Advogado, saiba como se destacar no meio digital

Não é segredo que todas as empresas precisaram se adaptar à realidade digital, principalmente com a chegada da pandemia. No mercado jurídico, não foi diferente.

Porém, não basta estar presente na web, você deve construir uma posição de referência e ter um impacto realmente grande no seu público. Aqui, o grande desafio é se diferenciar de seus concorrentes.

Dessa forma, o marketing jurídico ganhou um papel importante, se tornando cada vez mais parte do dia a dia dos escritórios de advocacia.

Neste artigo, vamos mostrar como ser um advogado de sucesso no meio digital e como utilizar estratégias para atrair e fidelizar clientes, se destacando da concorrência.

Acompanhe e boa leitura:

  • 1. Por que é importante estar no meio digital?
  • 2. Como o advogado pode promover seu serviço no meio digital?
  • 3. Como ser um advogado de sucesso no meio digital?
  • 4. Conclusão

1. Por que é importante estar no meio digital?

De modo geral, a pandemia acelerou a digitalização dos consumidores que se encontram cada vez mais inseridos na internet. 

Como resultado, os advogados também foram obrigados a modificar sua forma de prestar serviços, atender e se relacionar com os clientes.

O isolamento social evidenciou que a ida até os escritórios e um contato presencial não são indispensáveis para a manutenção de seus serviços jurídicos.

Logo, acabaram saindo na frente os advogados que fizeram essa leitura mercadológica de forma antecipada e já forneciam atendimento digital.

Esses profissionais já haviam percebido que as ferramentas digitais criam alternativas e facilitam a comunicação.

Isto é, que a tecnologia pode potencializar seus resultados e otimizar a experiência dos clientes e dos colaboradores. 

Logo, não há razão para você se manter parado no tempo e não acompanhar a ascensão dos meios de comunicação digitais.

Aliás, o que antes não passava de tendência acabou se tornando urgência.

Para gerar crescimento e se tornar um profissional valorizado no concorrido mercado jurídico, mais do que nunca, tornou-se necessário se adaptar à cultura digital.

2. Como o advogado pode promover seu serviço no meio digital?

Com todas as transformações citadas acima, o marketing jurídico digital é fundamental para manter a competitividade nesse “novo normal” da advocacia.

Marcar presença online é de extrema importância para atrair novos clientes e fidelizar os atuais, mantendo-os satisfeitos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a OAB não proíbe o profissional de recorrer ao marketing. No entanto, o advogado deve levar em consideração todas as regras aplicadas pelo Código de Ética da OAB.

Segundo dispõe o artigo 3º do Provimento 205/2011, a publicidade profissional deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Desta maneira, seus esforços de marketing não devem oferecer diretamente seu serviço ou visar a captação de clientes, mas é permitido utilizar um método específico de publicidade, com foco em marketing de conteúdo.

3. Como ser um advogado de sucesso no meio digital?

O marketing digital oferece inúmeras ferramentas e recursos para atrair e fidelizar clientes.

Porém, os advogados que não souberem utilizar as estratégias não conseguem resultados satisfatórios, impedindo o desenvolvimento do escritório.

Dessa forma, existem algumas dicas que você pode seguir para garantir o sucesso de seu negócio no meio digital:

  • Defina seu nicho

A especialização é uma das principais chaves para o sucesso do advogado no mercado digital.

No passado, existiam menos profissionais no mercado jurídico, então era mais comum atuar como advogado generalista, atendendo diversos tipos de demandas.

Hoje em dia, no entanto, o número de advogados aumentou e surgiram especialistas em áreas do direito muito específicas.

Diante da alta competitividade, não é mais interessante manter a figura do profissional “faz tudo”.

Isso porque as pessoas estarão em busca de um advogado reconhecidamente qualificado para resolver seu problema. 

Logo, é importante que você defina um nicho e se posicione como um expert no assunto.

Muitos podem pensar que definir o nicho de mercado faz com que o público diminua. Porém, na prática, quando você segmenta um público você se torna mais relevante para ele.

Você será capaz de atender necessidades específicas de determinado grupo, o que facilita a sua comunicação com o potencial cliente e, consequentemente, melhora os resultados de seu negócio.

  • Conheça seu cliente

Como vimos acima, o marketing jurídico é de caráter informativo. Portanto, o seu objetivo deve ser educar o público sobre assuntos envolvendo sua área de atuação.

Através do conteúdo, você será capaz de ganhar autoridade e gerar confiança para a sua audiência.

Para isso, o material divulgado deve agregar valor ao potencial cliente. Ou seja, deve sanar uma dúvida ou curiosidade que ele tem.

Assim, você deve conhecer a fundo as dores e necessidades de seu cliente para saber exatamente como resolver os seus problemas e oferecer soluções que ele procura.

Ao produzir o conteúdo, coloque-se no lugar do cliente e responda perguntas como:

  • O que meu cliente procura?
  • Como meu cliente gostaria de resolver esse problema?
  • Qual conteúdo chamaria sua atenção?
  • O que faria com que ele contratasse e recomendasse meus serviços?

Ou seja, busque entender como você pode ajudar o seu público com esse conteúdo e de que maneiras você poderá fazer isso.

O advogado deve se posicionar como uma pessoa de confiança, que saberá solucionar os problemas de seu cliente.

