Uma das estratégias mais poderosas do Google Ads é a possibilidade de negativar palavras-chave na sua campanha de marketing digital.
Ela é muito boa para segmentar ainda mais os anúncios e fazer com que eles atinjam de forma mais certeira quem realmente tem chances de contratar seus serviços de advocacia.
Porém, a má notícia é que o Google atualmente não está funcionando tão bem com essa estratégia!
E pior, a nossa aposta é que essa ferramenta está com os dias contados até parar de funcionar completamente.
Por isso, no post de hoje, resolvi te mostrar o que está acontecendo com essa estratégia no Google Ads e ainda que outras saídas podem ser feitas pra se ter uma segmentação eficiente.
Acompanhe pelo sumário:
- Como funciona negativar palavra-chave no Google Ads?
- Por que a estratégia de negativa palavra-chave não funciona mais?
- Qual a solução para segmentar seu público-alvo sem negativar palavra-chave?
Boa leitura!
Como funciona negativar palavra-chave no Google Ads?
Durante anos, quando o Google Ads ainda era chamado de Google Adwords, a estratégia de negativar palavra-chave era muito utilizada nas campanhas em escritórios de advocacia e ainda é.
Para ficar bem claro, vou dar um exemplo de como funciona essa estratégia de negativar palavra-chave.
Imagine que seu escritório de advocacia tem uma especialidade específica, como ser especialista apenas na área trabalhista.
Quando você faz sua campanha, não é muito interessante que venham clientes de todas as áreas da advocacia para seu anúncio, certo?
É aí que entra a estratégia de negativar palavra-chave!
Você pode colocar previdenciário, cível, bancário e quantas áreas do direito achar necessário, assim, para os clientes que digitam essas palavras, o Google Ads não vai mostrar seus anúncios.
Ficou claro?
Por isso é tão importante segmentar seu público-alvo, para que apenas as pessoas que realmente tem potencial de contratar seus serviços, acessem seus anúncios e você só gaste com o público certo.
Enfim, essa estratégia funcionou perfeitamente por muitos anos, até que a mais ou menos 4 anos, quando começou a apresentar problemas.
De início funcionava por um tempo e depois parava de funcionar.
E de lá pra cá, até 2023, essa estratégia de negativar palavra-chave vem piorando cada vez mais e alguns advogados nem percebem.
Vamos entender porque isso está ocorrendo e a seguir o que fazer?
Por que a estratégia de negativa palavra-chave não funciona mais?
Ao pesquisar nas ferramentas do Google Ads hoje, você ainda vai achar a estratégia de negativar palavra-chave, como se estivesse funcionando perfeitamente.
Porém, como já expliquei, ela não está funcionando bem ou para de funcionar depois de um tempo.
Para entender melhor a importância disso, vou falar sobre quatro conceitos básicos que formam a estratégia de negativar palavras-chave, quais sejam:
Conceito de palavra-chave
Para ser encontrada, basta digitar nas pesquisas por alguma palavra específica ou suas variações, que o Google vai fazer um apanhado no seu banco de dados e mostrar um ranqueamento.
Uma informação importante é que o Google, além da palavra, tem como premissa englobar suas variações, como por exemplo, com ou sem preposição, plural, singular, com pequenas variações de erros gramaticais e muitas outras.
Portanto, ao escolher uma palavra-chave para sua campanha, você não precisa escrever suas variações também, pois o Google Ads faz isso de forma automática.
Conceito de correspondência de palavra-chave
Existe a possibilidade de controlar a quantidade de variações de pesquisa em que você quer que o Google Ads mostre os seus anúncios.
Dentre essas variações você pode escolher: exata, literal, com algumas variações em frases e ainda há a possibilidade de escolher a opção “ampla” onde inclui todas as variações geradas pelo Google Ads.
Conceito de negativação de palavra-chave
A palavra-chave “positiva” é aquela que você quer que o Google Ads use para mostrar seus anúncios.
Não precisa colocar todas as variações possíveis para que aquela palavra seja usada de forma efetiva. Como já dito no tópico anterior, o Google tem uma ferramenta de correspondência de palavras-chave.
Logo, negativar palavra-chave, é o mesmo que dizer para o Google Ads não mandar seus anúncios para quem pesquisa aquelas palavras negativadas. Nesse caso, não é necessário identificar as variações do termo.
Conceito de variantes aproximadas
O Google busca pesquisas semelhantes, porém, não necessariamente ao termo pesquisado.
Isto é, ele pode entender que tenha uma relação entre termos muito distintos e utilizar isso como variante aproximada.
No próprio site do Google Ads, na ferramenta de ajuda temos o seguinte conceito relativo a variantes aproximadas:
“As variantes aproximadas permitem a correspondência entre as palavras-chave e as pesquisas semelhantes (não necessariamente idênticas aos termos segmentados)”.
Além disso, elas ajudam você a se conectar às pessoas que procuram seu escritório, independentemente das pequenas variações nas buscas, e reduzem a necessidade de criar listas de palavras-chave completas para alcançar esses clientes.
Por padrão, todos os tipos de correspondência de palavras-chave podem ser usados com as variantes aproximadas. Não há como cancelar a ativação desse recurso.
Dito tudo isso, sei que você agora quer saber o que está acontecendo com este recurso de negativar palavras-chave, certo?
Então vamos lá!
O Google, há muito tempo, vem percebendo a complexidade do homem e como a ferramenta pode ser cada mais mais assertiva de acordo com as necessidades de cada usuário.
Com isso, ele percebeu que os usuários pesquisam a mesma coisa de formas diferentes.
A intenção da pesquisa é o que conta para e não o que é escrito nela.
Partindo desta premissa, o conceito de variantes aproximadas entrou com muita força para que o Google otimize a experiência do usuário em achar o que procura.
Em resumo, hoje o Google te mostra termos semelhantes mesmo que você esteja usando correspondência exata.
E não se preocupe, pois essa mudança do Google aconteceu para todos e por isso é necessário se adaptar.
Acompanhe a seguir a solução que vou te propor.
Qual a solução para segmentar seu público-alvo sem negativar palavra-chave?
Sei que você deve estar se perguntando se ainda deve utilizar a negativação de palavra-chave.
E a minha resposta é sim! Continue usando, porém, consciente de que apenas essa segmentação isolada não vai ser efetiva por si só.
Negativar palavras-chave ajuda, mas não é o principal recurso. É mais do que necessário ter outras estratégias para garantir que o anúncio chegue às pessoas corretas.
E uma delas é: negative todas as correspondências necessárias (ampla, frase e exata).
Dessa forma, você ajuda a dar mais informações para que o Google entenda sua intenção.
Outra solução alternativa é entender cada vez mais quais são as intenções por trás de cada palavra-chave.
É assim que a plataforma está trabalhando atualmente, e você entender o caminho das pedras, certamente vai sair a frente dos seus concorrentes.
Logo, se o anúncio tem o poder de segmentar o público dentro de uma palavra-chave, a segunda dica aqui é: não crie anúncios genéricos.
Isso porque não adianta mais fazer anúncios usando a dor, desejo e solução. Agora é primordial criar anúncios mais específicos e diretos.
Assim, o Google mostra o seu anúncio para pessoas que não querem de fato procurar por seus serviços, devido ao conceito de correspondência de palavras-chave. Ou seja, seu próprio anúncio vai fazer esse filtro de forma automática.
Resumindo: ainda não é o momento de deixar de utilizar correspondência de palavras-chave, É hora de adotar outras estratégias para garantir o sucesso da sua campanha.
Conclusão
Agora você já sabe que a ferramenta de negativar palavras-chave está com dias contados.
Isso porque a plataforma está se atualizando com as necessidades dos seus usuários e se adaptando a isso.
Porém, isso não é um bicho de sete cabeças, certo?
Se você chegou até aqui, sabe como realmente funciona a palavra-chave agora, e mesmo ao saber que essa estratégia está acabando, há outros caminhos para continuar segmentando e atraindo o público certo.
Afinal, aqui esclarecemos tudo sobre:
- Como funciona negativar palavra-chave no Google Ads?
- Por que a estratégia de negativa palavra-chave não funciona mais?
- Qual a solução para segmentar seu público-alvo sem negativar palavra-chave?
Tenho certeza que agora você vai poder melhorar sua campanha mesmo sem utilizar apenas a negativação de palavras-chave
E não se esqueça, se precisar de uma ajudinha, a equipe do Conversão Jurídica está pronta para lhe atender.
Até breve!