Google ads para advogados: guia completo de tudo que você precisa saber

Não é segredo que cada vez mais pessoas utilizam o Google para encontrar um advogado ou tirar dúvidas sobre alguma questão jurídica, né?

Logo, você deve se perguntar: o seu escritório aparece quando o usuário busca por um profissional em sua área de atuação?

Saiba que os anúncios pagos no Google podem fazer uma enorme diferença para sua empresa. 

Isso porque, eles aparecem em destaque quando o usuário faz uma pesquisa. Ou seja, você pode ser encontrado pelos clientes com mais facilidade.

O Google Ads é uma ótima opção para quem está iniciando sua estratégia e busca resultados mais rápidos.

Caso você esteja interessado em investir no Google Ads, recomendamos que leia este artigo. Aqui, reunimos informações relevantes para que você leve seu site até a primeira página do Google.

Veja o que preparamos para você:

  • 1. O que é Google Ads?
  • 2. Como o Google Ads pode te ajudar?
  • 3. Como o Google Ads funciona?
  • 4. Quanto custa investir em anúncios?
  • 5. A OAB permite anúncios patrocinados?
  • 6. Como utilizar o Google Ads?
  • 7. Quais as etapas para criação de uma campanha de marketing jurídico?

Ao final deste conteúdo você saberá tudo sobre a estratégia e como se destacar no Google.

Ótima leitura:

1. O que é Google Ads?

O Google Ads trata-se do principal serviço de publicidade do Google. Com essa ferramenta, você consegue criar anúncios que são anexados às páginas do buscador.

Esses anúncios serão exibidos no exato momento em que os usuários do Google estiverem pesquisando serviços como aqueles que o você ou seu escritório ofertam.

Dessa forma, seu escritório aparecerá na forma de anúncios em display ou vídeos e em sites parceiros que autorizam esse tipo de divulgação.

2. Como o Google Ads pode te ajudar?

A principal vantagem da utilização do Google Ads na advocacia é a possibilidade de segmentação dos anúncios.

Isso significa que você pode criar anúncios para um público específico, alcançando pessoas que efetivamente estejam buscando pelos seus serviços.

Seu nome poderá ser exibido no Google na hora em que o usuário pesquisar por “escritório de advocacia” ou “advogado online”.

Ou seja, você chegará até a pessoa no momento em que ela precisar, quando pesquisar diretamente pela informação.

Além disso, a ferramenta possibilita o uso de links que levam o usuário até seu site ou blog. Quando ele se identifica com o conteúdo e se interessa pelo serviço, ele se torna um potencial cliente – pronto para o contato offline.

O Google Ads, portanto, é ótimo para atrair as pessoas que já precisam do seu serviço e estão pensando na contratação. Logo, é a ferramenta ideal se você precisa de resultados a curto prazo. 

Além disso, o Google Ads consegue filtrar o público-alvo de acordo com as características demográficas, localidade, interesses, além das buscas realizadas.

Logo, você evita gastos desnecessários e investe no público correto, que realmente gera resultados para seu escritório.

3. Como o Google Ads funciona?

Antes de investir no Google Ads, é essencial entender como ele funciona. Dessa forma, você saberá aproveitar todos os recursos da ferramenta e otimizar os resultados de suas campanhas.

O Google decide quais anúncios serão exibidos e como eles serão posicionados por meio do leilão de anúncios

Esse leilão definirá a posição em que os anúncios aparecerão e o valor gasto em cada clique dos interessados.

Aqui, o anunciante escolhe quais as melhores palavras-chave para divulgar seu negócio e um valor limite que esteja disposto a pagar por cliques em cada uma delas.

No entanto, é importante destacar que nem sempre a maior oferta é melhor classificada.

Isso porque, para ranquear os resultados, o Google considera outros fatores, como qualidade do anúncio – de acordo com os parâmetros da ferramenta.

Desta forma, o Google criou uma medida para definir o posicionamento do anúncio na pesquisa, o AdRank. A fórmula para se calcular o AdRank é:

AdRank (Pontuação para classificação do anúncio) = Lance Máximo x Índice de Qualidade

O cálculo define o posicionamento do seu anúncio, ou seja, se ele vai aparecer primeiro nos resultados de busca por determinada palavra-chave.

Existem diversas possibilidades de chamar atenção de seu público, visto que, os anúncios podem ser exibidos em Redes de Pesquisa, diversos sites pela Rede de Display, Youtube, Gmail, aplicativos e outros. 

4. Quanto custa investir em anúncios?

Se você está pensando em incrementar o Google Ads em sua estratégia digital, provavelmente deseja ter uma ideia de quanto custa criar uma campanha. 

Quanto é preciso investir para alcançar bons resultados?

Felizmente, no Google Ads, você não precisa investir um valor muito alto em sua primeira campanha.

Podemos começar com um valor baixo e analisar o desempenho dos anúncios antes de investir mais. 

