Como fazer planejamento de marketing digital para advogados?

Muitos advogados e escritórios estão há um bom tempo tentando captar clientes e impulsionar sua escalada no ramo, porém sem sucesso.

E pior, em sua grande parte, cometem erros básicos ao utilizar a internet e o marketing para captar clientes. 

Isso porque as plataformas utilizadas para esses meios tem muitas variáveis que podem ou não fazer o impulsionamento correto do seu escritório.

É por isso que hoje vou te mostrar as principais vantagens do Marketing Jurídico, como ele pode fazer você captar e impulsionar seu escritório da maneira certa.

Aqui vou tratar tudo sobre:

  • O que é Marketing Jurídico?
  • Como fazer Marketing Jurídico para o seu escritório de advocacia?
  • Como fazer um Planejamento de Marketing Jurídico?

Ao incorporar esse conteúdo, eu garanto que você vai descobrir qual a melhor forma de planejar e fazer marketing digital de sucesso.

Boa leitura!

O que é marketing Jurídico?

Vou começar pelo básico…

Marketing jurídico é uma forma estratégica de você se posicionar no mercado da advocacia, de forma a demonstrar para o mundo suas especialidades de atuação. 

O importante aqui é atingir as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente estão interessadas nos seus serviços.

Uma grande dúvida entre os advogados, é a questão de não poder comercializar e nem fazer propaganda dos seus serviços advocatícios. 

Afinal, todos sabem que advogado é impossibilitado de fazer propaganda sobre sua marca, seus serviços prestados ou até mesmo seu contato. 

Mas é aí que muitos se enganam sobre o que nos tempos atuais é possível ou não fazer.

O primeiro ponto é que não existe mais a proibição para tratar a advocacia como um negócio e utilizar o marketing digital para atrair seus clientes.

E se você quer saber mais sobre esse assunto especificamente, sugiro a leitura do post: Marketing Jurídico e Regras da OAB: O que pode ou não fazer!

Mas voltando aqui. Existem meios de conseguir captar clientes com o marketing digital, sem ferir as regras da OAB, como por exemplo: 

  • Criar conteúdos informativos sobre sua área de atuação em blogs, sites
  • Estar presente em mídias sociais
  • Criar vídeos 
  • Etc

Essas são novas formas de publicidade para conquistar clientes, onde através do seu valor e autoridade, o cliente de forma livre vai te buscar.

Por isso, se você ainda acha que a única forma de captar seus clientes é fazer como antigamente, distribuindo seus cartões e esperando o cliente bater na sua porta, saiba que isso já é bem coisa do passado.

Hoje o advogado pode criar conteúdos informativos e educacionais e com isso se tornar uma referência e atrair muito mais clientes.

Feita essa pequena introdução, veja a seguir como você pode começar a fazer o marketing jurídico do seu escritório agora e depois como planejar da melhor forma.

Como fazer Marketing Jurídico para o seu escritório de advocacia?

Alavancar a carreira profissional e ter uma boa base de clientes é o que todo mundo sonha na advocacia.

E nada melhor do que o marketing jurídico para te auxiliar nessa empreitada.

Por isso, separei 7 dicas de como fazer um excelente marketing jurídico para você ou seu escritório. Acompanhe:

  • Definir o público-alvo
  • Determinar um objetivo claro na comunicação
  • Elaborar a mensagem
  • Escolher o canal certo
  • Utilizar os conteúdos de acordo com o meio comunicação
  • Estabelecer um orçamento
  • Medir resultados

Vem comigo conhecer e entender cada um deles.

Definir o público-alvo

Defina seu público com base na sua área de atuação!

Só assim você vai conseguir se comunicar para que a mensagem chegue na linguagem certa para eles, e a partir daí identificar a “dor” desse cliente.

Vou bater muito nessa tecla da “dor”, pois é muito usada na linguagem do marketing e é muito importante que você entenda esse conceito.

Dor significa aquilo que incomoda o seu cliente, ou seja, quais são suas angústias e necessidades.

É comum ver escritórios de advocacia se estruturarem levando em consideração apenas suas necessidades e não as necessidades dos seus clientes.

Veja, isso é extremamente errado, pois cria uma falha de comunicação onde o cliente não entende o advogado e nem o advogado entende o cliente.

