O Google Ads vem cada vez mais se tornando a ferramenta de marketing digital mais utilizada por escritórios de advocacia para anunciar seus serviços.
No entanto, é importante saber como utilizar essa ferramenta de forma eficiente, para que o investimento realizado traga resultados satisfatórios.
Uma das maneiras de garantir a melhor performance é acompanhar o índice de qualidade do anúncio, que é uma métrica fornecida pelo próprio Google.
E é exatamente isso que abordaremos aqui.
Acompanhe o sumário:
- O que é o Índice de Qualidade do Google Ads?
- Como o Índice de Qualidade do Google Ads é calculado?
- Como verificar o Índice de Qualidade dos anúncios do seu escritório?
- Quais as principais técnicas para melhorar o Índice de Qualidade dos anúncios jurídicos online?
Ao final desse conteúdo, você vai descobrir como aplicar os insights desse indicador nos seus anúncios e, assim, potencializar suas campanhas.
Boa leitura e aproveite!
O que é o Índice de Qualidade do Google Ads?
O Índice de qualidade é uma classificação que o Google atribui a cada anúncio que aparece em seu mecanismo de busca.
Geralmente, este recurso é utilizado para determinar se suas campanhas serão exibidas no topo das pesquisas do buscador.
Isso significa que quanto melhor a avaliação de qualidade de seus anúncios no Google, maior será a classificação dele em relação à concorrência.
Justamente por isso esse índice é tão importante. Ele mostra, por meio de métricas, o quão relevantes seus conteúdos são para as buscas feitas pelos clientes.
Bacana, não é mesmo?
Além disso, é possível identificar que índices de baixa qualidade revelam que você precisa retrabalhar as campanhas em algum lugar, seja atualizando a página de destino, o texto do anúncio ou até mesmo aprimorando as palavras-chave.
Em contrapartida, pontuações de alta qualidade significam que você está no caminho certo.
Vale salientar que alcançar um bom resultado na ferramenta mostra que seu esforço está surtindo efeitos e que você pode continuar neste caminho para alcançar ainda mais clientes online.
É um ótimo incentivo para seguir em frente!
Se interessou em saber como essas métricas são estabelecidas na prática?
A seguir, confira como é efetuado o cálculo do IQ no Google Ads. Vamos lá?
Como o Índice de Qualidade do Google Ads é calculado?
O IQ do Google Ads é calculado de acordo com uma série de fatores e critérios estabelecidos pela própria ferramenta.
São eles:
- Relevância do anúncio
- Qualidade da landing page
- Taxas de cliques
- Histórico de CTR do seu URL. Se você tem um histórico de fortes campanhas jurídicas, isso pode ajudar
- Direcionamento estratégico para segmentações específicas de público
Cada componente desse é avaliado com um status:
- Acima da média
- Na média
- Abaixo da média
Para garantir o máximo de resultados das campanhas, você deve obter o melhor índice de qualidade possível.
Geralmente, a base desse cálculo é realizada a partir de um comparativo com outros anunciantes que tiveram anúncios exibidos para a mesma palavra-chave nos últimos 3 meses.
É fundamental ter em mente que essas métricas revelam que para otimizar o seu índice de qualidade, é preciso criar anúncios relevantes que sigam as diretrizes do Google Ads, além de garantir que os usuários naveguem por uma página de destino atraente.
Esta ação gera mais leads qualificados e, consequentemente, mais clientes para seu escritório!
Vale ressaltar que todas as informações obtidas sobre o seu anúncio são utilizadas para decidir o quão alta a sua classificação deveria estar no Google.
Seguindo essa lógica, ter conteúdo de qualidade para a página de destino pode ajudar a melhorar o IQ e, consequentemente, melhorar o ranqueamento das campanhas.
Além disso, ao visualizar seu índice de qualidade de perto, você pode realmente ver quais fatores estão contribuindo positivamente para a propagação dos seus anúncios.
Quer descobrir onde verificar seu ÍQ no Google Ads? Continue a leitura!
Como verificar o Índice de Qualidade dos anúncios do seu escritório?
