Muitos advogados têm dúvidas sobre qual é a melhor estratégia ao anunciar seu escritório de advocacia no Google Ads: local ou nacional?
Simplificando um pouco mais: É melhor fazer campanha só na sua cidade, bairro ou fazer uma campanha para o Brasil inteiro?
Isso porque, de acordo com o que você definir, vai ser possível ou não atingir um maior número de pessoas com o potencial para contratar seus serviços de advocacia.
Claro que não existe também uma fórmula certa, afinal tudo depende do tipo de serviço que você oferece, porém no post de hoje vou te contar qual a forma que a equipe do Conversão Jurídica mais aplica na prática.
Veja comigo:
- O que é segmentação por local no Google Ads para advogados?
- Quando devo anunciar uma campanha de advocacia em âmbito nacional?
- Quando o custo de atuar em mais de 5 processos em outra região vale a pena?
- Como realizar atos processuais em outros estados?
- Qual campanha tem o melhor custo benefício para o advogado, local ou nacional?
Ao final do post, garanto que você vai descobrir qual é a melhor estratégia de anúncio para o seu escritório e com isso captar muito mais clientes.
GOOGLE ADS PARA ADVOGADOS: O QUE É MELHOR? CAMPANHA REGIONAL OU NACIONAL?
O que é segmentação por local no Google Ads para advogados?
Segmentação por local é uma configuração que permite escolher em que regiões seus anúncios devem chegar.
Através dela, é possível selecionar lugares específicos onde exibir seu anúncio.
Por padrão, eles podem aparecer para pessoas que estão na sua região de segmentação, que frequentam esses locais regularmente ou que mostraram interesse neles.
Por exemplo, se você tiver um escritório de advocacia em São Paulo e escolher esse local como região de segmentação, seus anúncios podem ser exibidos para pessoas que vivem ou frequentam essa área regularmente.
Se preferir, é possível usar outras opções de locais para limitar os tipos de região de segmentação.
Dá também para selecionar países inteiros, áreas dentro de um país (como cidades ou territórios) e até mesmo um raio em torno de um local.
Uma boa dica é selecionar lugares a serem excluídos nas suas campanhas se não quiser que os anúncios apareçam em determinadas regiões.
Em resumo, a segmentação por local ajuda a exibir sua publicidade aos clientes certos para o seu escritório e assim aumentar os lucros.
Uma boa dica pra quem quer se aprofundar no assunto é ler o post Segmentação Google Ads para advogados: Advogado economize na sua campanha!
Então fique ligado, pois a segmentação por local se baseia em diversos indicadores, o que inclui as configurações, os dispositivos e o comportamento do usuário na plataforma do Google Ads.
E pode apostar, essa é a melhor maneira de veicular anúncios aos usuários do Google que atendem às suas configurações de localização.
Mas atenção. Como esses indicadores variam, não é possível garantir 100% de precisão em todas as situações.
Sendo assim, é mais inteligente e lucrativo utilizar a ferramenta “segmentar por local”, o que significa escolher para quem e onde o anúncio deve aparecer.
E como fazer isso na plataforma do Google?
Recomendo a leitura do post sobre Como anunciar no Google Ads para advogados em 2022: Tutorial para iniciantes!
Tudo isso que acabei de falar diminui seus custos e aumenta suas chances de alavancar seu anúncio no Google.
Mas não acaba aqui. Veja a seguir quais motivos devem ser considerados na hora de escolher uma campanha nacional.
Quando devo anunciar uma uma campanha de advocacia em âmbito nacional?
Tanto no meu escritório, quanto para meus clientes da agência que atuam na área da advocacia, eu sempre indico fazer campanhas nacionais.
E os motivos que apresento a eles, são os seguintes:
- Limitação local é proporcional ao número de clientes
Hoje em dia, o advogado não precisa mais ficar limitado a sua cidade.
A demanda de procura é muito menor se compararmos a nível nacional.
