Marketing Jurídico: 6 erros fatais que todo advogado comete

Cada vez mais advogados estão percebendo que Marketing Jurídico se tornou uma ferramenta decisiva para o sucesso do escritório.

Mas não pense que dar os primeiros passos nesse universo é uma tarefa fácil…

Se você é daqueles que estão iniciando, aí vai um alerta: existem uma série de erros comuns que podem prejudicar o sucesso da estratégia, seu bolso e até mesmo a reputação da sua advocacia.

E para te livrar dessas dores de cabeça, eu decidi reunir aqui os principais erros que os iniciantes em marketing jurídico cometem.

Dá uma olhadinha:

  • Não se atentar às regras da OAB
  • Não planejar
  • Não entender ou conhecer seu público-alvo
  • Deixar o site jurídico de lado
  • Não acompanhar resultados
  • Querer excelentes resultados num piscar de olhos

Se você quer evitar erros e começar com o pé direito no universo do marketing jurídico, pegue um papel e uma caneta e continue comigo até o final dessa leitura!

Vamos lá?!

1. Não se atentar às regras da OAB

O marketing para advogados é diferente das ações voltadas para profissionais de outras áreas.

Isso porque a Ordem Brasileira dos Advogados estabelece diretrizes para a propaganda e divulgação dos serviços jurídicos.

Essas diretrizes são importantes, sobretudo, para evitar a publicidade agressiva e impedir a mercantilização da advocacia, visando preservar a honra e dignidade da profissão.

E, pode até parecer óbvio, mas não se atentar às regras pode resultar em punições da OAB.

Ninguém deseja passar por isso, não é mesmo?

Além disso, é importante destacar que os prejuízos não param por aí!

Afinal, se você não conhece as regras de maneira aprofundada, talvez não saiba dizer com certeza o que é permitido no marketing jurídico.

Como consequência, você pode acabar perdendo boas oportunidades de impulsionar seu escritório, tudo porque tem medo de sofrer punições da OAB.

Você sabia, por exemplo, que é permitido anúncios (pagos ou não) no Google Ads, Facebook e Instagram?

Ou ainda, que o advogado pode manter um blog ou criar um canal no YouTube voltado para conteúdos informativos sobre o mundo jurídico?

Enfim, são inúmeras as possibilidades que você pode seguir para atrair clientes e divulgar sua imagem sem violar as regras da OAB.

Ah e se você quer se aprofundar, não deixe de conferir o post: Marketing Jurídico e Regras da OAB: O que pode ou não fazer.

2. Não planejar

Outro grande erro é não realizar um planejamento com antecedência e sair dando tiro no escuro.

Lembre que sem essa importante etapa, suas ações não têm um foco e você corre o risco de não conseguir fazer nada direito. 

Isso porque o planejamento nada mais é do que fazer uma análise de mercado e do seu escritório e colocar no papel, de forma detalhada:

  • quais são seus objetivos
  • quais ações você vai tomar para atingir os objetivos
  • quanto tempo você vai levar para alcançar
  • qual orçamento destinado para cada etapa
  • quais os resultados esperados com essas ações

A partir disso, é possível guiar sua estratégia e evitar desperdício de tempo e dinheiro com ações que não levam a lugar algum.

3. Não entender ou conhecer seu público-alvo

Infelizmente, é comum advogados montarem estratégias voltadas para suas próprias necessidades profissionais ou comerciais, sem se preocupar em conhecer o público e entender o que eles precisam.

Esse é um dos piores erros que você pode cometer no marketing jurídico, pois impede que a sua mensagem chegue na linguagem certa para as pessoas que têm interesse em contratar seu serviço.

Portanto, é muito importante que você entenda quem é o público-alvo e, então, adapte seu conteúdo de acordo com ele.

Isso significa:

  • publicar conteúdo nas plataformas e redes sociais em que o seu público está
  • publicar conteúdo que responde dúvidas do seu público
  • saber que tipo de linguagem você deve adotar (se é uma mais simples e livre de juridiquês ou uma mais formal, por exemplo)
  • utilizar palavras-chave que o seu público pesquisa
  • entre outros pontos fundamentais a que você deve se atentar

Entender qual tipo de pessoa, de fato, pode se interessar pelo seu serviço vai impedir a perda de tempo, dinheiro e esforço com estratégias que não vão trazer resultados. 

