Ta aí o segredo para uma estratégia de marketing jurídico certeira: a persona!
Essa ferramenta é fundamental para fugir da comunicação rasa e garantir que a mensagem certa chegue à pessoa certa, o que pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
É por isso que eu decidi te mostrar direitinho o que é persona e como exatamente ela pode ajudar seu escritório.
Confere só um pouquinho do que você vai encontrar por aqui:
- 1. O que é persona no marketing jurídico?
- 2. Qual a importância da persona para o marketing jurídico?
- 2. Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
- 3. Como criar a persona do seu escritório em 3 passos simples?
Você vai descobrir o caminho ideal para fortalecer suas campanhas de marketing e captar muito mais clientes.
Vamos lá?!
1. O que é persona no marketing jurídico?
A persona nada mais é do que um personagem fictício que representa o seu cliente ideal.
Esse personagem é baseado em dados reais dos clientes, tais como características físicas, demográficas e comportamentais, história de vida, objetivos, interesses, necessidades e preocupações.
A partir da definição da persona, fica mais fácil compreender quem consome seus serviços jurídicos, oferecer as melhores soluções e otimizar as estratégias de marketing.
Afinal, dominar a persona certa te permite:
- Conhecer a fundo as dores do cliente
- Definir o tipo de conteúdo jurídico que você deve criar para atingir o cliente em potencial
- Entender qual tipo de linguagem e tom de voz deve utilizar
- Identificar onde os clientes em potencial estão localizados e qual é a melhor forma de chegar até ele (se é por anúncios no Google ou posts nas redes sociais, por exemplo)
- Entender o valor do seu serviço para o público
Viu só?
Mas afinal, o que muitos perguntam é qual é a importância de saber disso tudo para fins de marketing jurídico.
E essa é a resposta que você confere a seguir.
Acompanhe.
2. Qual é a importância da persona para o marketing jurídico?
Com a persona bem definida, é possível divulgar a mensagem certa para atrair potenciais clientes, evitando direcionar sua atenção a pessoas que não estão interessadas em seus serviços.
Em outras palavras, a persona te ajuda a criar estratégias de marketing e captar cada vez mais clientes com muito menos esforço.
Vamos conferir um exemplo prático?
Veja a seguir um exemplo de persona para um escritório de advocacia especializado em direito do consumidor.
Pedro Ribeiro tem 28 anos, é solteiro e mora na região sul de São Paulo.
Trabalha como fotógrafo freelancer há 6 anos e ganha entre R$5.000 e R$7.000 por mês. Ele é curioso, impaciente, dinâmico e faz amizades com facilidade.
Seu estilo de vida é agitado, ele adora música eletrônica e ama viajar para cidades com opções de bares e casas noturnas.
Por viajar bastante, já enfrentou pequenos inconvenientes com as companhias aéreas, mas sempre achou que não valia a pena a dor de cabeça de entrar na Justiça.
No entanto, em sua última viagem internacional, ele teve o voo cancelado e foi realocado para outro avião com dois dias de atraso.
Com isso, ele acabou perdendo duas diárias de hotel e um evento de música que planejava ir há meses.
Pedro se sente prejudicado pelo ocorrido e considera procurar um advogado para conhecer seus direitos.
Ele quer resolver tudo de forma rápida e prática e por um escritório que ofereça a facilidade do atendimento online.
Pronto!
Esse é o nosso exemplo de persona.
Perceba que a descrição traz uma porção de características e aspectos, como se Pedro fosse uma pessoa de verdade.
A partir disso, você pode tirar uma série de informações sobre as necessidades do cliente, qual solução você pode oferecer e quais são as estratégias de marketing ideais para chegar até ele.
3. Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
Se você pesquisa sobre marketing jurídico há algum tempo, já deve ter ouvido falar em público-alvo.
E mais: agora deve estar se perguntando qual é a diferença entre público-alvo e persona.
Acertei?!
Muitas pessoas confundem esses dois conceitos, mas apesar de terem objetivos semelhantes, público-alvo e persona não são a mesma coisa.
A principal diferença entre eles é em relação à profundidade de informações sobre o cliente ideal e suas necessidades.
A persona, como você viu, é a construção de personagens baseados em informações específicas e traz detalhes ricos, que permitem uma maior conexão entre o escritório e o cliente.
Já o público-alvo nada mais é do que a definição social, econômica e demográfica de quem contrata o seu serviço. É algo mais generalista, que conta com dados amplos sobre o cliente.
