SEO para advogados: veja como melhorar a sua estratégia

Com cada vez mais advogados reconhecendo a importância do marketing digital, a disputa pela primeira página no Google está ainda mais acirrada. Por isso fizemos esse artigo explicando a importância do SEO para Advogados.

Afinal, não adianta ter um site se ele não é encontrado e acessado por quase ninguém e, consequentemente, não gera leads e vendas. 

Ou seja, ter um bom posicionamento no Google é um fator determinante para o sucesso de seu escritório.

Sendo assim, você não pode ignorar a importância do Search Engine Optimization (o famoso SEO, ou Otimização para Motores de Busca) para se destacar na internet. 

E para te ajudar, reunimos dicas de SEO que podem fazer o seu site ter uma excelente performance no Google.

Você vai ver:

  • Por que é tão importante o posicionamento orgânico no Google?
  • Como melhorar o SEO de seu site?
  • Por que analisar o desempenho do site?

Vamos lá? 

Por que é tão importante o posicionamento orgânico no Google?

Quando você faz uma pesquisa, os mecanismos de busca organizam uma lista de resultados de acordo com a palavra-chave que você utilizou. 

Para definir o posicionamento dos sites nessa lista de resultados orgânicos, é utilizado um sistema complexo, que analisa a reputação, autoridade e popularidade de cada um.

Mas afinal, por que você deve se preocupar em aparecer entre os resultados orgânicos?

Diferente da publicidade paga, onde é necessário um investimento direto para funcionar, a busca orgânica não cobra nenhum valor para a empresa ao promover o link do site. 

Com isso, muitos usuários preferem confiar em links orgânicos, visto que sabem que os sites não aparecem somente pelo dinheiro que o escritório investiu na propaganda.

É daí que surge a importância de se conquistar um bom posicionamento orgânico no Google: você gera maior credibilidade, respeito e admiração do público pela sua empresa.

Leia nosso artigo: Advogado, por que você deve aplicar SEO em seu site?

Sendo assim, apesar de não oferecer um retorno imediato como os anúncios conseguem, os resultados de um bom desempenho orgânico são poderosos e duradouros.

No entanto, não é tão simples assim.

Infelizmente, não é nada fácil ter um bom posicionamento no Google!

Considerando que continuam surgindo novas regras e fatores para definir o ranqueamento, é de extrema importância que você mantenha um trabalho constante de atualização e aperfeiçoamento das técnicas de SEO.

Nos próximos tópicos, você vai ver justamente sobre como melhorar a sua estratégia de SEO.

Acompanhe!

Como melhorar o SEO de seu site?

Como visto acima, ter um bom SEO não é tarefa simples!

Trata-se de um trabalho de otimização contínua, que envolve elementos internos e externos à sua página.

Mas existem algumas dicas que você pode seguir para aprimorar essas técnicas e melhorar o resultado de seu site.

Confira:

Crie conteúdo relevante e não esqueça de atualizar

A qualidade do conteúdo é, sem dúvidas, o fator mais importante para um bom ranqueamento no Google.

Você precisa criar conteúdo voltado para o seu público-alvo, resolvendo um problema ou dúvida jurídica comum.

Tenha em mente que, ao entregar conteúdo relevante, que pode ajudar seu público, você será capaz de atrair mais visitantes para o site. 

Com isso, o Google entende que você é autoridade no assunto e melhora seu posicionamento.

Além disso, de tempos em tempos, é importante atualizar as páginas de seu site ou blog. Se o conteúdo for pouco atualizado e ficar obsoleto, o Google percebe e derruba o posicionamento de seu site.

Nesta etapa, aproveite para identificar quais páginas apresentam baixo desempenho e atualize com conteúdo novo e com qualidade, aquele que as pessoas realmente querem ler. 

Também é importante verificar quais técnicas de SEO devem ser aprimoradas para melhorar o desempenho da página.

Você pode, por exemplo, pensar em novas palavras-chave para segmentar o conteúdo. 

Escolha as melhores palavra-chaves

O primeiro passo para qualquer estratégia de SEO é definir por quais palavras você quer disputar.

