Google Analytics: o que é e como pode ajudar o advogado?

Advogado, você já ouviu falar em Google Analytics?

Sabia o que essa ferramenta poderosa te informa sobre dados relevantes da sua estratégia de marketing jurídico?

Porém o mais importante. Você entende como essas informações podem ajudar o seu escritório?

Se a resposta pra uma dessas perguntas for não, talvez você esteja perdendo tempo e dinheiro…

Isso porque o Google Analytics é uma poderosa ferramenta capaz de rastrear seu desempenho online de forma inteligente e te ajudar a tomar decisões mais certeiras.

Quer saber mais sobre o poder dessa ferramenta?

Dá uma espiadinha no que você vai descobrir por aqui:

  • 1. O que é Google Analytics? 
  • 2. Como o Google Analytics funciona?
  • 3. Quais são as informações coletadas pelo Google Analytics?

A partir dessa leitura, você vai entender melhor como o Google Analytics pode ser uma mão na roda para otimizar esforço e investimento.

Pegue um papel e uma caneta e vamos lá!

1. O que é Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta de análise de dados mais utilizada no mundo. 

Sua versão gratuita é bastante completa e permite a captação de informações dos usuários que acessam seu site ou aplicativo.

A partir da análise desses dados, você tem uma resposta precisa a respeito da atuação do seu escritório no digital e dos seus esforços no marketing jurídico. 

Com isso, você terá em mãos uma infinidade de informações que vai ajudar você a ter insights e desenvolver as melhores ações para alcançar os objetivos do seu negócio.

2. Como o Google Analytics funciona?

Na prática, a ferramenta funciona da seguinte forma:

Você cria uma conta do Google Analytics e depois adiciona um código de medição JavaScript a cada página do site. 

Sempre que um usuário visitar o site, o código vai coletar dados sobre o usuário e as interações que ele teve com a página. 

Em seguida, o Google Analytics organiza essas informações e as apresenta em forma de relatórios e gráficos. 

Importante: as informações sobre os usuários são coletadas de forma anônima, ou seja, não é possível saber a identidade da pessoa que acessou o seu site.

Ah, e não se preocupe! 

Só você (e as pessoas que você escolher) vai ter acesso às informações sobre o seu site. Os seus concorrentes não podem visualizar.

Mas afinal, qual tipo de informação o Google Analytics coleta? 

Veja a seguir!

3. Quais são as informações coletadas pelo Google Analytics?

As informações coletadas pela ferramenta podem ser separadas em quatro grandes categorias, que eu gosto de chamar de pilares do Google Analytics.

São eles:

  • 1. Público-alvo
  • 2. Aquisição
  • 3. Comportamento
  • 4. Conversões

Vem comigo para entender direitinho cada um!

1. Público-alvo

O Google Analytics é capaz de reunir dados específicos dos usuários que visitam o site ou blog do seu escritório.

Isso inclui, por exemplo:

  • dados demográficos (idade, sexo, idioma, região)
  • interesses
  • qual dispositivo as pessoas estão usando para acessar
  • se os usuários visitam seu site muitas vezes ou só de vez em quando
  • se passam muito tempo no site
  • entre outras informações importantes

Esse tipo de informação é fundamental para você entender a fundo quem é a audiência do seu site.

Isso pode ajudar e muito a definir qual é o público-alvo e a construir uma persona para o seu escritório.

Para saber mais sobre a importância de conhecer o público do seu escritório, leia nosso artigo: Marketing Jurídico: tudo que você precisa saber para bombar na internet

2. Aquisição

O pilar de aquisição diz respeito aos dados que revelam as fontes de tráfego, isto é, como as pessoas chegaram até o seu site.

Com o Google Analytics, é possível coletar informações de diversos tipos de fonte, tais como:

  • busca orgânica (se a pessoa digitou o que precisava no Google e encontrou seu escritório)
  • anúncios ou links patrocinados que você criou com o Google Ads
  • redes sociais
  • e-mail
  • links externos, ou seja, através de algum outro site ou blog que citou o seu escritório e colocou um link para seu site
  • pesquisa direta (quando o usuário digita a URL diretamente na barra de endereço)
  • entre outros

Legal, né?

Se você tem esses dados em mãos, pode verificar, por exemplo, quais canais atraem mais tráfego e investir seu tempo e dinheiro naquele que traz retorno.

3. Comportamento

Depois das análises de público e aquisição, você já tem ideia de quem é o cliente do seu escritório e como ele chega até o seu site, correto?

A partir disso, você pode se perguntar: “Tá, mas e agora? O que acontece quando o usuário está no meu site?”

É aí que entra o pilar de comportamento!

Felizmente, o Google Analytics também é capaz de fornecer dados importantes sobre as interações dos usuários com o seu site.

Em outras palavras, a ferramenta aponta o que o usuário fez ao chegar no site, qual caminho ele percorreu.

Só pra ter uma noção, algumas das informações que você pode obter são:

  • quanto tempo os usuários ficaram no site
  • quais páginas elas acessaram
  • quais artigos elas pesquisaram
  • onde as pessoas mais clicam
  • quais são as páginas mais populares
  • etc

Tudo isso traz nova perspectiva sobre a relação ao que está dando certo no seu site, o que precisa ser melhorado, quais as oportunidades dentro da plataforma, entre outros insights.

4. Conversões

Para completar a análise estratégica, temos o pilar de conversões.

É possível escolher qual ação do usuário é mais valiosa para o seu escritório e configurar como uma conversão para que o Google Analytics possa rastrear.

Você pode acompanhar, por exemplo, quando o usuário:

  • faz download de ebook
  • faz o cadastro na newsletter
  • clica no botão para entrar em contato através do Whatsapp
  • ou outra ação que você considerar importante

Assim, você consegue analisar se as suas estratégias de marketing trazem resultados reais para seu escritório.

Conclusão

Fala a verdade: nem você acredita que viveu todo esse tempo sem o Google Analytics!

Com essa ferramenta, você vai ser capaz de acompanhar o seu desempenho online de modo eficiente e criar estratégias sólidas para impulsionar o seu escritório.

É uma maravilha, né?

Eu aposto que depois desse post, a importância dessa ferramenta está mais do que clara, não é mesmo?

  • O que é mídia paga para advogados
  • Que é possível investir em mídia paga no marketing jurídico
  • Quais são as  vantagens de investir em mídia paga para advogados

Agora que eu mostrei tudo isso, o próximo passo é buscar o auxílio de uma agência para aproveitar ao máximo o poder do Google Analytics.

Para isso, você pode contar com a equipe do Conversão Jurídica!

Estamos prontos para te guiar em uma jornada de sucesso e garantir que todos os seus passos estejam em conformidade com as regras da OAB. 

Bom, espero que o post tenha ajudado e caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Até a próxima!

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