Então se você quer crescer, a melhor opção é anunciar em nível nacional, nem que seja apenas para oferecer consultorias inicialmente.
Por exemplo, vamos fazer uma comparação de volume de buscas nacional e regional da mesma palavra chave “advogado trabalhista”.
Observe na imagem a seguir o que vai acontecer na pesquisa regional:
Para uma segmentação por local, escolhi Fortaleza/CE. Veja que a média de pesquisas mensais para essa região é de 720, ou seja, apenas 720 pessoas usam essa palavra ao pesquisar por advogados trabalhistas no Google.
Observe também que a concorrência desta palavra-chave está como “alta”, o que vai influenciar diretamente no custo dela por cliques.
Agora vou trocar para uma campanha nacional e ver o que acontece:
Perceba que a média de pesquisas mensais subiu para 40.500, isto é, muito mais pessoas procuram por essa palavra-chave se compararmos com a campanha em âmbito regional.
Note também que a concorrência está como “média” e o valor por cliques é bem menor.
Conclusão, ao escolher publicar uma campanha para todo o Brasil, a procura vai ser maior e por consequência uma menor concorrência, o que faz com que sua campanha fique mais barata e atinja um público bem maior.
- Advocacia 100% Digital
A maioria das áreas do direito possibilita a atuação do advogado à distância, ou seja, de forma online, tendo em vista que os processos são na sua grande maioria 100% digital.
É o que acontece, por exemplo, na área previdenciária, trabalhista, entre outras.
Inclusive, mesmo os que são mais complexos para atuar de forma online é plenamente possível conseguir um advogado parceiro em outro estado ou mesmo contratar correspondente jurídico.
Logo, não faz sentido ficar limitado a sua região, se hoje é plenamente possível trabalhar em processos de outras regiões do Brasil, na minha visão
O meu escritório mesmo, o Amaral e Boher possui mais de 5.000 clientes em todo o Brasil e algumas outras regiões do mundo.
Mas é extremamente importante você fazer algo que faça sentido ao seu modelo de negócio, ou seja, não leve apenas a minha em consideração na hora dessa decisão, veja o contexto da sua atuação.
Sei que suas dúvidas não acabam aqui, por isso separei as principais que percebo na hora de tomar essa decisão.
Acompanhe o próximo tópico.
Quando o custo de atuar em mais de 5 processos em outra região vale a pena?
Como eu disse antes, um dos pontos onde as pessoas ficam com mais dúvida na hora de fazer uma campanha nacional ou não, são os custos da OAB.
Isso porque o estatuto da OAB restringe o advogado a ter no máximo cinco processos anuais em outra seccional (art. 10, §2º da Lei 8906/94), sem ter que pagar por uma anuidade complementar.
Veja bem, vou lhe mostrar que mesmo com esse limite de cinco processos anuais ainda vale a pena fazer uma campanha nacional.
Acompanhe esse exemplo.
Digamos que a sua anuidade da OAB é de 800 reais e que você fatura 800 reais em cinco processos. Se isso acontecer, realmente não vale a pena.
Porém, posso te garantir por experiência própria, que os honorários de qualquer um desses processos pode superar e muito esses valores de OAB complementar.
De forma mais clara, o máximo de cinco processos que você pode pegar, caso seja de outras regiões do Brasil, já justifica o investimento.
Lembra que em “Limitação local é proporcional ao número de clientes” fiz um exemplo para comprovar as vantagens de se fazer uma campanha nacional?
Então, ficou claro através daquele caso prático que anunciar para todo o Brasil tem um custo bem menor por cliques e ainda atinge um número maior de pessoas.
Assim, suas chances de se conseguir rapidamente os cinco processos são mais fáceis ao anunciar nacionalmente.
Lembre-se que precisamos que toda a campanha seja bem planejada estrategicamente, pois não adianta apenas escolher o local para qual nosso anúncio vai aparecer se a sua campanha tiver outros erros.
