Marketing Jurídico Instagram: como segmentar o público-alvo?

Nos últimos anos, o Instagram se tornou o queridinho dos advogados que fazem marketing jurídico. 

Não é à toa. Além de ser uma ferramenta fácil de usar, é lá que está boa parte do público-alvo dos escritórios de advocacia. 

Por esta razão, ter um perfil nessa rede social pode ser uma excelente oportunidade para você desenvolver seu marketing e conquistar cada vez mais clientes.

Mas, atenção! Não caia no erro de criar campanhas sem antes segmentar o público que consome o seu conteúdo. 

Esta é uma das principais falhas de quem inicia nesta rede social. 

Para resolver este tipo de problema, acompanhe este sumário e descubra: 

  • Qual a importância de conhecer bem o público-alvo no marketing jurídico?
  • Como encontrar o seu público-alvo no Instagram com estratégias de marketing jurídico?
  • Quais métodos do Marketing Jurídico são utilizados  no Instagram para definir o público-alvo?

Boa leitura! 

Qual a importância de conhecer bem o público-alvo no marketing jurídico?

No marketing digital, o público-alvo é definido como um grupo pertencente ao segmento do mercado que uma marca quer alcançar.

Ou seja, são os clientes com características em comum que consomem e se interessam pelos serviços que você presta. 

No marketing jurídico a premissa é a mesma! 

Inclusive, se você quiser se aprofundar mais ainda sobre o tema, recomendo a leitura do post: Segmentação Google Ads para advogados: Advogado economize na sua campanha!

Mas voltando aqui. Os leads que você quer captar devem estar inclusos em segmentos com características demográficas e comportamentais semelhantes. 

Ao identificar corretamente essas características é possível redirecionar as estratégias de marketing para alcançar mais pessoas que realmente tenham afinidade com os serviços oferecidos pelo seu escritório.

Vale pontuar que são essas pessoas que têm mais chances de virarem clientes qualificados.

Desse modo, conhecer o seu público alvo é importante porque ajuda a definir como e com quem você vai conversar nas mídias sociais.

Além disso, esse conhecimento ajuda a indicar onde você deve investir seu tempo e dinheiro para obter resultados favoráveis. 

Na maioria das vezes, quando o advogado tenta atingir muitas pessoas diferentes ao mesmo tempo, a comunicação deixa de ser funcional e não chega a lugar algum. 

Para não cair nessa cilada, a regra é simples: não dá para vender bolo para quem busca material de construção, não é mesmo?

Por isso, é importante saber as dores do seu público e tentar entender como ele pensa e se comporta. Só assim, é possível determinar estratégias eficientes para oferecer soluções assertivas.

O primeiro passo para uma comunicação efetiva com os seus clientes, é saber onde e como encontrá-los.

Já adianto que não é um bicho de sete cabeças, principalmente quando a busca é feita pelo Instagram!  

Isso porque existem uma série de estratégias e direcionamentos nesta rede que podem te auxiliar nesse momento. Selecionei as melhores para te apresentar no próximo tópico. 

Vamos lá?  

Como encontrar o seu público-alvo no Instagram com estratégias de marketing jurídico?

Nem todo mundo sabe, mas querer oferecer serviços para todas as pessoas do Instagram pode ser um erro gigante.

Não adianta escrever sobre divórcio se seu público-alvo são trabalhadores em busca de um bom plano de aposentadoria. 

Um bom marketing jurídico aborda os problemas do público-alvo, o que ele enfrenta na vida, suas dores e interesses.

A verdadeira sacada é encontrar a estratégia certeira que mostre as suas postagens para quem realmente tem interesse nelas.  

Mas, onde e como encontrar esse público?

Para encontrar e definir o seu público-alvo no Instagram existem três dicas impecáveis!  

São elas: 

  • Conheça quais os perfis que já estão te seguindo na rede

Por exemplo: você pode procurar entre os seus seguidores quem interage com as suas publicações ou quem sempre está de olho em seus stories. 

