Quer posicionar melhor seu anúncio no Google?
Ou melhor, fazer com que seu escritório de advocacia tenha um alcance melhor e receba ainda mais cliques de visitantes?
Então você precisa ler esse conteúdo.
É que , neste post, você vai descobrir como o índice de qualidade pode te ajudar a conseguir melhores posições no Google e com menor custo.
Dá só uma olhada:
- O que é o índice de qualidade do Google Ads?
- Como verificar seu índice de qualidade no Google Ads?
- Qual o impacto do índice de qualidade no seu anúncio?
- Quais fatores o índice de qualidade do Google Ads considera?
- 4 dicas para ter o melhor Índice de Qualidade do Google Ads
Com tudo isso, você vai aumentar significativamente o retorno do seu investimento na campanha.
E mais, vai dominar como funciona o posicionamento de anúncios no Google para então criar uma estratégia para melhorar o alcance do seu escritório de advocacia.
Pronto pra dominar a maior vitrine de anúncios?
Bora lá e boa leitura!
O que é o índice de qualidade do Google Ads?
O índice de qualidade é uma medida usada pelo Google Ads para determinar as posições de cada anúncio nos sites de pesquisas.
Esse sistema de avaliação gera uma nota de 1 a 10 para cada anúncio feito no Google Ads.
Essa nota é utilizada para determinar se o anúncio, as palavras-chave e a página de destino são de fato relevantes para os usuários que buscam por aquele assunto.
A partir de então, de acordo com a nota do seu anúncio, o Google vai determinar a posição que o seu escritório de advocacia deve aparecer nas pesquisas.
Ou seja, ele vai comparar a qualidade do seu anúncio com os de outros anunciantes e assim determinar sua posição.
É por isso que o índice de qualidade é a peça chave para determinar sua posição no Google!
Então para saber como verificar o seu índice e começar a melhorar isso, confira a seguir.
Como verificar seu índice de qualidade no Google Ads?
Para visualizar o índice de qualidade é muito simples.
Ao logar na sua conta do Google Ads, siga os seguintes passos:
- No menu à esquerda, selecione Palavras-chave.
- No canto superior direito da tabela, clique no ícone de colunas de nome Status
- Posicione o mouse nesse coluna que logo vai aparecer um balão com informações
- Em “Modificar colunas de palavras-chave”, abra a seção Índice de qualidade.
Pronto. Aí para ver seu índice de qualidade atual e os status dos componentes dele, escolha entre estas opções e adicione-as à tabela de estatísticas:
- Índice de qualidade
- Exp. na página de destino
- CTR esper.
- Relevância do anúncio
A partir de então é só acompanhar as notas e fazer as melhorias possíveis para gerar anúncios melhores.
Qual o impacto do índice de qualidade no seu anúncio?
Bom, agora que você sabe a importância da posição das pesquisas e onde encontrar essas informações, é hora de entender o impacto do índice de qualidade na posição e no preço do seu anúncio.
Deixa eu explicar cada um por vez para ficar mais claro
Impacto na Posição de um Anúncio
Ao realizar uma busca no Google sempre ocorre um fenômeno que chamamos de Leilão do AdWords!
Ou seja, quais anúncios devem ser exibidos ou não.
No entanto, diferente de um leilão de quem paga mais leva, para o Google o que importa para aparecer na primeira posição é o maior Ad Rank.
O que é Ad Rank.?
É uma ferramenta do Google que determina a força de um anúncio.
O “Ad Rank” é composto das seguintes variáveis: Índice de Qualidade (IQ) x Lance (CPC máx).
Por exemplo. Imagine que quatro escritórios de advocacia que estão anunciando no Google Ads, com a mesma palavra-chave:
Observe que:
- O escritório “B”, apesar de ter o menor lance (CPC), consegue a segunda posição devido a um alto Índice de Qualidade (10)
- O escritório “D”, com um lance alto, fica na última posição devido ao seu Índice de Qualidade ruim (6).
