Você já deve ter visto vários posts sobre estratégias de campanhas para advogados aqui no nosso blog, não é verdade?
A maioria que entra entra no mundo digital, utiliza várias estratégias, se dedica, investe dinheiro e tempo para conseguir atingir as pessoas certas.
Porém, tem um erro muito comum que ocorre durante essas campanhas e que impactam diretamente no fechamento de contratos com seus clientes.
Estou falando do horário que você está rodando suas campanhas!
Pode parecer simples, mas saber qual o melhor horário para rodar suas campanhas vai mudar completamente seus resultados.
Por isso, não deixe de acompanhar esse sumário:
- Existe um melhor horário para anunciar no Google Ads?
- Como analisar se existe um melhor horário para anunciar no Google Ads?
- Como escolher o melhor horário pra anunciar pra quem ainda nunca fez uma campanha no Google Ads?
- Sei os melhores horários pra anunciar no Google Ads, o que fazer agora?
- Como fazer se sua campanha já foi criada?
- 2 dicas avançadas para não errar na hora certa de anunciar no Google Ads
Aposto que após a leitura deste post você vai expandir seu conhecimento e melhorar muito suas campanhas, o que por consequência vai trazer mais resultados e retorno do seu investimento.
Existe um melhor horário para anunciar no Google Ads?
A resposta é sim!
Mas atenção que não é bem em qualquer horário. Para cada tipo de produto ou serviço, há um horário mais estratégico, digamos assim, para se anunciar.
E sabe o que é mais curioso nisso tudo?
É que o seu público-alvo é que garante a procura por seus serviços em determinada hora do dia.
Importante dizer que no ramo da advocacia, estas informações de dia e hora são também muito relevantes na hora de captar mais clientes.
Até porque com essa informação em mãos, vai ser possível fazer a segmentação da campanha por dia e hora, o que por consequência vai te poupar muita verba com anúncios.
Tá, e a pergunta que não quer calar, como saber qual é esse horário de ouro?
É o que vamos ver a seguir.
Como analisar se existe um melhor horário para anunciar no Google Ads?
Aqui eu quero te mostrar na prática como obter esta informação no Google Ads, sem muitos rodeios e direto ao ponto.
Sendo assim, o primeiro passo é acessar sua conta no Google Ads.
Após acessar sua conta, na aba lateral esquerda você vai clicar em campanhas.
Tudo certo até aí?
O próximo passo agora, é clicar em segmentar, que fica na barra horizontal, na parte superior esquerda.
Encontrou aí? Vamos em frente!
Ao clicar em “segmentar” uma aba vertical vai aparecer abaixo do ícone, onde vamos colocar o mouse em cima de “Hora” e clicar em “Hora do dia”.
Perceba que nesse momento vai aparecer: hora do dia, dia, semana, mês, trimestre, ano e dia da semana. Confere?
Caso você queira fazer uma estratégia específica para sua campanha, o Google Ads lhe dá todas essas informações. Não é demais?!
Bom, e como o meu objetivo é te mostrar qual é a melhor hora do dia para lançar suas campanhas, vamos selecionar esta exata opção.
Perceba que ao analisar se uma campanha foi mais acessada em determinado horário, é só ficar de olho no “valor convertido / custo”, pois é aqui que se vê se a procura pelo anúncio foi efetiva ou não.
Na imagem, por exemplo, é possível verificar que às 9:00 e 13:00 horas, foram os horários que mais tiveram conversões.
O que isso significa? Que a procura por esses tipos de anúncios acontecem em horários comerciais e que de madrugada e tarde da noite não tem relevância.
Bom, mas sei que você deve estar se perguntando, porque essa informação é tão importante. Acertei?
Isso são dados valiosos que demonstram quais pessoas se interessam e procuram pelos seus serviços de advocacia, além dos horários específicos, o que te faz economizar absurdos em seus anúncios.
Segmentar o horário é uma forma inteligente de anunciar e ter um retorno mais rápido do seu investimento.
Por isso, procure agora mesmo obter essas informações no Google Ads para anunciar o seu escritório para o público certo e na hora mais efetiva.
Como escolher o melhor horário pra anunciar pra quem ainda nunca fez uma campanha no Google Ads?
Se você ainda não tem uma campanha ou não tem um histórico de performance de campanhas, não se preocupe porque tenho uma saída pra você também.
A dica aqui é: conheça bem o seu público alvo primeiro!
Isso porque se você ainda não entende seu público, o melhor é não mexer na segmentação por hora do dia, como visto anteriormente.
Nesse caso, recomendo deixar sua campanha rodar o dia inteiro por um tempo. Assim, você vai ter parâmetros para, aí sim, conseguir fazer esta segmentação com maior eficiência.
Feito isso e com as informações certas do melhor horário pra anunciar, veja a seguir como agir e colocar em prática.
Sei os melhores horários pra anunciar no Google Ads, o que fazer agora?
Em primeiro lugar, você deve ter cuidado com a análise feita em determinados intervalos de tempo.
Veja que na análise de segmentação por horário de dia, eu escolhi um intervalo de 14 dias atrás, conforme demonstra a imagem:
Agora me responda.
É possível prever um padrão no seu público alvo com 14 dias de campanha sendo rodada?
Daí a importância de entender bem o seu público.
Caso não ache suficiente este intervalo, você pode aumentar para ter um resultado mais preciso de acordo com o comportamento do seus clientes.
Portanto, para entender o comportamento deles, analise um intervalo de maior tempo primeiramente.
Assim, você vai ter um resultado mais preciso e vai acertar mais na hora de fazer esta segmentação.
O segundo ponto mais importante para usar com a informação dos melhores horários, como de se imaginar, é com relação a verba que temos para utilizar em anúncios no Google.
Veja, se você tem pouca verba para gastar, é mais que indicado que saiba quais horários seus anúncios vão atingir seu público alvo.
Com isso, você precisa usar sua verba para ter certeza de que seus anúncios vão aparecer nestes horários específicos.
Vejamos para um caso prático:
Imagine que seu escritório de advocacia tem como foco principal a área previdenciária.
Você sabe que 80% do seu público vai lhe procurar por questões de aposentadorias ou assuntos parecidos e que é um público de 60 a 70 anos de idade.
Agora, me diga: Quais as chances de você ser procurado tarde da noite ou de madrugada?
Quase nula, concorda?
Os horários mais interessantes para rodar esses anúncios seria de 7:00 às 10:00 e de 14:00 às 20:00 horas.
Portanto, procure segmentar sua campanha e investir verba para garantir que os seus anúncios apareçam nesses horários.
Permitir a campanha rode durante 24 horas é um desperdício de dinheiro, pois seus anúncios vão aparecer nos horários que ninguém vai lhe procurar.
E tem mais. A economia dessa verba, vai lhe proporcionar investir mais em outros pontos, além de ser mais assertivo na hora de obter o retorno do seu investimento.
Como fazer se sua campanha já foi criada?
Em primeiro lugar, ao selecionar a campanha desejada vamos clicar na aba “Grupos de anúncios” que fica na coluna esquerda do Google Ads.
Logo após, na parte inferior, provavelmente vai ter a opção “Mostrar mais”.
Ao clicar nesta opção vai aparecer “Programação de anúncios”.
Ao acessar a opção “Programação de anúncios”, vamos chegar nesta tela, onde vamos clicar no ícone de editar.
Ao clicar em editar, vamos chegar nesta tela abaixo:
Por fim, aqui você pode escolher os dias e as horas certas para sua campanha rodar.
Perceba também, que você pode adicionar um intervalo de tempo, como por exemplo: de 7:00 às 10:00 e de 14:00 às 18:00 horas. Depois é só clicar em salvar e pronto.
2 dicas avançadas para não errar na hora certa de anunciar no Google Ads
Se você chegou até aqui, parabéns!
Agora vou falar duas dicas de ouro para não ter erros na hora de anunciar.
Acompanhe.
1ª dica
Se você utiliza “Maximizar Conversões” ou “CPA Desejado”, não faça alteração de horários.
O motivo pelo qual eu não aconselho fazer alterações em data e hora nestes casos, é porque tanto o “Maximizar Conversões” quanto o “CPA Desejado” já possuem ferramentas que gerenciam estas informações de forma automática.
Forçar a alteração de data e hora pode fazer com que o Google Ads entre em conflito com essas ferramentas e não funcione da forma correta.
Anota aí!
2ª dica
Cuidado para você não concluir algo de forma errada.
É necessário saber analisar as informações que o Google Ads vai lhe mostrar para então saber interpretá-los.
Vamos a um exemplo prático:
Imagine que seu escritório de advocacia tem como principal atuação o ramo trabalhista.
Você fez sua campanha com anúncios voltados para este ramo na mesma época em que foi anunciada a reforma trabalhista.
Perceba que os 3 primeiros meses de campanha seus anúncios tiveram uma quantidade de cliques absurda, isso porque o público estava fomentado a procurar pelo assunto.
Isso é excelente para sua campanha, porém não te dá dados concretos sobre a real procura de usuários por seu escritório. Concordo comigo?
Logo, é preciso saber interpretar essas movimentações, para ter a real noção dos dias e horários em que seu público acessa seu conteúdo.
Conclusão
Tenho certeza que você já está abrindo sua conta do Google Ads para confirmar, alterar ou fazer sua segmentação por dia e hora de suas campanhas.
Acertei?!
Bom, o mais importante é que você viu aqui como utilizar essa estratégia de marketing a favor do seu escritório.
Melhor ainda, com atingir as pessoas certas na hora certa e ainda economizar na sua campanha.
Após ler este post, você também descobriu:
- Existe um melhor horário para anunciar no Google Ads?
- Como analisar se existe um melhor horário para anunciar no Google Ads?
- Como escolher o melhor horário pra anunciar pra quem ainda nunca fez uma campanha no Google Ads?
- Sei os melhores horários pra anunciar no Google Ads, o que fazer agora?
- Como fazer se sua campanha já foi criada?
- 2 dicas avançadas para não errar na hora certa de anunciar no Google Ads
O melhor de tudo é que a partir de hoje você está apto a fazer suas alterações e melhorar sua campanha.
Ah e se precisar de uma ajudinha, a equipe do Conversão Jurídica está pronta para implementar as melhores estratégias para a sua área de atuação e acompanhar de perto seus objetivos.
Até a próxima!