitores de tela, o que ajuda, por exemplo, os usuários com deficiência visual.
Neste sentido, também é essencial que a imagem esteja inserida em local apropriado, próximo ao trecho a que ela se refere.
E vamos ao último item.
Heading tags
As heading tags nada mais são do que os títulos e subtítulos do conteúdo de uma página.
Elas são importantes para estruturar os textos de forma organizada, o que facilita a leitura tanto do usuário quanto dos robôs do Google.
Com as heading tags, se cria um tipo de hierarquia de importância das informações dentro do site.
Hoje existem seis Heading Tags, começando pelo H1 até o H6.
O H1 do conteúdo é o mais importante e, em geral, se destina ao título da página, enquanto os demais são subtítulos, para formar uma hierarquia de prioridades.
Incluir a palavra-chave dentro desses subtítulos ajuda demais no fator de posicionamento da página no Google. Fique de olho nisso!
E agora que você já sabe tudo sobre as técnicas de SEO On-Page, conheça as estratégias para SEO Off-Page.
SEO Off-Page
O SEO Off-Page é o conjunto de estratégias aplicadas fora do ambiente do site, com o objetivo de demonstrar a sua relevância no mercado e melhorar seu posicionamento no Google.
Sabia que para o Google não vale só entregar um conteúdo de qualidade sobre determinado assunto?
O mecanismo de busca também analisa como as suas páginas se relacionam com o restante da web.
Neste sentido, é possível melhorar o posicionamento de seu site ao receber links e menções de diferentes páginas confiáveis e relevantes.
Mas, por qual motivo?
Simples, as pessoas adoram compartilhar conteúdos que realmente agregam valor.
Então, quanto mais a sua página é utilizada como fonte de informação em outros sites, maior o seu reconhecimento na internet e, por consequência, melhor é a avaliação do Google.
Observação: Esses links que redirecionam pessoas de uma página para outra são os famosinhos backlinks.
Bom, e aí pode ser que você tenha a mesma curiosidade minha que é: As redes sociais funcionam como estratégia Off-Page?
Links em redes sociais, comunidades e fóruns não contam como um fator de posicionamento direto.
No entanto, essas plataformas são utilizadas como mecanismos de pesquisa por muitas pessoas, que as enxergam como meios para conhecer e tirar dúvidas sobre produtos e serviços.
Assim, promover os seus conteúdos nesses canais ajuda a aumentar o tráfego e a visibilidade do seu site também.
É por isso que as redes sociais funcionam indiretamente como estratégia Off-Page. Quanto mais movimento em seu site, maiores as chances de receber backlinks em outras páginas.
Mas atenção, porque para isso acontecer, você precisa marcar presença em grupos, fóruns e comunidades que fazem sentido para seu negócio, além de contribuir com comentários relevantes.
Através dessas simples estratégias você consegue se posicionar como autoridade no assunto e mais pessoas vão ter interesse em acessar seu site e utilizá-lo como fonte em suas páginas.
Gostou? Então veja a seguir como fazer SEO.
4. Como fazer SEO?
Não existe uma fórmula perfeita para falar sobre como fazer SEO.
O ideal é primeiro colocar em prática todas as técnicas de otimização citadas e ver como elas funcionam para sua estratégia de marketing jurídico.
E se esse assunto te interessa, não deixe de ler este artigo sobre Quais as melhores estratégias de Marketing Jurídico para 2022?
E lembre-se sempre que é necessário muito planejamento e teste para ver as coisas acontecerem.
Tenha em mente que os resultados não acontecem da noite para o dia, mas sim a médio e longo prazo.
Hoje, por sorte,existem uma série de plugins e ferramentas de SEO que podem impulsionar os seus resultados.
Mas SEO demanda tempo e dedicação.
Coloque essas questões na balança, faça os seus testes, mas não deixe de buscar um profissional nessa área.
Assim, sem dúvidas você vai ver os tão sonhados resultados rapidinhos.
Conclusão
Ter um site bem posicionado no Google traz diversos benefícios para advogados e escritórios de advocacia, como você viu aqui.
Embora os mecanismos de busca não revelem os critérios exatos para ranquear, existem práticas comprovadas de SEO que ajudam a melhorar a posição de seu site.
E aqui nesse post você encontrou diversas delas, como:
- O motivo de usar o SEO (aumento de tráfego, melhora a taxa de conversão e aumenta a autoridade e credibilidade)
- Quais são os tipos de SEO e como utilizar a seu favor
- E o principal, como fazer e aplicar o SEO
Viu também que se você busca aumentar a quantidade de visitantes do seu site sem investir em anúncios pagos, é de extrema importância aplicar as técnicas de otimização de SEO
E depois de mergulhar em todo esse conhecimento, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar e trazer bons resultados.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas.