Marketing Digital: como ter boas estratégias e mais clientes

Saber como conquistar leads qualificados com Marketing Jurídico, é o que todo mundo quer.

Porém, não basta definir qualquer estratégia, é preciso também estar alerta ao código de ética da OAB, além de saber como comunicar a mensagem certa para o público certo. 

Bem, se isso é o seu caso, fica comigo que preparei esse post especialmente para você!

Aqui vai ser possível descobrir que existem diversas ações, ferramentas e outras dicas que são indispensáveis na hora de definir um planejamento para começar a conquistar clientes com marketing na advocacia.  

Acompanhe neste sumário: 

  • Quais são os 4 pilares do marketing jurídico? 
  • Como definir uma boa estratégia para conquistar clientes com marketing jurídico? 
  • Como ter sucesso no marketing jurídico digital? 3 dicas imperdíveis! 

Ao finalizar a leitura você vai descobrir quais os melhores caminhos e estratégias para atrair um público de valor para o seu escritório. 

Quais são os 4 pilares do marketing jurídico? 

Antes de conhecer quais são os 4 pilares que sustentam o marketing jurídico, é muito importante que você tenha em mente quais são os objetivos e metas do seu negócio

Comece com os 3 seguintes pontos: como, onde quero chegar e quantos clientes desejo atingir em um determinado tempo!  

Vale salientar que toda forma de comunicação tem uma finalidade, se você não sabe ainda qual é a sua, vai ser mais difícil saber se está no caminho certo ou não.

Após determinar o seu posicionamento sobre as questões acima, é hora de definir também uma boa estrutura de marketing para os seus serviços. 

Essa estrutura precisa está fincada em 4 pilares! Vamos lá conhecer?

  1. Estar em consonância com o código de ética da OAB

Qualquer estratégia que seja definida para um marketing jurídico eficiente e funcional deve, primeiramente, estar preocupada em não descumprir o Código de Ética e Disciplina da OAB. 

Conforme o conjunto de normas da organização, a publicidade profissional do advogado deve ter caráter  informativo e evitar ao máximo a mercantilização da profissão.

Não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças! 

Para conquistar o cliente dentro dessas regras, o advogado pode mostrar seu valor e se posicionar como autoridade no assunto, bem como agregar valor com o seu conteúdo. 

Ah e se você quer se aprofundar sobre essas regras da OAB, indico fortemente a leitura do post Marketing Jurídico e Regras da OAB: O que pode ou não fazer!

  1. Ter um conteúdo de valor

Para produzir um conteúdo de valor na advocacia, o primeiro passo é conhecer as dores dos seus clientes. 

Feito isso, trace caminhos para sanar essas dores e responder as principais dúvidas do público. 

Para facilitar, você pode se inspirar e estudar as estratégias de profissionais que já tem notoriedade no mercado. 

Mas atenção: evite qualquer tipo de plágio e busque sempre ressaltar o seu diferencial.

  1. Saber se diferenciar da concorrência

É uma tendência! 

Nos últimos anos, o mercado do marketing jurídico tem ganhado espaço e credibilidade online. Cada vez mais bons advogados iniciam suas atividades no mundo digital. 

Por isso, é primordial saber qual o seu diferencial na multidão. É isso que o seu público quer encontrar ao contratar seus serviços. 

  1. Criar bons relacionamentos com o público-alvo

Conhecer seu público-alvo é um passo importante para estabelecer uma boa comunicação com ele!

É necessário descobrir quais as reais necessidades de quem quer contratar os seus serviços e o que ele espera com isso. Mapeie todas essas expectativas!   

Após ter em mãos esse estudo, explore as oportunidades dentro da própria internet. 

Ou seja, elabore fóruns, marque presença nas redes sociais e preste atenção às principais dúvidas e comentários dos internautas.

Por meio da observação do feedback do público, fica muito mais fácil delimitar uma estratégia para conquistá-lo. 

Pensando nisso, a seguir preparei um tópico completinho com as melhores estratégias para conquistar clientes no marketing jurídico. Acompanhe! 

Como definir uma boa estratégia para conquistar clientes com marketing jurídico? 

É natural que ao iniciar no marketing muitos profissionais e escritórios jurídicos encontrem alguns desafios e tenham dúvidas sobre qual caminho percorrer para ter sucesso. 

Com as proibições do Código de Ética da OAB, isso se torna um pouco mais complexo. 

