Marketing Jurídico no Instagram: principais erros e acertos

Muitos advogados têm dúvidas sobre qual caminho seguir para se posicionar bem no Instagram com Marketing Jurídico. 

É bem verdade que muitos desses profissionais começam a carreira sem conhecerem bem as necessidades e potencialidades da advocacia no meio digital  e, principalmente, nas redes sociais. 

Para resolver este tipo de problema e para que você fuja dos deslizes mais comuns no Instagram, acompanhe este sumário e descubra: 

  • Como fazer marketing jurídico no Instagram?
  • Quais os 5 erros mais comuns cometidos pelos advogados no Instagram?
  • Como acertar nas estratégias de marketing jurídico para o público do Instagram?  

Ao final do post, garanto que você vai descobrir estratégias para engajar seu perfil profissional no Instagram, sem cair nos erros de principiantes. 

Boa leitura! 

Como fazer marketing jurídico no Instagram?

Para bombar no Instagram com Marketing Jurídico é preciso primeiramente conhecer bem o seu público e depois explorar todas as funcionalidades e potencialidade dessa rede. 

Isso porque com base nisso e no Código de Ética da OAB, você pode criar boas estratégias para promover seus serviços online.

Ao contrário das outras redes sociais, o Instagram se destaca por ser uma mídia essencialmente visual, e ao mesmo tempo, conteudista.

Ou seja, você tem a possibilidade oferecer o seu conteúdo em diversos formatos que fomentam o engajamento do seu perfil!  

Fique a vontade para abusar dos reels, dos stories e dos carrosséis em seu feed. 

Além disso, mesmo que seja possível curtir, comentar e enviar mensagens particulares como em qualquer outra rede social, o Instagram vai além e oferece mais mecanismos de propagação e interação com os seguidores do que qualquer outra mídia. 

Bacana, não é mesmo? E não acaba por aí! 

Outra particularidade da rede que deve ser explorada no Marketing Jurídico é o fato de que a plataforma foi desenhada para o uso em celular. 

Ainda que haja a possibilidade de usar o Instagram pelo computador, as ferramentas do aplicativo funcionam duas vezes melhor na versão mobile. 

Por esta razão, antes de começar a criar conteúdo, pense que o seu cliente vai visualizá-lo pelo smartphone. 

Ter isso em mente vai te ajudar a criar estratégias visuais e textuais para atrair cada vez mais pessoas para seu perfil.

Porém, muita atenção! 

Por mais que a maioria dos advogados saibam mexer em redes sociais para uso pessoal, quando falamos em usar o Instagram para uso profissional existem fatores, que se não forem estudados corretamente, induzem ao erro. 

E a melhor estratégia para se prevenir é estar ciente desses deslizes. Venha comigo para o próximo tópico e descubra como evitá-los. 

Vamos lá?

Quais os 5 erros mais comuns cometidos pelos advogados no Instagram? 

Boa parte dos advogados quando iniciam suas carreiras jurídicas desconhecem a rotina de um escritório e todos os conhecimentos necessários para tocar seus serviços presencialmente e online.

Por isso, é natural que ao adentrar em redes sociais, como o Instagram, eles cometam alguns deslizes que prejudicam o engajamento do perfil.

Mas, não se preocupe! Ter conhecimentos desses erros é o primeiro passo para evitá-los

Pensando nisso, separei os principais erros cometidos abaixo: 

  1. Não prestar atendimento aos seguidores

Este, infelizmente, é um dos erros mais cometidos por advogados no Instagram.  

Isso porque alguns profissionais possuem muitas dificuldades em manter um relacionamento consistente com os seus seguidores.

Para evitar esse tipo de erro, preze pela qualidade e pelo cuidado no atendimento ao seu público desde o primeiro contato. 

Isso vai ajudar a garantir a continuidade dessa relação.

  1. Não traçar um plano de carreira na plataforma

O início da carreira digital de qualquer advogado, seja no Instagram ou em outra Mídia Social, é o momento de arriscar, errar e aprender. 

Mas, muita atenção! Arriscar não é o mesmo que improvisar, sem planejamento prévio.

Portanto, estabeleça um plano de carreira na plataforma e saiba aonde você quer chegar. 

Esse é um importante passo para ter mais clareza de quais caminhos seguir no Instagram. 

  1. Misturar o perfil pessoal com o perfil profissional

Outro erro que não é raro na advocacia digital é misturar conteúdo do perfil pessoal no Instagram com o perfil profissional. 

Para não cometê-lo, tenha sempre em mente que você está usando as suas redes sociais para falar sobre o outro e NÃO sobre você. 

No marketing jurídico, as pessoas querem receber um conteúdo que agrega valor na vida delas. Invista nisso! 

  1. Não planejar o conteúdo 

Não realizar o planejamento do conteúdo do seu Instagram Profissional é um erro grave.  

É essencial elaborar um plano que sistematize o trabalho do seu escritório. Somente assim é possível atingir um objetivo, uma meta ou um propósito.

Lembre-se que é este plano que vai ditar o conjunto de ações que vai conduzir ao bom resultado na rede.

  1. Não analisar as métricas das postagens e do perfil

Não tem jeito, a análise de métricas é parte integrante e uma das mais importantes fases de uma boa estratégia de Marketing Jurídico.

Observar as métricas das suas postagens possibilita que ações sejam melhoradas, que os anúncios se tornem mais assertivos e os conteúdos sejam mais relevantes para o seu público.

Um combo de vantagens! 

Por meio dessas análises fica duas vezes mais fácil acertar no Instagram! 

Por falar nisso, a seguir preparei um tópico inteirinho de dicas que vão te ajudar a ter vários acertos nesta plataforma. 

Vem comigo! 

Como acertar nas estratégias de marketing jurídico para o público do Instagram?  

O primeiro passo é compreender porque o Marketing Jurídico é importante para advogados. 

Feito isso, você vai entender também que ganhar destaque no Marketing Digital com advocacia é o que todo mundo quer. Este é o verdadeiro sonho de muitos advogados!  

No entanto, fazer isso sem planejamento e uma boa consultoria pode tornar esse sonho em pesadelo, principalmente quando falamos do Instagram. 

Essa rede possui inúmeras potencialidades que se bem exploradas podem levar seu escritório a outro patamar.

A primeira dica para que isso aconteça é: crie um perfil profissional do zero! 

Isso mesmo, nada de misturar as selfies em família com o juridiquês, combinado?

Inicialmente pode demorar um pouco até conseguir um número considerável de seguidores. Mas, quando isso acontecer, sua estratégia e conteúdo estarão alinhados com o propósito do perfil e o engajamento vai ser natural e consequência de um bom planejamento

Outra dica muito importante é focar no seu público-alvo

Molde uma persona para seu escritório: clientes que tenham x, y e z necessidades, na idade a, com poder aquisitivo b, etc.

Após fazer isso, reflita sobre os interesses dessa persona e determine as formas como elas procuram o seu conteúdo na internet. 

Ou seja, as palavras-chave que mais fazem sucesso referente aos temas em que elas estão interessadas ou até mesmo as hashtags que mais utilizam.

É fato que gerenciar uma conta profissional no Instagram pode não ser uma tarefa fácil, mas organizando suas ações tendo em mente o seu público-alvo, o trabalho vai se tornar mais fácil e eficiente.

No mais, esperamos que as dicas e informações expostas até aqui ajudem a evitar os erros mais comuns e estimulem a adoção de boas práticas no Marketing Jurídico para o Instagram. 

Conclusão

Agora você já conhece quais os principais deslizes que podem ser cometidos por advogados no Instagram. 

O próximo passo é focar nas estratégias que vão te ajudar a acertar cada vez mais nesta rede social.  

Com todas essas informações que te passei, fica duas vezes mais fácil bolar um bom planejamento para esta rede.

Isso porque aqui foi possível descobrir:

  • Como fazer Marketing Jurídico no Instagram
  • Quais os 5 erros mais comuns cometidos pelos advogados nesta rede social e como evitá-los
  • Como acertar nas estratégias de Marketing Jurídico para o público do Instagram

O próximo passo é procurar a ajuda de agência especializada. A equipe da Conversão Jurídica está preparada para embarcar contigo em uma jornada de sucesso. 

Não deixe de contar aqui nos comentários o que achou do assunto e se ficou com alguma dúvida.

Até a próxima!

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