SEO é perfeito para o advogado que quer conquistar mais visibilidade no Google sem precisar pagar nada a mais por isso.
Já sabia dessa estratégia poderosa?
De nada adianta produzir ótimos conteúdos em seu site se ninguém o encontra.
Atualmente, poucos advogados dominam as técnicas de SEO, e por consequência muitos não conseguem estar na primeira página de buscas do Google.
Uma coisa é certa. Se você quer que mais pessoas cheguem até o seu site, é preciso aplicar o SEO nas suas estratégias de Marketing Digital.
É por isso que nesse artigo vou mostrar para você advogado, os melhores caminhos para a aplicação da estratégia SEO.
Para isso, vamos ver os seguintes tópicos:
- O que é SEO?
- Qual é a importância do SEO para advogados?
- Como o Google funciona?
- Como aplicar o SEO?
- O que não fazer no SEO do seu site?
Ao final, você vai sair daqui pronto para aplicar todas as técnicas de SEO para colocar o seu site no topo do Google!
1. O que é SEO?
SEO significa “otimização de mecanismos de busca”.
Também podemos dizer que essa sigla traduz um conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital para alavancar o tráfego e o desempenho de um site.
SEO é, portanto, uma estratégia inteligente com técnicas utilizadas para que um site alcance uma boa posição no Google ou em outros mecanismos de pesquisa.
Isso porque, em cada busca que é feita no Google, o algoritmo procura organizar as páginas em um ranking que possa fornecer aos usuários as melhores respostas para aquilo que eles perguntaram.
Importante frisar que o SEO não se trata de um tráfego pago, mas sim uma estratégia de tráfego orgânico, de forma natural, sem precisar pagar pelos anúncios.
Dessa forma, quando um advogado aplica as estratégias certas de SEO, há mais chances de ganhar visibilidade e receber mais cliques no site, de forma a construir uma presença forte no mundo online.
Enfim, é possível dizer que o SEO é uma espécie de tráfego orgânico, o qual pode ser dividido em três partes:
- SEO ON-SITE ou SEO TÉCNICO
- SEO ON-PAGE
- SEO OFF-PAGE
Em resumo cada um que dizer o seguinte:
- SEO On-site: envolve elementos como a velocidade do carregamento, a arquitetura e a segurança do seu site
- SEO On-page: está ligado com a qualidade do conteúdo em si, uso de palavras-chave e links internos
- SEO Off-page: está relacionado com a quantidade de referências que o seu site recebe de outros sites.
Logo, para um site de advocacia alcançar os primeiros lugares nos resultados de buscas do Google, é necessário oferecer uma boa usabilidade da página, construir autoridade no mercado digital e fornecer uma boa leitura aos usuários.
2. Qual é a importância do SEO para advogados?
A importância do SEO para advogados está na visibilidade e no destaque do seu escritório na maior vitrine da web, o que sem dúvidas aumenta o número de buscas pelos seus serviços jurídicos.
Com isso, se ganha reconhecimento, autoridade e consequentemente, maior atração de novos clientes.
Então, se você ainda não entrou para o meio digital, é bem possível que sua visibilidade esteja mais baixa do que a dos seus concorrentes.
Isso porque nos dias de hoje grande parte das pessoas utilizam o Google para encontrar as respostas para suas dúvidas jurídicas.
No entanto, não basta apenas ter um site, é preciso aplicar técnicas que façam com que a sua página apareça para as pessoas certas e no momento certo.
É como fazer isso?
Através das estratégias de SEO, que são cada vez mais comuns nos planos de marketing jurídico.
E não tem erro. Com aplicação correta do SEO, o site do seu escritório de advocacia vai ganhar muito mais visibilidade e destaque no mercado, já que o site passa a ser uma grande vitrine dos seus serviços.
Por fim, lembre que o retorno que o SEO pode ser muito vantajoso, visto que se trata de um tráfego orgânico, sem custo adicional nenhum.
3. Como o Google funciona?
É certo que quem almeja ter sucesso com o Marketing Digital, precisa antes entender como funciona o Google e como ele apresenta os resultados de buscas.
É provável que você já saiba que o Google é o maior buscador do mundo, sendo quase mínima a atuação de seus concorrentes.
Só este dado já é o suficiente para te fazer entender o quão é importante dominar as técnicas de SEO.
Não é à toa que os sites que aparecem no topo de resultados são aqueles que mais recebem acessos.É por isso que aplicar estratégias de SEO é tão importante para o seu escritório se destacar e ganhar mais resultados.
Agora é hora de entender todo o trabalho que existe por trás dos processos de retorno de pesquisa utilizados pelo Google, para que seja possível encontrar os segredos para alcançar o topo dessa plataforma também.
Para isso, separei esse tópico em 3 principais pontos, que são:
- Resultado das Pesquisas
- Mecanismos de Retorno de Pesquisa Google
- Fatores de rankeamento do Google
Entenda agora o que é cada um deles.
Resultado das Pesquisas
Existem dois tipos de resultados para pesquisas feitas no Google:
- Resultados Pagos (Google Ads)
- Resultados Orgânicos (Gratuitos)
Os resultados pagos são aqueles obtidos através dos anúncios via Google Ads.
Já os resultados orgânicos são aqueles em que o Google classifica de acordo com seu algoritmo de busca.
Um ponto importante a ser ressaltado é que, os resultados orgânicos são melhores obtidos quando há a aplicação correta das técnicas de SEO, já que vão influenciar diretamente nos algoritmos do Google.
E mais. Mesmo sem pagar por anúncios, é possível chegar aos primeiros lugares dos resultados de buscas só com resultados orgânicos.
Sabia disso?
Isso porque as páginas que aplicam as estratégias certas de SEO conseguem ficar entre os resultados mais relevantes do Google, e ainda sem custo a mais para o dono do site.
Bom, mas não acaba aqui. Veja como funciona também os Mecanismos de Retorno de Pesquisa.
Mecanismos de Retorno de Pesquisa Google
Os mecanismos de retorno de pesquisa do Google podem ser resumidos em basicamente 3 pontos.
São eles:
- Rastreamento ou Crawling
- Indexação ou Indexing
- Rankeamento ou Ranking
Vamos entender melhor como funciona cada um.
Rastreamento ou Crawling
O Google possui um sistema de “crawlers” que entram nos links e rastreiam as páginas existentes.
O rastreador mais conhecido é o “Googlebot”.
Esses robôs lêem todos os conteúdos das páginas e trazem os dados dos sites para dentro dos servidores do Google.
São eles que determinam quais são os sites e com que frequência devem ser rastreados.
Não há nada que podemos pagar para que a plataforma rastreie com mais frequência os nossos sites.
Na verdade, a função do buscador é justamente identificar quais são os sites que possuem os melhores conteúdos que sirvam de respostas para as buscas, o que garante maior experiência ao usuário.
Em palavras um pouco mais técnicas, o crawler é um algoritmo que analisa os códigos dos sites e buscam por URLs para indexar em seu grande banco de dados.
Indexação ou Indexing
Após a fase de rastreamento, começa a fase de indexação.
Nela, o Googlebot processa todas as páginas que foram rastreadas para colocá-las dentro de seu índice.
Em seguida, é feita uma cópia para o servidor do Google, o que significa dizer que a página foi indexada e que aquele site já está na lista do buscador para aparecer como resultado nas buscas.
Agora, quando o robô do Google encontra a URL do seu site e a inclui no banco de dados do buscador, os algoritmos também organizam todos os conteúdos encontrados de forma segmentada.
É nessa fase de organizar a casa que entra a importância das palavras-chave, pois são elas que irão orientar o robô na ordem de prioridades.
Além disso, após o Google incluir as páginas em seu banco de dados, entra a parte mais sofisticada da ferramenta: avaliar, dentre todas as possibilidades, qual é o resultado que melhor atenderá a busca do usuário.
