Se você já está no mundo do marketing digital, sem dúvidas já ouviu falar no Google Tag Manager.
Já? Ainda não?
Esse gerenciador de Tags do Google é uma ferramenta indispensável para você advogado acompanhar os dados das suas campanhas no Google e nas redes sociais.
Sabia disso? Então escuta o meu conselho.
Leia esse post para mergulhar de vez na utilização do Google Tag Manager e com isso fazer o melhor uso do seu investimento em marketing digital.
Continue lendo este post, pois aqui vamos tratar sobre:
- O que é Google Tag Manager?
- O que é a conversão do Google Ads?
- O que é a tag de conversão do Google Ads?
- Como instalar a tag de Conversão através do Google Tag Manager?
- O que você precisa saber antes de criar sua tag de Conversão?
- Como criar a tag conversão do Google Ads?
- Como instalar a tag de conversão no Tag Manager?
- Como verificar se a tag de conversão foi instalada corretamente?
Chega de instalar várias tags e precisar de um tradutor para ler os resultados do seu site, pois ao final dessa leitura eu garanto que você saberá instalar a tag certa e a mensurar os melhores resultados.
Vem comigo!
O que é Google Tag Manager?
De forma simples, Tag Manager é um gerenciador de códigos.
Com essa ferramenta prática e acessível, você advogado consegue sozinho monitorar métricas e rastrear resultados de suas campanhas de marketing em seu site.
Logo, se você tem uma campanha de marketing jurídico e precisa otimizar seus custos e prazos, instale a plataforma mais indicada para esta ação: o Google Tag Manager!
Agora que você sabe o que é, veja o que é conversão e uma tag de conversão do Google Ads para adiante se aprofundar mais no assunto.
O que é conversão do Google Ads?
Para entender melhor sobre conversão do Google Ads, vou te passar de uma maneira bem simples a principal ideia de conversão quando se trata de marketing digital no Google Ads.
Conversão no Google Ads é uma venda ou solicitação de orçamento.
Mas afinal, o que isso realmente significa para o site do meu escritório de advocacia?
Tudo! Conversão é uma ação ligada diretamente ao objetivo da sua campanha, como por exemplo, fechar contratos de clientes para seu escritório.
Nem todas as páginas do seu site são uma conversão! Sabia disso?
Existem várias estratégias de marketing para transformar usuários em clientes como:
- Gerar conteúdo relevante na sua área de atuação
- Fazer comentários e postagens sobre advocacia e deixar que os usuários interajam com elas
- Utilizar o Mail Marketing para manter seus leeds engajados
- Fazer o uso das segmentações do Google Ads
- Etc
Enfim, são muitas estratégias que precisam ser adotadas para finalmente obter sucesso com seu marketing digital.
Logo, só é uma página de Conversão, aquela que o usuário teve acesso para fechar um contrato com seu escritório.
Vou dar um exemplo prático.
Imagine que você tem uma página de confirmação de contrato de honorários, onde apenas chega nesta página o cliente que realmente fechou a contratação.
Essas informações são importantes, pois é aqui que o Google vai entender e quantificar suas conversões.
Ficou claro?
Pois bem, a sua Tag de Conversão deve ser instalada na página de confirmação de contrato de honorários para que você comece a mensurar resultados relevantes.
E agora que você sabe o que é uma Tag de Conversão e onde ela precisa estar, vamos entender um pouco mais a importância dessa tag que tanto falamos?
Vamos lá!
O que é a tag de conversão do Google Ads?
Tags de conversão ajudam você a criar relatórios que mostram o que acontece depois que um cliente clica nos seus anúncios e realiza uma ação.
Em outras palavras, é um código para realizar o controle de palavras relevantes, acessos e identificação do que mais converte clientes para o seu escritório.
Dito isso, vamos direto ao ponto e ver como instalar essa tag agora? Vem comigo!
O que você precisa saber antes de criar sua Tag de Conversão?
Uma das melhores estratégias a se adotar ao decidir anunciar no Google é instalar uma Tag de Conversão no seu site, sem dúvidas.
Essa tag vai te informar se uma venda ou contratação foi efetivada, se um usuário virou seu cliente, se um pedido de orçamento foi enviado, dentre outras informações.
São essas informações que vão abastecer sua conta de inteligência para que o Google consiga vender cada vez mais cobrando cada vez menos.
Mas antes de te contar o passo a passo de como instalar a Tag de conversão, você precisa ter o Tag Manager instalado no seu site e ter uma conta do Google Ads.
E não se preocupe, pois aqui no Blog temos dois posts que vão te ajudar a instalar o Tag Manager e também como criar uma conta no Google Ads. São eles:
- Como anunciar no Google Ads 2022 para advogados: Tutorial para iniciantes!
- Google Tag Manager para Advogados: como utilizar e instalar?