Verificar o Índice de Qualidade dos anúncios do Google Ads é essencial para o bom andamento de qualquer campanha de marketing jurídico.
Por isso, confira com atenção o passo-a-passo abaixo de como checar o seu IQ.
Para uma melhor compreensão, abaixo também deixei o tutorial escrito para você testar.
Veja só:
- Faça login na sua conta do Google Ads
- No menu à esquerda, selecione o botão “Palavras-chave”
- No canto superior direito da tabela, clique no ícone de colunas
- Em “Modificar colunas de palavras-chave”, abra a seção Índice de qualidade
- Para ver seu Índice de qualidade atual e os status dos componentes dele, escolha entre estas opções e adicione-as à tabela de estatísticas:
- Índice de qualidade
- Exp. na página de destino
- CTR esper.
- Relevância do anúncio
- É possível também escolher uma das métricas acima e analisar cada uma separadamente
- Pronto, agora basta selecionar as que são relevante para você e clicar em “Aplicar”
Viu só?
Não é um bicho de sete cabeças e o Google Ads ainda disponibiliza suporte e ajuda para os iniciantes na plataforma.
Com essas informações, é possível monitorar os resultados dos anúncios para obter taxas de cliques mais altas e melhorar o desempenho das suas campanhas.
Para anunciantes de serviços jurídicos, monitorar o Índice de Qualidade regularmente é extremamente importante para garantir que os anúncios atinjam os clientes ideais e apareçam na posição desejada nos resultados de pesquisa.
Por esta razão, no próximo tópico separei algumas técnicas valiosas que vão melhorar sua performance na ferramenta.
Vem comigo!
Quais as principais técnicas para melhorar o Índice de Qualidade dos anúncios jurídicos online?
Como vimos até aqui, investir em anúncios online pode ser uma ótima maneira de aumentar a visibilidade e atrair mais clientes para um escritório de advocacia.
No entanto, para obter os melhores resultados estratégicos com o Google Ads, é importante saber como aumentar o Índice de Qualidade do seu anúncio.
Para melhorar o seu IQ, existem três principais técnicas que você deve considerar.
São elas:
- Otimizar as páginas de destino do Google Ads
- Usar palavras-chave apropriadas para a sua campanha
- Melhorar a performance geral do seu marketing jurídico online
Agora deixa eu explicar cada um.
Primeiro é otimizar as páginas de destino do Google Ads. As páginas de destino são onde os usuários serão direcionados após clicarem em seu anúncio.
É importante criar páginas otimizadas e relevantes que correspondam às expectativas dos usuários.
Além disso, suas páginas de destino devem incluir chamadas claras a ação com informações relevantes a respeito do serviço jurídico.
Em segundo lugar, use palavras-chave apropriadas para a sua campanha. É importante identificar as mais relevantes relacionadas às suas áreas de atuação.
Por último, crie anúncios exclusivos e relevantes para a sua campanha. Campanhas relevantes podem melhorar o Índice de Qualidade, pois ajudam a garantir que o conteúdo dos anúncios corresponda às intenções dos usuários.
Ao implementar essas técnicas você pode aumentar consideravelmente o IQ do seu anúncio e melhorar a performance geral do seu marketing jurídico online.
Conclusão
Minha dica final é: use as estratégias discutidas aqui para melhorar seu índice de qualidade, que pode atuar como um indicador valioso do desempenho de seus anúncios.
Deixe nos comentários as suas experiências e outras dúvidas referentes a esse assunto, ficaremos felizes em oferecer o feedback necessário.
Por hora, aqui foi possível descobrir:
- O que é o Índice de Qualidade do Google Ads
- Como o Índice de Qualidade do Google Ads é calculado
- Qual a importância de Calcular o Índice de Qualidade de suas campanhas no Marketing Jurídico
- Quais as principais técnicas para melhorar o Índice de Qualidade dos anúncios jurídicos online
A Conversão Jurídica é uma empresa especializada em marketing jurídico e está preparada para ajudar você a alcançar o Índice de Qualidade adequado para suas campanhas.
Conte conosco!
Até a próxima.