Como anunciar no Google Ads para advogados em 2022: Tutorial para iniciantes!

Se seu escritório ainda não está no Google, você está perdendo clientes!

Quer uma prova?

Fácil. Faça uma busca breve por seu serviço e veja quantos concorrentes aparecem nas primeiras posições. 

Pois é, esses concorrentes conseguem clientes que poderiam ser seus.

O Google é a vitrine mais importante de anúncios do mundo!

Isso ninguém tem dúvidas, já que 99% das pessoas usam a internet para fazerem suas buscas.

Ou seja, é simplesmente fora de questão não anunciar seu escritório de advocacia na plataforma de anúncios do Google, no caso o famoso Google Ads. 

Então, se você tem esse modelo de negócio e quer lucrar com essa ferramenta fantástica, confira o que separei nesse post:

  • Passo 01 – Acessar o Google Ads
  • Passo 02 – Criar uma campanha 
  • Passo 03 – Definir o tipo de campanha
  • Passo 04 – Definir a meta da campanha
  • Passo 05 – Configurar a campanha
  • Passo 06 – Programar o anúncio
  • Passo 07 – Segmentar por localidade
  • Passo 08 – Configurar o idioma
  • Passo 09 – Configurar o orçamento
  • Passo 10 – Configurar o lance e os cliques
  • Passo 11 – Configurar as extensões de anúncio
  • Passo 12 – Definir o nome do grupo de anúncio 
  • Passo 13 – Criar seus anúncios 

Com tudo isso,  você terá em mãos todo o passo a passo de como criar e anunciar uma campanha no Google Ads do zero. 

Além de saber como realizar as configurações da plataforma e definir o nome do grupo de anúncios.

Bom, vamos lá?!

Como criar uma campanha no Google Ads para advogados em 2022?

Qual escritório não quer atrair mais clientes? 

Aumentar sua notoriedade e alcançar seus objetivos tão sonhados?

Todos, não é verdade?!

Para facilitar que essa clientela chegue até você e tenha interesse legítimo no seu serviço advocatício,  siga o passo a passo a seguir.

Passo 01 – Acessar o Google Ads

O primeiro passo é acessar o Google Ads (a plataforma de anúncios do Google).

Se você já tem uma conta Google vai ser mais fácil ainda, porque basta usar seu login e senha.

Agora para quem ainda não tem, aproveite  a oportunidade para criar uma conta.

Feito o login e tudo mais, a seguir vai aparecer uma imagem assim:

A seguir, clique no botão “mais”, que fica no canto superior esquerdo.

Encontrou? 

Bom depois, aperte o botão “mais” que vai aparecer “Nova Campanha”. 

Próximo passo.

Passo 02 – Criar uma campanha 

Após clicar em “Nova Campanha”, você verá uma nova tela, similar a essa aqui: 

Perceba que a primeira pergunta é Qual é o objetivo da sua campanha.

Sendo assim, se você tem um site onde a pessoa pode comprar seus produtos diretamente, a melhor opção é “Vendas”. 

Agora, se no seu site as pessoas devem preencher um formulário para entrar em contato, e assim, você passar um orçamento dos seus honorários, então escolha “Leads”.

Bom, mas caso não deseje preenchimento de formulário prévio pelos clientes, e sim apenas um contato direto por telefone, escolha a opção “Tráfego do Site”. 

Tranquilo até aí? Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Passo 03 – Definir o tipo de campanha

Chegou a hora de definir o tipo de campanha que mais se enquadra nos objetivos do seu escritório.

Pra isso, o Google vai perguntar em qual rede você deseja anunciar, conforme ilustração abaixo:

De forma bem simples, as redes de acesso que importam para o seu negócio, são:

  • YouTube
  • Pesquisador do Google
  • Sites parceiros 

Bom, selecione aquela que mais se enquadra no objetivo do seu escritório e aperte em “Continuar”.

Passo 04 – Definir a meta da campanha

Perceba que logo abaixo pedem para definir qual é a meta de conversão da sua campanha. 

