Sabia que aprender um pouco mais sobre o Google pode ser fundamental para alavancar sua carreira jurídica?
Com o avanço da internet e das redes sociais, tudo ao redor tem se tornado novo e atrativo!
Existem novas formas de trabalhar, de se relacionar, além de novos jeitos de encontrar clientes.
O Google é uma das principais companhias do mundo e oferece soluções gratuitas e pagas, isso o torna a melhor e mais utilizada ferramenta para divulgação de serviços jurídicos.
Pensando nisso, escrevi este conteúdo para te mostrar como é essencial investir no Google a partir de ontem.
Acompanhe o sumário:
- Por que utilizar o Google na advocacia?
- Quais as principais ferramentas do Google que podem ser utilizadas no Marketing Jurídico?
- Quais as vantagens em utilizar o Google para estratégias de Marketing Jurídico?
Ao final dessa leitura, te garanto que vai ficar mais fácil entender o porquê de investir nessa ferramenta o quanto antes.
Boa leitura e aproveite!
Por que utilizar o Google na advocacia?
Muitos profissionais da advocacia já não se contentam mais com os modelos antigos e engessados de captação de clientes e, por isso, se adaptaram aos novos formatos e mídias para elevarem o nível dos seus escritórios.
Com isso em mente, atualmente muitos advogados investem nas suas redes sociais, e em paralelo, em blogs e sites profissionais do Google com o intuito de se destacarem da concorrência e cada vez mais se atualizarem com o que há de novo no mercado jurídico.
Só para ter uma ideia, no Brasil há cerca de 100 milhões de pesquisas jurídicas realizadas no Google.
Isso significa que mais do que nunca os clientes recorrem à plataforma para buscar soluções advocatícias.
Esta estimativa só aponta para a necessidade crescente de investir em uma presença digital forte e bem-posicionada.
Mas, calma!
Não é só chegar, fazer uma publicação e pronto, os resultados não surgem de maneira milagrosa. É imprescindível ter em mente como utilizar e o porquê de utilizar o Google.
Em primeiro lugar, lembre de tomar cuidado com a publicidade para não ferir o Código de Ética da OAB.
Por determinação legal da OAB, os advogados não podem “vender” diretamente seus serviços, porém, eles podem utilizar o marketing de conteúdo para atrair e conquistar novos clientes online todos os dias.
Além disso, ao utilizar o Google por meio de um site é possível receber visitas orgânicas e tráfego localizado, isto é, alcançar pessoas na região ou cidade que seu escritório atende.
Isso serve também para você expor um pouco sobre sua atuação, experiência e qualificação para o público-alvo.
Bacana, não é mesmo?
Então, continue a leitura e confira como utilizar as ferramentas certas para atingir bons resultados!
Vamos lá?
Quais as principais ferramentas do Google que podem ser utilizadas no Marketing Jurídico?
O Google possui um leque gigante de ferramentas que podem favorecer o marketing jurídico do seu escritório de diversas maneiras.
Por esta razão, é tão importante para os advogados conhecer as opções e, assim, aprimorar o tráfego de seus sites e o desempenho de campanhas na plataforma.
A boa notícia é que parte significativa desses serviços é gratuita, e não é um bicho de sete cabeças desbravar esse universo.
Muitas das ferramentas do Google são intuitivas e descomplicadas!
Ou seja, a princípio não é necessário fazer um grande investimento na contratação de desenvolvedores. Você mesmo pode dar os primeiros passos.
Bateu curiosidade, não é? Conheça abaixo as principais atalhos pra começar agora mesmo:
1. Google Analytics
Com o Google Analytics é possível verificar taxas relacionadas a origem de tráfego, índices de cliques, além das conversões de leads.
A ferramenta libera insights para personalizar sites e direcionar as estratégias de marketing jurídico dentro da própria página.
Por meio do Analytics, os advogados e escritórios também conseguem identificar informações importantes relacionadas ao público-alvo, por exemplo, segmentação, comportamentos e os serviços mais procurados.
Além disso, o uso do GA é gratuito e simples e seus serviços de sincronização permitem observar o número de visitas e engajamento.