Assim, ao realizar uma pesquisa no Google, o algoritmo consegue analisar quais páginas do seu índice são as melhores para responder às pesquisas realizadas pelo usuário através das palavras-chave inseridas.
Rankeamento ou Ranking
A fase de ranqueamento é a etapa em que o algoritmo consegue entregar a resposta certa para aquilo que o usuário pesquisou no Google.
E o mais incrível é que tudo isso é feito em milésimos de segundos.
É justamente os algoritmos que as estratégias de SEO conseguem influenciar para fazer com que o seu site consiga chegar ao topo das pesquisas do Google.
Para tanto é fundamental conhecer um pouco mais sobre os algoritmos do Google.
Vamos a eles? É só continuar a leitura a seguir.
Os fatores de rankeamento do Google
Como você já sabe, são os algoritmos os responsáveis por filtrar todos os conteúdos existentes nos índices do Google e assim definir a ordem das páginas que serão apresentadas aos usuários a cada pesquisa.
Só que para isso existem mais de 200 fatores de rankeamento que definem a relevância de um site.
É impossível saber esses dados com precisão, pois o Google não divulga todos os fatores que compõem o rankeamento.
A boa notícia é que existe um guia completo de SEO para iniciantes que ajuda a dar um excelente norte.
Embora esse guia não traga segredos para o seu site automaticamente alcançar os primeiro lugares de pesquisas, pelo menos há recomendações de práticas para que os robôs possam rastrear, indexar e entender seu conteúdo.
Ainda sim, separei os 11 fatores de rankeamento do Google que entendo ser mais importantes para aplicar ao seu site de advocacia.
Vamos lá?
1. Pagerank / Page Authority
O Pagerank é uma forma de medir a autoridade de uma página na web, com base na quantidade e na qualidade de links que um determinado site recebe.
Além disso, o Google também considera o contexto em que eles são utilizados.
Todos esses critérios são analisados em uma escala de 0 a 10.
O site que recebe nota 0 é aquele com pouca relevância e quase nenhuma autoridade.
Já aquele que possui nota 10 possui extrema autoridade e muita relevância.
Acontece que nos dias de hoje, o Google não exibe mais essa métrica para seus usuários, sendo apenas utilizada internamente pelo próprio buscador.
Isso porque a nota, baseada na qualidade e quantidade de links que um site recebe, deixou de ser pública desde 2016.
Então, embora o Pagerank ainda exista, somente o Google tem acesso às notas.
Uma solução é utilizar o Page Authority da Moz (uma plataforma de análise de SEO), para avaliar qual é a posição a ser conquistada nos resultados de busca.
Nesse caso, as páginas também recebem notas de 0 a 100, e quanto maior a nota, melhor o posicionamento da sua página.
2. Autoridade do domínio ou Domain Authority
O Domain Authority, também desenvolvido pela Moz, é outra métrica de mecanismo de busca.
Basicamente, sua função é estimar qual é a posição alcançada por um site em mecanismos de buscas.
Neste caso, Domain Authority tem uma escala de 0 a 100 e quanto maior o seu número, melhor é seu posicionamento no ranking.
E para melhorar essa métrica, os principais critérios utilizados são:
- número de links que o domínio recebe
- idade do domínio
- autoridade dos demais domínios que linkam para o seu site.
Enfim, essa é mais uma métrica para prever o ranqueamento de um site.
3. Relevância dos links
Links são formas de ligar uma informação a outra e criar conexões entre sites da web.
Quanto mais o seu site for referenciado por outros sites, maior será a sua relevância e posicionamento para o Google.
Afinal, se outros sites te indicam, significa que você é uma referência confiável naquela determinada matéria.
Por isso, é tão importante adotar uma estratégia de link building, ou seja, de construir relações com outras páginas que atuem em mercados que complementam o seu.
4. Conteúdo de qualidade
Nunca copie o conteúdo de um outro site, pois isso penaliza a sua página.
Quando você cria conteúdo original, único e de boa qualidade, sem dúvidas a relevância dele vai ser maior para o Google.
E se for relevante nas buscas, por consequência ele vai estar no topo das páginas.
