Advogado, suas palavras-chave dialogam com o seu público?

No Marketing Jurídico planejar bem as palavras-chave das campanhas é essencial para atingir bons resultados. 

Não basta escolher termos aleatórios para os seus conteúdos e acreditar que assim vai ter um bom retorno do seu público-alvo. 

É preciso conhecer a fundo essa ferramenta e saber como as palavras dialogam com os seus possíveis clientes. 

E é exatamente isso que veremos aqui. 

Acompanhe o sumário: 

  1. O que é uma palavra-chave?
  2. Quais os tipos de palavras-chave?
  3. Como escolher as palavras-chave certas para o seu público-alvo?
  4. Quais as vantagens em utilizar bem as palavras-chave no marketing jurídico?

Ao final dessa leitura, você vai estar preparado para aplicar as palavras certas nas suas estratégias de marketing.  

Boa leitura e aproveite! 

O que é uma palavra-chave?

As palavras-chaves são termos utilizados estrategicamente para pesquisar algo nas ferramentas de buscas

Ao montar uma campanha jurídica com base nelas, suas chances de ranquear no Google e alcançar boas posições na ferramenta duplicam. 

Veja bem! A partir do momento em que uma palavra-chave é o centro das buscas na internet, elas também podem ser utilizadas como o centro da resposta. 

Isso significa que no meio do marketing jurídico, os termos chaves devem ser postos no centro do desenvolvimento de um post, anúncio ou até mesmo uma campanha mais completa. 

Este é um dos caminhos mais seguros para chegar até o seu público-alvo. 

Quer um exemplo prático? 

Quando se busca por aposentadoria no Google, o algoritmo da ferramenta vai favorecer aqueles artigos e anúncios que contiverem, sobretudo no título, linha-fina, URL e no primeiro parágrafo, assim como ao longo do texto, a palavra “aposentadoria”.

Dessa forma, a palavra-chave daquele texto é “aposentadoria”, e é ela que deve ser um fio condutor de todo o conteúdo, para posicioná-lo bem. 

Mas, calma!  

Não basta selecionar o termo, produzir conteúdos com base nele e torcer para que os resultados sejam positivos.

Para ter uma boa visibilidade é preciso fazer pesquisas extensas, compreender algumas ferramentas e, principalmente, os tipos e variações de palavras-chave. 

A partir daí, é possível desenvolver conteúdos mais ricos e otimizados.

A boa notícia é que é disso que falaremos nos próximos tópicos. Continue a leitura e descubra detalhes que vão alavancar os resultados do seu trabalho online. 

Vamos lá?

Quais os tipos de palavras-chave?

Agora que você descobriu o que é uma palavra-chave e a importância de mapeá-las, é importante entender também os tipos de palavras-chave existentes. 

Desse modo, fica duas vezes mais fácil equilibrá-las ao longo dos seus conteúdos. 

Confira cada uma delas abaixo:

Head Tail (Cabeçalho)

Consideradas como as mais tradicionais no Marketing Jurídico, as palavras-chave de cabeçalho consiste naquelas formadas por um ou dois termos, no máximo.     

Para essas palavras, o volume de busca costuma ser absurdamente alto, o que faz com que seja difícil conseguir um bom ranqueamento com elas. 

Afinal, se tratam de palavras mais genéricas e termos utilizados de forma majoritária.    

Por exemplo, os termos “auxílio doença” podem ser considerados uma Head Tail. 

No entanto, a quantidade de buscas por esse termo traz bastante concorrência, tanto em tráfego orgânico, como no pago.

Long Tail (Cauda Longa)

Este tipo é o oposto do que vimos no subtópico anterior. 

As palavras-chave Long Tail são expressões de busca mais específicas e, em razão disso, possuem um número menor de buscas. 

Na prática, as long tail são as variações de determinada palavra-chave principal porém com maior eficiência na hora da busca justamente por ser mais específica.

Exemplos:

  • Auxílio doença para agricultor
  • Auxílio doença para contribuinte individual

Percebe a diferença?

Logo, quando um usuário utiliza uma Long Tail é porque seu interesse é realmente grande no assunto. 

Com isso, a possibilidade de rankeamento com elas é mais fácil e pode significar também uma menor concorrência e um menor investimento, já que a competição  também é bem menor.

Informativa

Geralmente, os usuário utilizam este tipo de palavra-chave para descobrir a funcionalidade de algum serviço. 

Por exemplo: “como realizar um divórcio” ou “quais são os melhores advogados de família no Brasil”.   

Como o próprio nome indica,  ela serve para ajudar o usuário a entender melhor o que está acontecendo e responder alguma dúvida que ele possua de maneira informativa.    

Para definir qual o melhor tipo de palavra-chave cabe ao seu escritório no momento, confira o próximo tópico. 

Nele você vai encontrar dicas valiosas de como escolher os melhores termos para sua campanha. 

Vem comigo! 

Como escolher as palavras-chave certas para o seu público-alvo?

Além de criar uma estratégia e saber qual tipo de palavra-chave se encaixa no objetivo da sua campanha, também é importante levar em consideração o que seus potenciais clientes podem digitar nas buscas do Google. 

Somente assim é possível escolher bem os termos que vão guiar os seus conteúdos. 

Para isso, existem mais alguns critérios que precisam ser analisados. São eles:

Volume de buscas mensal

No Google há diversas variações de pesquisas que podem chegar à mesma solução. 

Você deve está se perguntando agora: como escolher a melhor opção para utilizar?

Calma, não é uma tarefa difícil. Um dos critérios que podem ser usados é o volume de buscas mensal. 

Este volume de buscas é definido pela quantidade de pessoas que procuram mensalmente por uma informação utilizando a palavra-chave. 

Isso significa que quanto mais pessoas procuram por uma determinada keyword, mais visitantes você pode atrair para seu site.

Por exemplo: a palavra-chave “advogado” possui muito mais buscas do que “advogado previdenciário em Fortaleza”, mas a segunda opção traz um visitante que já sabe o que deseja.

Ou seja, um lead realmente qualificado. 

Custo por clique (CPC)

Outro critério que merece muita atenção é o Custo por Clique (CPC).

Ele indica a eficiência das palavras-chave do seu anúncio, com base no número de cliques que ele recebeu. 

Vale mencionar que um valor é debitado da sua conta no Google Ads toda vez que alguém clica nas campanhas. 

Dito isso, é importante compreender também que existem diversas ferramentas que você pode utilizar para descobrir essas informações de volume de busca e CPC, e assim, melhorar ainda mais o posicionamento das Keywords. 

Algumas delas são: 

  • Ubersuggest: permite fazer consultas de palavras-chave gratuitamente. Claro que existe um limite diário na versão gratuita. Por isso, a dica é treinar nesta versão para, posteriormente, investir em um pacote mais completo.  

Para usar a ferramenta basta inserir o termo pretendido na área de pesquisa, selecionar o idioma e a área de pesquisa. 

Você pode clicar nas sugestões de termos e obter outras palavras relacionadas.

  • SEMrush: Muito eficiente para a pesquisa de palavras-chave. A ferramenta  disponibiliza um relatório completo das principais tendências e, consequentemente, te dá dicas de palavras-chave que você deve apostar para ter sucesso na criação de conteúdo. 

A versão gratuita te dá uma visão simples e geral, mas a versão paga é ideal para um planejamento mais estratégico.

  • Planejador de palavras-chave do Google: disponibilizada em sua conta do Google Ads, esta também uma ferramenta gratuita, porém, para ver os dados de volume de buscas de forma mais detalhada, é necessário ter campanhas pagas ativas.

Para saber mais sobre sua funcionalidade clique aqui e confira nosso conteúdo completo. 

Tenho certeza que até aqui já deu para notar o quão o uso de uma palavra-chave é essencial para o desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Jurídico.

Mas, não acaba aí. 

Continue lendo e confira mais vantagens!

Quais as vantagens em utilizar bem as palavras-chave no marketing jurídico?

Não é à toa que elas são conhecidas como palavras-chave.

São elas que, se utilizadas corretamente, abrem as portas do seu conteúdo para o mundo da Internet e mudam completamente a performance da sua campanha.

Para o seu escritório de advocacia, isso significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ter acessos e uma campanha ineficiente. 

E é justamente por isso que as palavras-chave são ferramentas vantajosas para o Marketing Jurídico.  

Elas te posicionam online! 

Na hora de elaborar seu plano de investimento, um dos objetivos principais da sua empresa está em aumentar os leads e os clientes e, por consequência, suas vendas.

Isso só é possível por meio da correta utilização das keywords.

Portanto, sua empresa precisa reconhecê-las para fazer o melhor uso delas na hora de produzir campanhas jurídicas.

Sabe por que?

Porque elas serão o primeiro contato entre marca e público e provavelmente vão decidir se aquele visitante vai entrar em contato para utilizar seus serviços. 

Por isso, para que cada palavra-chave escolhida se torne realmente vantajosa para o seu escritório é preciso vê-la como uma pergunta que precisa de respostas claras e objetivas, sem meio termo.

Quer complementar a leitura? Descubra como o Planejador de Palavras-chave do Google pode ser o verdadeiro aliado do seu time de marketing. 

Conclusão

Agora que descobriu um pouco mais sobre o impacto das palavras-chave no marketing jurídico do seu escritório.

Melhor ainda, agora você está pronto para usar essas técnicas nas suas próximas estratégias de campanha.

Tenho certeza que ao escolher e dominar os termos corretos, você vai alavancar sua performance no Google em 2023.

Conte pra gente as suas experiências sobre esse assunto e, se ainda tiver alguma dúvida, ficaremos felizes em solucioná-la.

Por hora, aqui foi possível entender:

  • O que é uma palavra-chave
  • Quais os tipos de palavras-chave
  • Como escolher as palavras-chave certas para o seu público-alvo
  • Quais as vantagens em utilizar bem as palavras-chave no marketing jurídico

Não esqueça que a equipe da Conversão Jurídica está preparada e disponível para embarcar contigo em uma jornada de sucesso no Marketing Jurídico. Aproveite! 

Até a próxima!

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