2. Google Meu Negócio
Você já testou procurar o nome do seu escritório de advocacia em uma pesquisa simples no Google?
Provavelmente, se você já utiliza o Google Meu Negócio, vão aparecer informações de contato como endereço, sites, telefones, fotos e avaliações.
Assim, quem estiver próximo ao local e pesquisar sobre o serviço oferecido, também vai te localizar.
Desse modo, o público consegue conhecer um pouco mais do seu negócio, antes mesmo de visitar o escritório presencial.
E mais: é possível também conversar com possíveis clientes e acompanhar as interações feitas a partir da ferramenta. Se interessou? Saiba mais aqui!
3. Tag Manager
Você sabia que o Google oferece uma ferramenta que unifica o código do site, facilitando a integração de campanhas?
O nome da solução é Google Tag Manager.
Com ela, fica duas vezes mais fácil sincronizar tags do Google Ads e do Facebook, por exemplo.
E mais: o bom gerenciamento de tags realizado pela ferramenta favorece o acompanhamento de conversões e facilita a criação de estratégias de remarketing, quando é necessário.
4. Google Ads
Por último, mas não menos importante, está o Google Ads.
Essa ferramenta é fundamental para a elaboração de campanhas e o impulsionamento dos conteúdos produzidos pelo seu escritório.
Isso porque com o Ads as chances de atingir o público-alvo com melhor desempenho são muito maiores.
Dentro da plataforma, é possível criar conteúdos para diferentes objetivos. Sendo assim, é possível também atrair um número maior de visitantes do seu nicho.
Quer saber mais? Clique aqui e aproveite o conteúdo completo que produzimos sobre a ferramenta.
Agora vem comigo para o próximo tópico e conheça as vantagens em utilizar todas essas plataformas e bombe com as novidades do marketing jurídico.
Quais as vantagens em utilizar o Google para estratégias de Marketing Jurídico?
Como você viu anteriormente, mais do que um buscador, há inúmeros recursos vantajosos que podem ser utilizados no Google como a principal fonte de dados e informações do seu escritório.
Por meio do algoritmo da plataforma, os advogados podem achar a correspondência perfeita entre o assunto pesquisado e a resposta ideal em poucos segundos.
Além disso, essa inteligência é capaz de encontrar as palavras-chave no site do seu escritório e mostrar para um cliente em potencial de acordo com os termos que ele utilizou para pesquisar serviços relacionados.
Ótimo, não é mesmo? E não acaba por aí!
Com o Google também é possível:
- Segmentar e direcionar os anúncios para um público determinado
- Descobrir mais detalhes sobre o comportamento do seu público
- Otimizar o esforço de captar clientes presencialmente
- Programas que colocam o seu escritório no topo das buscas online
- Programas de fidelização
- Marketing de conteúdo sem impulsionamento
Agora que você já sabe o quão vantajosa a plataforma pode ser, lembre-se de que estar no Google é uma tarefa contínua.
Ou seja, você deve sempre analisar os dados e alinhar suas estratégias para se manter atualizado e à frente das tendências da advocacia.
Por mais vantajosa que a plataforma seja para você, o intuito disso tudo é sempre oferecer soluções e informações ao principal interessado, o cliente.
Conclusão
Agora você já descobriu informações suficientes para entender porque investir no Google é vital para o seu escritório.
Não há dúvidas que esta ferramenta pode potencializar 2x mais sua presença online e atrair clientes qualificados que estão precisando dos seus serviços.
Tenho certeza que ao dominar a plataforma, você vai ter uma performance online bem mais assertiva e eficiente.
Com tudo que te apresentei hoje, já é possível bolar as primeiras campanhas para alcançar o topo da ferramenta, não é?
Afinal, aqui foi possível descobrir:
- Por que utilizar o Google na advocacia?
- Quais as principais ferramentas do Google que podem ser utilizadas no Marketing Jurídico?
- Quais as vantagens em utilizar o Google para estratégias de Marketing Jurídico?
Se precisar de ajuda para dar os primeiros passos, a equipe da Conversão Jurídica está preparada para embarcar contigo em uma jornada de sucesso. Aproveite!
Até a próxima!