  • Faça uma pesquisa por hashtags

Por exemplo, você pode começar a testar em seus posts as seguintes tags:  #hashtags da sua cidade, #hashtags relacionadas aos serviços que você oferece e #hashtags relacionadas a dor do cliente.

  • Descobrir quais os assuntos de interesse do seu público

Você pode determinar esses interesses observando alguns pontos essenciais como idade, cidade, sexo e renda, por exemplo. 

Viu só?

Esses pontos citados acima, também são conhecidos como segmentações

O algoritmo usa algum deles para direcionar os conteúdos que são produzidos na plataforma e determinar nichos. 

Confira na imagem abaixo quais são os principais:

Anotou tudo direitinho? 

Conhecer bem as segmentações do seu público, vai ajudar a identificar cada vez mais pessoas que querem usufruir dos seus serviços. 

Por exemplo, quando você explora corretamente a dor do seu cliente é possível propor tópicos que o emocionam e o tocam. O que torna a sua rede mais atrativa para esses leads! 

Agora vem comigo que vou te mostrar alguns métodos do Marketing Jurídico que podem te ajudar nessa jornada! 

Quais métodos do Marketing Jurídico são utilizados no Instagram para definir o público-alvo?

Agora que você descobriu o que é e como encontrar o seu público-alvo no Instagram, o próximo passo é entender quais métodos do Marketing Jurídico podem ajudar a definir cada vez mais o seu público. 

E o principal deles é conhecer como os algoritmos dessa rede funcionam para que as chances de aumentar o engajamento sejam maiores. 

Com uma boa estratégia de Marketing voltada para a advocacia,  é possível obter essas métricas a partir da análise de:

  • Seguidores: gênero, idade, localização, dias em que estão mais ativos.
  • Publicações: impressões, alcance, envolvimento, curtidas, comentários e posts salvos.

Além disso, tenho mais 4 dicas valiosas que podem ajudar a definir e engajar ainda mais as pessoas que te seguem:

  • Interaja com o seus seguidores

A interação é uma das principais estratégias de marketing jurídico no Instagram. 

Tirar dúvidas, responder comentários, fazer caixinhas de perguntas e questionários é o primeiro passo para conhecer quem está na sua rede.  

  • Entenda como as pessoas do seu perfil buscam informações

Faça uma boa pesquisa. 

Busque sua área no explorar do Instagram e descubra quais são as maiores dúvidas e dificuldades das pessoas que têm interesse em seus serviços. 

  •  Analise seu público ativo atual

É surpreendente como apenas analisando as estatísticas das suas páginas é possível encontrar e determinar semelhanças entre o público, explore isso.

  • Desperte o interesse de quem te segue

Use e abuse das dicas nas postagens, você pode publicar novidades sobre as áreas de atuação e serviços do escritório. Utilize ilustrações, infográficos e vídeos para falar sobre um assunto que esteja em pauta no momento.

Por fim, faça testes e mais testes. 

Assim como outras mídias sociais, o Instagram está sempre em atualização. Acompanhe o ritmo!  Esteja por dentro das novidades e teste sempre estratégias novas. 

Conclusão

Não há dúvidas que o Instagram é a rede social do momento. 

É lá que está o seu público!  

Com uma boa estratégia de Marketing Jurídico vai ser possível segmentá-lo e aumentar o alcance e engajamento dos serviços que você oferece nesta rede.

Aqui  ficou claro que esta não é uma tarefa difícil. Mas, requer cuidado e um bom planejamento. 

Com tudo que te apresentei hoje, você já pode começar a bolar boas estratégias para definir seu nicho. 

Isso porque aqui foi possível descobrir:

  • Qual a importância de conhecer bem o público-alvo no Marketing Jurídico
  • Como encontrar o seu público-alvo no Instagram com estratégias do Marketing Jurídico
  • Quais métodos podem te ajudar a definir esse público e bombar no Instagram

O próximo passo é procurar a ajuda de agência especializada. A equipe da Conversão Jurídica está preparada para embarcar contigo em uma jornada de sucesso. 

Até a próxima!

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