Advogado, você conhece as vantagens de investir em mídia paga?
Seja por medo da OAB ou por não entender como adotar a estratégia, muitos advogados abrem mão desse tipo de divulgação.
Mas a verdade é que a mídia paga é uma excelente oportunidade para promover o escritório para um novo público e conquistar resultados rápidos.
Pensando nisso, eu decidi mostrar direitinho o que é mídia paga e por que vale a pena investir nessa estratégia.
Olha só o que você vai encontrar por aqui:
- 1. O que é mídia paga para advogados?
- 2. Os advogados podem investir em mídia paga?
- 3. Quais são as vantagens de investir em mídia paga para advogados?
Eu tenho certeza que essa leitura vai esclarecer a importância da mídia paga e te ajudar a tomar as melhores decisões para sua estratégia de marketing jurídico.
Aproveite!
1. O que é mídia paga para advogados?
Mídia paga no marketing jurídico se refere à compra de anúncios online para promover a imagem do escritório ou os serviços que você oferece.
Nesta estratégia, o advogado realiza um investimento direto para colocar sua mensagem em destaque e alcançar maior audiência, gerando mais visibilidade, engajamento e oportunidades de negócio.
Com isso, é possível assegurar que o público tenha acesso rápido e fácil ao material que você definir, tais como:
- O site do escritório
- Conteúdos do seu blog jurídico
- Landing Pages
- Etc
Então, se utilizada da forma correta, a mídia paga é uma poderosa ferramenta para estimular um tráfego mais intenso ao seu material e conseguir resultados mais rápidos.
Os principais canais de mídia paga que o advogado pode utilizar são:
Google Ads
Google Ads é uma plataforma do Google que permite a criação de diferentes formatos de anúncios.
Com ela, o advogado pode, por exemplo, criar anúncios que aparecem na página de resultados do Google.
Além disso, a partir da compra de determinada palavra-chave, é possível colocar seu anúncio no topo da página e deixar seu escritório em evidência quando o usuário faz uma pesquisa.
Por exemplo. Imagine que você compre a palavra-chave “Advogado Trabalhista em Fortaleza”.
Dessa forma, quando o potencial cliente pesquisar pelo termo, vai encontrar seu anúncio e poder acessar o seu site com mais facilidade.
Legal, né?
É importante ter em mente que o posicionamento final do anúncio vai depender de inúmeros fatores, como a concorrência de outros anunciantes, o orçamento da campanha, etc.
Mas o fato é que o Google Ads tem o poder de alcançar milhares de pessoas e impulsionar a visibilidade dos seus serviços.
E vale destacar que esse não é o único formato de anúncio permitido na plataforma.
Para entender melhor como utilizar o Google Ads a favor do seu escritório, leia nosso artigo: GOOGLE ADS PARA ADVOGADOS: GUIA COMPLETO DE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Social Ads
Não é nenhum segredo que uma das chaves para ter sucesso no marketing jurídico é estar onde seus clientes estão.
E claro, hoje em dia, é bem provável que os clientes do seu escritório estejam nas redes sociais.
Felizmente, as principais redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc) permitem que o advogado crie anúncios ou impulsione publicações dentro das plataformas.
Dessa forma, é possível chegar até usuários que não necessariamente estão procurando por seus serviços naquele momento, mas que podem se interessar pela sua solução.
2. Os advogados podem investir em mídia paga?
Não é segredo que o marketing jurídico deve ser exercido de acordo com os preceitos éticos e normas de conduta do Código de Ética e o Regulamento Geral da OAB, além do Estatuto da Advocacia.
E não se preocupe: advogados podem sim investir em mídia paga.
O Provimento 205/2021 deixa bem claro que é permitido a utilização de anúncios, pagos ou não, salvo nos meios de comunicação vedados pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina.
Então, sim, o advogado pode adotar a estratégia de mídia paga e comprar espaços na internet para promover o seu escritório.
Mas atenção: mesmo nesses casos, existem algumas restrições…
De forma resumida, as regras dizem que você não pode encarar a advocacia como atividade mercantil.
Os conteúdos divulgados devem ser informativos e educativos, sempre prezando pela sobriedade e discrição presentes no exercício da profissão.
Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao modo de se divulgar os serviços do escritório e captar clientes.
Você não pode, por exemplo, criar anúncios ou impulsionar publicações que:
- fazem referência aos valores de honorários, formas de pagamento, gratuidade ou descontos e redução de preços como forma de captar clientes
- trazem informações falsas, que induzem ao erro ou que causem danos a clientes ou outros advogados
- digam que você é especialista em algo que não possui certificado de especialização
- sejam persuasivos, utilizem palavras que engrandeçam o advogado ou que estabeleçam comparação entre advogados
- oferecem os serviços jurídicos juntamente com os de outra profissão
- incitem o litígio
- fazem promessas de resultados
- ostentam bens de consumo
Enfim, esses são os principais pontos a que você deve se atentar para investir em mídia paga sem violar as regras da OAB.