5. Título e texto com palavras-chaves
Dentro das estratégias de SEO on-page, o título é a parte mais importante para melhorar o posicionamento do seu site.
A palavra-chave do seu conteúdo deve estar logo no título, em especial nas headlines H1, H2 e H3.
Além disso, deve aparecer entre as primeiras 100 palavras do seu texto.
Uma outra estratégia interessante é utilizar as palavras-chave nos subtítulos do seu conteúdo, pois assim fica mais fácil a plataforma identificar o seu objetivo.
6. Tempo de permanência no site
O Google consegue avaliar quanto tempo os usuários permanecem em um mesmo site.
Assim, aquelas páginas que conseguem “prender” a atenção das pessoas são consideradas mais relevantes para o buscador.
7. Velocidade de carregamento do site
O Google penaliza as páginas que demoram mais de 2 segundos para carregar.
Assim, ao construir o seu site, preste atenção em ações que podem otimizar o carregamento, como diminuir o tamanho de imagens e vídeos.
8. Design responsivo
Cuide para ter um design acessível de qualquer lugar.
Sites responsivos são aqueles que se adequam a qualquer resolução de forma harmônica.
Isto é, o usuário pode acessar seu site de um notebook ou de um celular que vai ter exatamente a mesma experiência, pois o layout vai continuar o mesmo.
9. Atualização do conteúdo
O Google prioriza os conteúdos mais recentes para exibir no topo dos resultados de busca.
Assim, é importante sempre atualizar os seus posts, mesmo que seja apenas adicionar um novo parágrafo ou novas imagens.
Apenas se certifique de atualizar o conteúdo postado.
10. Utilização de multimídia
A utilização de fotos, gifs, vídeos, infográficos, faz com que o seu conteúdo seja muito mais interativo e rico.
Assim, o Google entende que páginas que utilizam multimídia possuem maior qualidade de conteúdo.
11. Usabilidade
O seu site precisa trazer uma boa experiência ao usuário.
É necessário haver uma navegação tranquila, pois o Google prioriza sites que rodam de uma maneira mais fluida.
Agora que você já sabe alguns dos principais fatores de rankeamento do Google, é necessário entender como conseguir uma boa classificação e como aplicar as técnicas de SEO.
Continue comigo.
4. Como aplicar o SEO?
A primeira dica é cadastrar o seu escritório de advocacia no “Google Meu Negócio”.
Feito isso, é importante preencher dados como: endereço, telefone de contato e o link do site do seu escritório.
É com esse cadastro que o seu site começa a aparecer quando um usuário pesquisar por advogados em uma cidade específica.
Por isso, não se esqueça de manter seu perfil atualizado no Google Meu Negócio, já que assim suas chances são maiores de obter resultados mais imediatos no Google.
A segunda dica é aplicar técnicas de SEO nos conteúdos produzidos na sua página.
Isso porque o volume de pessoas que fazem pesquisas direcionadas a escritórios de advocacia específicos é pequeno comparado ao número de pessoas que fazem buscas relacionadas a dúvidas jurídicas.
Assim, para que seu escritório realmente cresça na internet e tenha relevância nas buscas do Google, é necessário que o seu site comece a produzir conteúdos que sejam a resposta para as dúvidas dos usuários.
E para que tudo isso ocorra, é necessário adotar algumas estratégias.
Eu separei algumas pra começar e fiz a divisão da seguinte forma:
- Técnicas de SEO on-page
- Técnicas de SEO on-site
Entenda como funciona cada uma delas.
SEO on-page
Pensa assim comigo para sempre lembrar desse conceito.
Técnica de SEO on-page é toda aquela que serve para melhorar a experiência do usuário em seu site.
São elas que vão:
- Melhorar o seu tráfego
- Te posicionar melhor nos rankings
- Facilitar que SEO off-page tenha mais sucesso
Em outras palavras. São todas as atividades que podem afetar a utilidade do seu site para os clientes, como por exemplo, o conteúdo e a arquitetura dele.