Mas, pode se tranquilizar! Aqui você vai encontrar algumas estratégias que vão iluminar sua jornada. 

O primeiro passo é delimitar sua área de atuação. Isso mesmo, seu escritório precisa ter um foco e definir qual serviço vai oferecer. 

A partir disso é possível direcionar as estratégias de marketing! 

A premissa é simples, um cliente que busca aprender a fazer bolo, não vai visitar um site ou a rede social de uma loja de material de construção para colher informação.

Por isso, foque na área que você atua, conhece e domina! 

Após delimitar bem o eixo que vai atuar, comece a trabalhar e estruturar as seguintes práticas:

Desenvolvimento da persona

Construa um personagem fictício que representa o seu cliente ideal e crie conteúdos que resolvam os problemas desse cliente.

Determine os canais de comunicação

Após o estudo da persona e a compreensão de onde estão os seus clientes, defina os canais de comunicação a serem utilizados. 

Você pode utilizar  blog, redes sociais e e-mail marketing, que  são as soluções mais comuns desse mercado.

O essencial é que essa escolha seja baseada no conhecimento do seu público e na definição de personas, que comentei anteriormente.

Construa, elabore e planeje as ações do seu marketing

No marketing jurídico, é essencial que cada passo seja estratégico e programado.

Não dê um passo no escuro sem saber o que tem do outro lado.

Antes de tudo, vislumbre todas as suas opções, delimite as expectativas e investimentos, coloque o planejamento no papel e siga-o à risca. 

Tenha certeza que isso vai te livrar de dores de cabeças durante a etapa da execução.

Até aqui você já descobriu um leque de informações e possibilidades que vão mudar a cara do seu escritório. 

Mas, ainda não acabou! A seguir, confira mais 3 dicas infalíveis para que sua estratégia no marketing jurídico tenha sucesso. 

Como ter sucesso no marketing jurídico digital? 3 dicas imperdíveis!

Não existe uma fórmula mágica para obter sucesso no marketing jurídico, porém um bom planejamento aliado a algumas dicas valiosas podem ajudar a melhorar significativamente a sua performance nesse meio.

Abaixo separei as melhores para você, confira: 

  • Observe o cenário e elabore um relatório da performance online do seu escritório

Com frequência procure o nome do seu escritório, seu nome e informações de contato no Google. Anote tudo que encontrar e estude com calma os dados obtidos!  

Este mapeamento é essencial para delimitar seu crescimento online e ter a compreensão da repercussão dos seus conteúdos em sites e em outras redes sociais. 

A partir dessa análise, é possível aprimorar a estratégia e obter melhores resultados no futuro.

  • Não foque em apenas oferecer seus serviços

Conquistar novos clientes na advocacia não é uma tarefa simples, ela exige um alto nível de transparência. 

Confie em elaborar um conteúdo rico para colher bons frutos no futuro. Você ganhará mais clientes a longo prazo, se você parar de tentar “vender” o tempo todo. 

  • Estreite os laços com o seu público

Tenha uma forte presença online. 

Fique atento aos comentários mais frequentes nas postagens. Transforme-os em insights para a produção de novos conteúdos.

Não precisa correr, ainda dá tempo de bolar boas estratégias para 2023! 

Agora é a hora de repensar o que já foi feito até aqui e em um plano estratégico para eliminar o que não funciona e alavancar seu escritório com o marketing jurídico.

Conclusão

Advogado, agora você compreende para onde direcionar seus esforços e assim bombar no marketing, sem ferir as normas da OAB. 

Tenho certeza que conquistar clientes online, não será mais um problema para você! 

Com tudo que te apresentei aqui hoje, vai ficar duas vezes mais fácil mapear e definir sua estratégia. 

Afinal, aqui foi possível descobrir:

  • Quais os 4 pilares do marketing jurídico
  • Como estruturar e definir uma boa estratégia para conquistar clientes com marketing jurídico
  • Qual a importância de ter um bom relacionamento com o público-alvo na advocacia digital
  • Dicas imperdíveis para que seu planejamento no marketing jurídico dê certo e seu escritória tenha sucesso no mundo digital

O próximo passo é procurar a ajuda de agência especializada.

A equipe da Conversão Jurídica pode te ajudar a ter melhores resultados nessa jornada, principalmente por nossa especialidade ser o marketing jurídico para advogados.

Até a próxima!

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