O Google Ads faz isso para te ajudar a definir uma meta, mas calma.

É muito provável que aqui você não tenha uma meta definida, então pode avançar as etapas que mais para frente vou lhe ajudar nisso também. 

Dito isso, vamos clicar no botão “Continuar”, no canto inferior direito. 

Adiante, o Google Ads vai pedir pra definir quais ações você quer que o cliente tome quando ver seu anúncio. Entre elas, temos as seguintes opções:

É possível marcar ou não qualquer uma dessas opções, mas vamos escolher “Visitas ao site”, combinado?

Em seguida,  pressione “Continuar”. 

Passo 05 – Configurar a campanha

Perfeito, agora vamos dar andamento ao seu processo de criação da campanha.

Assim que a imagem acima aparecer defina o nome da campanha.

Bom, mas aí você pode me perguntar: Como definir esse nome? 

É simples, pensa comigo.

Quando queremos anunciar algo, é importante atrair o público que deseja contratar o seu serviço de advocacia, certo?

Então, pense em nome que vai ajudar essas pessoas a te encontrarem. 

Imagine que o objetivo é ofertar um serviço advocatício especializado.

Exemplo de nome da campanha:

Em seguida, tem uma opção para configurar onde esse anúncio pode aparecer.

Nesta opção, o Google quer a sua autorização para exibir seu anúncio em outros lugares além do Buscador, como em sites parceiros do Google e na “Rede de Display”, que são sites de terceiros, que ganham dinheiro para exibir anúncios. 

Não recomendo, principalmente para quem está começando agora. 

Então, desmarque as duas opções para te ajudar a economizar dinheiro nesse momento, afinal vou te mostrar em que vale realmente investir. 

Passo 06 – Programar o anúncio

Para quem nunca teve contato com Marketing Digital na vida, criar uma campanha pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas garanto que na realidade não é. 

Imagina que uma empresa X que tem um Outdoor e cobra para exibir um anúncio. 

Essa mesma empresa X, que vai anunciar seu escritório, inicialmente vai fazer uma entrevista com você.

As perguntas serão as seguintes:

  • Qual é seu tipo de serviço?
  • Você quer que o Outdoor fique todos os dias? 
  • Por quanto tempo esse anúncio será feito? 

Perceba com esse exemplo que independente de qual for a mídia, algumas regras básicas precisam ser previamente definidas, para que se saiba como aquele anúncio deve aparecer para atrair o público certo.

No Google Ads é igual!

Pode até parecer que tem muitas informações, porém tente imaginar como um formulário que se está preenchendo com o objetivo de fazer você vender seus serviços, gastando cada vez menos para atrair um público que vai te contratar.

Dito isso, vamos continuar. 

Existe uma opção de configuração chamada “datas de início e término”. 

Normalmente, se preenche da seguinte forma: 

  • Na data de início: é a data que você está criando a campanha 
  • Na data de término: deixa em indefinida pra pode pausar ou cancelar a campanha na hora que você quiser. 

Ao criar uma campanha, onde já se tem começo e fim definidos, aí sim preencha as demais informações.

Dentre as outras opções de configurações, quero destacar a “Programação de anúncio”, já que o nosso objetivo aqui é poupar o máximo de verba possível de campanha e trazer resultados positivos para o seu escritório.

Então vamos imaginar o seguinte: Você tem um escritório de advocacia, onde só funciona de 8 horas da manhã até as 17 horas da tarde, de segunda a sexta. 

Isso é uma informação rica para você economizar dinheiro com o anúncio, pode acreditar.

Então, nesse caso, a primeira ação importante é a “Programação de Anúncios”.

A partir dessa configuração é possível otimizar seu anúncio, economizar na campanha e agir de forma mais estratégica para alcançar os possíveis clientes. 

Passo 07 – Segmentar por localidade

Na próxima tela, tem mais uma informação que é muito simples de entender e parametrizar, mesmo que você seja iniciante no Google Ads.

Estou falando dessa parte aqui:

Quando o Google perguntar: Você quer anunciar para todos os países?

