Advogado: use o planejador de palavras-chave do Google Ads!

Já sabe como encontrar o que o seu público está procurando só com as palavras-chave certas?

E pergunto mais…. Já domina o planejador de Palavras-Chave do Google Ads?

Pois então, se ainda não, hoje vou te mostrar a melhor forma de tirar proveito desse planejador a favor dos seus anúncios.

Quer saber como? 

É só conferir o que separei para esse post:

  • O que o planejador de Palavras-chave do Google Ads?
  • Quais as vantagens de usar o planejador de Palavras-chave do Google Ads?
  • Como acessar o Planejador de Palavras-chave?
  • Como usar o recurso “Descubra novas palavras-chave”?
  • Como usar o recurso “Ver volume de Pesquisas e Previsões”?
  • Definindo palavras-chave com base no site do concorrente
  • Crie uma campanha com base no planejador de palavras

A partir dessa leitura você vai descobrir como achar as melhores palavras-chave para os anúncios do seu escritório de advocacia.

E mais, a partir de então vai conseguir identificar o volume de busca que elas possuem, quanto realmente precisa pagar e qual é a média de clientes que se pode ganhar ao utilizar as palavrinhas certas.

Boa leitura e ótimos insights!

O que o planejador de Palavras-chave do Google Ads?

O planejador de palavras-chave do Google Ads, também conhecido como Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita do Google.

Ele te ajuda a descobrir novos termos de buscas relacionados ao que o seu cliente busca, assim como estimativas do número de vezes em que elas são pesquisadas por mês e o custo por segmentação.

De forma simples, o planejador de palavras-chave do Google Ads auxilia você a identificar os melhores termos para atrair clientes para o anúncio do seu escritório de advocacia.

E tem mais!

Ele também mostra as palavras-chave mais usadas pelos seus concorrentes e a quantia necessária para concorrer a uma determinada palavra-chave.

Já deu para notar com essas informações, como essa ferramenta é importante para alavancar suas campanhas no Google Ads?

Quais as vantagens de usar o planejador de Palavras-chave do Google Ads?

Existe uma série de vantagens ao usar esta ferramenta gratuita Google Ads,.

Entre elas, considero 4 para ter qualquer campanha bem sucedida.

Conheça comigo cada uma delas:

1. Descobrir novas palavras-chaves

É possível receber sugestões de termos relacionados ao produto que o seu escritório de advocacia oferece. 

Assim como dá pra conhecer palavras-chave parecidas com a que você buscou e que podem apresentar um número de buscas maior ou menor.

2. Ver pesquisas mensais

Isso é bem valioso!

Com o Planejador é possível consultar o número de vezes que uma palavra-chave é pesquisada por mês.

3. Conhecer os custos

Ver o custo médio de exibição do seu anúncio nas pesquisas de uma palavra-chave.

Ou seja, entender o quanto você precisa investir naquela palavra-chave.

O histórico demonstra tanto lances menores como os maiores.

Aproveite bem.

4. Criar novas campanhas

Use seu plano de palavras-chave para criar novas campanhas com base em pesquisas detalhadas e também na dos seus concorrentes.

É importante lembrar que apesar da ferramenta fornecer insights sobre a segmentação por palavras-chave, o desempenho das campanhas depende de vários fatores (lance, orçamento, produto e comportamento dos clientes no seu setor).

Logo, o sucesso da sua campanha depende desses fatores que comentei e da escolha correta das palavras-chave.

Como acessar o Planejador de Palavras-chave?

Antes de explicar como acessar, preciso chamar sua atenção para dois requisitos necessários para entrar no Planejador.

São eles:

  • Modo Especialista: Precisa estar ativo na sua conta. Se estiver no “modo inteligente, o acesso não será possível
  • Configuração da conta: Ao inserir informações de faturamento e criar uma campanha, é necessário concluir a configuração da conta.
    • Dica: Se você ainda não estiver pronto para gastar dinheiro, opte por “pausar as campanhas”.

Tudo certo até aí? Vamos em frente!

Ao acessar sua conta do Google Ads, procure a tela inicial, o menu “ferramentas e configurações”.

Em seguida, ao clicar em Planejador de Palavras-Chave, vão aparecer duas opções para você criar um plano, quais sejam:

  • Descobrir novas palavras-chave: serve para pesquisar termos diferentes
  • Ver volume de pesquisas e previsões: serve para fazer o upload de palavras-chave existentes.

A escolha dessas opções depende muito do objetivo da sua campanha.

Para entender melhor, veja a seguir como funciona cada um delas.

Como usar o recurso “Descubra novas palavras-chave”?

Sem dúvidas que essa é uma das opções mais utilizadas para quem achar “a palavra chave”.

Afinal, nessa opção é possível descobrir o volume de busca, a precisão, o desempenho e muito mais sobre as palavras-chave certas.

Eu sei que muitas pessoas já tem uma boa ideia de quais palavras-chave usar para seu produto ou serviço. 

Ainda sim vale dizer algumas dicas para iniciar essa pesquisa, tais como: 

  • Conversar com os clientes
  • Veja a forma como eles entram em contato
  • Fique atento na palavra que seus clientes utilizam para procurar um determinado produto ou serviço
  • Separe quais são essas palavras

Com a escolha das palavras iniciais em mãos, preencha o primeiro campo como na imagem a seguir, pois a partir daí vai ser possível validar e saber se ela é boa ou não.

Um ponto importante também é que o Google vai lhe dar uma lista de palavras relacionadas com a que preencheu neste primeiro campo.

Outra opção, é achar a palavra-chave através de um site. Pode ser tanto ou seu site como um de um concorrente com o mesmo serviço que você.

A seguir, perceba que tem vários campos para preencher, como: idioma, local e “insira um domínio para usar como filtro”.

Em idiomas, deixe o que você utiliza no seu nicho de atuação.

Se já sabe para quais locais específicos os seus serviços são solicitados, marque na opção de local, assim a procura pela palavra-chave vai ser mais precisa. 

Pronto, após preencher todos os campos e escolher os filtros corretos, clique em “ver resultados”. A ferramenta vai te levar para essa página aqui:

Veja que a escolha das palavras-chave que fiz como teste na imagem (“cursos online”) tem mais de noventa mil pesquisas, o que não é positivo para minha campanha. 

Por isso, escolha palavras que tenham a ver com a atuação do seu escritório e caso apareça uma palavra muito genérica como a minha, faça a troca. 

Opte sempre por escolher palavras-chave mais específicas. 

Como usar o recurso “Ver volume de Pesquisas e Previsões”?

Depois de configurar as palavras-chave, é a vez da análise para estimar os custos da campanha.

O recurso ver volume de pesquisas e previsões mostra quantas conversões, cliques ou impressões você provavelmente terá para as palavras-chave com base nos seus gastos.

Essa estimativa fica disponível na página “Previsões” do plano que fica no canto superior esquerdo da sua tela.

Após clicar nesse botão, você é direcionado para essa página:

Perceba que este plano foi feito a partir das palavras-chave que você escolheu em “Descobrir novas Palavras-Chave” e que possuem ligação com seu tipo de negócio. 

Por fim, as palavras-chave e os custos são escolhidos de acordo com suas escolhas e preferências de negócios. 

Definindo palavras-chave com base no site do concorrente

Agora, caso você seja um iniciante e nunca tenha criado uma campanha no Google Ads. Como pode escolher corretamente as palavras-chaves para seu anúncio?

Para isso, temos a opção “começar com um site” na ferramenta do planejador de palavras-chave do Google Ads.

Digamos que você não tenha nenhuma ideia de qual palavra-chave escolher, porém, tem o site de um concorrente que oferece serviços muito parecidos com o seu escritório.

Podemos utilizar essa informação para que o Google nos dê ideias de palavras-chave. Vamos preencher este campo com o site de um concorrente.

Veja que temos a opção de usar o site completo ou usar apenas uma página, desta forma pode filtrar mais as informações. 

Ao clicar em “ver resultados”, o planejador vai lhe entregar todas as palavras-chaves usadas e relacionadas no site que você preencheu. 

Crie uma campanha com base no planejador de palavras

Chegou o momento tão esperado, a hora de criar uma campanha com o planeador de palavras.

Lembrando que antes dessa etapa, você já definiu suas “palavras-chave salvas” ou “palavras-chave negativas”.

Então, para começar, clique em “Criar Campanha”, no menu superior da tela e depois siga esses passos:

  • Atribua um nome à sua campanha
  • Selecione o orçamento diário recomendado com base no desempenho ideal da previsão do plano ou insira um orçamento personalizado de acordo com o quanto você está disposto a pagar.
  • Clique em “Salvar”.

Logo após estes passos, seu plano de previsão será transformado em uma nova campanha na página “campanhas” da sua conta. 

Clique em “ver campanha” para acessar as configurações.

Depois de implementar o plano como uma campanha, ainda tem a opção de acessar a previsão no ícone de ferramentas, em “Planejador de palavras-chave”. 

No entanto, só é possível fazer alterações nos termos do plano na nova campanha criada.

Viu só?

O Planejador de palavras é uma excelente ferramenta para planejar conteúdos e campanhas de forma eficaz e inteligente.

Conclusão

Agora você já sabe que o planejador de palavras-chave do Google Ads é um grande aliado para criar a campanha do seu escritório de advocacia.

Essa ferramenta tem um valor enorme e de fato auxilia você na escolha das palavras chaves certas e com um direcionamento de custo muito melhor.

Mesmo que você não saiba quais palavras escolher da melhor forma, o planejador de palavras vai te ajudar com isso, além de fornecer informações extras como previsões, novas palavras-chave vinculadas e estimativa de custos para elas.

Neste post você descobriu tudo sobre o Planejador de Palavras do Google Ads, como:

  • O que o planejador de Palavras-chave do Google Ads?
  • Quais as vantagens de usar o planejador de Palavras-chave do Google Ads?
  • Como acessar o Planejador de Palavras-chave?
  • Como usar o recurso “Descubra novas palavras-chave”?
  • Como usar o recurso “Ver volume de Pesquisas e Previsões”?
  • Definindo palavras-chave com base no site do concorrente
  • Crie uma campanha com base no planejador de palavras

Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar de forma correta.

Acredite, seu escritório de advocacia vai ter um impulsionamento alto e com o menor custo possível. 

Espero que este conteúdo tenha te ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários.

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