Então, não cometa o erro de subestimar essa etapa!

4. Deixar o site jurídico de lado

Muitos advogados optam por focar em outras plataformas e cometem o erro de não ter um site de qualidade para o escritório.

No entanto, o site é uma ferramenta crucial para assegurar maior credibilidade ao advogado, mostrar os serviços que ele oferece e reunir dados de contato e endereço.

Se o site for de qualidade, as chances do clique virar uma contratação aumentam, independente se o usuário chegou até ele por meio de anúncios ou de busca orgânica no Google.

Para que o site seja considerado adequado, precisa:

  • trazer informações claras
  • ser de fácil navegação
  • funcionar bem em celulares e demais dispositivos 
  • ter bom carregamento
  • ter uma identidade visual sóbria e que que transmita os valores do escritório

Tudo isso vai exigir certa atenção e investimento financeiro, mas, sem dúvidas, vai gerar retorno para seu escritório.

5. Não acompanhar resultados

Parece óbvio dizer, mas não acompanhar os resultados das suas ações pode ser bastante prejudicial para a estratégia de Marketing Jurídico.

Afinal, se você não analisar os resultados de tempos em tempos, não vai saber o que tem dado certo e pode receber mais investimento e o que tem dado errado e está te fazendo perder dinheiro.

Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para medir o resultado da sua campanha, como o Google Analytic, o Google Search Console e o SEMrush.

Com elas, você pode ter uma ideia do desempenho do seu site e reunir uma série de informações, quais sejam:

  • quais são as suas fontes de tráfego (anúncios, mídias sociais, email, etc)
  • quais dessas fontes mais atraem leads qualificados
  • quais horários seu público costuma acessar o site
  • como está a presença do site do Google, isto é, se você está bem-posicionado nas páginas do buscador
  • etc

 A partir desses dados, você consegue otimizar a campanha, deixando de lado o que não funciona.

6. Querer excelentes resultados num piscar de olhos

Muitos advogados iniciam uma estratégia de marketing com a ideia ilusória de que vão conseguir resultados avassaladores de um dia para o outro. 

Afinal, o que mais encontramos por aí são empresas vendendo estratégias “milagrosas” ou pessoas mostrando seus resultados e passando a impressão de que tudo foi muito fácil.

Mas não é bem assim que as coisas funcionam.

Claro que algumas estratégias podem, sim, trazer um certo resultado a curto prazo. Se você iniciar uma campanha de Google Ads, por exemplo, tem chances de alcançar mais pessoas e gerar oportunidades de contratação já nos primeiros dias.

No entanto, para conseguir uma resposta significativa, toda a estratégia leva tempo e exige planejamento sólido, acompanhamento, testes, otimização e, acima de tudo, paciência.

Tenha em mente que competitividade no marketing jurídico está cada vez mais acirrada e que não é fácil conquistar espaço no meio digital.

Então, não cometa o erro de iniciar com as expectativas lá em cima e desistir logo de cara se não conquistar resultados imediatos. 

Conclusão

Você já sabe quais são os erros mais frequentes do iniciante em Marketing Jurídico e agora pode evitar cada um deles.

Melhor ainda: com todas as informações desse post, você vai se sentir mais confiante para aplicar suas estratégias e melhorar os resultados do seu escritório.

Afinal agora você pode evitar estes 6 erros mais comuns dos iniciantes, entre eles:

  • Não se atentar às regras da OAB
  • Não entender ou conhecer seu público-alvo
  • Deixar o site jurídico de lado
  • Querer excelentes resultados num piscar de olhos
  • E muito mais!

Ainda assim, o mais indicado é buscar a ajuda de uma agência especializada para te orientar de forma correta e ajudar a implementar as melhores estratégias para o seu negócio.

E pra isso, a equipe da Conversão Jurídica está preparada para embarcar contigo em uma jornada de sucesso. 

Espero que esse conteúdo tenha ajudado e caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Até a próxima!

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