Sabendo disso, procure aplicar as 12 principais ações de otimização on-page:
- Otimizar seu conteúdo
O primeiro passo é otimizar o seu conteúdo de uma forma que o robô do Google consiga indexar melhor a sua página.
Para tanto, há diversas ações de otimização On-page que você poderá utilizar.
Veja alguns exemplos:
- Utilizar um título chamativo e condizente com o conteúdo
- Separar títulos e subtítulos com tamanho da fonte diferente, de forma a mostrar a hierarquia entre os tópicos
- Fazer o uso da meta descrição, ou seja, um pequeno resumo do conteúdo da página
- Uso de imagens e infográficos para deixar seu conteúdo mais chamativo
- Parágrafos curtos, com menos até 4 linhas
- Utilização de bullet points, negrito, itálico
- Colocar vídeos entre os textos, para prender o seu usuário por mais tempo
O importante é produzir um conteúdo que seja acessível tanto para os leitores que buscam respostas, quanto para o próprio robô do Google.
Ao produzir um conteúdo tenha em mente que você não está peticionado para um Juiz, mas sim escrevendo um texto para um usuário leigo.
Portanto, é de extrema importância que o seu conteúdo seja escrito de maneira dinâmica, fácil e simples (sem juridiquês).
Por fim, procure ser autêntico, produzir conteúdos completos e tirar as dúvidas do seu leitor.
A ideia é fazer com que o seu futuro cliente consiga ver que você é um advogado que entende do assunto que ele busca e sinta confiança em contratar seu serviço.
- Usar palavras-chave
Dentro do ramo jurídico, é importante utilizar palavras menos concorridas para ter maiores chances de aparecer no topo das pesquisas.
Da mesma forma que também é excelente inserir palavras que apresentam um bom volume de buscas.
Por exemplo. Ao invés de utilizar um título muito concorrido, como “Advogado Empresarial”, crie um conteúdo no seu site cujo título tenha a palavra-chave daquilo que seu potencial cliente está procurando.
Neste caso, um bom exemplo seria : “Como conferir sua rescisão do contrato de trabalho”.
É muito provável que o seu potencial cliente esteja no Google buscando a solução para uma dúvida ou um problema jurídico, por isso quanto mais conteúdos específicos você entregar, maiores são suas chances de ranquear.
Para saber quais palavras são mais buscadas de acordo com o público-alvo do seu escritório, recomendo utilizar o Google Keyword Planner.
Nessa ferramenta gratuita, você consegue encontrar quais as melhores opções de expressões que possuem grande volume de busca, veja:
Exemplo de como descobrir novas palavras-chave no Google Keyword Planner
E para reforçar mais uma vez aquela dica do começo de palavras chaves mais específicas em seu site, olha só como é o uso através dessa ferramenta.
Imagina que o seu ramo de atuação é o direito previdenciário.
Então, ao invés de fazer um conteúdo com o título “Advogado Previdenciário”, que possui alta concorrência, procure produzir conteúdos com temas de “Fibromialgia Aposentadoria”.
Como selecionar palavras-chave com baixa concorrência no Google
Depois, escreva conteúdos jurídicos com palavras que são muito buscadas, mas que ainda não possuem textos de qualidade publicados, ou seja, baixa concorrência.
Outra dica é utilizar as palavras-chave não só no título, mas também na URL e na meta descrição do seu texto.
Só cuidado com o uso excessivo de palavra-chave!
A sugestão é escrever naturalmente, sem forçar a utilização das palavras-chave. Caso você perceba que utilizou uma mesma palavra muitas vezes, faça o uso de sinônimos.
Por fim, não se esqueça que você vai produzir um conteúdo que um leigo vai ler, então, não use jargões jurídicos e palavras muito rebuscadas. Procure escrever textos que o seu público-alvo consiga interpretar de forma fácil.
- Frequência dos conteúdos
De nada adianta postar um post no seu site a cada 6 meses.
A frequência na produção de conteúdo é de extrema importância para que seu site seja cada vez mais recomendado pelos resultados de buscas do Google.
Procure estar antento com as necessidades do seu público-alvo e ter constância na publicação de posts, de maneira a sempre responder as dúvidas do seu potencial cliente.
A ideia não é publicar todos os dias, mas ter um alto número de posts, pois quanto mais conteúdos você produzir, maiores são as chances de rankear.
Só não se esqueça de manter um alto padrão de qualidade e de originalidade também.
Afinal, seus futuros clientes podem ser extremamente exigentes com o conteúdo que você posta. Por isso, preze pela qualidade acima de tudo.
Por último, se você se encontrar sem inspiração para produzir, anote essas duas dicas.
- Dica 01: Análise o que os seus concorrentes estão postando. Vale a pena investir em conteúdos que ainda não foram abordados por eles.
- Dica 02: Caso você seja um site de advocacia digital, faça uma busca sobre um determinado tema e veja quais escritórios de advocacia têm aparecido nas primeiras posições dos resultados.
Feito isso, analise quais foram as estratégias de SEO utilizadas por eles e quais você também pode aplicar no seu site.
Mas atenção! Nunca copie um conteúdo, apenas utilize bons sites como inspiração para melhorar o seu.
- Fazer a linkagem interna
Quando o seu site começar a ficar recheado de conteúdos, é provável que um post se interligue com outro que já foi produzido.
Nesse caso, ao escrever um post jurídico, é possível linkar outras páginas do seu site que mantenham relação com o conteúdo que você está escrevendo.
Essa é uma boa estratégia, pois permite que o seu leitor navegue em várias páginas do seu site apenas clicando nos links e sendo redirecionado.
Isso faz com que o Google entenda que o seu site tem sido relevante.
- Utilizar vídeos
É fato que cada vez mais os usuários procuram soluções mais dinâmicas para suas perguntas.
Os conteúdos em vídeo têm se tornado cada vez mais relevantes, visto que as pessoas estão preferindo “assistir” do que “ler”.
Desse modo, uma boa estratégia é utilizar vídeos curtos no meio dos textos do seu conteúdo, mas lembre que também é necessário colocar bons títulos nos vídeos, além de descrições que sintetizem o conteúdo.
- Melhorar a URL do seu site
Outro ponto relevante é deixar a URL do seu site o mais limpa e clara possível.
A dica é construir uma URL com apenas as palavras-chave do seu conteúdo.
Isso vai fazer com que o robô do Google entenda melhor do que se trata a sua página.
Evite utilizar URL como “www.exemplo.com.br/ck890jdnfi-osi.nfsa”.
Opte pelas versões que sejam legíveis e mais amigáveis, como no exemplo a seguir:
Viu só?
Nesse novo exemplo a URL está clara com a palavra-chave do conteúdo para utilizar no SEO.
- Utilizar as Call To Action (CTA’s) que não viole o Código de Ética da OAB
“Call to Action” é o termo em inglês que significa “Chamada para ação”.
Em síntese, é uma estratégia de marketing que visa atrair o cliente para um próximo passo, ou seja, a contratação do seu serviço de advocacia.
No caso de um site de advocacia, essa parte do procedimento necessita maior atenção para que o Código de Ética da OAB não seja violado.
É fundamental não oferecer explicitamente o serviço jurídico e nem incentivar a compra de um e-book, por exemplo.
O marketing para advogados deve ser meramente informativo, além de ser discreto, sem a finalidade específica de captar clientes.
Tome cuidado ao escrever a CTA. O direcionamento da chamada deve ter caráter apenas informativo.
- Entender as buscas relevantes
Dentro das estratégias de marketing jurídico é preciso entender quais são as dores do seu lead, em outras palavras, a do seu potencial cliente.
Depois de saber isso, crie um conteúdo que seja relevante para as principais dúvidas dele.
Isso é significativo porque o robô do Google quer encontrar a melhor resposta possível.
Assim, ao entender quais são as pesquisas que o seu potencial cliente faz, você vai conseguir elaborar um conteúdo que contenha exatamente aquilo que ele está procurando.
- SEO Técnico
As técnicas de SEO técnico, muitas vezes, são incluídas dentro do SEO on-page.
Elas envolvem aspectos de programação, desempenho e usabilidade do seu site e são extremamente importantes para a experiência do usuário.
- Ter um Design Responsivo
Umas das estratégias mais importantes do SEO que você advogado deve aplicar para atrair mais clientes, é priorizar a experiência mobile do seu site.
Atualmente, a maior parte do tráfego da internet é feito através de smartphones e daí porque é elementar seu site ter um layout responsivo.
Como já dito anteriormente, um site responsivo é aquele que consegue se adaptar a qualquer tipo de tela, como smartphones, tablets, computadores, e até mesmo smart TVs, sem ficar distorcido.
Inclusive, o Google favorece os sites responsivos. Em 2018 o buscador passou a priorizar as versões mobile dos sites no momento da indexação.
Por isso, é quase que obrigatório que o seu site seja responsivo, pois caso contrário seu site não vai mais aparecer nos resultados de buscas.
- Tornar o site usual e veloz
Após criar ou adaptar o seu site para ser responsivo, é hora de garantir uma boa experiência da página para seus futuros clientes.
Tem que ser fácil de usar, por isso priorize um layout simples e que possua itens de navegação que ajudem o usuário a se localizar.
Além de bonito, o site precisa ser rápido. Sendo assim, garanta que a velocidade de carregamento seja menor que 2 segundos, para evitar que o seu cliente saia da página antes de carregar, o que aumenta a sua taxa de rejeição.
Uma boa dica é, na hora de utilizar imagens, reduzir o tamanho e diminuir a resolução. Ou melhor ainda, utilizar o formato PNG.
Ainda sobre a utilização de imagens, faça uma legenda com texto alternativo para a imagem. Nela, certifique que você utilizou a palavra-chave do seu texto.
Isso tudo é interessante para que o robô do Google consiga realizar a leitura e para direcionar o mecanismo de busca para entregar o seu conteúdo para quem está procurando por imagens parecidas.
Mas cuidado que não é vantajoso encher toda a sua página de conteúdos com excesso de palavras-chave.
É preciso ter bom senso e ponderar o uso delas, caso contrário você pode cair em umas das técnicas de Black Hat que são puníveis pelo Google (vou já comentar disso adiante).
- Segurança do seu site
Outro fator de extrema importância é a segurança do site.
Desde 2014, um dos fatores de rankeamento do Google é a utilização do HTTPS, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto.
Inclusive, o Google indica que site sem o HTTPS é um “site não seguro”. Em vista disso, é crucial adequar o seu site para esse novo sistema de proteção.
SEO off-page
As técnicas off-page são aquelas que são realizadas fora do seu site.
Em geral, possuem relação com a quantidade de links ou referências que a sua página recebe de outros sites.
São portanto técnicas de SEO off-page a serem aplicadas:
- Construir uma autoridade de marca
Para um site ter a confiança do Google é preciso que as menções ao nome do seu site apareçam em outros sites que já são reconhecidos pelo público em geral.
É possível melhorar a sua presença no mundo digital ao atuar de forma mais intensa no YouTube e em outras redes sociais, por exemplo.
Ao produzir mais conteúdos de boa qualidade, as chances de ser referenciado por outros sites relevantes aumentam. Dessa forma, procure sempre alimentar suas redes sociais e seu site com conteúdos originais, criativos e interessantes.
- Divulgar o conteúdo do site em outras redes sociais
Caso você ainda esteja começando no marketing digital do seu site jurídico é bom investir na divulgação da sua página em outras redes sociais.
Dessa forma, você vai conseguir alcançar um público maior e gerar maior quantidade de cliques no seu link, o que é extremamente significativo nas estratégias de SEO.
Então, não economize tempo para se dedicar na produção de conteúdo em outras redes sociais, e sempre faça referências aos links dos conteúdos do seu site.
- Link Building
Como já expliquei anteriormente, uma das maiores técnicas de SEO é possuir outros sites utilizando o seu link como referência.