Além de gerar péssimas situações, onde o advogado fala mal do cliente e o cliente fala mal do advogado. 

Por isso, sempre digo: Olhe para seu cliente em primeiro lugar, entenda o que ele espera de você  e preste exatamente o serviço que ele espera receber.

A forma mais eficaz para identificar a “dor” dele é frequentar grupos de discussões sobre o assunto, leia os comentários, veja onde seus colegas advogados estão deixando a desejar, veja o que realmente seus clientes pedem. 

Só aí você vai estar apto para começar a fornecer os serviços do seu escritório de advocacia da forma correta e eficiente.

Determinar um objetivo claro na comunicação

Um erro muito comum entre os advogados ao fazerem marketing jurídico é exatamente não saber o objetivo da sua comunicação. 

Por diversas vezes já vi advogados escrevendo em um blog só por escrever, para ter volume de conteúdo. 

Veja bem, se ao escrever um post, você não tem um objetivo específico e não sabe direcionar para o seu público-alvo, é certo que com isso não haverá resultados. 

Toda comunicação tem uma finalidade, e se você ainda não sabe qual é a sua, de nada adianta.

Só é possível saber se está fazendo certo ou errado para captar clientes com um objetivo certo na sua comunicação.

Elaborar a mensagem

Após identificar seu público alvo e saber qual é a intenção que quer passar através dessa comunicação, é hora de elaborar sua mensagem. Ou seja, seu conteúdo!

Uma dica muito importante é não fazer propaganda, já que o novo código de ética abomina essa prática, e sim desenvolver conteúdo informativo sobre seu nicho de atuação para seus clientes.

Você precisa demonstrar seu conhecimento jurídico, construir autoridade no seu nicho de atuação no mercado, entregar valor ao seu público e aos poucos conquistar a confiança daquelas que precisam de serviços advocatícios. 

Para isso, separei algumas ferramentas para que você possa iniciar o seu marketing jurídico. São elas:

Escrever posts curtos 

É possível criar uma sequência de postagens curtinhas (até 2 mil palavras) e com temas pré-definidos para gerar engajamento de seus possíveis clientes. 

Exemplos: 

  • Como reverter uma justa causa injusta?
  • Como não errar na hora de pedir horas extras?
  • O que não pode faltar no pagamento da sua rescisão trabalhista?

Viu só? São conteúdos, para quem atua na área trabalhista, por exemplo, que certamente vai atrair os clientes que desejam resolver essas dores.

Fazer postagens com perguntas frequentes e respostas

Eu não sei você, mas já percebeu como as pessoas gostam daqueles carrosséis no Instagram de perguntas e respostas?

O nível de comentários é muito maior do que um post em blog/site, por exemplo.

Então, outra forma bacana e rápida de fazer marketing jurídico, é estimular seu público com esse mesmo tipo de conteúdo.

Assim é possível criar uma interação entre você, o que faz com que haja uma troca de confiança mútua.

Gravar Vídeos

Hoje em dia, os vídeos se tornaram uma ferramenta muito prática, tendo em vista que qualquer pessoa pode usar um celular e gravar vídeos sobre qualquer assunto. 

Use isso ao seu favor, grave vídeos sobre temas que são pertinentes a sua área de atuação e poste no YouTube ou no Instagram.

Investir em Banners

Atualmente existem vários aplicativos e sites (como o “Canvas”) para você escrever uma dica jurídica com uma arte legal. 

Ou até mesmo para montar aqueles carrosséis que comentei.

São aplicativos bem interativos e fáceis de se utilizar, então não custa tentar.

Postagens resolvendo problemas jurídicos reais

Pode parecer bobo à primeira vista, mas lembre-se que seu público, em grande parte, não é advogado. 

Você precisa usar meios mais interativos para passar as informações, ao utilizar esse mecanismo, você consegue passar a informação de forma mais divertida.

Para finalizar esta parte, tenho uma última dica: Nada de “juridiquês”!

Como eu já tinha citado anteriormente, a grande parte do seu público não é advogado, precisamos passar as informações de modo a facilitar o entendimento do leitor.

Escolher o canal 

Hoje em dia a internet disponibiliza vários canais, onde os advogados podem escolher em qual deles é melhor para se comunicar com seu público.

São canais como: 

  • Blogs
  • Facebook
  • Instagram
  • Email marketing 

E tudo mais que estiver disponível na internet para usar e fazer com que a mensagem chegue ao seus possíveis clientes.