Conclusão: O índice de qualidade influencia muito na posição que o anúncio será exibido.
Sendo assim, mesmo que o lance de um escritório concorrente seja maior que o seu, é possível se posicionar acima, desde que com um bom índice de qualidade.
Viu só?
Através dessa estratégia é possível economizar nas suas campanhas e ainda assim ficar bem posicionado no ranking de buscas do Google.
E não acabou, olha só o impacto do índice de qualidade no preço do seu anúncio.
Impacto no Preço de um Anúncio
O índice de qualidade pode ser ainda mais importante para determinar o valor real que seu escritório paga por clique ao realizar um anúncio.
Isso porque o lance (CPC) é o valor real que você efetivamente paga, independente do valor estipulado como lance máximo ofertado.
De acordo com o sistema do Google, o valor do CPC real é calculado da seguinte forma: Ad Rank do anúncio que está uma posição abaixo do seu, dividido pelo Índice de Qualidade do seu próprio anúncio.
Acompanhe na imagem para compreender melhor:
Isso serve para demonstrar o quanto é relevante otimizar suas campanhas em busca dos índices de qualidade mais altos.
Querendo ou não, essa prática garante custos menores e posições melhores no ranqueamento do Google, pode acreditar e testar.
Quais fatores o índice de qualidade do Google Ads considera?
Entender o Google Ads não é uma tarefa fácil.
Isso porque ele não divulga a fórmula exata que o algoritmo utiliza para definir o índice de qualidade.
Ainda sim, vários testes e estudos, apontam três fatores que ele mais considera e que portanto requerem sua atenção.
São eles, na seguinte ordem de relevância:
- Taxa de Cliques Esperada (CTR)
- Relevância do Anúncio
- Página de destino
Logo, o Índice de qualidade é calculado com base no desempenho combinado desse três componentes que vou explicar em detalhes a seguir:
Taxa de Cliques Esperada (CTR)
O CTR, também conhecido como Click Through Rate, indica quantas vezes clicaram sobre o seu anúncio logo após visualizá-lo.
O resultado é obtido pelo número de cliques dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido.
Sem dúvidas que este é o fator de maior peso no índice de qualidade, já que tem como objetivo identificar quando o anúncio está sendo relevante para os usuários.
Em uma representação gráfica, podemos afirmar que o CTR representa a maior fatia que interfere no desempenho do seu anúncio, vejamos:
Resumindo. Quanto mais cliques seu anúncio tiver, mais relevante ele se torna e com isso se posiciona melhor.
Ou seja, foque em sempre melhorar o seu CTR, principalmente com textos de anúncios mais atraentes e específicos, realçando um benefício exclusivo do seu escritório.
Relevância do Anúncio
É o quanto o seu anúncio corresponde a intenção do que os usuários buscam na internet.
Em outras palavras, o Google procura entender o quanto as palavras-chave do seu anúncio são realmente relevantes para a pesquisa do usuário.
Então para melhorar a relevância do seu anúncio, anote essas 4 dicas:
- Adicionar palavras-chave negativas
- Inserir a palavra-chave no título 1
- Utilizar todas as extensões possíveis
- Utilizar de Call to Actions
Tudo isso deve se alinhar com as características do seus clientes (a persona), para que você consiga atender às expectativas que eles querem alcançar ao buscar por seus serviços.
Página de Destino
A página de destino avalia qual é a relevância e utilidade do seu site para as pessoas que clicaram no link do seu anúncio.
Por exemplo. Ao realizar o anúncio, você colocou um link para uma página de destino, no caso o site do seu escritório.
A partir daí, o Google Ads avalia a experiência desses usuários direcionados em 3 pontos:
- Seu conteúdo é relevante e original?
- É confiável?
- A navegação pelo site é boa?
Fique atento se você atende bem esses itens.
Além disso, verifique se o seu site vai entregar o que o anúncio promete.
