Google Analytics para Advogados: seja o mestre das métricas

Imagine só poder visualizar métricas que podem melhorar em 200% sua estratégia de Marketing Jurídico.

Imaginou? Ao dominar o Google Analytics isso é possível.  

Não é à toa que separei esse conteúdo para te tornar o mestre das métricas e ajudar a descobrir o que é necessário observar para alcançar o topo do Google. 

Quer ver? 

Acompanhe o sumário: 

  1. O que é o Google Analytics?
  2. Como funciona o Google Analytics?
  3. Como o uso correto do Google Analytics beneficia os escritórios de advocacia?
  1. Quais as 5 principais métricas que todo advogado deve acompanhar no Google Analytics para ter sucesso no digital?
  1. Como configurar suas redes para o Google Analytics?

Ao final dessa leitura, você vai estar preparado para utilizar corretamente os números disponibilizados por esta plataforma e se tornar o mestre das métricas. 

Boa leitura e aproveite! 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics nada mais é do que a ferramenta responsável pela coleta e análise de dados do Google. 

Gratuita e acessível para todos, inclusive advogados que iniciam no digital,  na plataforma é possível visualizar informações relevantes sobre os seus blogs e outros aplicativos. 

E  mais: ela pode ser instalada em qualquer tipo de site ou loja virtual e atua como uma espécie de monitor de métricas dessas páginas.

Bacana, não é mesmo? 

O objetivo principal do Analytics é  justamente mapear de que forma os seus usuários se comportam ao navegar pelas páginas que você disponibiliza para monitoramento.

Por esta razão, com esta ferramenta você consegue verificar de onde vêm os visitantes do site do seu escritório de advocacia e compreender melhor como eles interagem com o seu conteúdo. 

E não acaba por aí! A seguir, confira um pouco mais sobre o seu funcionamento. 

Vamos lá?

Como funciona o Google Analytics?

Como uma ferramenta que tem por intuito principal analisar as métricas do seu escritório online e oferecer um diagnóstico, o Google Analytics também disponibiliza para você os seguintes números: 

  • Total de visitantes
  • Visitantes que retornam ao seu site 
  • Comportamento dos usuários
  • Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
  • Taxa de conversão 
  • As campanhas do marketing jurídico que proporcionaram melhores resultados
  • As ações em redes sociais que lhe trazem maior acesso
  • E outros resultados de e-commerce 

Vale mencionar aqui que além de disponibilizar essas informações, o Analytics também faz a compilação de todos esses dados e os apresenta em formato de relatórios. 

Tudo isso para facilitar ao máximo a análise da sua presença no Google! 

Por este motivo, quando utilizada corretamente, esta ferramenta pode ser uma poderosa aliada para a sua campanha de marketing e pode trazer mais praticidade para sua atuação jurídica online. 

Quer visualizar como isso acontece na prática? 

Acompanhe no próximo tópico quão vantajoso o Google Analytics pode ser para os escritórios digitais de advocacia. 

Vem comigo! 

Como o uso correto do Google Analytics beneficia os escritórios de advocacia?

A primeira e principal vantagem do Google Analytics para advogados é que por meio dos relatórios disponibilizados pela ferramenta é possível melhorar campanhas  e personalizar todas as estratégias de marketing.

Se eu parasse de escrever por aqui, você já saberia que esta plataforma pode mudar completamente a forma que você trabalha no digital.

Afinal, uma estratégia bem trabalhada e embasada em dados faz toda diferença no marketing jurídico.  

No entanto, a boa notícia é que estas não são as únicas vantagens da ferramenta!

Com o Analytics também é possível: 

  • Fazer testes constantemente

Você pode criar diferentes landing pages para um mesmo objetivo e fazer uma avaliação com os relatórios que o Google Analytics disponibiliza. 

Isso tudo facilita a tomada de decisão. 

Feito isso, é só ver qual comunicação e layout trarão mais resultados para o seu site e mandar ver nas postagens.

  • Mensurar o resultado da sua campanha e determinar qual o ROI (Return of Investment)

Com o Google Analytics você consegue determinar precisamente qual foi o retorno que cada uma das suas campanhas trouxe ao seu escritório. 

Desse modo, ele consegue mensurar qual foi o faturamento da campanha e o comportamento dos usuários em relação a esta ação. 

Este é um aspecto importantíssimo da ferramenta. 

Convenhamos, uma campanha de marketing jurídico sem monitoramento, não faz o mínimo sentido,  já que sem isso não é possível avaliar a eficácia da estratégia utilizada.

  • Contar com Suporte Técnico

A ferramenta também disponibiliza aos seus usuários um suporte técnico integrado e uma infraestrutura global que oferece informações seguras e precisas nos sites e apps, com você no controle de tudo. 

Querendo ou não, isso ajuda a evitar qualquer tipo de dor de cabeça ou problema futuro.Vai por mim!

  • Ter Visão Completa dos usuários

Com o Analytics, você entende de forma mais abrangente como o seu público-alvo interage com seu site e, assim,  é possível oferecer experiências melhores e definir novas rotas. 

Para usufruir de todas as vantagens citadas até aqui, o passo principal que qualquer advogado deve dar é compreender o funcionamento das principais métricas da ferramenta. 

Pensando nisso, a seguir elaborei um tópico completinho somente sobre esses dados. 

Continue a leitura e confira!