Como realizar atos processuais em outros estados?
Outra dúvida muito recorrente é como fazer as audiências e diligências em outros locais?
Simples, utilize de correspondentes.
O correspondente jurídico nada mais é que um advogado de apoio na prestação de serviços jurídicos específicos para outros advogados, empresas ou escritórios de advocacia.
Sendo assim, é possível contratar advogados parceiros da região para fazer esse trabalho específico e remunerá-los apenas por esse serviço, tirando uma pequena fração dos seus custos.
Bom, essas são as dúvidas mais recorrentes entre os advogados ao fazer uma campanha nacional, mas se você tiver alguma outra é só deixar nos comentários que respondemos.
A seguir veja qual campanha tem o melhor custo benefício.
Qual campanha tem o melhor custo benefício para o advogado, local ou nacional?
Minha sugestão é sempre fazer a campanha do seu escritório de advocacia em âmbito nacional por todos aqueles motivos que já citei antes.
Além disso, quando você faz uma campanha nacional, ela se torna muito mais barata.
Isso pode parecer confuso à primeira vista, já que em diversos anúncios geralmente ocorre o contrário, porém na advocacia não é assim que funciona.
Em regra, em nichos de vendas consultivas, é mais barato fazer uma campanha nacional do que uma campanha local, devido ao retorno do investimento.
E o motivo é bem simples, porque proporcionalmente, em âmbito nacional, o volume de procura por anúncios de advogados e o número de advogados que anunciam são muito menores que uma local.
Quando se faz uma campanha nacional em que a palavra-chave tem um volume de pesquisa de 100.000 mensais e com talvez 10 ou 15 mil advogados utilizando esta palavra, por exemplo, é fato que essa a palavra-chave vai ter um custo X de cliques.
Agora, quando se faz uma campanha local com essa mesma palavra-chave, o volume vai ser de uns 600/ 700 mensais para um número muito maior de escritórios, o que dependendo da sua região, pode chegar a 300 advogados usando a mesma palavra.
Veja que proporcionalmente a demanda é muito maior que a oferta em relação a uma campanha nacional.
Assim, a palavra-chave vai ter um custo X de cliques muito maior também, deixando sua campanha bem mais cara para rodar no Google Ads.
Muitos advogados perdem clientes por não querer atuar em âmbito nacional, afinal não existe mais limitação geográfica para nosso nicho de atuação.
Todos esses pontos que comentei são extremamente importantes para avaliar antes de decidir fazer uma campanha nacional ou local.
Após análise, ainda assim, escolheu fazer uma campanha local, não tem problema, tenho alguns clientes que tomaram essa decisão e com a estratégia correta também tiveram sucesso nas suas campanhas.
Por fim, o mais importante é entender qual o seu modelo de negócio, a sua realidade, o que faz sentido para você. Desta forma, fica mais fácil saber qual a melhor estratégia ao anunciar, possibilitando sua escalada na advocacia.
Conclusão
Agora você sabe as vantagens e desvantagens de uma campanha nacional ou local para advocacia.
Escolher a estratégia correta para sua campanha no Google Ads é o caminho para impulsionar seu escritório.
Com todas essas informações que te passei fica fácil tomar a melhor decisão, afinal trocamos uma ideia sobre:
- O que é segmentação por local no Google Ads?
- Quando devo anunciar uma campanha de advocacia em âmbito nacional?
- Dúvidas na hora de anunciar seu escritório de advocacia em em âmbito nacional
- Qual campanha tem o melhor custo benefício para o advogado, local ou nacional?
Não tenho dúvidas de que a partir de agora ao analisar entre uma campanha nacional ou local, você vai saber escolher corretamente a estratégia para o seu anúncio.
O próximo passo é procurar a ajuda de agência especializada em marketing jurídico.
Ah, e me conta aqui nos comentários o que achou do assunto e se ficou com alguma dúvida. Vai ser um prazer bater um papo com você!
Até breve!