Devo fazer marketing Jurídico no TikTok?
É o que muitos advogados têm pensado e se preocupado, no momento.
Não é para menos. A rede das dancinhas está em alta e por isso o alcance que ela tem é gigantesco se comparado às outras redes sociais.
É natural que isso encha os olhos de muitos escritórios de advocacia.
No entanto, é interessante se questionar se vale ou não a pena oferecer seus serviços nessa mídia para não investir em uma furada!
Para resolver este tipo de problema, acompanhe este sumário e descubra:
- O que é preciso saber antes de elaborar uma estratégia de Marketing Jurídico para o TikTok?
- Vale ou não a pena investir em Marketing Jurídico para o TikTok?
- Quais as principais dicas para bombar no TikTok com Marketing Jurídico?
Ao final você vai sair daqui pronto para fazer a sua postagem nesta rede. E melhor ainda, vai prospectar clientes de uma forma que nunca imaginou, pode apostar.
Boa leitura e aproveite!
O que é preciso saber antes deelaborar uma estratégia de Marketing Jurídico para o TikTok?
Para criar uma estratégia de Marketing Jurídico no TikTok, o primeiro passo é analisar o perfil dessa rede e depois checar se o seu público-alvo está na plataforma.
Isso porque o público do TikTok é formado por vários tipos de pessoas, de diferentes faixas etárias, etnias, interesses e cidadanias. Logo, é interessante estar bem localizado para não se perder e investir no lugar errado!
Além disso, boa parte dos usuários do TikTok é composta por jovens com menos de 30 anos, que utilizam uma linguagem descontraída e a criatividade para produzir conteúdo.
Por esta razão, é necessário ter a desenvoltura certa para fazer o seu conteúdo ser consumido e engajado por esse público.
Não é só postar por postar! Cuidado para não virar o tiozão da rede. Combinado?
Vale mencionar que desde 2018, o TikTok se tornou a plataforma de mídia social que mais cresce no mundo e hoje é considerada uma excelente plataforma de marketing para muitas pessoas e empresas, inclusive advogados e escritórios de advocacia.
Lógico que o uso desta rede deve estar alinhado às recomendações e exigências da OAB.
Por isso, foque em produzir conteúdos sóbrios, discretos e principalmente informativos.
Lembre que você é um especialista na sua área e pode mostrar toda sua experiência em inúmeros formatos.
É dessa forma que se conquista o cliente!
Dito isso, continue a leitura e elimine de vez a dúvida se vale ou não a pena investir em Marketing Jurídico para o TikTok.
Vamos lá?
Vale ou não a pena investir em Marketing Jurídico para o TikTok?
É natural que muitos advogados se questionem se vale ou não a pena investir no TikTok!
Por ser uma rede social que possui um público muito jovem, muitos profissionais do ramo ainda acham que não se enquadram a esta proposta.
Porém, é importante lembrar que o TikTok pode ser o diferencial na sua maneira de fazer Marketing Jurídico online.
Isso porque a rede proporciona, claro que com uma boa estratégia, um alcance enorme se comparado a outras redes como o Instagram e o Facebook, por exemplo.
Geralmente, isso ocorre porque o algoritmo de recomendação do TikTok conta com fatores de entrada que funcionam de forma semelhante ao YouTube.
Eles medem e monitoram todo o envolvimento do público-alvo com a sua postagem e replicam o conteúdo a depender do comportamento do usuário com o post.
Por exemplo, se as pessoas assistem o vídeo até o final, curtem, comentam e interagem de alguma forma com o seu conteúdo, o TikTok passa a recomendar materiais semelhantes com maior frequência.
Isso aumenta o engajamento!
Ou seja, é muito mais fácil para os advogados se tornarem virais nesta rede.
Além disso, a plataforma ainda permite que você vincule suas outras mídias sociais ao seu perfil.
Desse modo, suas visualizações do TikTok tem a possibilidade de se transformar em uma espécie de tráfego para os seus outros canais midiáticos.
Bacana, não é mesmo?
Vale mencionar que a plataforma é uma mídia social em crescimento que, se usada corretamente, pode te ajudar a ir muito mais longe.
Imagine só conseguir conquistar um público que você nunca imaginou conquistar.
Pensando nisso, a seguir preparei algumas dicas que vão te ajudar a ter uma performance certeira nesta rede e, assim, fazer o seu investimento realmente valer a pena.
Vem comigo!
Quais as principais dicas para bombar no TikTok com Marketing Jurídico?
Não há dúvidas que se posicionar e acompanhar as tendências na internet passaram a ser fatores de sobrevivência de muitos advogados e escritórios que optaram por ter uma presença online.
Porém, é preciso seguir alguns métodos e estratégias para que seu conteúdo viralize em plataformas como o TikTok.
Como mencionado anteriormente, não é somente postar por postar!
Felizmente, preparei abaixo 5 dicas que vão te ajudar a crescer nesta rede. Confira:
- Descubra quem é seu público
Para bombar no TikTok é crucial conhecer bem o público com o qual você está conversando.
Você sabia que existe a opção de converter a conta do seu escritório em TikTok Pro?
Desse modo, você tem acesso a ferramenta de analytics, que te ajudará a entender as preferências da sua audiência, e outros dados como números de visualizações, horário de maior acesso, entre outros.
Com essas informações você poderá planejar novas e melhores estratégias.
- Domine as hashtags
Não vá pela multidão. Analise bem cada hashtag e verifique se o seu público se identifica com elas.
Abuse dos testes e veja quais os assuntos e dores dos seus seguidores. Não pegue o caminho curto!
Geralmente, o TikTok recomenda utilizar a hashtag #foryou ou derivados, mas não é interessante se apegar a elas.
Apesar de agregar, muitas pessoas fazem uso dos termos, o que acaba reduzindo a eficácia do engajamento.
- Acompanhe as tendências
Solte sua criatividade.
O TikTok não é uma rede social engessada. O interessante é fazer uso de sons e efeitos visuais para prender a atenção da sua audiência.
Mas, lembre-se que seu conteúdo tem que fazer sentido para seu público.
Combinado?
- Publique nos melhores horários
Analise o resultado dos seus posts e defina um melhor horário para os próximos conteúdos.
Para facilitar, crie uma rotina de postagem e fique atento ao seu funcionamento.
O TikTok orienta que, mesmo que um vídeo não tenha o engajamento desejado, que não seja apagado. Isso porque pode demorar alguns dias até que ele dê resultados.
- Seja um creator
Não tenha vergonha das câmeras. Seja um creator!
Existem apenas duas regras para criar conteúdo para o TikTok: ser criativo e autêntico.
Abuse disso!
Assim como outras mídias sociais, o TikTok está sempre em atualização.
Acompanhe o ritmo! Esteja por dentro das novidades e aposte sempre em novas estratégias.
Conclusão
Vamos recapitular? Aqui foi possível visualizar se realmente investir no TikTok como uma ferramenta para o Marketing Jurídico vale a pena.
Não há dúvidas que esta é a rede social do momento.
Tenho certeza que com um bom planejamento de marketing vai ser possível aumentar o alcance e engajamento dos serviços que você oferece nesta rede.
Com tudo que te apresentei hoje, já é possível bolar boas estratégias para bombar nesta mídia. Afinal, aqui foi possível descobrir:
- O que é preciso saber antes de elaborar uma estratégia de Marketing Jurídico para o TikTok
- Se vale ou não a pena investir tempo e dinheiro nesta rede
- Quais as 5 principais dicas para bombar no TikTok com Marketing Jurídico
Agora, que tal procurar a ajuda de uma agência especializada? A equipe da Conversão Jurídica está preparada para embarcar contigo em uma jornada de sucesso. Aproveite!
Até breve!