Google Tag Manager para Advogados: como utilizar e instalar?

Você sabe como analisar métricas e rastrear os passos de quem acompanha e acessa o site de advocacia?

Se você já investe em marketing digital, sem dúvidas sabe que isso é fundamental para alcançar todos os seus objetivos.

E para que isso aconteça, é necessário fazer apenas algumas mudanças no código das páginas, o que antes era complexo e trabalhoso e te forçava a contratar um desenvolvedor ou um especialista no assunto.

A boa notícia, é que o Google Tag Manager é justamente a ferramenta  que vai te ajudar nessa tarefa de inserir códigos e tags em sites, facilitando, de forma simples e produtiva, toda a sua rotina de marketing jurídico. 

Para saber mais, continue comigo na leitura desse post. Isso porque vou falar de:

  • O que é Tag Manager?
  • Como instalar o Google Tag Manager em seu site de advocacia?
  • Como colocar o código Tag Manager no seu site de advocacia?
  • Como verificar se o código do Tag Manager foi instalado corretamente?
  • Dica de ouro para quem instalou o Tag Manager 

Ao final você vai descobrir que o Tag Manager não é nem um bicho de 7 cabeças, pelo contrário, vai adorar saber que com essa ferramenta é possível otimizar custos e prazos das suas campanhas de advocacia.

O que é Tag Manager?

De forma simples, Tag Manager é um gerenciador de códigos. 

Imagine que você precisa inserir novos códigos no seu site para atualizar, otimizar ou até mesmo facilitar a captura de alguns resultados importantes para sua campanha de marketing jurídico.

Até um tempo atrás, esse serviço era exclusivamente realizado por desenvolvedores ou web designers, o que por consequência aumentava os custos.

Mas isso mudou!

Isso porque a plataforma do Google Tag Manager veio para cobrir essa expertise que era para poucos. Agora você pode gerenciar seus próprios códigos e fazer isso de forma simples e rápida, sem depender de um  programador.

Ou seja, instalar pixels e scripts em sites não precisa ser um problema e muito menos gerar um chamado ao TI. 

Muito bom, não é?

Com essa ferramenta prática e acessível, você advogado consegue sozinho monitorar métricas e rastrear resultados do Analytics.

Logo, se você tem uma campanha de marketing jurídico e precisa otimizar seus custos e prazos, instale a plataforma mais indicada para esta ação: o Google Tag Manager!

E calma que não acabou. Agora que você sabe o que é e pra que serve, veja como instalar.

Como instalar o Google Tag Manager em seu site de advocacia? 

Para ter acesso ao Google Tag Manager é bem simples. 

O primeiro passo é criar uma conta na plataforma

Uma boa dica é já ter uma conta no Gmail, pois assim já dá para acessar os serviços do Google Tag Manager, sem necessidade de criar uma nova conta.

Em seguida, vá para  a página do Google Tag Manager e faça o login do seu Gmail. 

Use a mesma conta do Analytics, pois é nela que vamos vincular ao Google Tag Manager, combinado?.

Ao acessar o site “tagmanager.google.com”, clique em “Criar conta”, como na imagem abaixo:.

Logo após, preencha os campos de “configuração da conta” com o nome chave para a campanha que você está fazendo e a região de atuação.

Ao concluir essa primeira etapa de configuração da conta, chegou a hora de personalizar o seu container. 

O “container” é o local onde você configura e armazena todas as regras e tags que serão posteriormente  utilizadas em seu site.  

Uma dica rápida: se na sua estratégia de marketing você estiver usando mais de um site e precisa gerenciar dois ou mais, o recomendado é criar um container para cada. Assim, fica mais fácil de fazer o monitoramento das tags e métricas relacionadas para cada site.

Pronto, voltando.

Após nomear o container, escolha a opção “plataforma segmentada”, neste caso, o objetivo é criar tags para gerenciar os sites que são usados para fazer campanhas de marketing jurídico.

Perceba nesse momento que existem várias opções como: Web, iOS, Android, AMP e Server.

Escolha uma plataforma que esteja focada na sua campanha de marketing, qual seja, a Web, já que o seu objetivo vai ser gerenciar tags para o site de advocacia.

Por fim, clique em criar e aceite os termos de uso.

Parabéns, você concluiu a primeira etapa. Agora é a vez de fazer acontecer. Vamos lá?

Como colocar o código Tag Manager no seu site de advocacia?

Existem inúmeras maneiras de se criar um site. O importante nessas horas é saber como ele foi  minimamente criado.