Quais as 5 principais métricas que todo advogado deve acompanhar no Google Analytics para ter sucesso no digital?

Mesmo que o Google Analytics seja uma ferramenta muito conhecida por sua infinidade de dados e métricas, muitas vezes alguns advogados ficam com dúvidas sobre quais de fato são relevantes analisar para melhorar o desempenho do seu escritório no digital. 

A boa notícia é que isso não vai ser mais um problema para você! 

A seguir acompanhe quais as principais métricas dessa plataforma e prepare-se para utilizá-las da melhor forma possível. 

1. Novos usuários

Estes novos usuários são definidos como pessoas que visitaram seu site apenas uma vez dentro do período analisado. 

É importante ter cuidado com essa métrica, pois a diferença entre um usuário novo ou um usuário frequente está aliada ao período de análise. 

Por esta razão, evite somar número de novos usuários de diferentes períodos.

Defina um período ideal para você, e invista na análise dele. É importante ter foco!

2. Taxa de conversão

Esta métrica representa a quantidade de visitas que reverteram efetivamente em conversões de leads qualificados para seus serviços.

Muita atenção na hora de mensurar este dado, lembre-se que ele sofre influência de algumas variáveis, como: segmentação do público, navegabilidade do site e a qualidade de informação apresentada.

3. Origem do tráfego

 Você sabia que o Google Analytics consegue saber de onde os visitantes do seu site vieram?

Pois bem! A ferramenta ajuda a identificar as regiões alcançadas por seu conteúdo, o que auxilia na elaboração de ações de marketing mais assertivas.

Ah, e por meio da plataforma também é possível definir se os usuários encontraram seu site em uma busca orgânica, por um link enviado no e-mail marketing ou através de um anúncio.

Isso é bem valioso, pode acreditar. 

4. Sessões ou visitas

A sessão no Analytics funciona como uma espécie de “visita” ao site e durante este período de visita é possível determinar se o usuário visualizou diversas páginas, interagiu com diversos elementos ou, até mesmo, realizou uma compra ou uma conversão de meta.

Com essas métricas em mãos, você pode coletar o número de visitas totais na sua plataforma, o que mostra o quanto as informações contidas ali valem ser vistas e revistas pelos clientes. 

5. Tempo de visita

Por último, mas não menos importante é o tempo de visita de cada usuário. 

Saber quanto tempo um cliente passa dentro do seu site é outra informação extremamente relevante, pois através dele é possível compreender se a sua plataforma está apresentando lentidão no carregamento, por exemplo. 

Ou se o seu conteúdo é atrativo o suficiente para os usuários. 

Agora que você já tem conhecimento dessas métricas e das suas finalidades, que tal começar a configurar suas redes para o Analytics?

E não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças! 

E para facilitar ainda mais, no próximo tópico criei um tutorial super descomplicado. 

Vem comigo e confira!

Como configurar suas redes para o Google Analytics?

Aqui não tem segredo! 

Configurar suas redes para o Analytics é uma tarefa fácil, rápida e gratuita. 

Para que você comece hoje mesmo a utilizar a ferramenta, confere abaixo um passo-a-passo descomplicado desse processo:

Ah e se você quiser anotar aí esse passo a passo da imagem, vou transcrever aqui pra facilitar. Acompanhe:

  1. Acesse a página do Google Analytics
  2. Clique em Começar Avaliação
  3. Em Configurações da Conta insira um nome para sua conta e selecione as opções de compartilhamento de dados
  4. Na próxima seção, Configuração da Propriedade, insira informações como nome da propriedade, fuso horário e moeda 
  5. Na seção sobre sua empresa, defina a categoria, tamanho e objetivos do Google Analytics com base na estratégia de marketing do seu escritório. Por fim, clique em Criar
  6. Aceite os Termos de Serviço do Google Analytics e selecione o seu país/região
  7. Defina os tipos de comunicados do Google que deseja receber por e-mail e clique em Salvar
  8. Ao finalizar, o Google Analytics irá adicionar sua conta ao painel, onde terá o ID de rastreamento da propriedade que você criou e a sua tag global

Pronto! Ao seguir com atenção cada um desses passos você vai estar 100%  para monitorar todas as métricas das suas páginas web e aprimorar sua experiência online. 

Boa monitorização, mestre! 

Quer complementar a leitura? Descubra como montar sua estratégia de marketing jurídico, sem ferir as regras da OAB. Clique aqui e aproveite o conteúdo. 

Conclusão

Agora você já descobriu informações suficientes para ser o mestre das métricas no Google Analytics.

Não há dúvidas que esta ferramenta pode direcionar e aprimorar toda a sua estratégia de marketing jurídico. 

Tenho certeza que ao dominar a plataforma, você vai alavancar sua performance no digital em 2023.

Com tudo que te apresentei hoje, já é possível dar os primeiros passos para isso, não é mesmo? 

Afinal, aqui foi possível descobrir:

  • O que é e como funciona o Google Analytics
  • Como o uso correto do Google Analytics pode beneficiar os escritórios de advocacia
  • Quais as principais métricas que você deve acompanhar na ferramenta para ter sucesso
  • Como configurar suas redes para o Google Analytics

Caso ainda precise de ajuda para monitorar suas métricas, procure uma agência especializada. 

A equipe da Conversão Jurídica está preparada para embarcar contigo em uma jornada de sucesso. Aproveite! 

Até a próxima!

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