Marketing Jurídico: aprenda a mensurar bem seus resultados

Saber mensurar os erros e acertos da sua estratégia de Marketing Jurídico, é o melhor caminho para tomar decisões cada vez mais assertivas no meio digital.  

Isso porque somente com a mensuração correta dos resultados é possível identificar o desempenho de cada ação realizada pelo seu escritório e, assim, melhorar a sua performance online. 

Pensando nisso, preparei esse post especialmente para você!

Aqui vai ser possível descobrir que existem diversas ações, ferramentas e outras dicas que vão te ajudar a analisar e otimizar a tomada de decisões neste cenário. 

Acompanhe neste sumário: 

  • Como identificar e mensurar os resultados obtidos com estratégias de marketing jurídico? 
  • Quais as principais métricas do marketing jurídico?
  • Quais as vantagens em saber mensurar os resultados de um escritório de advocacia no marketing jurídico? 

Ao longo desta leitura você vai compreender, com base em números reais e estatísticas, quais os melhores caminhos para construir uma estratégia de marketing eficiente como advogado! 

Como identificar e mensurar os resultados obtidos com estratégias de marketing jurídico? 

A mensuração correta de métricas e resultados é fundamental para interpretar acertos e erros no seu planejamento de marketing jurídico. 

Isso por causa que essas métricas funcionam como uma espécie de termômetro que avalia a performance e desempenho das ações do seu escritório de advocacia online.  

Por exemplo, ao observar um gráfico de tráfego do seu site e perceber uma queda, é possível por meio da mensuração dos resultados analisar bem as decisões tomadas anteriormente, ver o que prejudicou e o que pode melhorar a estratégia inicial.

Bacana, não é mesmo?

Por isso, antes de começar a analisar esses números e as estatísticas do seu planejamento de marketing, é importante ter em mente quais são os seus objetivos. 

Ou seja, onde você quer chegar e quais os resultados que seu escritório de advocacia deseja alcançar.

Feito isso, o próximo passo é escolher a ferramenta certa para te ajudar a analisar esses resultados. 

Uma boa dica é utilizar o próprio Google Analytics.  Por meio dele é possível ter uma visão geral dos acessos a dados demográficos, número de visitantes e entre outros.  

Além do mais, esta ferramenta permite que você tenha uma percepção real dos cliques e impressões e foque no aperfeiçoamento das palavras-chave, visando o melhoramento do tráfego orgânico e impacto na conversão de novos clientes. 

E não acaba por aí! 

Somente através desses dados é possível criar estratégias e campanhas de marketing jurídicos mais segmentadas, pois você pode coletar informações como sexo, idade, interesses e mais, das pessoas que passam pelo seu site.

Porém, antes de começar a mensurar bem os resultados do seu trabalho online, também é fundamental conhecer as principais métricas que precisam ser observadas nesse processo. 

Com relação a isto, não se preocupe! A seguir preparei um tópico completinho sobre elas. 

Vamos lá?

Quais as principais métricas do marketing jurídico?

As métricas no marketing jurídico são excelentes termômetros para determinar se o seu investimento no digital dará ou não um bom retorno. 

Por isso, é tão importante saber quais são elas! Somente assim é possível ler bem os resultados das suas campanhas e serviços online.  

Conheça comigo as principais: 

  • ROI (Return Over Investiment): muito ligada ao lucro e a estratégia, geralmente essa métrica é utilizada por meio de uma fórmula que checa qual foi o retorno de valores sobre o seu investimento inicial.
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): este cálculo é uma ferramenta ideal para entender o quanto é necessário investir para se obter um novo cliente para o seu escritório.
  • Taxa de cliques: o principal fator para mensurar o sucesso de uma campanha, quando se trata de um anúncio pago. Isso porque ela determina quantos usuários realmente realizaram uma ação após passarem por seu anúncio.
  • Visitantes: esta métrica serve como um fator complementar relacionado à taxa de cliques, pois ela ajuda a entender de onde todos os cliques se originam. Ideal para identificar quem visita seu site ou anúncio. 
  • Custo por lead:  a partir desse custo é possível ter uma noção geral de quanto é necessário investir para converter um visitante. 

Vale salientar ainda que no marketing jurídico existem muitas outras métricas para serem estudadas, mas é importante ater-se às principais para ter uma base para montar estratégias mais assertivas online. 

Agora que você sabe disso, que tal conferir os benefícios em mensurar todas essas métricas nas campanhas do seu escritórios de advocacia?  

Quais as vantagens em saber mensurar os resultados de um escritório de advocacia no marketing jurídico? 

Muito além de somente ajudar a identificar erros, a mensuração das métricas de um escritório ajuda a interpretar e analisar o resultado do seu planejamento de marketing.

Desse modo, você sabe quando seu investimento valeu a pena ou não e entende onde é necessário mudar.

E mais, essa análise oferece uma série de outros benefícios. Confira comigo quais são eles: 

  • Controle de metas: com o uso das informações e dados corretos, definir metas pode ficar muito mais fácil! Desse modo, é possível estipular objetivos mais precisos e reais, assim sua equipe consegue trabalhar de forma mais direcionada.
  • Diminuição de falhas e de custos: quando as métricas do seu plano de marketing são corretamente analisadas, os custos e as falhas desse investimento tendem a se tornar cada vez menores. Isso faz com que seu escritório tenha resultados melhores e otimizados. 
  • Equipe de marketing mais assertiva: Ao lidar com métricas consistentes fica duas vezes mais fácil direcionar uma equipe. Dessa maneira, as informações trazidas por meio dessa análise vai permitir que todos o time trabalhe de forma alinhada.
  • Previsibilidade: ter acesso aos indicadores mencionados no tópico anterior vai te ajudar a entender as ações realizadas no passado para prever possíveis erros do futuro, e assim, evitá-los. O que vai lhe poupar tempo e dinheiro! 
  • Melhora na tomada de decisão: a partir de uma boa análise dos resultados obtidos com campanhas no marketing jurídicos é possível focar em tomar decisões eficazes e parar de realizar ações que não são efetivas para o seu escritório.

Para desfrutar de todas essas vantagens, que tal bolar boas estratégias baseadas em métricas e outras estatísticas para o próximo ano? 

Agora é a hora de repensar o que já foi feito até aqui e tomar melhores decisões para seu escritório crescer de forma consistente online.

Conclusão

Não há dúvidas que com uma análise certeira dos resultados do seu escritório, é possível bolar uma excelente estratégia para bombar no digital e ter um Marketing Jurídico eficiente. 

Aqui também ficou claro quais são as vantagens que você, como advogado, pode alcançar por meio da análise e estudo dessas métricas. 

Com tudo que te apresentei hoje, tenho certeza que vai ficar duas vezes mais fácil mapear e definir sua estratégia na advocacia digital. 

Isso porque aqui foi possível descobrir:

  • Como e porque é fundamental saber mensurar os resultados de um escritório de advocacia
  • Quais são as principais métricas do Marketing Jurídico e porque elas são importantes
  • Quais os benefícios em saber ler corretamente as métricas que norteiam o Marketing Jurídico

O próximo passo é procurar a ajuda de agência especializada. 

Sabe quem pode te dar todo apoio nessa jornada? A equipe da Conversão Jurídica! Nosso intuito é ser o marketing jurídico que você precisa. 

Até a próxima!

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