De cara, diga que não! Afinal, só vende ou oferece serviços advocatícios aqui no Brasil. A não ser que de alguma forma seu escritório trate de direito internacional e seja relevante atingir brasileiros que moram fora. 

Ai tudo bem.

Bom, depois faça a seguinte pergunta pra você: Será que você consegue ter um serviço advocatício competitivo para o Brasil inteiro?

Pensando em um exemplo de quem tem um escritório pequeno na área trabalhista, onde só se  atende nas redondezas da sua cidade, essa opção se encaixa perfeitamente. 

Porém, se você atende de forma on-line e tem porte pra isso, escolha anunciar para todo o Brasil.

Só cuidado que não adianta você colocar o Brasil inteiro se você não tem esse alcance e nem estrutura.

Portanto, é indicado colocar apenas os locais onde você sabe que tem mais chances de conseguir clientes.

Para ativar essa opção, escolha  ”inserir outro local”.

E aqui vai uma dica importante.

Para restringir ainda mais o foco do seu público,  clique em “Pesquisa avançada”. Vai abrir um mapa para selecionar a região desejada.

Veja que existe a opção “Raio” e que tem como padrão a distância em milhas, então troque  para kilômetros. 

Selecionado o raio, escolha um ponto do centro desse raio. Por exemplo, a Av. Paulista. 

Em seguida, coloque o endereço do seu escritório ou do público que você quer atingir. 

Feito isso, basta clicar em “Salvar”. 

Passo 08 – Configurar o idioma

Ao chegar na configuração do idioma, selecione os idiomas que seus clientes falam, no caso Português.

Passo 09 – Configurar o orçamento

Abaixo nós temos, “defina seu orçamento diário médio para essa campanha”. 

Eu recomendo colocar uma quantia que não vá te trazer desespero posteriormente. 

O Marketing é uma construção, não é um simples botão que aperta e vende.

Da mesma forma, quando se tem um escritório de advocacia especialista, o advogado teve que estudar bastante para criar sua base, não é mesmo?

No marketing também é preciso entender que existe um processo de construção. 

Então, coloque uma quantia, 10, 20, 30, 40 ou até 50 reais, em que se possa anunciar todos os dias até você gerar o resultado desejado. 

A configuração desse orçamento é feita nessa tela aqui:

Perceba que o Google está dizendo que vai procurar gastar no máximo a quantia indicada diariamente. 

Ou seja, não é o valor exato do gasto diária. Pode haver uma variação, mas nunca vai ultrapassar o máximo mensal definido.

Passo 10 – Configurar o lance e os cliques

Em seguida temos: Qual métrica você quer focar? 

Vou explicar de uma forma bem simples. 

Quando nós vamos anunciar, o Google tem várias formas de olhar. 

Por exemplo, se você quer que as pessoas comprem no seu site, para qual métrica você quer olhar? Nesse caso, você quer olhar para vendas. 

Agora, se você é uma pessoa que recebe orçamentos. Percebe que você já é uma pessoa que quer olhar para uma métrica diferente? 

Para outras pessoas, nenhuma das duas faz sentido, ela quer saber se ela está recebendo ligações. 

Então veja, não existe uma regra universal, tudo depende do seu tipo de negócio.

Seguindo as opções, para um escritório de advogado, eu recomendo que selecione a opção “cliques”. O que significa essa opção? 

É a forma mais simples de começar a anunciar no Google.

A seguir, defina um limite máximo de custo por clique.

Esse será o valor a pagar por cada clique no seu anúncio. 

É recomendado colocar R$ 1,00 para quem está começando e ir avaliando o quanto o mercado está pagando. Depois dessa análise, você consegue editar e pagar a média do mercado.

E uma dica: a forma correta de preencher esse dado é colocar um valor por clique que seja compatível com o valor médio que as pessoas pagam nesse tipo de anúncio. 

Se isso for um assunto do seu interesse, deixe nos comentários que quem sabe escrevo algo a respeito.

Passo 11 – Configurar as extensões de anúncio

A seguir, existe uma opção muito interessante para o anúncio da campanha:  a  “extensões de anúncios”.

