Marketing Jurídico pra Advogados: Como criar a persona?

Ta aí o segredo para uma estratégia de marketing jurídico certeira: a persona!

Essa ferramenta é fundamental para fugir da comunicação rasa e garantir que a mensagem certa chegue à pessoa certa, o que pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

É por isso que eu decidi te mostrar direitinho o que é persona e como exatamente ela pode ajudar seu escritório.

Confere só um pouquinho do que você vai encontrar por aqui:

  • 1. O que é persona no marketing jurídico? 
  • 2. Qual a importância da persona para o marketing jurídico?
  • 2. Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
  • 3. Como criar a persona do seu escritório em 3 passos simples?

Você vai descobrir o caminho ideal para fortalecer suas campanhas de marketing e captar muito mais clientes.

Vamos lá?!

1. O que é persona no marketing jurídico?

A persona nada mais é do que um personagem fictício que representa o seu cliente ideal.

Esse personagem é baseado em dados reais dos clientes, tais como características físicas, demográficas e comportamentais, história de vida, objetivos, interesses, necessidades e preocupações.

A partir da definição da persona, fica mais fácil compreender quem consome seus serviços jurídicos, oferecer as melhores soluções e otimizar as estratégias de marketing.

Afinal, dominar a persona certa te permite:

  • Conhecer a fundo as dores do cliente 
  • Definir o tipo de conteúdo jurídico que você deve criar para atingir o cliente em potencial
  • Entender qual tipo de linguagem e tom de voz deve utilizar
  • Identificar onde os clientes em potencial estão localizados e qual é a melhor forma de chegar até ele (se é por anúncios no Google ou posts nas redes sociais, por exemplo)
  • Entender o valor do seu serviço para o público

Viu só?

Mas afinal, o que muitos perguntam é qual é a importância de saber disso tudo para fins de marketing jurídico.

E essa é a resposta que você confere a seguir.

Acompanhe.

2. Qual é a importância da persona para o marketing jurídico?

Com a persona bem definida, é possível divulgar a mensagem certa para atrair potenciais clientes, evitando direcionar sua atenção a pessoas que não estão interessadas em seus serviços.

Em outras palavras, a persona te ajuda a criar estratégias de marketing e captar cada vez mais clientes com muito menos esforço.

Vamos conferir um exemplo prático?

Veja a seguir um exemplo de persona para um escritório de advocacia especializado em direito do consumidor.

Pedro Ribeiro tem 28 anos, é solteiro e mora na região sul de São Paulo. 

Trabalha como fotógrafo freelancer há 6 anos e ganha entre R$5.000 e R$7.000 por mês. Ele é curioso, impaciente, dinâmico e faz amizades com facilidade.

Seu estilo de vida é agitado, ele adora música eletrônica e ama viajar para cidades com opções de bares e casas noturnas.

Por viajar bastante, já enfrentou pequenos inconvenientes com as companhias aéreas, mas sempre achou que não valia a pena a dor de cabeça de entrar na Justiça.

No entanto, em sua última viagem internacional, ele teve o voo cancelado e foi realocado para outro avião com dois dias de atraso. 

Com isso, ele acabou perdendo duas diárias de hotel e um evento de música que planejava ir há meses.

Pedro se sente prejudicado pelo ocorrido e considera procurar um advogado para conhecer seus direitos.

Ele quer resolver tudo de forma rápida e prática e por um escritório que ofereça a facilidade do atendimento online.

Pronto!

Esse é o nosso exemplo de persona.

Perceba que a descrição traz uma porção de características e aspectos, como se Pedro fosse uma pessoa de verdade.

A partir disso, você pode tirar uma série de informações sobre as necessidades do cliente, qual solução você pode oferecer e quais são as estratégias de marketing ideais para chegar até ele.

3. Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Se você pesquisa sobre marketing jurídico há algum tempo, já deve ter ouvido falar em público-alvo

E mais: agora deve estar se perguntando qual é a diferença entre público-alvo e persona. 

Acertei?! 

Muitas pessoas confundem esses dois conceitos, mas apesar de terem objetivos semelhantes, público-alvo e persona não são a mesma coisa.

A principal diferença entre eles é em relação à profundidade de informações sobre o cliente ideal e suas necessidades.

A persona, como você viu, é a construção de personagens baseados em informações específicas e traz detalhes ricos, que permitem uma maior conexão entre o escritório e o cliente.

Já o público-alvo nada mais é do que a definição social, econômica e demográfica de quem contrata o seu serviço. É algo mais generalista, que conta com dados amplos sobre o cliente.  

Dá uma olhada nesse exemplo de público-alvo para você entender melhor:

  • Público-alvo: homens e mulheres, de 55 a 65 anos, com renda mensal de até 3 três salários mínimos, moradores da região Sudeste do Brasil, casados e que querem se aposentar. 

Note que o público-alvo traz informações gerais sobre o tipo de cliente, sem provocar empatia com um personagem específico.

Ficou mais claro a diferença entre público-alvo e persona?

De qualquer forma, saiba que um estudo não exclui o outro!

Afinal, é crucial ter os dados demográficos, sociais e econômicos do cliente ideal para a construção da persona.

Porém, com os novos hábitos de consumo e alta segmentação exigidas no digital, é necessário entender o consumidor de forma aprofundada.

É por essa razão que o público alvo até pode servir como etapa inicial para a definição de cliente, mas a construção da persona se tornou fundamental para uma comunicação eficaz.

Deu para entender direitinho? Espero que sim e qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

Que tal agora descobrir como criar a persona? 

Vem comigo!

3. Como criar a persona do seu escritório em 3 passos simples?

A persona do seu escritório não deve ser criada com base em “achismos”.

Vai por mim: muitas vezes, você pode ter certeza que conhece seus clientes e no futuro, com a estratégia já em andamento, acabar descobrindo que estava totalmente enganado…

É por isso que a criação da persona deve respeitar algumas etapas, quais sejam:

1. Reúna dados sobre os clientes

É claro que o primeiro passo para a construção da persona não poderia ser outro!

Para realmente entender o seu público, você precisa reunir o máximo de informações possíveis sobre ele.

E, como eu já mencionei, é importante coletar dados demográficos e socioeconômicos, como gênero, idade, profissão, renda, etc. Mas você precisa ir além e se atentar aos aspectos comportamentais e psicográficos.

Algumas das informações que você pode reunir são:

  • quais são seus sonhos, objetivos e desejos
  • quais são suas dores, dificuldades e desafios
  • o que fazem no tempo livre
  • o que ele espera ao contratar um advogado
  • em quais redes sociais ele está mais presente
  • quais mídias utilizam para se informar
  • qual tipo de conteúdo têm interesse
  • entre outros dados

Enfim, é importante ser criativo e ir em busca de informações que indiquem a melhor forma de se comunicar e atrair esse público.

Deu para entender direitinho?

Existem inúmeros meios que você pode utilizar para coletar essas informações.

É possível, por exemplo:

  • fazer entrevistas diretas com seus clientes atuais
  • procurar em fichas de clientes antigos
  • criar formulários divulgados nas redes sociais e site
  • ler comentários deixados no perfil do escritório e da concorrência nas rede sociais
  • etc

Anotou aí?

2. Faça uma análise dos dados coletados

Após coletar as informações, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Você deve fazer uma análise das informações e entender os padrões que se repetem entre elas.

Isto é, verificar quais as características e hábitos em comum, em quais mídias a maioria está presente, etc.

Uma dica é criar uma tabela do Excel e organizar as informações de acordo com cada pergunta. Com isso, vai ficar bem fácil visualizar as informações e identificar as semelhanças.

4. Estruture a persona

Com a análise em mãos, você já pode começar a idealizar a persona a partir das informações que são relevantes para o seu negócio.

Importante: Se o escritório é voltado para mais de uma área e atende públicos diferentes, você pode criar mais de uma persona.

De qualquer forma, tente imaginar a persona como uma pessoa real, com um nome, rosto, história de vida, sonhos e necessidades, hábitos e rotina diária.

Ah, também é importante se atentar à diversidade sexual, religiosa, étnica, cultural e socioeconômica que existe entre seus clientes.

Ficou claro?

É a persona quem vai consumir o conteúdo que você produz e contratar seu escritório. 

Então, não esqueça que as suas estratégias devem ser voltadas para ela.

Conclusão

Agora você já sabe que a persona é uma importante aliada para sua estratégia de marketing jurídico.

Com ela, você consegue entender as dores do seu cliente ideal e falar exatamente o necessário para que ele contrate seu escritório.

E claro, depois desse post ficou bem mais fácil definir a persona, não é mesmo?

Aqui eu mostrei:

  • O que é persona no marketing jurídico? 
  • Qual a importância da persona para o marketing jurídico?
  • Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
  • Como criar a persona do seu escritório em 3 passos simples?

Com todas as informações valiosas que eu trouxe, o próximo passo é buscar a ajuda de uma agência de marketing para te orientar de forma correta.

Vai por mim, planejar as estratégias com base na persona pode ser a chave para o sucesso de seu negócio.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários.

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