Ou seja, quais são os termos de busca pelos quais você quer que a sua página apareça nos primeiros resultados do Google.

Uma dica para encontrar a palavra-chave ideal para seu conteúdo é utilizar o Google Keyword Planner, ou Planejador de Palavras Chave do Google – uma ferramenta gratuita disponibilizada através do Google Ads.

Com essa ferramenta, você consegue ter acesso ao número de buscas mensais de cada palavra e a concorrência por cada uma delas. 

Dessa forma, fica mais fácil elaborar estratégias efetivas e capazes de alcançar melhores resultados, não é verdade?

No entanto, ao definir a palavra-chave, há um fator principal a ser considerado: seu público-alvo

Afinal, para gerar tráfego orgânico, você deve entender o que os usuários necessitam e criar conteúdo de acordo com essas necessidades. 

Isso significa também que você deve escolher palavras-chave específicas e que façam sentido para quem você deseja alcançar.

Portanto, pergunte-se:

  • O que o público-alvo está pesquisando?
  • Quais palavras e termos estão utilizando em suas pesquisas?

Não adianta brigar por um termo que não vai chegar até o público que você busca, é preciso se atentar em todos os detalhes, veja:

Atente-se aos links internos e externos

Um dos fatores que influenciam o ranqueamento do site é posicionar links de forma estratégica no texto.

Uma possibilidade é adicionar links internos, que direcionam o usuário para outra página dentro de seu site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. 

Assim, você consegue gerar tráfego de qualidade para seu site e aumenta a autoridade da página para a qual se está linkando.

Isso porque você indica ao robô do Google que aquela página é referência no assunto e é capaz de aprofundar o conhecimento do leitor.

Também é possível utilizar links externos – ou seja, links que levam o leitor para outro site. 

Fazer isso melhora a experiência do usuário, visto que você complementa conteúdo com fontes confiáveis e de pessoas que são autoridade no assunto.

Além disso, essa prática tem valor para o Google – tanto quando o seu conteúdo traz links externos como quando o seu conteúdo é indicado por links em outros sites.

Ou seja, quando um bom site utiliza links que direcionam para sua página, o Google entende que seu site é confiável e relevante para quem tem interesse no assunto.

Essa estratégia faz muita diferença para o SEO de seu site, pois aumenta a sua autoridade entre os resultados do buscador.

Mas atenção, tentar fazer com que sua página seja referenciada em qualquer site não vai te ajudar.

Isso porque a autoridade e relevância do site que te referenciou também é levado em consideração. 

Dessa forma, é importante que o outro site também seja relacionado ao universo jurídico ou que seu conteúdo esteja abordando o assunto.

Entenda a importância do Título e da Meta Descrição (title tag e meta description)

A Title Tag trata-se de um elemento do código HTML que representa o título da sua página.

É esse título que aparece para o usuário nos resultados do mecanismo de busca, ou ainda, na aba do navegador quando ele acessa seu site. 

Assim, a title tag tem a principal função de identificar qual assunto o conteúdo daquela página aborda.

Uma title tag eficiente, portanto, deve descrever o conteúdo da página de forma precisa e visando atrair a atenção do leitor para o seu site.

Ao elaborar a title tag, você deve se atentar a algumas questões importantes.

Você deve, por exemplo, garantir que a palavra-chave seja posicionada à esquerda, dentre os primeiros termos, pois chama mais atenção do seu leitor e aumenta a relevância do título.

Outra recomendação é em relação ao tamanho da title tag. O ideal é não ultrapassar os 60 caracteres. Caso contrário, você corre o risco de seu título aparecer cortado no Google, com reticências no final.

Além da Title Tag, você também deve se preocupar em elaborar a Meta Description.

A Meta Description é aquele pequeno texto que aparece nos resultados de busca, abaixo do nome e da URL da página.

Uma excelente Meta Description é objetiva, contém a palavra-chave (de preferência no início), facilita a localização das informações mais relevantes e ainda estimula o interesse do usuário a ler o conteúdo da página.

Além disso, o tamanho também é importante, pois o Google corta a Meta Description em cerca de 160 caracteres.