  • Invista em um ótimo site

Como vimos acima, hoje em dia cada vez mais pessoas recorrem à internet para contratar um advogado.

Dessa forma, investir em um ótimo site é um passo fundamental para criar uma boa presença online.

Possivelmente, será por meio do site que seu potencial cliente fará o primeiro contato com o escritório.

Logo, você precisa criar uma boa impressão sobre sua empresa – além da aparência, atente-se a uma boa recepção e comunicação com o cliente. 

Não esqueça, portanto, de incluir dados relevantes sobre seu escritório, como endereço e telefone. Além disso, busque uma identidade visual que transmita profissionalismo e credibilidade perante seus clientes.

Atenção: É de extrema importância investir em um layout responsivo, que se adapta ao tamanho de tela usado pelo usuário.

Assim, seu site também será de fácil visualização para pessoas que pesquisam através de smartphones e tablets.

  • Saiba como se comunicar e utilizar técnicas de negociação

Saber se comunicar com o cliente é um fator determinante para uma carreira promissora no digital.

O advogado deve saber escrever de forma clara, objetiva e didática, eliminando o uso de “juridiquês”.

Tenha em mente que um texto técnico é difícil de ser compreendido se o potencial cliente não é da área jurídica. 

Ou seja, além de tornar o conteúdo desinteressante para o consumidor, utilizar termos técnicos pode prejudicar a mensagem que você deseja passar.

Além disso, outra forma de se destacar através da escrita é aprender algumas noções de copywriting.

Caso você não saiba, copywriting nada mais é do que o processo de produção de textos persuasivos para ações de marketing e vendas – como artigos de blog, anúncios e email marketing, por exemplo.

Sabemos que o advogado não pode utilizar técnicas de comunicação para forçar a contratação, manipulando o cliente.

No entanto, com o copywriting, é possível orientar o cliente em relação aos seus direitos e como pode buscar uma solução para seus problemas.

  • Aprenda técnicas de SEO

Ao criar um site para o seu escritório, é importante que você se preocupe com a sua posição diante das pesquisas no Google.

Isso porque, de acordo com o próprio mecanismo de busca, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página de resultados.

Ou seja, se o seu potencial cliente não consegue te encontrar com alguns poucos cliques, a chance de você ser trocado por outro profissional é imensa.

Dessa forma, utilizar técnicas de SEO pode ser decisivo para o desempenho de seu escritório.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization – ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca.

Na prática, tratam-se de estratégias que melhoram o desempenho do seu site, justamente para que ele seja reconhecido pelo Google e bem  posicionado nas páginas de pesquisa.

Essas estratégias podem ser aplicadas diretamente em seu site e nos conteúdos que você produz.

Leia nosso artigo: Seo para advogados: veja como melhorar a sua estratégia.

  • Esteja nas redes sociais

Considerando que há grandes chances de seu potencial cliente utilizar as redes sociais com frequência, usá-las para divulgar seu serviço é uma ótima forma de chamar atenção do público.

Além de aumentar a visibilidade de seu escritório, as redes sociais são importantes para melhorar o relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Afinal, você poderá fornecer conteúdos de valor ao público, além de interagir com os usuários, respondendo diretamente suas dúvidas.

Você passará a ser visto como um profissional com quem o potencial cliente pode contar. Assim, quando ele precisar contratar um advogado, lembrará de seu escritório.

Marcar presença nas redes sociais, portanto, pode ser o grande diferencial para fechar negócios.

  • Utilize anúncios pagos de forma estratégica

Além do tráfego orgânico, você pode utilizar anúncios pagos para aumentar a visibilidade e atrair potenciais clientes ao seu site. 

Uma das possibilidades é anunciar na rede de pesquisa do Google. Com isso, você será capaz de apresentar seu escritório como resposta à pesquisa de um usuário.

Ou seja, chegará até o potencial cliente no exato momento em que ele busca pelos serviços que você oferece.

Outra opção são anúncios pagos em redes sociais – como Facebook e Instagram

Neste caso, mesmo que o usuário não esteja buscando por um advogado naquele momento, você terá a chance de chamar sua atenção, fazendo com que ele fique ciente da existência de seu escritório.

No entanto, é importante destacar que os anúncios devem ser usados com cautela para não violar as diretrizes do Código de Ética. 

Os anúncios pagos também precisam ter caráter informativo e não podem se parecer com captação de clientela

Você pode, por exemplo, utilizar essa ferramenta para promover um e-book gratuito ou qualquer outro material que esclareça dúvidas de seu público.

Tenha em mente que o Facebook e o Google têm acesso a muitos dados. Assim, seus anúncios podem chegar até potenciais clientes de forma bastante certeira.

Conclusão

Concluímos então, que estar presente no digital não deve ser uma ideia para o futuro, mas sim algo que você deve atentar-se o máximo possível para manter seu negócio vivo.

O meio digital oferece diversas possibilidades para os advogados e escritórios de advocacia se destacarem entre os concorrentes.

No entanto, é necessário planejar suas estratégias com cuidado para garantir o sucesso de sua empresa ao atrair e fidelizar clientes.

Você terminou de ler esse post e agora você já sabe:

1. Por que é importante estar no meio digital;

2. Como o advogado pode promover seu serviço no meio digital;

3. Como ser um advogado de sucesso no meio digital.

Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar de forma correta.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas.

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