A escolha certa do canal de comunicação é essencial para que consiga atingir o público correto. 

Como dica principal para te ajudar nessa escolha, faça uma análise prévia desses canais para entender em quais deles o seu público está. 

É comum a escolha de vários canais de comunicação para atingir o maior número de pessoas, porém você precisa saber quantos canais consegue administrar.

Antes de criar perfis em redes sociais ou canais de comunicação em geral, estude seu público-alvo, pense como seu cliente, entenda seus desejos, interesses e por onde andam.

Por exemplo. Eu costumo ver muitos escritórios de advocacia pagando patrocínio em sites jurídicos. 

Cá entre nós, quem acessa site jurídico além dos próprios advogados? 

Então, de que adianta gastar dinheiro para anunciar apenas para sua concorrência? 

Não existe uma fórmula, esse processo vai exigir tentativas, erros e acertos, comprometimento e dedicação, até você se aperfeiçoar e conseguir tirar bons frutos disso.

Utilizar os conteúdos de acordo com o meio comunicação

O próximo passo é criar um conteúdo único para cada meio de comunicação. 

Isso porque os canais não são todos iguais, então não é efetivo fazer o mesmo post em duas ou mais redes, como por exemplo, aproveitar o mesmo conteúdo para o Instagram e Youtube. 

São redes distintas e com públicos distintos. 

As redes sociais foram criadas para atingir nichos diferentes, é assim que elas se destacam no mercado digital. Portanto elas possuem finalidades diferentes. 

Se você simplesmente replicar a mesma comunicação em ambas, não vai alcançar todo o potencial que cada uma possui individualmente. 

Por isso, diversificar a mensagem em seus respectivos canais de comunicação vai fazer toda a diferença.

Estabelecer um orçamento

Pode parecer óbvio, mas este ponto tem muita importância na hora de criar sua campanha. 

Tenha em mente que o orçamento vai da criação do seu site até o impulsionamento de publicações nas redes sociais e comerciais. 

A dica é usar uma quantia que você possa investir, sem se preocupar em remanejar verbas gerais do seu escritório, e buscar entender qual é o potencial retorno desse investimento com essas ações. 

Utilize sempre o marketing jurídico como um investimento e não como um custo. 

O marketing é o oxigênio do seu escritório. Sem marketing você não terá clientes.

Medir os resultados

Aqui você precisa tomar cuidado. 

Muitas vezes as pessoas acham que vai ter muito resultado por causa do seu instinto. 

Elas organizam tudo, pagam um impulsionamento e quando vão ver, não tem resultado algum.

É importante lembrar que omarketing jurídico tem inúmeras variáveis e nem sempre é possível acertar tudo de primeira.

É muito comum isso acontecer, todos estamos sujeitos a não alcançar os resultados desejados, porém, pense da seguinte forma:

  • Quando os resultados não são satisfatórios, isso é um indício de que algo está errado. Pode ser tanto o canal, a mensagem ou qualquer outra variável da sua campanha
  • A grande sacada da internet é que você consegue descobrir o que não funcionou e por qual motivo sua campanha não está entregando o resultado desejado.

Assim, mesmo que seus resultados não sejam bons, você ainda pode identificá-los e melhorar ainda mais. 

Com a quantidade de dados que as ferramentas de análise do Facebook, do Instagram ou do Google Analytics fornecem, você pode identificar o que está dando certo ou não no seu marketing jurídico e ajustar.

Não é maravilhoso, isso? Bom, então agora que você descobriu como fazer seu marketing digital, o próximo passo é saber como fazer um planejamento.

Vamos lá?  

Como fazer um Planejamento de Marketing Jurídico?

Agora que você já sabe como aplicar o marketing jurídico digital, é hora de ver na prática um plano de ação para se planejar para o ano que vem.

Pra isso, separei o seguinte passo a passo:

1.Criar um perfil no “Google Meu Negócio”

O primeiro passo do seu planejamento, é cadastrar o seu escritório de advocacia no “Google Meu Negócio”, que é uma ferramenta gratuita.

Mantenha seu cadastro sempre atualizado. 

Coloque o endereço, telefones de contato e, principalmente, o site do seu escritório.

Peça para seus clientes, amigos e familiares fazerem avaliações positivas do seu negócio, assim você vai ter maior visibilidade. 

Quanto maior for sua avaliação, mais destaque recebe no Google. 

2. Criar um site com um blog

O site do seu escritório de advocacia não pode ser apenas um cartão de visitas, mas precisa ter conteúdo. 

Por isso, tenha um espaço dedicado apenas para a postagem de conteúdos no seu site. 

A ideia é escrever sobre perguntas que seus clientes possuem. Cada uma dessas perguntas pode resultar em um artigo no seu blog. 

Por exemplo:

  • O que fazer para voltar a receber o seu benefício do INSS?
  • Tenho 25 anos de contribuição, posso me aposentar?

No final de cada post se coloque à disposição para tirar dúvidas.

Criar conteúdos com foco na dor do seu cliente ideal é excelente para atrair novas oportunidades para o escritório de forma ética. Mas pra isso, é preciso aplicar as estratégias certas para que essas postagens cheguem até o seu público-alvo.

Lembre, escrever algo que ninguém vai ler, não vai te gerar resultado algum. 

É necessário aplicar as técnicas de SEO para fazer o seu site ser visto por mais pessoas e ganhar destaque no Google. 

3. Fazer anúncios no Google

Essa é uma estratégia que gera resultados de uma forma mais rápida. 

Pode ser uma boa alternativa para quem está procurando aumentar sua base de clientes em um curto espaço de tempo. 

Mas é claro que não se pode abandonar as outras técnicas explicadas até aqui. 

O ideal é que se aplique todas elas ao mesmo tempo no seu plano de ação. 

4. Criar uma rede social 

Aqui, devemos observar qual rede social o seu público-alvo utiliza. 

Por exemplo, o público previdenciarista costuma utilizar mais o Facebook, onde hoje se concentram as pessoas mais velhas. 

As redes sociais são uma alternativa para melhorar seu marketing de relacionamento, mas não é a melhor estratégia para conquistar novos clientes. 

De qualquer forma, é importante ter a presença do seu escritório nas mídias sociais. 

Procure criar um conteúdo humanizado nessas plataformas, mostrando a parte institucional e cotidiana do seu escritório. 

A ideia de manter um perfil na rede social é manter seu escritório no radar de pessoas que já receberam algum tipo de indicação sua. 

Outra forma de utilizar a rede social ao seu favor é fazer pequenos vídeos divulgando algum conteúdo postado no seu site, aumentando a relevância do seu blog. 

Postar vídeos sobre assuntos mais técnicos nas mídias sociais também é uma estratégia para mostrar que você é uma autoridade na sua área de atuação no direito. 

Uma boa ideia é fazer postagens resolvendo problemas jurídicos, como já comentei. 

Isso porque os usuários de redes sociais procuram por entretenimento. Essa é uma forma de unir o lazer com o conhecimento jurídico. 

Para a aplicação desse plano de ação de marketing jurídico digital é preciso separar um tempo na sua agenda, além de ter constância e muita dedicação para que os resultados cheguem. 

Conclusão

Ao chegar até aqui, você sabe que o marketing jurídico é uma forma estratégica de se posicionar no mercado no ramo da advocacia.

Sabe também que a utilização dessa ferramenta vai te ajudar a impulsionar seu escritório e captar mais clientes.

Além disso, você descobriu como é importante atingir as pessoas certas, que realmente estão interessadas nos seus serviços, para isso listei 7 dicas de como começar agora a fazer seu marketing digital, entre elas:

  • Definir o público-alvo
  • Determinar um objetivo claro na comunicação
  • Elaborar a mensagem
  • Escolher o canal certo
  • Utilizar os conteúdos de acordo com o meio comunicação
  • Estabelecer um orçamento
  • Medir resultados

Não tenho dúvidas de que agora você já sabe como fazer uma campanha para seu escritório de advocacia, além de escolher corretamente as estratégias de marketing jurídico.

Estou muito curioso para saber o que você achou do assunto e se ficou com alguma dúvida. 

Ah e saiba que você pode contar com a ajuda da equipe da Conversão Jurídica nessa jornada. Somos uma agência de marketing para advogados que impulsiona o crescimento de mais de 100 escritórios de todo o país. O próximo pode ser o seu 😉

Vai ser um prazer bater um papo com você!

Até breve!

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