Ei, advogado! Quer anunciar no Google Ads, mas ainda tem muitas dúvidas de como e por onde começar?
Então, fica comigo que preparei esse post especialmente para você!
Não dá pra simplesmente anunciar no Google, sem antes ficar por dentro de alguns princípios básicos que fazem toda a diferença na performance do seu anúncio.
Isso porque existem diversas ações e cuidados que precisam ser observados antes de colocar o anúncio para rodar na plataforma. Mas, não se preocupe! Ao longo desse artigo, você vai conhecer todos eles!
Afinal, aqui você vai descobrir:
- Como o Google Ads funciona para advogados?
- O que orienta o Código de Ética da OAB sobre anunciar no Google Ads?
- Quais as vantagens em utilizar o Google Ads para anunciar seus serviços de advocacia?
- Facebook Ads x Google Ads: qual o melhor para o seu escritório?
- 3 dicas imperdíveis para anunciar seu escritório de advocacia com o Google Ads sem erros!
Ao finalizar a leitura vai ser possível saber quais os melhores caminhos e estratégias para quem quer começar a anunciar no Google Ads e ter sucesso.
Como o Google Ads funciona para advogados?
Se você deseja atrair leads qualificados para o seu escritório de advocacia, o Google Ads é uma ótima opção.
Isso porque é nesta ferramenta que as pessoas pesquisam o que fazer, aonde ir e o que comprar.
Por esta razão, se seu anúncio estiver incluso na ferramenta, ele vai ser exibido no momento exato em que pesquisarem por produtos e serviços referentes ao seu escritório de advocacia.
Bacana, não é mesmo?
No entanto, antes de começar a anunciar é preciso compreender bem o funcionamento do Google Ads para não ter prejuízos com erros básicos que muitos advogados ainda cometem ao anunciar seus serviços.
A boa notícia é que entender o funcionamento da plataforma não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, a interface do Google Ads é bem intuitiva e prática.
O ideal é saber direcionar bem o conteúdo dos anúncios, intercalando fotos, textos e vídeos, para construir campanhas mais eficientes.
Uma boa estratégia também é utilizar diversos tipos de anúncios e a partir deles analisar quais geram melhores resultados para o seu escritório.
Ou seja, montar uma tática de tentativa e erro até a definição da melhor escolha.
Além disso, ter uma boa base de pesquisa de palavras-chaves e um orçamento para fazer os investimentos também vai te ajudar nessa jornada.
Mas, atenção, advogado!
Antes de começar a anunciar seus serviços no Google Ads, é imprescindível conhecer de ponta a ponta o que diz o Código de Ética da OAB, e assim evitar problemas e futuras dores de cabeça com a Ordem.
Mas não se preocupe! A seguir preparei um tópico inteirinho sobre o assunto para facilitar.
Vamos lá?
O que orienta o Código de Ética da OAB sobre anunciar no Google Ads?
Compreender o que orienta o Código de Ética da OAB sobre o Google Ads não é tarefa difícil.
Em 2021, a publicação do provimento 205 deu carta branca para o marketing jurídico e autorizou legalmente o uso dos serviços de advocacia nesse cenário.
Além disso, essa autorização também definiu alguns limites e conceitos para garantir maior segurança aos clientes e advogados ao construir a divulgação digital do seu escritório.
Vale salientar aqui que os anúncios pagos, como os do Google Ads, não ficaram fora dessa! Estes também foram incluídos nesse novo provimento.
No entanto, para anunciar é imprescindível estar de acordo com a ética do exercício profissional da advocacia.
Combinado?
Dito isso, para assegurar que os anúncios estejam devidamente alinhados com o Código de Ética da OAB, é necessário evitar:
Por isso, antes de pensar em uma estratégia de marketing jurídico para um escritório de advocacia, o primeiro passo é retornar esse material e consultar o que não pode ser feito.
Que tal agora conhecer as vantagens em utilizar o Google Ads para as campanhas do seu escritório? Continue a leitura e confira!
Quais as vantagens em utilizar o Google Ads para anunciar seus serviços de advocacia?
Agora que você conhece o que é necessário para anunciar no Google Ads, chegou a hora de conhecer também as vantagens!
A primeira vantagem em anunciar seus serviços de advocacia no Google Ads é ter controle sobre as métricas.
E isso não é algo difícil de conseguir! A ferramenta apresenta uma espécie de diagnóstico sobre as campanhas que mensura a eficiência dos anúncios e os seus impactos na captação de leads.
Vale salientar que o diagnóstico do sucesso de uma campanha acontece somente quando esta é mensurada da forma correta.
Por isso, caso tenha dúvidas sobre como gerenciar, analisar e medir a performance dos seus anúncios, busque um especialista em Tráfego no Marketing Jurídico.
Afinal para garantir bons resultados é necessário utilizar métricas claras. Somente desse modo, é possível entender o andamento do processo e implementar melhorias no dia a dia.
Outra vantagem que pode ser explorada ao utilizar o Google Ads é a segmentação.
Com anúncios bem segmentados, você alcança com maior facilidade as pessoas com interesses específicos. Se quiser saber mais, indico a leitura do post Segmentação Google Ads para advogados.