Existem vários fatores que determinam quanto você irá gastar, como a quantidade de cliques que a campanha vai receber, quanto custa a palavra-chave escolhida ou onde seu anúncio será veiculado.

De modo geral, esses fatores podem ser medidos pelo custo por clique (CPC), que indica quanto você paga cada vez que alguém clica em seu anúncio. 

Este indicador é de extrema importância, pois mostra se vale a pena investir em um formato de anúncio, de acordo com seus objetivos.

Neste sentido, o Google Ads é bem mais vantajoso do que a publicidade tradicional. Os valores para investir em meios como TV e revista, por exemplo, são bem maiores.

Além disso, meios tradicionais não oferecem a possibilidade de analisar com precisão o retorno real sobre o seu investimento.

  • Como funciona a cobrança e o pagamento?

O Google Ads oferece duas formas básicas de pagamento: manual ou automático.

No pagamento manual, você compra créditos e eles ficam disponíveis para uso em suas campanhas, funcionando como pré-pago.

Então, quando o saldo acabar, você deverá fazer outro pagamento para continuar utilizando o serviço.

A compra do saldo pode ser feita através de cartão de crédito ou boleto bancário. Caso você opte pela última opção, há o valor mínimo de R$40.

Ou ainda, você pode escolher ser cobrado de forma automática. Basta cadastrar seu cartão de crédito e definir um valor limite nas configurações da plataforma.

Assim que atingir o limite do faturamento, a cobrança será efetuada.

5. A OAB permite anúncios patrocinados?

Com o Provimento n. 205/2021, aprovado em julho de 2021, passou a ser expressamente permitido o uso do Google Ads para advogados e escritórios de advocacia.

Antes, não existia uma regra nacional que permita ou proíba o anúncio, então os conselhos de ética da OAB das cidades possuíam um entendimento diferente quanto ao uso da ferramenta.

Ou seja, cada advogado tinha que pesquisar as normas de acordo com seu Estado.

Agora, a OAB libera o emprego de anúncios como forma de publicidade jurídica, mas estabelece alguns limites éticos que devem ser respeitados.

De acordo com o Provimento:

“Aquisição de palavra-chave a exemplo do Google Ads: Permitida a utilização de ferramentas de aquisição de palavra-chave quando responsivo a uma busca iniciada pelo potencial cliente e desde que as palavras selecionadas estejam em consonância com ditames éticos. Proibido o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo”.

Além disso, quanto ao marketing de conteúdos jurídicos, o Provimento autoriza o uso de publicidade ativa ou passiva, através de anúncios pagos ou não. 

Mas atenção, a publicidade deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização.

6. Como utilizar o Google Ads?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o Google Ads oferece a possibilidade de criar campanhas por níveis e subníveis (ou seja, grupos de anúncios e os anúncios propriamente ditos). 

Assim, podemos dizer que a campanha é um conjunto de grupo de anúncios que compartilha algo em comum – seja o orçamento, a segmentação por local, idioma, ou outras configurações.

É possível criar diversas campanhas, com um ou mais grupos de anúncios dentro delas. Tais grupos podem ser formados por diferentes anúncios, palavras-chave, e lances.

Quem pode utilizar o Google Ads?

A ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa ou empresa que tenha cadastro no Google e que siga as diretrizes sugeridas pela plataforma. Ou seja, independe do tamanho de seu escritório.

O primeiro passo para usar o serviço é criar uma conta no Google para ter acesso à plataforma.

  • Como criar uma conta

Acesse o site oficial do Google Ads e clique no botão “Começar Agora”. Você será direcionado para uma tela pedindo o e-mail do Google. Então, faça seu login para entrar na plataforma. 

Em seguida, você deverá adicionar informações da empresa – como o nome e a URL do site – além de dados como seu CNPJ ou CPF, data de nascimento, endereço comercial e a forma de pagamento dos anúncios. 

Depois, basta aceitar os termos de uso do Google Ads e clicar em “Registrar” para começar a usar a plataforma.

  • Crie uma campanha

Assim que a conta for criada, você já pode começar a configurar sua campanha. 

A tela inicial do Google Ads mostra visão geral da sua conta, com um resumo de suas ações na plataforma. É claro que, como sua conta é nova, inicialmente a tela estará em branco.

Na barra lateral esquerda fica o menu. Abaixo da aba “visão geral”, você vai clicar na aba “campanhas”, onde poderá criá-las e gerenciá-las. Para criar, clique no botão azul (+).

Em seguida, defina a meta que sua campanha quer alcançar. 

As opções são: vendas, leads, tráfego do site, consideração de produto, alcance, conhecimento da marca, promoção de App ou apenas criar uma campanha sem metas. 

A escolha deve ser feita considerando a melhor estratégia para sua empresa.

Depois, escolha o tipo de campanha de acordo com as opções: rede de pesquisa, rede de display, google shopping, vídeo, smart e discovery.

