É natural que o momento de visualizar os resultados da primeira campanha no Google Ads gere apreensão, especialmente quando envolvem o marketing jurídico.
Os anúncios podem ser confusos e interpretados de maneira diferente da sua expectativa.
Além disso, é bastante comum que os advogados que iniciam nesse universo não tenham a mínima ideia de quais resultados aguardar ao criar uma campanha na ferramenta.
Mas, calma! Se este é o seu caso, tenho uma ótima notícia.
Neste artigo, vamos detalhar as métricas que podem ser alcançadas na sua primeira campanha jurídica no Google e te mostrar como esses números podem ser utilizados em prol do seu escritório.
Bacana, não é mesmo?
Acompanhe o sumário:
- O que você precisa saber antes de lançar a primeira campanha jurídica no Google Ads?
- Quais resultados esperar de uma campanha jurídica bem-sucedida?
- Como medir os resultados da sua primeira campanha jurídica no Google Ads?
Ao final desse conteúdo, você vai descobrir como aproveitar esses resultados para aprimorar cada vez mais sua performance na ferramenta.
Boa leitura e aproveite!
O que você precisa saber antes de lançar a primeira campanha jurídica no Google Ads?
Como já vimos por aqui, antes de lançar uma campanha de anúncios pelo Google Ads, existem alguns pontos que você precisa considerar.
É importante ter em mente fatores como o público-alvo, o volume de palavras-chave, os anúncios e os objetivos desejados.
Somente, a partir destas informações, você pode criar uma campanha eficaz e que traga resultados a curto, médio e longo prazo.
Para você ficar inteirado sobre tudo, abaixo deixei algumas questões essenciais referentes a esses fatores, confira:
Antes de dar qualquer passo na ferramenta, você precisa decidir quais os objetivos que sua campanha deverá alcançar e como você medirá os resultados de seus anúncios.
Nesta etapa, é fundamental estabelecer metas realistas e construir indicadores que permitam o acompanhamento do desempenho da campanha.
Não deixe suas métricas passarem despercebidas!
Feito isso, uma vez definidos os objetivos, você precisa escolher quais palavras-chave usar para direcionar seus anúncios, bem como as estratégias mais adequadas para captação dos leads.
E não acaba por aí!
Além disso tudo, também é essencial lembrar de estabelecer um orçamento e seguir as regras e políticas de publicidade do Google, e as regras determinadas pelo Código de Ética da OAB.
É imprescindível que sua campanha esteja alinhada com o que dispõe a OAB sobre a publicidade e a informação na advocacia.
Combinado? Não queremos ter péssimas surpresas!
Vale mencionar que durante a criação e propagação das campanhas você terá que fazer alterações e ajustes à medida que seus anúncios forem sendo exibidos e que os resultados começarem a aparecer.
Por isso, é tão importante saber quais métricas esperar dessa ação! Para sua sorte, a seguir preparei um tópico completinho sobre elas.
Vamos lá?
Quais resultados esperar de uma campanha jurídica bem-sucedida?
Antes de tudo, é importante lembrar que é preciso tempo para obter os resultados desejados no Google Ads.
Isso significa que sua primeira campanha jurídica na ferramenta pode ocasionar algumas mudanças no tráfego e levar a um aumento na receita, mas você precisa entender que pode demorar um pouco até os resultados serem, de fato, sentidos.
Por isso, é essencial ter em mente o que é, realisticamente, possível esperar de uma campanha jurídica bem-sucedida.
Abaixo confira alguns resultados palpáveis:
Maior Tráfego
Quando você cria anúncios bem direcionados, é notória a mudança no tráfego de sua página.
Isso acontece porque a qualidade desse tráfego tende a melhorar quando sua campanha está direcionada para a persona certa, o que aumenta as chances de conversão.
Esse aumento pode ser monitorado por meio do Google Analytics.
Mais Cliques
Uma campanha jurídica no Google Ads pode trazer resultados excepcionais em curto prazo.
Lógico que isso vai depender do tamanho do investimento, escopo do projeto, formatação da campanha e estratégias utilizadas, entre outros fatores.
Um dos resultados mais comuns, logo após a primeira campanha ser iniciada na ferramenta, é o aumento de cliques no anúncio e, consequentemente, a maior visibilidade do seu escritório.
A regra é simples: mais cliques significa que mais pessoas estão interessadas no que você está oferecendo.
Mais Leads
Se você está direcionando os anúncios para a geração de leads, é possível esperar um aumento significativo no número de clientes qualificados que estão interessados em seus serviços.
Além disso, também é possível esperar que o tempo de resposta desses potenciais clientes seja melhorado.
Afinal, eles estarão verdadeiramente interessados na contratação do seu escritório.
A partir disso, sua equipe pode começar a se preparar para realizar as conversões.
Em suma:
Como você pode ver até aqui, as campanhas jurídicas no Google Ads oferecem um grande potencial de crescimento para você e o seu time de marketing.
Entretanto, para alcançar os melhores resultados, é preciso que sua campanha seja bem planejada.
Minha dica é: monitore qualquer resultado obtido e acompanhe de perto sua evolução na ferramenta para se aperfeiçoar cada vez mais.
Já adianto que esta não é uma tarefa difícil.
A seguir descubra como mensurar bem essas métricas. Vem comigo!
Como medir os resultados da sua primeira campanha jurídica no Google Ads?
Depois de criar a primeira campanha jurídica e ver os resultados começarem a surgir, é importante mensurar essas métricas para checar se os anúncios estão, realmente, atingindo seus objetivos.
Para tal, o Google Analytics é uma excelente ferramenta.
Por meio dele é possível acompanhar o tráfego, o número de cliques nos anúncios, o número de leads gerados, entre outros.
Além disso, analisar os relatórios de segmentação fornecidos pelo próprio Google Ads também pode ajudar a medir esses números.
Isso permitirá que você saiba quantos usuários estão clicando na campanha, de onde eles estão vindo e como estão interagindo com o seu primeiro anúncio.
Essas métricas são imprescindíveis para você criar campanhas mais assertivas no futuro!
E mais: não esqueça que além de acompanhar todos os números citados acima, também é importante monitorar a taxa de conversão.
A taxa de conversão é o número de leads qualificados em relação ao número de cliques nos anúncios.
Minha dica final é: mantenha este número alto, pois isso significa que suas palavras-chave e estratégias de campanha estão funcionando.
Para se tornar o mestre das métricas e saber como mapear bem os resultados no Google, que tal complementar a leitura? É simples, basta clicar aqui!
Conclusão
A primeira campanha jurídica no Google Ads pode ser assustadora, mas também pode gerar excelentes resultados para o seu escritório. Vale a pena arriscar!
Se você planejar tudo com cuidado e acompanhar de perto suas métricas, poderá desfrutar de todos os benefícios advindas da ferramenta.
Deixe nos comentários as suas experiências e outras dúvidas referentes a esse assunto, ficaremos felizes em oferecer o feedback necessário.
Por hora, aqui foi possível descobrir:
- O que você precisa saber antes de lançar a primeira campanha jurídica no Google Ads
- Quais resultados esperar de uma campanha jurídica bem-sucedida
- Como medir os resultados da sua primeira campanha jurídica no Google Ads
A Conversão Jurídica é uma empresa especializada em marketing jurídico e está preparada para ajudar você a dar esse primeiro passo.
Conte conosco!
Até a próxima.