Saiba como criar um anúncio no google ads para advogados do zero e rápido!

Se você chegou aqui é porque sabe a relevância do Google Ads para o seu escritório de advocacia.

Então me responde uma pergunta: Você sabe dizer qual a melhor forma de usar essa ferramenta para os planos do ano que vem?

Ainda não? Então fica aqui que tenho a solução.

No artigo de hoje vou dar um passo a passo prático na hora de anunciar o seus serviços de advocacia no Google Ads.

Quer ver só? Me acompanhe nesse sumário:

  • 1- Definir o Tema Central da Campanha 
  • 2- Escolher o objetivo do Anúncio
  • 3- Selecionar um tipo de campanha
  • 4- Ter uma meta de conversão
  • 5- Definir o nome da sua campanha com base no seu objetivo
  • 7- Delimitar a data de início e término do seu anúncio
  • 8- Programar o seu anúncio 
  • 9- Definir a Localização
  • 10- Escolher o Idioma
  • 11- Decidir o Orçamento
  • 12- Definir o Lance
  • 13- Inserir em grupo de anúncios
  • 14- Escolher a “Palavras-chave” para o seu serviço
  • 15- Colocar a “URL Final”
  • 16- Definir Títulos
  • 17- Pensar nas descrições 

Ao final você vai sair daqui pronto para fazer o seu primeiro anúncio no Google Ads.

E melhor ainda, vai prospectar novos clientes com nunca na vida, pode apostar.

Como criar um anúncio do zero no Google Ads para advogados?

Tudo começa pela simples tarefa de criar uma conta no Google Ads. 

Para facilitar, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site do Google Ads 
  • Clique em “começar agora”. 
  • Coloque “Gerar mais inscrições ou vendas pelo site”. 
  • Logo após, o Google vai pedir o nome da empresa, assim como o do site. Se você ainda não tiver um site, pode colocar o endereço do Instagram.

Pronto. Após essas etapas, o Google vai te conduzir para criar uma campanha, mas se você não quiser, não precisa concretizar o anúncio, é só não realizar o pagamento.

A partir daí, sua conta estará pronta, mas é aconselhável que você mude a sua conta inteligente para conta especialista. 

Depois de criar a  conta no Google Ads, vamos começar a criar campanhas estratégicas do zero. 

Dentro os passos a seguir, vou simular a criação de uma campanha sobre acidente de trabalho para um advogado trabalhista.

Com esse exemplo vai ficar fácil criar o seu próprio anúncio depois.Combinado?

Vamos ao passo a passo de como criar um anúncio do zero:

1- Definir o tema central da campanha 

Escolha o tema central da sua campanha e foque nele durante todo o processo. 

A ideia nesse início é que você tenha uma visão macro do que é seu produto ou serviço, qual a persona e qual a melhor forma de chegar até ela.

Além disso, a parte de focar em um tema é de suma importância, já que ele que vai permear todo o seu raciocínio durante a campanha. 

Pode parecer algo nítido, mas muitas vezes acabamos misturando temas de campanhas e não conseguindo ter um foco naquilo que estamos pretendendo.

2- Escolher o objetivo do anúncio

O objetivo da campanha ou anúncio deve estar ligado ao que você pretende alcançar no seu escritório de advocacia.

Isso vai facilitar a tomada de decisão e te orientar para as funcionalidades específicas de uma campanha com sucesso. 

Sendo assim, alinhe essa parte com o ponto principal que pretende atingir ao anunciar.

Ah, lembre que o próprio Google te ajuda a escolher um objetivo de acordo com a intenção da sua campanha. 

Para isso, basta acessar o site e ir na aba “Crie uma campanha com objetivos”, como na imagem a seguir:

A partir de então, o Google sugere que se você tem o objetivo aumentar suas vendas ou a conversão online, através da aplicação do telefone ou na loja, utilize “Vendas”, por exemplo.

Entretanto,como  advogado, não escolha a parte “Vendas” já que esse ponto remete a uma venda direta, algo que não faz sentido para a área jurídica. 

Claro que nada impede de você escolher outras formas de estratégia para traçar um objetivo, entretanto, no exemplo que escolhi para esse post, vou utilizar o objetivo “Criar uma campanha sem meta”, pois é a melhor forma de exemplificar os próximos passos.

Inclusive, recomendo que nas suas primeiras campanhas você escolha essa estratégia também, pois é a que menos possui riscos de erros.

E quando você sentir mais segurança para definir seu objetivo, lembre que o Google também dá a opção de adicionar ou remover um objetivo a qualquer momento.

3- Selecionar um tipo de campanha

Esse é o momento de escolher a rede do Google que deseja anunciar. 

Mas o que são essas “redes” do Google? 