Dá uma olhada nesse exemplo de público-alvo para você entender melhor:
- Público-alvo: homens e mulheres, de 55 a 65 anos, com renda mensal de até 3 três salários mínimos, moradores da região Sudeste do Brasil, casados e que querem se aposentar.
Note que o público-alvo traz informações gerais sobre o tipo de cliente, sem provocar empatia com um personagem específico.
Ficou mais claro a diferença entre público-alvo e persona?
De qualquer forma, saiba que um estudo não exclui o outro!
Afinal, é crucial ter os dados demográficos, sociais e econômicos do cliente ideal para a construção da persona.
Porém, com os novos hábitos de consumo e alta segmentação exigidas no digital, é necessário entender o consumidor de forma aprofundada.
É por essa razão que o público alvo até pode servir como etapa inicial para a definição de cliente, mas a construção da persona se tornou fundamental para uma comunicação eficaz.
Deu para entender direitinho? Espero que sim e qualquer dúvida é só deixar nos comentários!
Que tal agora descobrir como criar a persona?
Vem comigo!
3. Como criar a persona do seu escritório em 3 passos simples?
A persona do seu escritório não deve ser criada com base em “achismos”.
Vai por mim: muitas vezes, você pode ter certeza que conhece seus clientes e no futuro, com a estratégia já em andamento, acabar descobrindo que estava totalmente enganado…
É por isso que a criação da persona deve respeitar algumas etapas, quais sejam:
1. Reúna dados sobre os clientes
É claro que o primeiro passo para a construção da persona não poderia ser outro!
Para realmente entender o seu público, você precisa reunir o máximo de informações possíveis sobre ele.
E, como eu já mencionei, é importante coletar dados demográficos e socioeconômicos, como gênero, idade, profissão, renda, etc. Mas você precisa ir além e se atentar aos aspectos comportamentais e psicográficos.
Algumas das informações que você pode reunir são:
- quais são seus sonhos, objetivos e desejos
- quais são suas dores, dificuldades e desafios
- o que fazem no tempo livre
- o que ele espera ao contratar um advogado
- em quais redes sociais ele está mais presente
- quais mídias utilizam para se informar
- qual tipo de conteúdo têm interesse
- entre outros dados
Enfim, é importante ser criativo e ir em busca de informações que indiquem a melhor forma de se comunicar e atrair esse público.
Deu para entender direitinho?
Existem inúmeros meios que você pode utilizar para coletar essas informações.
É possível, por exemplo:
- fazer entrevistas diretas com seus clientes atuais
- procurar em fichas de clientes antigos
- criar formulários divulgados nas redes sociais e site
- ler comentários deixados no perfil do escritório e da concorrência nas rede sociais
- etc
Anotou aí?
2. Faça uma análise dos dados coletados
Após coletar as informações, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Você deve fazer uma análise das informações e entender os padrões que se repetem entre elas.
Isto é, verificar quais as características e hábitos em comum, em quais mídias a maioria está presente, etc.
Uma dica é criar uma tabela do Excel e organizar as informações de acordo com cada pergunta. Com isso, vai ficar bem fácil visualizar as informações e identificar as semelhanças.
4. Estruture a persona
Com a análise em mãos, você já pode começar a idealizar a persona a partir das informações que são relevantes para o seu negócio.
Importante: Se o escritório é voltado para mais de uma área e atende públicos diferentes, você pode criar mais de uma persona.
De qualquer forma, tente imaginar a persona como uma pessoa real, com um nome, rosto, história de vida, sonhos e necessidades, hábitos e rotina diária.
Ah, também é importante se atentar à diversidade sexual, religiosa, étnica, cultural e socioeconômica que existe entre seus clientes.
Ficou claro?
É a persona quem vai consumir o conteúdo que você produz e contratar seu escritório.
Então, não esqueça que as suas estratégias devem ser voltadas para ela.
Conclusão
Agora você já sabe que a persona é uma importante aliada para sua estratégia de marketing jurídico.
Com ela, você consegue entender as dores do seu cliente ideal e falar exatamente o necessário para que ele contrate seu escritório.
E claro, depois desse post ficou bem mais fácil definir a persona, não é mesmo?
Aqui eu mostrei:
- O que é persona no marketing jurídico?
- Qual a importância da persona para o marketing jurídico?
- Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
- Como criar a persona do seu escritório em 3 passos simples?
Com todas as informações valiosas que eu trouxe, o próximo passo é buscar a ajuda de uma agência de marketing para te orientar de forma correta.
Vai por mim, planejar as estratégias com base na persona pode ser a chave para o sucesso de seu negócio.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários.