Melhores estratégias e vantagens do email marketing jurídico

A grande preocupação dos advogados ao tratar de email marketing é que muitos acham que essa ferramenta seria facilmente substituída pelas mídias sociais.

Ledo engano!

O email marketing possui ferramentas únicas e muito importantes para seu escritório de advocacia e é um canal que está mais ativo do que nunca.

Neste post vamos tratar sobre essa ferramenta incrível e quais estratégias e técnicas você pode adotar para melhor utilizá-la.

Pra adiantar sua vida, vou deixar todos os tópicos do que você vai encontrar no post:

  • Qual é a diferença entre marketing jurídico digital e e-mail marketing?
  • Quais os motivos para utilizar e-mail marketing no seu escritório de advocacia?
  • Quais são os tipos de e-mail marketing jurídico?
  • Quais são as ferramentas de e-mail Marketing Jurídico?

Com isso, você vai sair dessa leitura com tudo que precisa para colocar a mão na massa e garantir maior sucesso do seu escritório de advocacia.

Qual é a diferença entre marketing jurídico digital e e-mail marketing?

O marketing digital é uma variação do marketing tradicional, de uma forma mais atualizada para os dias modernos, já que a internet e o mundo digital vem sendo cada vez mais utilizado por todos.

Hoje em dia, o meio digital se tornou o principal meio de comunicação das pessoas e é aqui onde entra a necessidade de ser visto neste meio, tanto para quem vende ou oferece serviços.

Que o mundo digital é essencial para as pessoas se comunicarem e procurarem por produtos e serviços, todos já sabemos, mas qual a diferença entre marketing jurídico e e-mail marketing?

Bora lá!

Como o próprio nome já diz, o e-mail marketing jurídico é uma estratégia de marketing digital.  Ele atua como uma forma de comunicação direta entre os profissionais do direito e seus clientes.

Há tempos atrás, o marketing não era tão valorizado como nos dias de hoje, a dificuldade na comunicação e troca de conhecimento era mais demorado e raro de se conseguir.

Por isso, as pessoas eram mais fáceis de serem convencidas a comprar ou contratar algum determinado produto ou serviço. Bastava ter a necessidade e claro, um pouco de lábia do vendedor e pronto, e a troca era feita com sucesso.

Hoje já não é mais assim, pois a velocidade e a facilidade de se encontrar informação melhorou muito com as pesquisas no Google, YouTube, Instagram dentre outras ferramentas.

Agora, para conseguir vender, você precisa não só aparecer, como também provar que é o melhor naquele assunto.

Quando falamos de marketing jurídico nos tempos atuais, estamos falando de um setor especializado no seu escritório de advocacia, que precisa está diretamente vinculado com o setor comercial.

Desta forma, temos o marketing jurídico responsável por atrair e iniciar o relacionamento com o possível cliente, enquanto o comercial é encarregado de continuar e alimentar está troca entre o advogado e o cliente, para que no final a contratação seja efetuada. 

Ficou claro?

E é aqui onde entra o e-mail marketing jurídico, uma ferramenta de marketing digital, que vai te ajudar nas duas funções, tanto para prospectar quanto para alimentar sua base de clientes.

E por falar nisso, veja os 4 motivos que separei pra te convencer de vez a utilizar essa ferramenta tão poderosa e que muitos subestimam.

Quais os motivos para utilizar e-mail marketing no seu escritório de advocacia?

Você já parou para pensar em quantas pessoas não possuem endereço de e-mail nos dias de hoje?

É difícil identificar pessoas que não utilizam e-mail. Mesmo que pense em uma ou duas pessoas, com certeza são minorias.

Sabendo do grande volume de pessoas que estão inseridas neste meio de comunicação é que entra a importância do e-mail marketing para prospectar e se comunicar com o seu público-alvo.

Pensando nisso, separei 4 grandes motivos que tornam o e-mail marketing indispensável para seu escritório de advocacia. São eles:

E-mail marketing tem grande alcance

O e-mail marketing te permite enviar o mesmo e-mail para um grande número de pessoas diferentes e com custos baixos, se comparado com outras estratégias de marketing.

A rede de comunicação dos e-mail é global e muito utilizada pela maioria das pessoas. 

Além do que, fica fácil apenas selecionar, na sua rede de contatos, o número de pessoas que você quer alcançar com uma única mensagem. 

Para exemplificar, vou demonstrar dados de uma pesquisa feita pela empresa Rock Content em 2018 sobre o uso de e-mail marketing.

  • 97,6% das pessoas entrevistadas, diziam possuir ou acessar e-mails pessoais
  • 95,9% conferem sua caixa de entrada de e-mails diariamente
  • Apenas 1,6% das pessoas entrevistadas, possuem e-mail mas não o acessam
  • 0,8% dos entrevistados, não possuem e-mail

Viu só?

Temos que concordar que com números assim é bobeira deixar seu escritório de advocacia fora desta estratégia de marketing.

E-mail marketing tem previsibilidade

Uma das partes mais interessantes, quando se trata de comunicação por e-mails, é conhecer para quem se está mandando mensagem. 

É possível personalizar cliente por cliente ou nicho por nicho, e assim nossas ações se tornam muito mais certeiras. 

Diferente de certas campanhas, que são lançadas para pessoas aleatórias, e mesmo fazendo uma boa segmentação, é difícil filtrar exatamente o que cada um desses usuários querem ou se realmente estão recebendo nossos anúncios. Concorda?

Com o e-mail marketing, isto não é um problema. Temos uma mensagem endereçada para o cliente ou grupo específico com horário definido. 

Na comunicação por e-mails, os resultados passam a aparecer em tempo real, além de serem mais facilmente mensuráveis. 

E-mail marketing tem flexibilidade

Neste ponto, quando tratamos de flexibilidade, quero me referir ao formato da mensagem que queremos passar.

Como eu já havia comentado, o e-mail marketing  permite escolher o cliente ou grupo de clientes que você quer atingir com uma ação.

Desta forma, os e-mails podem ser editados de forma diferente para ter mais sucesso na prospecção, comunicação ou até mesmo para manter esses clientes engajados na sua área de atuação, como por exemplo, enviando posts e artigos sobre um assunto específico.

Hoje em dia, os e-mail dão muita liberdade para os usuários. Até mesmo porque não há limite de caracteres, além de permitir o envio de gifs e outros recursos de multimídia.

Sem falar que para conteúdos mais extensos como: vídeos, posts, artigos e etc, existe a possibilidade de incluir links de direcionamento para onde você quiser.

E-mail marketing tem Retorno Financeiro

Tenha em mente que de fato o e-mail marketing é a ferramenta de melhor custo benefício no mundo do marketing digital.

Segunda a Campaign Monitor, campanhas feitas por e-mails conseguem um retorno de até 3.800% do valor investido, ou seja, para cada real investido em campanhas por e-mail estima-se um retorno de 38 reais. 

A pesquisa afirma também que os e-mails são 40 vezes mais eficazes em prospectar clientes se comparada com Facebook e Twitter.

Então, não perca tempo agora que você sabe os 4 motivos principais para utilizar o e-mail marketing jurídico no seu escritório de advocacia. 

E tem mais. Fique por aqui.

Quais são os tipos de e-mail marketing jurídico?

O e-mail marketing jurídico pode ser trabalhado de diversas formas.

É possível fazer e-mails voltados para conteúdo, vendas, prospecção ativa ou até mesmo com caráter informativo, são muitas opções.

Para escolha certa da forma como trabalhar nesta ferramenta, precisamos entender o nosso público-alvo, pois só assim vamos conseguir encaminhar os conteúdos de acordo com as necessidades de cada um. 

E isso tudo que acabei de falar, nos leva ao ponto da persona no marketing.

Criar uma persona te ajuda a conhecer melhor seu público-alvo, enquadrar o perfil de cliente ideal para seu escritório e investir em estratégias que realmente serão efetivas para captar esses clientes.

E tem mais. Com isso, você cria uma identidade com seus clientes, aparecendo para eles de forma mais pessoal, apresentando soluções efetivas para seus problemas. 

Muito diferente de antigamente, em que os advogados simplesmente criavam uma marca e precisavam muito do boca a boca para sobreviver.

Dito isso, vamos ver os tipos de e-mail que podemos trabalhar para nos comunicar da forma correta com cada tipo de cliente que possa aparecer no seu escritório. São eles:

Newsletter

Uma das melhores formas de se trabalhar e-mail em escritórios de advocacia. 

Tem como objetivo manter o contato com seus clientes.

Newsletter, não é uma estratégia de vendas direta. Serve para mostrar que você está ali, alimentando este vínculo de advogado e cliente.

A forma mais efetiva de se trabalhar com esse tipo de e-mail é: transmitir informações relevantes para seus contatos sobre assuntos relacionados a sua área de atuação, como dicas, casos de sucesso ou notícias recentes.

E-mail promocional

Neste tipo de e-mail, temos como objetivo promover uma oferta independente de desconto.

Tenha em mente que, o e-mail promocional não é apenas uma estratégia de venda direta e ativa. 

Os e-mails promocionais podem alertar sobre a promoção de um conteúdo gratuito, como e-books, ou até mesmo divulgar um evento nas redes sociais para engajar seus clientes.

O objetivo principal dos e-mails promocionais é a conversão. Ou seja, encaminhar esses possíveis clientes para entrar em contato.

Vale lembrar que a propaganda no ramo da advocacia é estritamente proibida pela OAB. Isto é, o advogado não pode deixar explícito que quer vender, razão pela qual seus e-mails promocionais jamais podem ser no sentido de vendas diretas.

E-mail sazonal 

Os e-mails sazonais são aqueles enviados de forma automática em datas especiais, como por exemplo o natal, ano novo, datas em feriados nacionais ou locais.

O objetivo principal do e-mail sazonal é despertar nos seus clientes, o sentimento de que eles foram lembrados por você e seu escritório. 

Sendo uma excelente forma de estabelecer e fortalecer a ligação entre advogado e cliente.

E-mail de boas-vindas

E-mail de boas-vindas, como o próprio nome já diz, serve para mostrar sua gratidão pela escolha de seus clientes em se interessar pelo seu escritório. 

Muito utilizado quando os clientes fazem a transição de visitantes para assinantes, ou seja, quando acabam de fornecer seus dados e entram na aba de conversão. 

Mostre para seus clientes que você está grato pela sua escolha e que está ali para atendê-los da melhor forma e tirar dúvidas. 

Assim, você os incentiva a retornar e serem fiéis ao seu escritório, além de conseguir o tão sonhado fechamento de contrato de honorários.

E-mail para clientes inativos

Mesmo com todas as etapas já mostradas, ainda acontece de termos clientes inativos. Não se preocupe, pois existe um tipo de e-mail para tentarmos prospectar estes clientes.

O engajamento com os clientes inativos costuma ser mais lenta, afinal esses clientes já não tem mais interesse em continuar na jornada do seu escritório.

Portanto, não se trata apenas de escrever um e-mail aleatório para lembrar o cliente que você está ali, esta etapa já passou. 

Você precisa reconquistar o interesse dele, por isso tudo vai depender da informação adequada no momento certo. 

A dica é:  trate os clientes inativos com outros olhos, não misture informações entre clientes ativos e inativos. 

Notícias relevantes e recentes sobre assuntos que seu escritório é especialista são as principais iscas para conquistar clientes inativos.

Não perca estas oportunidades! 

Quais são as ferramentas de e-mail Marketing Jurídico?

Bom, nesta última etapa, vou te mostrar as diversas ferramentas que você pode utilizar para extrair o máximo do e-mail marketing jurídico.

Lembre de optar entre uma ou mais das ferramentas que vou citar, afinal elas vão contribuir muito no sucesso do seu escritório.

Acompanhe:

Mailchimp

Uma das ferramentas mais populares entre os usuários de e-mail marketing. 

É uma ferramenta gratuita e oferece todos os recursos básicos para você trabalhar seus e-mails. 

Com o Mailchimp você pode criar listas, layouts personalizados e ainda mensurar os resultados da sua campanha.

Ideal para escritórios que estão começando sua jornada com e-mail marketing jurídico. 

E-goi

A e-goi tem como principal função simplificar todo o trabalho de e-mail marketing. 

Com ela, você pode facilmente automatizar mensagens, criar newsletter, segmentar campanhas, dentre outras funções que vão facilitar sua vida.

Além de trabalhar bem seus e-mails, a E-goi oferece suporte para comunicação dos seus clientes por meio de SMS, Smart SMS, chamadas de voz, notificações push, web push, e outros.

Também pode ser usada de forma gratuita, com o limite de 5001 contatos e garantindo até 15 mil envios por mês.

Locaweb

Essa ferramenta oferece uma plataforma de hospedagem de sites com recursos ilimitados e valores bem acessíveis.

Em relação ao e-mail marketing, esta ferramenta é fantástica pela função de agrupar contatos com características semelhantes. 

Já tratamos aqui, sobre a importância dessa segmentação. E se você ainda não viu, não deixe de conferir o post Segmentação Google Ads para advogados: Advogado economize na sua campanha!

A grande vantagem do e-mail marketing é possibilitar que você tenha um tratamento diferenciado de acordo com as necessidades de cada cliente. 

Com tudo isso, você pode gerenciar um mailing sólido e de qualidade para o envio rápido de campanhas exclusivas. 

RD Station

Muito conhecida por ser “tudo em um” para automatizar suas campanhas de marketing digital. 

O mais interessante na utilização desta ferramenta para o  e-mail marketing é que a RD Station busca entender como o cliente interage com sua empresa para garantir a estratégia certa no momento certo. 

LeadLovers

Esta ferramenta é especializada na captação e nutrição de clientes para seu escritório de advocacia, seja por meio de anúncios, landing pages ou outras técnicas.

A ferramenta é paga, muito completa e conta com diversos recursos para sua estratégia de marketing digital, incluindo e-mail marketing. 

Conclusão

Parabéns, você agora descobriu as melhores estratégias para utilizar e-mail marketing. 

E mais. Viu aqui as vantagens e as principais ferramentas para a utilização do e-mail marketing jurídico no seu escritório de advocacia.

Além disso, foram abordados temas como:

  • Qual é a diferença entre marketing jurídico digital e e-mail marketing?
  • Quais os motivos para utilizar e-mail marketing no seu escritório de advocacia?
  • Quais são os tipos de e-mail marketing jurídico?
  • Quais são as ferramentas de e-mail Marketing Jurídico?

O e-mail marketing jurídico é uma estratégia eficaz e barata para suas ações de marketing digital e não pode ficar de fora nas suas campanhas.

E com tudo que te contei, o próximo passo é buscar a ajuda de uma agência para te orientar de forma correta nesse processo.

A equipe do Conversão Jurídica está pronta para implementar as melhores estratégias para a sua área de atuação e acompanhar de perto seus objetivos.

Até a próxima!

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