O clique é só o começo, o que vai definir mesmo uma contratação é o grau de experiência que você vai entregar na página de destino.
Por fim, cada componente desses que eu citei (CTR, Relevância e Destino) são avaliados com um um status “Acima da média”, “Na média” ou “Abaixo da média”.
Um bom termômetro pra saber como você está é comparar com outros anunciantes que tiveram anúncios exibidos para a mesma palavra-chave nos últimos 90 dias.
Se um desses componentes tiver o status “Na média” ou “Abaixo da média”, isso é um excelente indicativo de você fazer melhorias.
3 dicas para ter o melhor Índice de Qualidade do Google Ads
Chegou a hora de colocar as mãos na massa.
Você já sabe tudo que pode influenciar no índice de qualidade do Google Ads, então só resta agir para colocar em prática tudo que dissemos até aqui.
Pra isso, eu separei 3 dicas que considero essenciais para se começar a ter melhores resultados nos anúncios.
Vamos conferir?
Vem comigo:
Dica 1 – Revisar seus componentes do Índice de Qualidade
Lembra que vimos até aqui que 3 fatores influenciam o índice de qualidade?
São eles: CTR, Relevância e Destino!
Esse é o primeiro passo, pois são esses os componentes que vão ajudar você a atualizar o texto do anúncio, a seleção de palavras-chave ou o conteúdo da página de destino.
Um bom caminho é começar observar o status de cada componente, pois assim você já sabe qual deles merece mais atenção e revisão.
Dica 2 – Aumentar a atratividade e relevância do anúncio
Para aumentar a atratividade do seu anúncio, comece com a revisão das palavras chaves e segmente seus temas em grupos menores.
Já para avaliar a relevância do assunto, faça o seguinte exercício mental:
- De que forma eu pesquisaria esse assunto?
- A forma como anunciei, é a forma com que eu ou outras pessoas pesquisaram?
Com esse exercício, você garante maiores índices de CTR, que como já vimos é a fatia do bolo de maior representação no índice de qualidade do Google Ads.
Dica 3 – Melhorar a página de destino
Aqui não tem erro.
Ofereça para os visitantes a mesma experiência que você espera ao entrar em um site.
Sua página de destino precisa ter um conteúdo relevante e sempre incluir as palavras-chaves, caso contrário ninguém chegará até lá.
E se o seu status da sua página de destino estiver “Abaixo da média” ou “Na média”, adote as seguintes ações:
- Reduza a velocidade de carregamento
- Dê às pessoas o que elas estão procurando
- Mantenha a consistência entre as mensagens do anúncio e a página de destino.
- Otimize seu site para dispositivos móveis
E lembre que se a sua página estiver cheia de banners e pop-ups, as chances são grandes do Google Ads considerar a sua navegabilidade péssima e com isso não entregar o seu anúncio.
Conclusão
Ninguém tem dúvidas que o Google Ads para advogados é um dos melhores aliados para um escritório de advocacia que quer conseguir clientes na internet.
Ficou claro também que o Google para advogados não dá os primeiros lugares para quem paga mais, pois existe um cálculo feito para determinar a posição de cada anúncio.
Não é à toa que para aumentar a visibilidade do seu escritório nesse vitrine, é preciso saber como utilizar o Google Ads e ainda como posicionar melhor seus anúncios com o menor custo, se possível.
Pois bem, isso já não é mais um problema pra você.
Isso porque, você acabou de dominar as respostas para as seguinte perguntas:
- O que é o índice de qualidade do Google Ads?
- Como verificar seu índice de qualidade no Google Ads?
- Qual o impacto do índice de qualidade no seu anúncio?
- Quais fatores o índice de qualidade do Google Ads considera?
- E muito mais!
Com todo esse conhecimento, ficou fácil saber como criar uma estratégia campeã para os seus anúncios.
Acredite, seu escritório de advocacia vai ter um impulsionamento alto e com o menor custo possível.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários.