Marketing Jurídico: tudo que você precisa saber para bombar na internet

Hoje em dia, o marketing jurídico deixou de ser uma opção e se tornou indispensável para o sucesso de qualquer escritório de advocacia.

Assim como todo profissional, o advogado também precisa divulgar seus serviços, conquistar novos clientes, fidelizar aqueles que já possuem e administrar sua reputação.

É claro que os advogados precisam lidar com algumas limitações estabelecidas pelo código de ética da OAB. No entanto, isso não significa que você não pode investir em ótimas estratégias para fazer seu escritório crescer.

Para te ajudar, vamos explicar o que é marketing jurídico e como ele funciona na prática.

Veja o que preparamos para você:

  • 1. O que é marketing jurídico?
  • 2. Por que é importante investir em marketing jurídico digital?
  • 3. Como fazer um bom marketing jurídico?
  • 4. É permitido utilizar anúncios pagos e impulsionar posts nas redes sociais?

Acompanhe e boa leitura:

1. O que é marketing jurídico?

Marketing jurídico nada mais é do que uma estratégia usada por advogados para conquistar novos clientes e destacar os diferenciais competitivos frente à concorrência.

Diferentemente do marketing comum, as estratégias do marketing jurídico se preocupam em não ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB. 

No artigo 39 do Código de Ética e Disciplina da OAB, há a diretriz:

“A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.”

Portanto, não há nada de errado em enxergar seu escritório como um negócio e utilizar as estratégias de marketing – desde que não haja captação indevida dos clientes.

Mas afinal, qual é a diferença entre captar e conquistar o cliente?

Para conquistar o cliente, o advogado mostra seu valor e se posiciona como autoridade no assunto. Assim, a pessoa vai procurá-lo quando precisar de seus serviços.

Já na captação, a abordagem de venda é bem mais direta, tentando convencer o cliente da necessidade de contratar seu escritório. Esse é o método proibido pelo Código.

O advogado, portanto, não pode falar diretamente de sua marca, seus serviços, honorários ou dados para contato. Ele deve apenas atrair atenção ao criar conteúdos informativos e educacionais relevantes ao cliente.

2. Por que é importante investir em marketing jurídico digital?

Devido às regras estabelecidas no Código de Ética e Disciplina, o marketing jurídico digital é focado em marketing de conteúdo.

Você deve oferecer aos clientes material informativo e educativo sobre sua área de atuação e os serviços que você presta.

Além de aumentar a receita de seu escritório, as estratégias de marketing jurídico podem beneficiar sua empresa de diferentes formas.

  • Para atrair o cliente certo

Deixar claro quais problemas seu serviço resolve não apenas atrai clientes, mas sim os clientes certos.

Ou seja, as estratégias de marketing jurídico permitem que você alcance as pessoas mais propensas a fechar negócio.

Isso porque, através do conteúdo fornecido, os seus possíveis clientes já vão conhecer a sua área e foco de atuação.

Logo, você atrai o perfil de cliente ideal para o modelo de trabalho que você pratica e o serviço que seu escritório oferece.

  • Para atingir metas e objetivos do escritório

Investir em marketing jurídico é uma forma de otimizar resultados e alcançar mais rapidamente as metas de crescimento do escritório. 

Portanto, alinhar o marketing jurídico aos objetivos gerais de seu negócio aproxima o escritório do sucesso desejado.

  • Para ganhar autoridade

É óbvio que ninguém vai contratar um advogado que não transmita confiança. Portanto, é essencial que você demonstre seus conhecimentos.

Sendo assim, ao criar conteúdos que solucionem dúvidas dos possíveis clientes, você ganha autoridade no assunto e se destaca da concorrência.

Você pode apresentar seus pontos fortes para o cliente ao escrever ou gravar um vídeo sobre sua área de atuação, por exemplo.

Se você trabalhar a sua imagem de forma estratégica, consegue melhorar a reputação de seu negócio entre clientes. Com isso, o público prefere confiar em seu serviço do que se arriscar contratando outro advogado.

  • Para fidelizar os atuais clientes

Seus esforços de marketing não devem acabar assim que o contrato for fechado. Afinal, a qualquer momento o cliente pode decidir contratar outro advogado.

Portanto, você precisa estar presente na vida dos seus atuais clientes, entregando conteúdos que objetivam fidelizá-los.

Ou seja, mesmo após a contratação, você deve criar estratégias para manter um vínculo de confiança com os clientes. 

Dessa forma, o consumidor volta a contratar seu escritório se precisar novamente ou indica seu serviço a conhecidos que estejam buscando advogados.

Lembre-se: a indicação é uma das principais formas de conseguir novos clientes na advocacia.

  • Para aumentar a visibilidade

Como sabemos, quem não é visto não é lembrado. Então, podemos citar o aumento da visibilidade como uma das grandes vantagens de um marketing jurídico bem-feito.

Com maior visibilidade, é possível que sua credibilidade seja fortalecida diante dos clientes e até mesmo entre a concorrência.

3. Como fazer um bom marketing jurídico?

Agora que já abordamos a importância do marketing jurídico, a próxima etapa é que você entenda como funciona na prática.

  • Defina metas

Um erro muito comum das pessoas que estão começando no marketing jurídico é não saber o objetivo das estratégias.

Saiba que, antes de colocar o marketing jurídico em prática, é fundamental traçar seus objetivos.

Quais resultados você quer atingir e em quanto tempo? Para chegar a esse número, você deve levar em consideração as metas financeiras e de crescimento do escritório.

Se você não fixar metas e objetivos, não vai conseguir enxergar os resultados de seus esforços.

  • Estabeleça um orçamento

Antes de colocar a mão na massa, também é essencial que você defina um orçamento destinado ao marketing jurídico.

O dinheiro pode ser investido desde a criação do seu site – que é o básico de qualquer estratégia – até o  impulsionamento de publicações nas redes sociais.

Pense sempre em suas ações de marketing jurídico como um investimento e não um custo. Afinal, elas são fundamentais para atrair novos clientes.

Assim, você deve definir o valor que você poderá investir e analisar o potencial de retorno desse investimento.

  • Defina o seu público-alvo

É essencial definir um público para saber como você vai se comunicar. Dessa forma, você garante que a mensagem chegue na linguagem certa para a pessoa certa.

Aqui, você precisa entender quais são as reais necessidades e desejos de seu cliente. 

Estude seu público e busque entregar o que ele espera do seu serviço – ou até mais, superando as expectativas do consumidor.

Para conhecer seu consumidor, é ideal que você frequente os mesmos espaços que ele.

Na internet, por exemplo, você pode participar de grupos de discussão que o seu cliente está. 

Leia os comentários e reclamações, veja onde os seus colegas advogados estão acertando ou deixando a desejar e busque entender o que exatamente seu cliente quer.

  • Elaborar mensagem

Após conhecer seu público e entender como deve se comunicar, é hora de elaborar a mensagem. 

É principalmente nesta etapa que devemos nos atentar às limitações estabelecidas pelo Código de Ética da OAB. 

Lembre-se de não fazer propaganda de seu escritório, mas sim fornecer conteúdo educativo e informativo a seus clientes.

O seu conteúdo deve mostrar seu conhecimento, para que você entregue valor ao seu público, ganhe autoridade e aos poucos conquiste a confiança dos potenciais clientes.

Além disso, outra dica importante em relação ao conteúdo é evitar “juridiquês”. 

Não utilize linguagem jurídica para parecer inteligente ou tentar impressionar o cliente, pois o efeito pode ser o contrário e talvez ele não entenda a sua mensagem.

Você deve desenvolver seu raciocínio de forma agradável de se acompanhar e termos jurídicos complexos tornam o assunto chato para quem não está acostumado.

  • Escolha de canais

Você encontrará uma enxurrada de mídias disponíveis para divulgação de nosso negócio – site, blog, Facebook, Instagram. 

Mas isso não significa que seu escritório precisa estar presente em todas!

Faça uma análise de seu público para entender em qual canal ele está. Dessa forma, seu marketing jurídico será bem mais eficaz.

Ao escolher os canais, você deve analisar dois fatores: onde seu público está e quantos canais você consegue administrar.

  • Fazer um mix de comunicação

Como vimos acima, seu escritório não precisa trabalhar com todos os canais. No entanto, isso não significa que basta escolher apenas um.

Caso faça sentido para sua estratégia, diversificar os canais é uma excelente forma de atrair mais clientes. 

Criar um mix de comunicação impulsiona os resultados e traz uma melhor experiência ao seu público.

Mas atenção, é importante ter em mente que os canais não são iguais, então é preciso diversificar também a mensagem.

Não podemos, por exemplo, compartilhar uma mensagem com o mesmo formato no YouTube e no Instagram.

Esses canais possuem finalidades diferentes e, ao publicar exatamente o mesmo conteúdo, você não vai alcançar todo potencial que eles oferecem.

Logo, o seu mix de comunicação só vai funcionar se você diversificar a mensagem.

  • Medir os resultados

Medir o resultado nada mais é do que identificar o desempenho das estratégias de acordo com os objetivos traçados.

O marketing digital oferece uma série de ferramentas capazes de entregar esse tipo de análise.

Assim, quando os resultados não são satisfatórios, fica mais fácil descobrir o que não funcionou e por qual motivo.

Por outro lado, se as estratégias estiverem funcionando, você pode identificar o que está dando certo e otimizar os resultados.

4. É permitido utilizar anúncios pagos e impulsionar posts nas redes sociais?

Utilizar anúncios pagos e impulsionar publicações nas redes sociais trata-se de um investimento pago para atingir um maior número de potenciais clientes. 

Com essas ferramentas, há um maior alcance do público e, consequentemente, um aumento do lucro.

Mas devido ao Código de Ética, muitas pessoas têm dúvidas quanto à utilização de tais mecanismos. Eles são permitidos em minha estratégia de marketing jurídico?

Sim, você pode utilizar anúncios pagos – como é o caso do Google Ads, por exemplo –  e impulsionar posts nas redes sociais – como no caso do Facebook Ads.

Leia nosso artigo: Google ads para advogados: guia completo de tudo que você precisa saber

No entanto, existem alguns pontos importantes do Código de Ética a serem observados.

Para começar, é importante destacar que aqui também estamos nos referindo somente no que diz respeito ao marketing de conteúdos jurídicos.

Ou seja, você deve tomar cuidado para não cair na captação de clientela, como vimos acima.

Além disso, não é permitido o “emprego excessivo de recursos financeiros”.

Portanto, é possível utilizar anúncios pagos com moderação e desde que o conteúdo esteja adequado ao Código de Ética.

Conclusão

Concluímos então que marketing jurídico é uma etapa importantíssima para o sucesso dos escritórios de advocacia.

Adotar as estratégias trazem inúmeros benefícios, como a visibilidade, a autoridade e melhora no relacionamento com os clientes.

Dessa forma, com o marketing jurídico bem trabalhado é possível alcançar excelentes resultados na atração e fidelização de clientes.

No entanto, é preciso ter em mente que aplicar essas estratégias requer atenção às restrições do Código de Ética, além de planejamento e disponibilidade. 

Você terminou de ler esse post e agora você já sabe:

1. O que é marketing jurídico

2. Porque é importante investir em marketing jurídico digital

3. Como fazer um bom marketing jurídico

4. Que é permitido utilizar anúncios pagos e impulsionar posts nas redes sociais

Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar de forma correta.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas.

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