Para saber mais sobre as possibilidades e limites do marketing jurídico, leia nosso artigo: Marketing jurídico e regras da OAB: O que pode ou não fazer
3. Quais são as vantagens de investir em mídia paga para advogados?
Apesar de existirem limitações para mídias pagas no marketing jurídico, investir em anúncios e links patrocinados pode trazer uma série de benefícios para o seu escritório.
Algumas das vantagens da mídia paga para sua estratégia de marketing jurídico são:
- 1. Foco no cliente ideal
- 2. Destaque para a mensagem certa
- 3. Flexibilidade de investimento
- 4. Resultados rápidos e mensuráveis
Quer entender melhor cada uma delas? Me acompanhe.
1. Foco no cliente ideal
Talvez a principal vantagem da mídia paga no marketing jurídico seja o seu poder de segmentação e direcionamento.
Isso porque é possível definir combinações de público-alvo e direcionar seus anúncios para o tipo de cliente que você está tentando alcançar.
Isto é, você pode escolher o tipo de público que deseja impactar a partir de idade, região, interesses, entre outras características específicas.
Sendo assim, você é capaz de controlar o investimento e voltar seus esforços exatamente para pessoas que têm interesse no seu serviço e que apresentam maior chance de conversão.
E tem mais!
2. Destaque para a mensagem certa
Outra característica da mídia paga que você pode usar a seu favor é a possibilidade de escolher qual conteúdo ou serviço você vai colocar destaque.
Isto é, o anúncio ou publicação impulsionada vão ser exibidos somente durante o período que você escolher.
Na prática, isso significa que você tem flexibilidade para definir qual conteúdo quer divulgar naquele momento e começar a impactar o público de forma imediata.
Por exemplo. Imagine que o seu escritório quer focar em serviços da área trabalhista durante o mês de janeiro e em serviços previdenciários durante o mês de fevereiro.
Neste caso, é possível pagar para que um anúncio da área trabalhista fique no topo das pesquisas do Google apenas durante o mês de janeiro.
Depois desse prazo, basta parar os investimentos no anúncio trabalhista para impedir sua exibição.
Assim, você vai poder voltar seus investimentos para os anúncios previdenciários durante o mês de fevereiro.
É possível alterar o foco dos anúncios de forma ágil, de acordo com as metas de negócio do seu escritório.
3. Flexibilidade de investimento
Apostar em uma estratégia movida a investimento direto parece um pouco assustador, não é mesmo?
E já adianto que, infelizmente, não dá para dizer de forma exata o quanto você precisa gastar com mídia paga para conseguir um resultado satisfatório.
Afinal, o valor depende de inúmeros fatores, como o serviço que você oferece, os objetivos do seu escritório e da estratégia, etc.
No entanto, saiba que uma das grandes vantagens da mídia paga é justamente a flexibilidade de investimento.
Quer dizer, você não precisa começar investindo grandes quantias logo de cara.
É possível, por exemplo, iniciar com um orçamento relativamente baixo e fazer testes. Assim, se os resultados forem satisfatórios, você pode aumentar o investimento aos poucos.
Tudo isso nos leva à próxima vantagem da mídia paga.
Continue comigo.
4. Resultados rápidos e mensuráveis
Outro benefício de investir em mídia paga é que, em geral, a estratégia apresenta resultados no curto prazo.
E o melhor: você pode monitorar o desempenho das campanhas e analisar os resultados obtidos em tempo real.
Dessa forma, é possível compreender melhor o comportamento dos clientes em relação a certos tipos de conteúdo.
Você pode avaliar, por exemplo, se houve aumento de tráfego, qual link captou mais leads, se o conteúdo gerou bom engajamento, etc.
Logo, é bem mais fácil avaliar quais são as preferências dos clientes e o que você pode manter ou descartar para otimizar cada vez mais suas campanhas.
Conclusão
Viu só como muitas das informações que você sabia sobre mídia paga não passam de mitos?
Diferente do que muitos dizem por aí, a mídia paga não é proibida para advogados e nem sempre é uma alternativa cara.
Na verdade, a mídia paga é uma excelente aliada para impulsionar a visibilidade de seus serviços, criando mais oportunidades de contratação.
E depois desse post, você se livrou dos receios e está mais confiante para aproveitar esse recurso, não é mesmo?
Afinal, você descobriu aqui:
- O que é mídia paga para advogados
- Que é possível investir em mídia paga no marketing jurídico
- Quais são as vantagens de investir em mídia paga para advogados
Agora que eu mostrei tudo isso, o próximo passo é buscar uma agência e implementar as melhores estratégias de mídia paga para seu escritório.
A equipe do Conversão Jurídica está pronta para te guiar em uma jornada de sucesso e garantir que todos os seus passos estejam em conformidade com as regras da OAB.
Vamos conversar!
Bom, espero que o post tenha ajudado e caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários.
Até a próxima!