As redes são os locais em que sua campanha deve aparecer para o possível lead (cliente). 

O Google disponibiliza 7 possíveis tipos de campanhas para escolha de acordo com o objetivo e modelo de negócio do seu escritório. São eles: 

Por exemplo, se você criou sua campanha em formato de filmagem e deseja que ela apareça antes de um vídeo do Youtube, você pode colocar a opção “Vídeo” no tipo de campanha. 

Lembre que o vídeo pode aparecer em outros sites, não só no próprio Youtube, mas o ideal é escolher essa modalidade quando tiver um time criativo suficiente para captar as pessoas certas.

No exemplo da nossa campanha sobre um serviço jurídico oferecido por um advogado, sugiro que o tipo de campanha seja o “Pesquisar”.

Mas atenção!

Nada te impede de anunciar em outro tipo de campanha, como “Local”, caso você tenha um escritório físico, ou então “Vídeo”, se tiver uma filmagem de atração criativa para atrair leads. 

Ficou claro? Vamos ao próximo passo então.

4- Ter uma meta de conversão

Uma meta de conversão pode definir ajustes de lances, e ainda gerar automaticamente segmentação por local e de remarketing ou grupos de produtos. 

O que isso significa? 

A possibilidade da maximização das conversões ou a receita com base no desempenho histórico das conversões selecionadas. 

E como estou falando de sua primeira campanha no Google Ads para advogados, o ideal é pular essa etapa de definição de meta de conversão, pois é algo considerado mais complexo e nesse primeiro momento não tem qualquer prejuízo deixar de defini-la.

5- Definir o nome da sua campanha com base no seu objetivo

Essa parte será mais para o seu controle interno do que outra coisa. 

É para você saber o conteúdo de cada campanha sua só de olhar, por isso, coloque um nome que fique claro.

Por exemplo: Campanha Advogado Trabalhista – Acidente de trabalho.

6- Escolher a “rede” que você deseja que seu anúncio apareça 

Isto é, definir se a sua campanha deve aparecer em anúncios do Google, em sites ou só aparecer para quem procurá-la no “buscador”.

Anúncios em sites aleatórios pode ser algo bom ou pode ser uma forma de perder dinheiro. Nesse momento, é só pensar no seu anúncio e lembrar da sua persona.

Uma pessoa que sofreu um acidente de trabalho e está procurando advogado tende a ir direto ao buscador do Google e realizar sua pesquisa, concorda?

Agora imagine um cenário de anúncios de sua campanha em sites “aleatórios”. 

Pergunto: Isso vai atrair público para você? 

Provavelmente não, pois a persona (cliente) de um advogado costuma ser mais direcionado.

Veja bem, não quero dizer que não vai dar certo, mas as chances de atrair público certo simplesmente com o “buscador” são muito maiores, o que faz com que você não perca dinheiro investindo em outras redes.

Ficou claro?

Portanto, o ideal é que no início você delimite para aparecer somente no “buscador”.Isso pode te ajudar a economizar muito.

7- Delimitar a data de início e término do seu anúncio

A data de término pode deixar indefinida e assim encerrar no momento que quiser.

Tome nota de que seu anúncio pode ser muito mais relevante em certas datas do que em outras, então caberia um investimento maior em uma semana em detrimento da outra.

No caso do nosso exemplo de serviço de advogado trabalhista não existe data considerada melhor, entretanto, se fosse um serviço de Imposto de Renda, por exemplo, o primeiro semestre do ano seria fundamental para o contador investir em Google Ads e angariar clientes.

8- Programar o seu anúncio 

Quer dizer, a carga horária que seu anúncio vai ficar disponível. 

Isso muda de um serviço para outro. Se você acredita que as pessoas tendem a pesquisar mais sobre o serviço em horário comercial, delimite para esse horário. 

Além disso, foque no seu momento de atendimento também.

Por exemplo, para um advogado criminal, pode ser de suma importância deixar um anúncio rodando 24 horas por dia. 

Mas para um advogado trabalhista é essencial deixar tudo isso? 

Depende. Não existe resposta certa ou errada nesse caso, tudo vai depender da sua persona, ou seja, você precisa entender o que o seu público costuma a demandar e o que você também está disposto a oferecer.

9- Definir a Localização

Faz sentido anunciar no Brasil inteiro? 

Muitas vezes é melhor colocar em locais que você tem mais chances de vender e ser persuasivo. Então, delimite a sua localização.

E lembre que como advogado existem causas que você pode pegar e atuar à distância, mas já outras não.

Sendo assim, estabeleça a sua situação e caso necessite que o cliente arque com os custos de locomoção, avalie qual a melhor estratégia na hora de fechar o contrato.

10- Escolher o Idioma

Nessa parte não há muito segredo, se você atende clientes que falam outros idiomas, coloque isso nessa parte. 

Caso contrário, deixe no português que é o suficiente.

11- Decidir o Orçamento

Defina uma quantia que não te cause certo medo. 

O orçamento é diário e o valor que você colocar será o máximo que o Google “gastará” por dia.

Nessa parte, se for o seu primeiro anúncio no Google, não indico investir mais de 100 reais por dia. 

O ideal é que primeiro você aprenda as melhores estratégias do Google Ads, para depois começar a investir mais.

Apesar de limitar o valor máximo nesse começo, não queira investir sempre o mínimo. 

O ideal é montar uma estratégia de melhor valor para o seu negócio.

12- Definir o Lance

Os lances vão variar de acordo com a sua métrica, quer dizer, a forma como você quer calcular a efetividade do seu anúncio. 

Exemplo: no caso da advocacia, você escolhe avaliar se a campanha está gerando orçamentos.

De início, o ideal é escolher “lance por clique”. Ou seja, que você paga a cada clique dado no seu anúncio.

Mas como eu escolho esse valor? 

De acordo com o que as pessoas que oferecem o mesmo serviço que o seu estão escolhendo.

O ideal é colocar um valor X, por exemplo, um real, e se os seus concorrentes estiverem colocando algo muito acima disso, o Google irá sugerir que você aumente o seu investimento para aparecer entre os primeiros na busca sobre o tema do seu serviço.

13- Inserir em grupo de anúncios

O foco do nosso estudo de caso é um acidente de trabalho, mas nada impede você de colocar ele em “grupos” que estejam inseridos dentro desse tema macro. 

Por exemplo: 

  • Acidente de trabalho por falta de uso de EPIs (grupo um).
  • Acidente de trabalho em construção civil (grupo dois).

Prefira no início deixar em um grupo que é a premissa que vou seguir para a continuação dessa explicação no próximo passo.

14- Escolher a “Palavras-chave” para o seu serviço

O ideal é escolher poucas palavras-chave caso você tenha pouca verba para investimento no início. 

Cada palavra-chave a mais colocada vai gerar mais gasto em cliques para a sua verba diária.

Por isso, as palavras devem ser escolhidas muito bem e pensadas de maneira estratégica com o seu negócio, além de fazer um direcionamento para qual etapa do funil você quer que venham os seus clientes que acessarem essa campanha.

No caso do nosso exemplo de Advogado Trabalhista, o ideal é direcioná-los com palavras-chave meio de funil, já que pode não existir pesquisas delimitadas o suficiente para direcioná-las para um fundo de funil.

Invista, por exemplo, em: “Acidente de trabalho direitos” e “direitos de quem se acidenta no trabalho”.

15- Colocar a “URL Final”

Coloque o endereço do seu site, melhor dizendo, o local que a pessoa será redirecionada quando clicar em seu anúncio do Google.

Nesse momento, é importante ter uma Landing Page para direcionar o seu cliente. 

Além disso, se atente aos pontos que fazem a sua LP ser considerada boa, um deles é ter uma alta velocidade de abertura.

16- Definir Títulos

Busque seu possível título no Google para ver como os seus concorrentes estão anunciando. 

Faça uma pesquisa de mercado para ajudar a definir o melhor título e passar na frente da concorrência.

Lembre que o título também é o momento de utilizar a palavra-chave e será o maior texto que aparecerá no anúncio.

Outro fator interessante é que você pode definir vários títulos, mas no começo colocar três já seria o suficiente.

Hoje em dia esses seriam os títulos dos nossos concorrentes em casos de procura por advogado trabalhista para causas de acidente de trabalho.

17- Pensar nas descrições 

Segue a mesma linha de raciocínio anterior. 

Pesquise o que seus concorrentes estão colocando e pense bem na hora de colocar sua descrição ou meta description.

A descrição pode ser o ponto fundamental na hora de um cliente escolher o seu anúncio. 

Por exemplo, se você encontrar dois anúncios com o título “Advogado Acidente de Trabalho”, a sua escolha provavelmente será aquela que tiver a melhor descrição.

Conclusão

Se você seguiu todo esse passo a passo, posso afirmar que seu primeiro anúncio foi um sucesso.

E lembre sempre de focar na estratégia do seu escritório e no seu objetivo como empresa/prestador de serviço.

Afinal, agora você tem a faca que o queijo não, já que nesse passo a passo foi possível ver todo o formato inicial na hora de criar uma campanha no Google Ads do zero.

Ainda sim, o ideal é pedir o auxílio de um profissional especialista para avançar nessas etapas e assim potencializar suas chances de conversão.

Por fim, se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. 

A equipe da Conversão Jurídica está disponível para ajudá-lo.

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