Depois volta pra cá e continua comigo.
Como criar a tag conversão do Google Ads?
Agora que você já tem uma conta no Google Ads, vamos começar.
Acesse o painel do Google Ads (https://ads.google.com), como na imagem a seguir.
Para acessar as conversões vá em “Ferramentas e Configurações” na barra de ferramentas horizontal no canto superior.
Na aba “Métricas”, clique em “Conversões”, como na imagem abaixo:
Após clicar em “Conversões” você vai ser direcionado a uma página como essa abaixo:
Fique atento, você não precisa criar uma nova ação de conversão, pode utilizar uma que já possua. Porém, não se preocupe, vou te mostrar como fazer das duas formas.
Para criar uma nova conversão, clique no botão “+ Nova ação de conversão”.
Na próxima tela, o Google vai apresentar alguns tipos de conversão, entre eles:
- Site: vendas, cliques, visualizações de página, inscrições
- Aplicativo: instalação, compras e outras ações no app
- Ligações telefônicas: ligações a partir do anúncio
- Importação: importar dados do Analytics
Nesta mesma página, clique em “Site” e acesse a próxima página abaixo:
Aqui você vai preencher o domínio do site do seu escritório de advocacia. Neste ponto, lembre-se de já ter instalado o Tag Manager.
Após preencher com o domínio, clique em verificar.
Vai abrir uma aba de “Criar ações de conversão manualmente usando código”, onde vamos clicar em “+ Adicionar uma ação de conversão manualmente”. Como na imagem abaixo:
Para a próxima página é necessário preencher algumas informações, de acordo com sua necessidade, tais como:
- Categoria da meta: selecione a ação que você deseja acompanhar
- Nome da conversão: escolha um nome que faça ligação direta com o seu tipo de negócio.
- Valor de cada conversão: informe se seu produto tem um valor variado ou único.
- Contagem: escolha entre todas e uma, por isso aqui você precisa entender sobre o produto que você está ofertando, se seu público pode comprar o mesmo produto várias vezes ou uma única vez.
Obs: No caso do ramo da advocacia, como cada cliente tem um pedido específico, mesmo que seja do mesmo ramo de atuação, é aconselhável que coloque a opção “uma” para a contagem.
Continuando…
Na próxima tela, temos a continuação da aba de “Detalhes da ação de conversão”, veja:
Nesta parte é aconselhável que não altere as janelas de conversação e visualização, deixe como está.
E o que é essa janela de conversão?
É o período durante o qual uma conversão pode ser registrada depois que o usuário clicou no anúncio.
Se mantiver a opção padrão 30 dias, significa que todas as conversões ocorridas até 30 dias após o clique no anúncio serão contabilizadas. Tranquilo?
Agora, no “Modelo de atribuição”, deixe marcado “Último clique” e clique em “Concluido”.
Você vai ser direcionado para a página inicial de “Criar ações de conversão manualmente usando código”, porém perceba que agora você já criou uma nova ação de conversão, como na imagem abaixo:
Clique em “Salvar e continuar” ! Pronto sua ação de conversão foi criada com sucesso, como na imagem abaixo:
Pra encerrar, na página inicial de “Conversões”, clique em “Concluir”.
Mas antes, lembra que eu falei que você não precisava criar uma conversão nova se já tivesse uma?
Pois bem, esse passo a passo foi pra quem nunca criou uma conversão antes.
Se você já tinha uma conversão criada, facilmente encontrará essa tela abaixo:
Então pra continuar, é só seguir a próxima etapa. Vamos lá?
Como instalar a tag de conversão no Tag Manager?
Chegou a gora de instalar e configurar a tag para seu site.
Ao clicar na ação de conversão que você acabou de criar ou que já tinha criado, vai aparecer uma tela de configurações do Google Ads como na imagem abaixo:
Vá até “Configuração da Tag”, selecione a terceira opção “Usar o Gerenciador de tags do Google” e siga para a próxima página, como nas imagens abaixo:
Para prosseguir com a instalação da tag no Tag Manager é necessário guardar dois códigos, quais sejam:
- ID de conversão
- Rótulo de conversão
A dica, nessa hora, é deixar o Google Ads com a janela aberta e abrir uma aba nova para acessar o Tag Manager, assim vai facilitar na hora de usar esses códigos mais lá na frente.
Feito isso, acesse o site do Tag Manager, pois já estou presumindo que você fez uma conta de container toda configurada por lá pra prosseguirmos.
Se ainda não, sugiro parar esse passo a passo agora para acessar o post: Google Tag Manager para Advogados: como utilizar e instalar?
Combinado? Então continuando…
Ao chegar nessa página da imagem abaixo, clique no container criado, no meu caso meu “Blog conversão jurídica” para assim prosseguir para a próxima página.
