Nos tempos de hoje, o que todo advogado quer é ganhar destaque no mundo digital.
Afinal, dominar estratégias de marketing jurídico é o que faz um escritório de advocacia conquistar e fidelizar muito mais clientes.
Ainda sim, existem muitos colegas inseguros sobre o que se deve respeitar para fazer publicidade no meio jurídico.
E isso é natural, ainda mais depois das novidades trazidas pelo Conselho Federal da OAB no Provimento nº 205/2021.
Se esse é o seu caso, você está no post certo. Isso porque resolvi separar esse conteúdo especial só para falar sobre o que se pode ou não fazer no Marketing Jurídico Digital.
Acompanhe pelo sumário, se preferir:
- O que é Marketing Jurídico?
- A OAB permite fazer Marketing Jurídico?
- O que é ou não permitido para Marketing Jurídico de advogado?
- Por que o Marketing Jurídico é importante para a sobrevivência do seu escritório?
Ao final eu garanto que você vai saber todos os detalhes que o Provimento dispõe sobre publicidade e informação da advocacia.
E mais, vai ficar seguro para aplicar o seu marketing digital sem medos.
1. O que é Marketing Jurídico?
Antes de mais nada, para quem tá chegando agora nesse universo maravilhoso, nada mais importante do que responder: o que é marketing jurídico?
É um conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo promover um advogado ou a imagem de escritório de advocacia, sem ferir as normas de ética da OAB.
Veja que em nada se confunde com propaganda e ofertas e sim com estratégias para você se apresentar ao mercado.
Um bom marketing jurídico divulga seus serviços jurídicos, aproxima você do seu público-alvo e constrói uma imagem forte no mercado, além fidelizar clientes e captar novos.
Em resumo, é a forma que um escritório tem para se comunicar com seus clientes, parceiros e com toda a sociedade em geral.
É por tudo isso que para advogados ou escritórios venderem seus serviços e ter mais clientes, é essencial investir em marketing jurídico, bem como conhecer todas as regras do que é ou não permitido.
Agora que você já sabe o conceito, vem descobrir de vez o que a OAB te permite fazer.
2. A OAB permite fazer Marketing Jurídico?
Muitos ainda não sabem, mas muito antes do Provimento nº 205/2021, a OAB já permitia os advogados realizarem publicidade.
Claro que era algo ainda muito tímido, tanto que no novo provimento, publicado no dia 21/07/2021, o Conselho fez questão de ampliar até mesmo o termo “publicidade” para marketing jurídico”. Olha só:
Art. 1º É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento.
Fato é que essas novas regras também definiram limites e preceitos éticos para garantir maior segurança dos clientes e advogados.
Tanto é assim que o advogado deve continuar respeitando todas as limitações previstas no Estatuto da Advocacia, bem como no Código de Ética e Disciplina. Portanto, são normas que se complementam.
Vale salientar que até os anúncios pagos, como os do Google Ads, não ficaram fora das novas regrinhas do provimento..
Dito isso, para assegurar que os seus anúncios estejam devidamente alinhados com o Código de Ética da OAB, com o Estatuto e com o novo Provimento 205/2021 , confira a seguir o que é ou não permitido.
3. O que é ou não permitido para marketing jurídico de advogado?
Antes de elencar para você 7 situações que podem ou não ser realizadas no marketing jurídico, eu queria muito ressaltar o art. 3º do Provimento 205/2021.
Isso porque ele nos faz um alerta de que a publicidade profissional da advocacia deve ter:
- Caráter Informativo
- Discrição e Sobriedade
- Jamais configurar captação de clientela ou mercantilização
Em outras palavras, você jamais pode fazer referência a valores de honorários ou oferecer descontos, divulgar algo que induz as pessoas a erro, dizer que é especialista em algo que não se tem certificação e fazer panfletagem em local público.
Dito isso, que sei que parece bem óbvio, veja a seguir 8 situações que são ou não permitidas no marketing jurídico de advogados. Inclusive fundamentei todas, pois sei que advogado gosta de preto no branco hehe.
Uma delas pode ser a sua dúvida e se ela ainda não foi respondida, é só deixar nos comentários.
Agora acompanhe comigo:
- Advogado pode ter sites e páginas em redes sociais?
Logo, os advogados podem sim ter páginas em redes sociais sobre os seus serviços ou então página do escritório em que atuam.
- Advogado pode desenvolver logomarcas, logotipos e publicar fotos?
Mas atenção. Tudo deve ser apresentado com caráter informativo e de preferência com discrição.
Além disso, é permitida também a utilização de logomarca e imagens, inclusive fotos dos advogados e do escritório, assim como a identidade visual nos meios de comunicação profissional, porém nada ligado a símbolos oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil.