O nome pode até parecer técnico, mas eu vou mostrar que é bem simples.  

Quando se faz uma pesquisa no google, percebe-se que tem anúncios com mais informações que outros, como nessas imagens. Veja:

Sendo assim, ao criar um anúncio pode fazer sentido ter algumas extensões. 

Não é regra que todos precisam ter, mas se você puder encaixar no seu orçamento, vai fazer muito bem.

Após escolher as opções de extensão ou não, clique em salvar e continuar. 

Passo 12 – Definir o nome do grupo de anúncio 

Chegou a hora de definir um nome para o seu grupo de anúncio. 

Quando criamos uma campanha, podemos ter vários grupos. 

De forma bem simples, vamos voltar ao ponto central do seu negócio, um escritório de advocacia e acrescentar que você tem até três áreas de atuação: trabalhista, bancária e uma previdenciária. 

Cada uma dessas áreas podem (e devem) ser separadas em grupos de anúncios diferentes. 

Sendo assim, crie um anúncio para cada um dê um nome.

Logo depois, defina a palavra-chave que vai ajudar a segmentar seu anúncio aos clientes certos (uma das partes mais importantes da sua campanha).

Lembre que suas palavras-chave devem corresponder aos termos que seus clientes em potencial usariam para encontrar seus serviços.

Aconselho, inclusive, não colocar muitas palavras chave devido ao limite de custo diário nos cliques do anúncio.

Quanto mais palavras-chave você associar ao seu anúncio mais cliques terá, consumindo rapidamente o limite imposto na campanha.   

Quem tem pouca verba tem que usar poucas palavras-chave. 

Um limite ideal, seria por volta de 2 até no máximo 5 palavras, se você tem até 100 reais por dia para gastar, por exemplo.

Passo 13 – Criar seus anúncios 

Chegamos a fase final da criação da campanha. 

Após definir o nome do anúncio e as palavras-chave, preencha os campos URL (com o link do site do escritório). Similar a imagem abaixo:

Fique atento, o pior que uma pessoa pode fazer quando cria um anúncio, é fazê-lo de qualquer jeito.

Pensa comigo…

Tem clientes que buscam por sua especialidade. Se você desistir de anunciar, o seu concorrente vai captar esse possível cliente. 

Quando um cliente procura por algum produto ou serviço no Google, ele recebe várias opções de sites e a grande maioria das pessoas escolhe um deles.

O anúncio que chamar mais atenção, vai receber um número maior de cliques. Logo, o seu anúncio precisa ser claro e direto no que o cliente precisa ler. 

Por isso, esses últimos campos precisam ser preenchidos com cuidado, para que os resultados certos cheguem.

Após preencher os dados, clique em “Salvar e Continuar”. 

Por fim, note que o Google faz um resumo do seu anúncio. 

Nesse estágio pode aparecer uma mensagem do google dizendo:“que nenhum tráfego é esperado para este anúncio”

Isso ocorre quando escolhemos uma palavra-chave que não existe pesquisa para ela. Se isso ocorrer, troque ou acrescente mais algumas palavras-chave.

Pronto, quando estiver tudo certo clique em “Publicar”.

A campanha foi anunciada com sucesso e agora seu escritório está na maior vitrine do mundo.

Boa sorte!

Conclusão 

Pode apostar, a partir de agora seus anúncios vão ter outros resultados.

Isso porque você descobriu aqui como criar um anúncio do zero.

E o melhor de tudo, de um jeitinho mais econômico e eficiente.

Afinal, vimos todo o passo a passo de como criar e fazer uma campanha de forma rápida e prática, através da plataforma do Google Ads!

Com tudo isso, ficou fácil entrar na maior vitrine de anúncios do mundo e alcançar mais clientes interessados em contratar seus serviços.

Me conta nos comentários se já experimentou esse passo a passo e se, ainda não, tente que vai valer cada centavo. 

Qualquer dúvida deixe nos comentários. Vai ser um prazer te ajudar nessa jornada.

Sucesso!

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