O próximo passo é a configuração de segmentação e público-alvo. Defina as datas de programação do anúncio, orçamento e lances, segmentação por local, idioma e público-alvo.

  • Crie um Grupo de Anúncios

O Google apresenta duas opções de grupos de anúncios: um conjunto de anúncios padrão ou dinâmico. 

Nesta etapa, você deve inserir o seu site e as palavras-chave que planejou utilizar. Aqui, a própria ferramenta sugere algumas palavras-chave que você pode usar.

Depois,  clique em “salvar e continuar”.

  • Crie um Anúncio

Por fim, chegamos na criação do próprio anúncio. Como vimos acima, é possível criar vários anúncios dentro de um conjunto de anúncios ou dentro das campanhas. 

Após preencher todos os campos do anúncio, você poderá criar um novo anúncio para o conjunto ou apenas salvar e continuar.

O último passo é fazer uma revisão completa – certifique-se de que ela está de acordo com seus objetivos e clique em publicar.

Depois, basta aguardar aprovação do Google e sua campanha estará no ar. Você pode acompanhar o status no painel inicial, em “visão geral”.

7. Quais as etapas para criação de uma campanha de marketing jurídico?

Podemos dividir o processo de construção das campanhas em três fases: Planejamento, Estruturação e Monitoramento.

  • Planejamento

Essa fase da estratégia exige bastante diligência, visto que, irá definir o sucesso das próximas etapas. 

Aqui, devemos buscar compreender a fundo o nosso público-alvo, nosso serviço e como está o mercado. Dessa forma, conseguimos criar campanhas muito mais precisas, capazes de gerar os resultados buscados.

Logo, você deve definir o público-alvo de seu escritório e tentar entender quais são seus reais sentimentos, dores e necessidades.

A partir disso, você já pode começar a pensar nas possíveis palavras-chave. 

Coloque-se no lugar do cliente, se perguntando: “se eu fosse uma pessoa precisando de um advogado, como eu pesquisaria no Google?”

Por exemplo, no caso de um advogado especialista em trânsito, o potencial cliente pode pesquisar:

  • “Ação contra Detran por multa indevida”
  • “Fui multado injustamente”
  • “Fui pego no bafômetro, o que fazer?”

Dessa forma, você começará a ter ricos insights sobre as possíveis palavras-chave para sua campanha.

  • Estruturação

É importante conhecer a estrutura de um anúncio para entender o que você precisa para criar uma campanha de qualidade.

Os anúncios padrões podem ser divididos em:

  • Título: é a primeira informação do anúncio que o cliente terá acesso. Portanto, devemos descrever o serviço com palavras que elas normalmente usam ao pesquisar. O anúncio de texto é composto por três títulos, de 30 caracteres cada, separados por um traço vertical (“|”).
  • Descrição: você deve oferecer detalhes sobre seu produto ou serviço. Aqui, recomenda-se incluir uma call-to-action, ou seja, a ação que você gostaria que o cliente realizasse, por exemplo: “entre em contato”. 
  • URL de destino: é para onde o usuário será direcionado ao clicar no anúncio. O endereço final não precisa estar visível, fica a seu critério adicionar ou não.
  • URL de visualização: link mais curto, ou até mesmo fictício, que leva automaticamente à página cadastrada na URL final. Traz uma ideia melhor do que o usuário vai acessar ao clicar.

Quando ao conteúdo do anúncio, tenha em mente que o texto deve ser escrito de acordo com o público que buscamos nos comunicar.

Além disso, não devemos nos esquecer de prezar pela discrição e sobriedade, como determina a OAB.

  • Monitoramento

Após criar seu anúncio e colocá-lo em exibição, a próxima é avaliar o desempenho dele.

Felizmente, o Google Ads oferece alguns relatórios importantes que podem ajudar você a monitorar e analisar o desempenho de sua campanha. 

Dessa forma, você poderá obter insights relevantes sobre como otimizar seus resultados.

Conclusão 

Conclui-se então que o Google Ads é uma excelente ferramenta para divulgar seu escritório para o cliente certo no momento certo. Com ela, é possível conseguir resultados mais rápidos e sem custos elevados.

No entanto, para alcançar esse objetivo e conseguir obter bons resultados é preciso dominar bem as técnicas de marketing jurídico.

Se não souber usar a ferramenta corretamente, você pode perder oportunidades de crescimento para seu negócio.

Dessa forma, recorrer à contratação de um profissional especializado em Google Ads pode ser a melhor opção para potencializar os resultados. 

Você terminou de ler esse post e agora você já sabe:

1. O que é Google Ads;

2. Como o Google Ads pode te ajudar;

3. Como o Google Ads funciona;

4. Quanto custa investir em anúncios;

5. Que a OAB permite anúncios patrocinados;

6. Como utilizar o Google Ads;

7. Quais as etapas para criação de uma campanha de marketing jurídico.

Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar da forma correta e ainda apresentar estratégias específicas para o seu caso.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas.

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