Advogado: Saiba como instalar o Analytics via Tag Manager

Ok, criei minha conta no Google Analytics.

E agora, como faço para começar a usar essa ferramenta em meu site de advocacia?

Muitos advogados que utilizam o marketing digital dependem de especialistas para ajudar nessas respostas.

E acredite, na maioria dos casos, são coisas simples, onde com pouca dedicação você consegue fazer o básico sozinho. 

Sendo assim, crie agora a sua conta no Google Analytics e descubra como instalar o Google Analytics 4, através do Google Tag Manager, com esse passo a passo que vou te fornecer abaixo. 

Acompanhe pelo sumário:

  • Como criar uma nova Tag (GA4)?
  • Como achar o ID da Métrica no GA4? 
  • O que é Acionamento do Analytics ?
  • Como enviar a Tag para o seu site de advocacia?
  • Como verificar se a instalação da Tag do Manager foi realizada?

Você vai ver que essas ferramentas estão cada vez mais amigáveis, assim como bem mais efetivas nas estratégias de marketing.

Aproveite e boa leitura!

Como criar uma nova Tag (GA4)?

Para criar uma conta no Google Analytics 4,você só precisa de 2 coisas:

  • Ter uma conta no Google Tag Manager criada e instalada no seu site
  • Ter criado uma conta no Google Analytics

Tudo certo até aí?

E não se preocupe se ainda não tiver, pois aqui no Blog da Conversão  você encontra esses dois posts que vão te ajudar muito.

Feito isso, vamos partir para a parte prática!

Comece acessando o site: “tagmanager.google.com”. A primeira tela vai ser essa que aparece logo abaixo:

Lembre que antes disso, é necessário já ter criado no Google Tag Manager uma conta e um container. Se ainda fez, volte para o post que eu indiquei e crie a conta.

Mas se você já fez, clique no seu container para dar continuidade. 

No meu exemplo, vou clicar em “Blog Conversão Jurídica”, já que este foi o container que eu criei para esta conta.

Na próxima tela, clique em “Nova Etiqueta” ou “Nova Tag”, que é a primeira caixa que aparece na página a seguir.

Depois, preencha o nome da tag, de preferência com um nome que você possa identificar do que se trata, como fiz no exemplo abaixo: 

A seguir, clique em “configuração da etiqueta” ou “configuração da tag”. 

Com isso, vai abrir uma aba lateral, como na imagem abaixo, onde vai clicar em “Google Analytics: configuração do GA4”.  

Por fim, na próxima tela, vão te pedir o “ID da Métrica”. 

Não se assuste, no próximo tópico eu explico como achar esse ID.

Como achar o ID da Métrica no GA4 ?

Você deve estar se perguntando, e agora? 

Eu criei a conta no Analytics mas não sei mais como chegar nessa informação. 

Calma, vou te ajudar com isso também, acompanhe o processo.

Abra uma nova aba no seu navegador e acesse https://analytics.google.com/

Faça o login da sua conta do gmail, aquela que você usou para criar sua conta no Google Analytics.

Após acessar o site do Google Analytics, vamos clicar na “engrenagem” de administrador, no canto inferior esquerdo.

Agora clique em “Fluxos de dados”

Depois, marque a opção “Web” e clique na opção na conta que você criou. No meu caso “Site do Conversão Jurídica”.

Prontinho, chegamos na tela onde mostra o “ID DA MÉTRICA”. É esta chave que vamos colocar no campo de configuração do GA4 no Tag Manager mais a frente.

Agora que todos estão na mesma página, vamos dar continuidade às “configurações do GA4”.

Na tela abaixo, copie apenas o “ID de medição”. Deixe os demais do jeito que está, como eu fiz na imagem.

Etapa concluída com sucesso.

Vamos para a próxima.

O que é Acionamento do Analytics ?

Logo abaixo da “Configuração da etiqueta” ou “Configuração da Tag”, temos uma opção escrita “Acionadores”.

Nesta opção, é como se o Google tivesse lhe perguntando quando e onde você quer que este código passe a funcionar.

Após clicar em “Acionadores”, escolha a opção “All Pages”.

Vai ficar como na imagem a seguir. 

Agora clique em “Guardar” ou “Salvar”, no canto superior direito.

Parabéns, você conseguiu criar sua tag GA4. 

Falta pouco, mas precisamos garantir que o Google Analytics está funcionando.

Como enviar a Tag para o seu site de advocacia?

Muita calma nessa hora. 

Você ainda precisa enviar a Tag para seu site, para que o Google Analytics passe a gerar as informações necessárias para suas análises de marketing. 

Voltando para o site do Google Tag Manager, após clicar em “Salvar” ou “Guardar”, é só clicar em “Enviar” no canto superior direito.

Neste ponto, você pode colocar o nome da versão e a descrição, mas se não quiser preencher, não tem problema. Clique em “Publicar”.

Ao final, feche essa aba que foi aberta com o nome de “Versão”.  

Por fim, você precisa ter certeza se essa tag foi instalada da forma correta e se já está funcionando, por isso leia o próximo tópico.

Como verificar se a instalação da Tag do Manager foi realizada?

Existe uma forma muito simples para saber se a instalação foi feita da forma correta. 

Acesse novamente o site do Google Analytics e clique no ícone da “casinha”, aquela da “Página inicial”.

Perceba que o próprio Google Analytics já lhe informa que a coleta de dados do seu site está ativa. 

Essa é a confirmação que a sua tag foi criada e está funcionando perfeitamente.

Conclusão

Depois de toda essa leitura, você descobriu como fazer a instalação da Tag GA4 (Google Analytics versão 4), no site, de forma rápida e simples.

Melhor ainda. A partir de agora pode usufruir de todas as vantagens de coletas de dados que o Google Analytics proporciona como ferramenta para seu site de advocacia.

Com essas informações em mãos, já dá para analisar seu público e melhorar suas segmentações para garantir mais acessos e prospectar mais clientes para seu escritório. 

Já pensou?

E tudo isso com uma grande vantagem de ser uma ferramenta simples, interativa e gratuita. 

Pode parecer complicado, mas fazendo o passo a passo que te mostrei hoje, você também vai conseguir fazer as instalações das suas tags melhorando o retorno de investimento do seu marketing digital.

Isso porque falamos tudo sobre:

  • Como criar uma nova Tag (GA4)?
  • Como achar o ID da Métrica no GA4? 
  • O que é Acionamento do Analytics ?
  • Como enviar a Tag para o seu site de advocacia?
  • Como verificar se a instalação da Tag do Manager foi realizada?

Ah e saiba que você pode contar com a ajuda da equipe da Conversão Jurídica nessa jornada. 

Somos uma agência de marketing para advogados que impulsiona o crescimento de mais de 100 escritórios de todo o país. O próximo pode ser o seu 😉

Vai ser um prazer bater um papo com você!

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS DO BLOG

TAGS DO BLOG

POSTS RECENTES

Rolar para cima