Essa é única forma de depender cada vez menos de desenvolvedores ou suporte de TI para tratar de assuntos simples como a utilização do Google Tag Manager.

Após aceitar os termos de uso, você vai se deparar com esta tela:

Não precisa se assustar.

Foque sua atenção em entender como usar o Tag Manager em diferentes plataformas. Assim, você não vai sentir dificuldade alguma de utilizar a ferramenta, independente da plataforma que seu site foi criado.

E calma que também não é necessário entender de códigos de programação como linguagens HTML, CSS, Javascript ou coisas do tipo, porém, ter apenas conhecimento que o seu um site é criado a partir de códigos. 

Beleza até aqui?

Bom, então para que o Tag Manager funcione no seu site, basta copiar os códigos da tela acima e colar na programação do seu site. 

Para isso, siga as seguintes instruções:

  • acesse a programação do seu site 
  • cole o texto da primeira caixa logo após a palavra “<head>”, digamos que seja o “cabeçalho” do seu site 
  • e a segunda caixa, você vai colar logo após a palavra “<body>”, ou seja, no corpo do seu site. 

Ainda sem saber como acessar a programação do seu site? Fique tranquilo, vou te ajudar.

Existem vários plugins como por exemplo: “metronet tag manager” que podem te ajudar, caso você tenha usado o WordPress para criar o site.

Se você utiliza outra plataforma que não seja o WordPress, infelizmente esse processo fica um pouco mais complicado, pois cada plataforma tem suas regras específicas.

Neste caso, eu recomendo abrir um chamado no suporte da sua plataforma para um tutorial de como instalar o código “GTM” (Google Tag Manager). 

E tem mais. Na maioria dos casos, as plataformas já disponibilizam um tutorial ou até mesmo pedem apenas o código GMT para instalação. Caso isso ocorra, o código é simples de detectar, pois ele fica localizado na primeira caixa de texto, veja:

Viu só como tem boas saídas mesmo sem utilizar o WordPress?!

Ah e na dúvida, deixa nos comentários. Vai ser um prazer ajudar.

Feito isso, bora lá conferir se ficou tudo certo? Continue a leitura.

Como verificar se o código do Tag Manager foi instalado corretamente?

Após copiar e colar as duas caixas de texto no código do seu site, o Tag Manager já está funcionando. 

Para garantir que a ferramenta foi instalada da forma correta, clique em “Pré-Visualizar” no canto superior direito, como na imagem abaixo.

Ao clicar em “Pré-Visualizar” a plataforma vai pedir que coloque o site que você instalou o Tag Manager.

Feito isso, clique em “connect”. Se o código foi inserido da forma correta, vai aparecer que o ID-GTM está conectado e funcionando. Como na imagem abaixo:

Fique atento para este ID-GTM e confira se é o mesmo que apareceu na primeira caixa de códigos que você copiou e colou na programação do seu site.

Espero que tenha dado tudo certo, mas pra finalizar veja a dica final de ouro que te espera

Dica final para quem instalou o Tag Manager!

Se você chegou aqui, com certeza já tem o Tag Manager funcionando direitinho no seu site.

Pois bem, o seu próximo passo é saber quais Tags são indispensáveis para a análise perfeita do seu site. 

E para te ajudar, separei  três que considero indispensáveis, quais sejam:

  • Tag de Remarketing
  • Tag de Conversão 
  • Tag do Google Analytics

E se o assunto te interessou do motivo dessas tags serem relevantes, deixa nos comentários que quem sabe o próximo post não é sobre o assunto.

Conclusão

Você já sabe a importância e a autonomia que o Tag Manager proporciona para sua campanha de marketing depois de finalizar esse post!

Usando esta ferramenta você terá mais parâmetros e autonomia para acompanhar o crescimento da sua campanha.

Aqui, eu te mostrei o básico do que o Tag Manager é capaz de fazer, além de introduzir os primeiros passos para instalação, criação de contas e inserção de códigos no seu site.

Claro que esses são só os primeiros passos, já que agora você tem em mãos uma nova ferramenta para brincar, testar, aprender e mexer. Com a prática tudo fica mais fácil.

Então, continue acompanhando os nossos posts, pois aqui vamos nos aprofundar mais sobre como utilizar a ferramenta do Google Tag Manager.

E não se esqueça, se precisar de uma ajudinha, a equipe do Conversão Jurídica está pronta para lhe atender.

Até a próxima!

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