Anunciar no Google Ads é essencial para atrair clientes para um escritório de advocacia!
Mas para isso acontecer, é necessário aplicar as estratégias certas.
Afinal, ninguém quer perder dinheiro para conquistar o público errado, quer?
Então, você tem que ler este conteúdo porque só aqui vou contar tudo sobre como segmentar no Google Ads.
Olha só o que eu separei:
- Como aparecer no Google só para quem quer contratar um advogado?
- Quais são as 6 principais segmentações do Google Ads?
- 1ª Segmentação: Local
- 2ª Segmentação: Local e interesse
- 3ª Segmentação: Idade, sexo e renda
- 4ª Segmentação: Dispositivo
- 5ª Segmentação: Horário
- 6ª Segmentação: Palavras-chaves
Com esse post, eu te ajudo a entender como funciona a segmentação no Google Ads e como usá-la a favor do seu negócio.
Boa leitura.
1.Como aparecer no Google só para quem quer contratar um advogado?
Nem todo mundo sabe, mas anunciar para todas as pessoas pode ser um erro.
O verdadeiro tesouro do Google Ads é na verdade fazer seu anúncio aparecer só para pessoas que querem contratar o seu serviço de advocacia.
E o nome que se dá para essa estratégia se chama: Segmentação do Google Ads.
É através dessa estratégia que você consegue focar no seu público alvo e garantir menores custos nas campanhas de atração.
Em outras palavras. Com a segmentação no Google Ads suas chances de atrair o público-alvo são maiores, já que com isso você passa a oferecer justamente o que a sua clientela busca na internet.
Quer ver só?
Continue a leitura do próximo tópico sobre os tipos de segmentação no Google Ads que são fáceis e tranquilos de aplicar agora mesmo.
3.Quais são as 6 principais segmentações do Google Ads?
Em primeiro lugar, quem define para quem o anúncio vai aparecer é você, não o Google.
E isso é ótimo, afinal nós temos o controle da situação.
Existem pelo menos seis tipos de segmentações no Google Ads para que o seu anúncio não apareça para quem não vai contratar você, e sim para quem tem um potencial maior de adquirir o seu serviço.
Via de regra, temos 6 principais tipos de segmentação infalíveis:
- 1ª Segmentação: Local
- 2ª Segmentação: Local e interesse
- 3ª Segmentação: Idade, sexo e renda
- 4ª Segmentação: Dispositivo
- 5ª Segmentação: Horário
Vou explicar quando e como cada um deve ser usado, para que você termine de ler esse post com várias ideias prontas para implementar.
Vamos lá?
1ª Segmentação: Local
A primeira segmentação é a local.
Ao anunciar no Google, não é necessário aparecer para o Brasil inteiro, exceto se o seu objetivo for um escritório de abrangência nacional.
Ai tudo bem aplicar a segmentação para várias localidades, o que ainda sim é interessante segmentar mais naquelas em que o seu retorno for maior.
É lógico que queremos atingir o máximo de pessoas possíveis, porém para se revelar para o Brasil inteiro, isso vai demandar muito mais investimento e gerenciamento sobre o seu público alvo. Concorda comigo?
Sendo assim, é mais inteligente e lucrativo segmentar por local, o que significa escolher para quem e onde o anúncio deve aparecer.
E como fazer isso na plataforma do Google? Recomendo a leitura do post sobre Como anunciar no Google Ad 2022: tutorial passo a passo para iniciantes.
Nesse tutorial é possível descobrir como restringir ainda mais o público alvo, com a opção de raio de quilometragem, entre outras opções.
Veja que o simples fato de usar bem a segmentação local, já garante que o anúncio vai aparecer para o público certo.
Isto é, não vai aparecer em vários lugares no Brasil, onde você não teria condições de competir ou até mesmo de entregar o serviço que você está oferecendo.
Tudo isso que acabei de falar diminui seus custos e aumenta suas chances de alavancar seu anúncio no Google.
Não acaba aqui, tem mais.
2ª Segmentação: Local e Interesse
Ainda sobre segmentação de local, o Google tem uma parte muito interessante sobre a segmentação geográfica.
É que ele lhe dá uma opção de aparecer só para quem está fisicamente no local ou para quem tem interesse no local.
Imagine, por exemplo, que você está na cidade de São Paulo (presença física).
Agora, idealize que você está em Maceió e quer passar férias em São Paulo, portanto, quer pesquisar por hotéis em São Paulo (interesse).
Perceba que na segunda situação você não está fisicamente na cidade paulistana, porém tem interesse nela. Temos aqui, uma diferença entre presença física e o interesse.
Acredite se quiser, mas isso interfere diretamente nesse tipo de segmentação.
Logo, se você tem um escritório de advocacia, onde precisa que o cliente compareça fisicamente, opte pela segmentação local com presença física.
Vai ser a melhor opção para o seu anúncio, pode apostar.
Perceba que o poder desse tipo de segmentação é fantástico, já que a partir dela você define o local certo que os seus anúncios devem aparecer.
Por fim, é possível configurar também para que os anúncios cheguem a pessoas que estão presentes neste local desejado, com interesse ou ambos.
Bem interessante, não é? Tem mais, acompanhe.
3ª Segmentação: Idade, sexo e renda.
Quando se cria uma campanha, é possível determinar para qual idade, sexo e renda familiar, o anúncio deve aparer.
Já sabia disso e aplicava?
Olha só nessa imagem como funciona essa segmentação:
Por exemplo, é possível personalizar um anúncio previdenciário para um público de aposentados a partir de 55 anos, entre homens e mulheres, em uma faixa de renda a partir de R $5.000,00.
E tem mais….
Ao selecionar bem uma palavra-chave e escolher com precisão os segmentos, com certeza os resultados da sua campanha vão ser positivos. Eu já vou falar mais sobre isso.
Antes disso, dá para melhorar ainda mais a segmentação com outras opções estratégicas, como a do dispositivo.
Veja a seguir.
4ª segmentação: Dispositivo.
Já conhece bem o seu público?
Ele usa computador, celular ou outros meios para pesquisar seu nicho de negócio na internet?
Então, você pode aparecer para todos esses segmentos que já tratamos aqui e filtrar ainda mais, como por exemplo, para quem está fazendo pesquisas pelo celular.
Vale lembrar que existem vários opção de segmentação por dispositivo, entre elas:
- Computadores
- Tablets
- Celulares
- TV
Sendo assim, descubra em quais dispositivos o seu público costuma mais usar e a partir de então faça suas campanhas aparecerem só para um ou alguns desses dispositivos que já citei.
Isso vai economizar bastante nas suas campanhas, e consequentemente aumentar o orçamento para gastar com o que realmente importa para alavancar o seu escritório.
Próximo ponto, o ajuste dos horários.
5ª segmentação: Horário.
Não menos importante, temos a segmentação de horário.
Ela é tão relevante quanto as outras que já comentei, por isso não subestime essa segmentação.
Por exemplo, quais as chances do seu público contratar seus serviços de advogado de madrugada?
Caso você não trabalhe nesse horário, não faz sentido pagar para o Google colocar seu anúncio no momento onde sabemos que não há procura.
Imagine que você tenha um escritório de advocacia previdenciária ou trabalhista, onde as pessoas te buscam mais no horário comercial, das 8:00 às 18:00 horas e de segunda a sexta.
Dessa forma, é altamente recomendável escolher essas opções de horário.
Fácil, não é?
Então vamos logo à última dica que é bem importante.
6ª segmentação: palavras-chaves certas para o Google
Similar ao resultado da segmentação por local e interesse, é a segmentação por palavra-chave.
São elas que vão determinar a hora certa do seu anúncio ser exibido ao seu público-alvo.
Sendo assim, escolha as palavras-chaves certas que devem aparecer no anúncio.
Por exemplo:
- Revisão de Aposentadoria
- Revisão de Benefício Previdenciário por Auxílio-Doença
Ah e aqui vão algumas dicas importantes para esse tipo de segmentação:
- Cada grupo de anúncios precisa ter entre 5 e 50 termos
- Evite repetir palavras-chave no mesmo grupo de anúncios
- Use termos que estejam intimamente relacionados ao seu nicho de advocacia
Outra dica bem importante é adicionar palavras-chave negativas, pois assim você garante que seus anúncios não sejam exibidos em pesquisas irrelevantes ou para quem não vai te contratar.
Por fim, faça testes e mais testes.
Dias depois de anunciar, veja que palavras tiveram melhor desempenho e se for necessário remova aquelas que não foram boas.
Palavras-chave contextualizam melhor seus anúncios e dobram as chances de caírem para as pessoas certas, lembre disso.
Conclusão
O fato é que a maioria das pessoas tem uma verba baixa para fazer uma campanha no Google.
E pior, precisam fazer milagres com a verba que tem.
Mas isso não é mais um problema para você, já que a partir de agora você descobriu como otimizar e diminuir as despesas da sua campanha através da ferramenta de segmentação do Google Ads.
Afinal, aqui foi abordado tudo sobre:
- Como aparecer no Google só para quem quer contratar um advogado
- Como escolher as palavras-chaves certas no Google
- Quais são as 6 segmentações do Google Ads
Todas essas dicas vão direcionar melhor suas campanhas e torná-las mais eficientes e lucrativas para o seu escritório.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e qualquer dúvida é só deixar nos comentários!