Agora lembra do que falei no comecinho do post sobre a página exata que precisa ser instalada a tag de conversão?
Pois bem, a sua tag deve ser instalada na página de confirmação do contrato com o cliente.
Se você ainda não tem esse tipo de página em seu site, saiba que você precisa criar uma agora para poder então realizar todo esse passo a passo.
Lembre, quem pediu e concluiu um orçamento no site do seu escritório precisa cair nesta página de confirmação.
Agora que está definido o endereço do site onde ocorrem as conversões de usuários em clientes, clique nela para concluirmos a instalação da tag de conversão.
Após isso, você vai ser direcionado ao “espaço de trabalho” do Tag Manager onde vai clicar em “Nova Tag” como ilustrado abaixo:
Neste ponto seja bem específico na criação do nome da sua tag, pois com o passar do tempo você vai criar muitas tags para seu site.
A seguir, clique em “configurações da tag” e escolha a opção “Acompanhamento de conversões do Google Ads”. Me acompanhe:
Na próxima página é a hora de copiar e colar aquelas duas informações que te pedi pra deixar em uma janela aberta do Ads. Lembra?
São esses códigos aqui:
- ID de conversão
- Rótulo de conversão
Após copiar esses dados, desça um pouco a página para chegar na aba chamada “Acionamento”.
Na página seguinte, escolha um acionador que vai disparar a tag. Neste caso, é a página de conversão (página do contrato, por exemplo).
Ao clicar em “Acionamento”, vai abrir uma nova aba para você escolher algumas opções, como a seguir:
Nesta página clique no botão de “+” para personalizar o acionador e assim escolher o endereço correto para que a Tag funcione apenas na página de confirmação de contrato do seu site.
Em seguida, dê um nome para o acionador, como por exemplo Página de confirmação de contrato, e clique em “Configuração do acionador”.
Ao chegar aí, escolha a opção “Exibição de página”.
Em exibição de página, marque a opção “Algumas exibições de página”.
Depois basta escolher a “Page URL”, a condição “é igual a”, e por último a IRL da página de confirmação. Pronto, é só “Salvar”.
Após tudo isso, você será direcionado a uma página do resumo da sua Tag.
Clique em “Salvar” novamente e automaticamente, ele vai voltar à tela inicial do Google Tag Manager.
E pra encerrar, clique em “Enviar”, em seguida em “Publicar”. Veja:
Parabéns, você acabou de criar sua primeira tag de conversão do Google Ads, além de publicá-la em seu site com a ajuda do Tag Manager.
Bom e se ainda bater aquela insegurança, veja a seguir verificar se toda a instalação da tag deu certo.
Como verificar se a Tag de conversão foi instalada corretamente?
Para ter essa certeza de que a Tag foi instalada da forma correta e se está em pleno funcionamento, preciso que você volte ao “Espaço de trabalho” do Google Tag Manager, como na imagem a seguir:
Clique em “Pré-visualizar” e perceba que o Google vai sugerir uma URL que não necessariamente é a página que você instalou a Tag de conversão (geralmente ele sugere a página inicial do seu site).
Nessa hora, altere a URL e coloque exatamente a página que a Tag foi instalada.
Acompanhe:
Em seguida, clique em “Connect”, que o Tag Manager vai abrir a página escolhida.
Depois, escolha a aba anterior do Google Tag Manager, pois lá vai ter uma tela avisando que a Tag foi conectada, como na imagem a seguir:
Clique em “Continue” e procure a tag que foi criada recentemente.
Achou? Perfeito, a Tag foi instalada e está funcionando corretamente.
E só pra reforçar e finalizar, é bom dizer que google só dispara a Tag de Conversão quando o público que veio do anúncio cai na página selecionada.
Conclusão
Como você bem viu, a tag de conversão vai te ajudar a gerar algumas informações cruciais para que o Google abasteça sua campanha de marketing com inteligência.
Desta forma, você vai conseguir aprender mais sobre seu público alvo e criar estratégias melhores de marketing assegurando um retorno mais efetivo do seu investimento.
Isso porque só hoje você descobriu:
- Como instalar a Tag de Conversão através do Google Tag Manager
- O que você precisa saber antes de criar sua Tag de Conversão
- O que é conversão do Google Ads?
- Passo a Passo de como criar uma conversão do Google Ads
- Como instalar a conversão no Tag Manager
- O que é acionamento?
- Como verificar se a Tag foi instalada corretamente
- Quando a Tag de conversão vai ser disparada
Não tenho dúvidas que mais do que nunca você vai acompanhar o que os seus clientes fazem ao clicar no seu anúncio. O que dá certo e o que não dá;
E não se esqueça, se precisar de uma ajudinha, a equipe do Conversão Jurídica está pronta para lhe atender.
Até a próxima!