Para tanto, essas são algumas estratégias utilizadas pelos profissionais de SEO:
- Produzir artigos para outros sites com links que apontem para seu próprio site. Para ser convidado a produzir um conteúdo em um site relevante, é preciso construir um network
- Monitorar os sites que mencionam o seu site, ou que falam de você (através do Google Alerts), mas que não tenham usado o seu link. Você pode entrar em contato com eles e pedir a inclusão do link
- Produzir conteúdo em parceria com outros especialistas sobre o tema. Assim, há grandes chances desse parceiro divulgar o link do conteúdo também.
Os guest posts, ou seja, os post de sua autoria publicados em site de outra pessoa, é uma das melhores estratégias para quem está iniciando no mundo digital.
Você pode fazer uma parceria com um colega de trabalho.
Caso a sua área de atuação seja o direito tributário, pode fazer uma parceria com um site de um advogado criminalista e escrever sobre os crimes tributários, por exemplo.
5. O que não fazer no SEO?
Agora que você já sabe que é interessante aplicar na hora de definir suas estratégias de SEO, é indispensável conhecer também o que não fazer para não ser banido do Google.
Isso porque certas estratégias são consideradas antiéticas por essa plataforma, as chamadas de Black hat e que como dito, são passíveis de punição.
São estratégias a serem evitadas em seu site:
- Conteúdo oculto: colocar palavras escondidas no site, de forma que apenas os robôs consigam ler, como aplicar o texto na mesma cor do fundo do site
- Keyword stuffing: inserir repetidas vezes as palavras-chave, de maneira exaustiva e sem contexto
- Linkfarm: é a fazenda de links, ou seja, sites que são criados com o único intuito de gerar links de outras página, na tentativa de melhorar a autoridade dos sites através das referências
- Conteúdo duplicado: copiar o mesmo conteúdo que outro site já publicou. Nesse caso, o Google oculta os posts que foram copiados e não mostra nos resultados das buscas;
- Compra de links: o Google consegue identificar quando um site começa a ser referenciado por outros sites de uma hora para a outra, sendo indício de que está havendo a compra de links.
Claro que existem outras técnicas que são consideradas desleais para o Google, porém não tem erro se você usar técnicas que sejam orgânicas, naturais e que busquem a qualidade do seu conteúdo.
Siga o passo a passo que acabei de dizer, já aos poucos você vai conseguir alcançar resultados de forma natural e sem ser banido pelo Google.
Só não se esqueça que esse é um processo lento e gradual.
No caso de você não querer seguir as técnicas aqui indicada por querer um caminho mais curto, saiba que o Google também pode aplicar punições para diminuir drasticamente seu desempenho.
Ser punido pelo Google significa perder 30, 50, ou mais de 900 posições nos resultados de buscas, ou até mesmo ser banido.
Por isso, não indico nenhuma técnica desleal!
Acredite, é muito melhor fazer um tráfego orgânico e correto, que demore um pouco para gerar resultados, do que aplicar técnicas fáceis para tentar alcançar um desempenho mais rápido e acabar sendo excluído do Google.
Conclusão
Advogado, agora você sabe todas as etapas para a aplicação das estratégias de SEO para o seu site jurídico.
Além de tudo, descobriu como o Google funciona, como é a atuação dos algoritmos dos buscadores e o mais marcante, quais técnicas de SEO devem ser aplicadas no seu site de advocacia.
Isso porque no post de hoje você obteve as respostas para todas essas perguntas:
- O que é SEO?
- Qual é a importância do SEO para advogados?
- Como o Google funciona?
- Como aplicar o SEO?
- O que não fazer no SEO do seu site?
Com tudo isso, foi possível formar toda a sua base para dominar como funciona o SEO para advogados e assim a alavancar o seu site nos resultados do Google
Enfim, se ficou alguma dúvida, saiba que a Conversão Jurídica possui uma equipe inteira para te auxiliar com Marketing Jurídico, assim como a aplicação de estratégias de SEO que não violem o Código de Ética da OAB.
Até breve!