Ou seja, o público que vai visualizar seus anúncios e se interessar em seus produtos e serviços.
Por isso, é importante investir em conteúdos relevantes!
Abaixo separei algumas opções e ferramentas que podem tornar sua campanha de marketing ainda mais segmentada:
- Palavras-chave
- Local do anúncio
- Idade, local e idioma
- Frequência
- Dispositivos
Entender cada um desses tópicos, vai facilitar duplamente o processo de captação de leads qualificados para o seu escritório.
Por mais vantajoso que seja anunciar no Google Ads, esta não é a única forma de tornar seu escritório visível no mundo digital.
A seguir, confira o paralelo entre ele e o Facebook Ads, e determine qual melhor se encaixa nas suas expectativas.
Facebook Ads x Google Ads: qual o melhor para o seu escritório?
A resposta para esse questionamento é: depende!
Se for possível, anuncie em ambas as plataformas.
Porém, caso não seja possível, o primeiro passo a ser dado é entender cada uma das formas de anunciar e determinar qual melhor se encaixa às suas expectativas e ao seu público.
Confira:
- Facebook Ads
O sistema de anúncios pagos do Facebook é conhecido pelo seu leque de variedade em formatos de campanhas.
Por ter diversos tipos de segmentação disponíveis, é extremamente eficiente e gera um grande número de conversões a curto e médio prazo.
Mas vale salientar que para o trabalho com o Facebook Ads ser rentável para o seu escritório advocacia é necessário que essa estratégia seja condizente com o perfil dos seus clientes.
Isto é, não adianta montar uma campanha na plataforma, se não é lá que o público vai buscar seus serviços!
- Google Ads
Com o Google Ads, você pode divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente.
E mais: você só paga quando as pessoas clicarem para visitar o seu site, visualizarem um anúncio ou ligarem para o seu escritório.
Como foi mencionado anteriormente, uma das muitas vantagens da plataforma é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para o público que procura os serviços que você oferece.
Bacana, não é mesmo?
A partir das informações expostas acima fica duas vezes mais fácil definir qual a melhor estratégia para anunciar seus serviços de advocacia. Ou melhor, se ambas podem ser utilizadas para maximizar os efeitos da sua campanha online!
Mas, calma, não acabou por aqui!
No próximo tópico confira algumas dicas valiosas que vão mudar totalmente sua experiência com o Google Ads. Fique atento a cada uma delas!
Vamos lá?
3 dicas imperdíveis para anunciar seu escritório de advocacia com o Google Ads sem erros!
Para os advogados que iniciam no Google Ads, algumas dicas são extremamente valiosas para a hora de anunciar!
Isso porque são elas que vão ditar a performance de sucesso da campanha do seu escritório.
Por essa razão e para que seus serviços cresçam cada vez mais no meio digital, separei abaixo as melhores estratégias para os seus anúncios:
- Mostre o seu diferencial e compreenda o interesse do seu público
Muitos advogados passaram a anunciar seus serviços no Google Ads, por isso é essencial que você conheça muito bem o mercado e mostre o seu diferencial para as pessoas que buscam os seus serviços.
Desse modo, é possível criar um conteúdo de qualidade e se destacar da concorrência.
Além disso, é crucial entender o interesse do público para criar anúncios que façam sentido e o condicione a clicar na campanha.
Você pode fazer isso ao realizar um estudo aprofundado das palavras chaves do seu nicho.
- Estude as palavras chave e evite as genéricas
Comece selecionando bem as palavras-chave para suas campanhas e evite palavras genéricas que são utilizadas diariamente pela concorrência.
O ideal é usar palavras que expressem o tipo de negócio jurídico que seu escritório oferece e que toquem na dor do cliente.
- Mensure os resultados e otimize os resultados das campanhas
Não adianta criar excelentes campanhas e não analisar os seus resultados.
Ao mensurar as informações captadas com as campanhas é possível otimizar os próximos anúncios para obter ainda mais resultados positivos.
Tenha sempre em mente: por melhor que a sua estratégia seja, sempre há uma forma de melhorar e potencializar.
Combinado?
Por último, anote todas essas informações e revisite esse material sempre que quiser relembrar alguma dica relevante para o seu negócio!
Conclusão
Mesmo que não seja um bicho de sete cabeças anunciar no Google Ads, esta pode ser uma tarefa desafiadora para o advogado que inicia na plataforma sem base alguma.
No entanto, este não será mais o problema para você! Com tudo que te apresentei aqui hoje, vai ficar duas vezes mais fácil criar campanhas eficientes para o seu escritório na plataforma.
Isso porque aqui foi possível descobrir:
- Como o Google Ads funciona para advogados
- O que orienta o Código de Ética da OAB sobre o Marketing Jurídico no Google Ads
- Quais as vantagens em utilizar o Google Ads para anunciar os serviços de advocacia
- Quais os benefícios e funcionalidades do Facebook Ads em paralelo com o Google Ads
- Dicas valiosas para criar campanhas jurídicas no Google Ads
Viu quanta informação relevante? O próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar de forma correta na plataforma.
Caso tenha alguma dúvida urgente, é só deixar nos comentários deste post.
Até a próxima!