Por outro lado, uma descrição muito curta passa a impressão de que estão incompletas, o que pode afastar o leitor e, claro:

Não esqueça de otimizar suas imagens com o Alt Text

Isso porque, muitas pessoas acabam deixando esse item de lado, mas devemos sempre lembrar que o aperfeiçoamento do SEO também inclui a otimização das imagens.

Além de melhorar a relevância do site, a otimização de imagens ajuda seu conteúdo a conquistar uma posição mais elevada no Google Images – o serviço de pesquisas visuais da plataforma.

Uma das maneiras de otimizar as imagens é usar bem o atributo Alt Text, que nada mais é do que a descrição dos elementos visuais de uma foto.

Ele diz ao Google o que tem naquela foto e ajuda o mecanismo de busca a direcioná-la para quem está procurando por imagens parecidas.

Assim, o Alt Text precisa ser um texto curto, claro e direto – até para facilitar a leitura dos robôs do Google.

O ideal é utilizar no máximo 125 caracteres, descrevendo de forma concisa a imagem e fornecendo contexto sobre como ela se relaciona com o conteúdo.

Mas atenção, o Alt Text não é a única coisa que você deve se preocupar ao utilizar uma imagem em seu texto.

A foto deve ser otimizada para não prejudicar a velocidade de carregamento da página, o que pode afetar negativamente o ranqueamento do site

Porém, quando utilizadas corretamente, as imagens são essenciais para melhorar seu posicionamento no Google e podem gerar uma grande quantidade de tráfego para o seu site.

Além disso, existe um outro fator que as pessoas costumam ignorar, mas que são importantes para o bom ranqueamento.

Veja a seguir.

Por que analisar o desempenho do site?

Ao aplicar as técnicas de SEO, é de extrema importância que você acompanhe o desempenho das páginas para entender o que agrada ou não o seu público.

Com isso, você poderá levar em consideração os gostos de seus potenciais clientes na hora de criar conteúdo.

Existe uma série de métricas que você pode utilizar para compreender o como aprimorar seu conteúdo e o que você melhorar em relação às técnicas de SEO.

Como exemplos de métrica, podemos citar:

CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques)

A taxa de clique é a relação entre a quantidade de impressões nos resultados orgânicos e o número de vezes que os usuário clicaram no site. 

Se a taxa está alta, significa que as pessoas estão encontrando seu site nos buscadores, achando a informação relevante e clicando.

No entanto, se estiver baixa, significa que os usuários estão encontrando seu conteúdo, porém o ignoram, por isso, é importante analisar quanto tempo os visitantes passam em uma única página, confira:

Tempo médio gasto em uma página

Analisar quanto tempo os visitantes passam em uma única página fornece informações valiosas sobre a qualidade de seu conteúdo e sobre o que funciona ou não para seu público.

Afinal, se os usuários passam pouco tempo na página, é uma indicação de que o conteúdo não está agradando por algum motivo.

Taxa de rejeição

Já a taxa de rejeição informa quantos leitores visitaram o seu site e foram embora sem interagir com ele – isto é, sem acessar nenhuma outra página.

Altas taxas de rejeição são indicadores de que a página precisa ser melhorada.

Pode acontecer de ser um problema mais fácil de resolver, como a falta de call to action, ou um mais complexo, como a baixa velocidade de carregamento.

De qualquer forma, é importante observar esses dados e sempre acompanhar resultados para entender como melhorar seu site.

Conclusão

Neste artigo, você viu que está cada vez mais intensa a disputa dos escritórios de advocacia para conseguir espaço na primeira página do Google.

E mesmo que você não possa mudar seu ranqueamento do dia para a noite, pode fazer alguns ajustes para melhorar a posição do seu site a médio e longo prazo.

Logo, é importante que você não perca mais tempo e comece a aperfeiçoar suas técnicas de SEO.

Afinal, aqui você descobriu:

  • Por que é tão importante o posicionamento orgânico no Google
  • Dicas de como melhorar o SEO
  • Por que é importante analisar o desempenho do site

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas! 

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