- O advogado pode demonstrar sua autoridade por meio de um conteúdo jurídico acessível, explicativo e consultivo?
Perceba que o provimento permite você demonstrar a sua autoridade através de conteúdo quando se trata de questões jurídicas.
Por isso, invista em produzir conteúdo, afinal essa é a melhor forma de demonstrar autoridade e ainda com autorização pela OAB.
- Advogado pode se utilizar de anúncios pagos ou gratuitos em seus meios de comunicação?
Esse ponto era uma dúvida muito comum entre os advogados e que já gerou muita polêmica.
Mas agora é oficial e está escrito, como você acabou de ver.
Portanto, é permitido anúncios (pagos ou não) nos meios de comunicação, tais como: Google Ads, Meta Ads (Facebook e Instagram Ads) e diversas outras formas de anúncio para divulgar o seu trabalho no mercado jurídico.
Só atenção a exceção dos meios proibidos pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina e sempre muito cuidado para não incentivar a mercantilização ou captação de clientela.
- Advogado pode fazer publicações online e informar honorários ou promoções do serviço?
Ou seja, nada de publicação aberta de honorários ou qualquer tipo de promoção.
No geral, é mais fácil pecar na questão de “promoções”, pois muitas pessoas tendem a anunciar os serviços e embutir uma “oportunidade” ali no meio. Tome cuidado com isso!
- Advogado pode fazer ofertas de serviços de maneira direta: o famoso “venda direta”?
Além disso, muito cuidado com a famosa venda direta. Isso é extremamente proibido dentro da advocacia.
Portanto, tome cuidado com ações e mensagens como “contrate agora”, “entre em contato já”, “aproveite”.
Tenha em mente que se o seu conteúdo for bom, o cliente naturalmente vai te procurar em seu site ou nas redes sociais.
- Advogado pode prometer resultados?
Logo, jamais prometa resultados dentro da advocacia, visto que isso seria enganar o seu cliente, já que tudo dentro do direito é incerto.
Por que o Marketing Jurídico é importante para a sobrevivência do seu escritório?
Ninguém mais tem dúvidas que se posicionar na internet e ter boas estratégias de marketing jurídico passaram a ser fatores de sobrevivência de muitos advogados e escritórios.
A verdade é que a prospecção de clientes mudou a partir da força que o Google, as redes sociais e o Youtube passaram a ter na vida de todas as pessoas.
É preciso tratar a advocacia como uma verdadeira empresa e começar a aplicar ações de marketing para conquistar clientes e, mais do que isso, fazer o seu nome crescer e se tornar consolidado no mercado.
Lembre que o marketing não é propaganda, mas sim um conjunto de ações que visam apresentar produtos e serviços ao público-alvo e alavancar o seu escritório como um todo.
Sei que o desafio é ainda maior porque o advogado precisa estar atento às formalidades da profissão e sem ferir o Código de Ética da OAB.
Mas isso já não é mais uma preocupação sua depois de ler esse post, não é mesmo
Portanto, o marketing jurídico é importante pra você:
- Conquistar a fidelizar e clientes
- Posicionar sua marca como autoridade no mercado
- Torna-se uma grande referência em sua área de atuação
- Conseguir parcerias com outros escritórios
- Ser contratado por departamentos jurídicos de empresas
- Fortalecer o próprio time jurídico da sua organização
Viu só o grau da importância de aplicar o marketing no seu escritório de advocacia?
E não é preciso estar sozinho nessa. A equipe do Conversão Jurídica está à sua disposição para lhe auxiliar nessa empreitada de expansão.
Pode contar com a gente.
Conclusão
Marketing jurídico tem ótimos resultados, principalmente em relação a competitividade de mercado, a captação de clientes e a fidelização deles.
Sobre esse aspecto, ninguém pode negar.
Ainda sim muitos deixam de aplicar essas estratégias por receio de violar as normas da OAB.
Bom, mas a partir de agora isso não é mais um problema para você, já que foi possível dar o pontapé inicial.
Isso porque detalhamos tudo pra você sobre o principal Provimento da OAB que regula essas questões. E mais, falamos sobre:
- O que é Marketing Jurídico?
- A OAB permite fazer Marketing Jurídico?
- O que é ou não permitido para Marketing Jurídico de advogado?
- Por que o Marketing Jurídico é importante para a sobrevivência do seu escritório?
Com tudo que te contei, o próximo passo é buscar a ajuda de uma agência para te orientar de forma correta nesse processo.
A equipe do Conversão Jurídica está pronta para implementar as melhores estratégias para a sua área de atuação e acompanhar de perto as diretrizes da OAB para que você atue com segurança. Fale conosco.
Espero que essas informações tenham ajudado e caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários deste post.
Boa sorte!